quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vitamina BD - O que se passa?


Esta editora anos atrás publicava muito e com qualidade! Excelentes séries, e o que impressionava era que até ia acabando algumas, o que não era nada natural na altura... a ASA perdia-se nessa altura por uma quantidade de títulos sem continuidade aparente, e a Meribérica tinha fechado as portas com um montão de séries inacabadas (algumas continuadas pela ASA), a Booktree lançava a maior colecção de sempre de números 1 da BD portuguesa e a Witloof também tinha fechado.
Pedro Silva, o editor, alardeava grande vivacidade e gabava-se (com mérito) de não deixar os leitores/compradores pendurados.
O que se passa desde há três anos para cá?
Quase nada...!
Alguns lançamentos, poucos, de alguns livros de Hermann (Jeremiah, Bernard Prince) e outros quase sem nexo de séries que quase passam despercebidas!
Pior para mim do que editar um número 1 e cancelar logo aí por fracas vendas, é editar séries em que apenas falta o último número da série para a finalizar. Desculpem-me mas posso considerar isto uma enorme falta de respeito pelos leitores.
Exemplos práticos disto?
- Universal War One Vol.6: O Patriarca (Série de 6 livros, editados 5)
- Korrigans Vol.4: O Senhor do Caos (Série de 4 livros, editados 3)
No primeiro caso falhei a janela de compra em inglês pela Marvel, porque sempre esperei que fosse editado (prometido várias vezes pelo editor) o último volume, e agora nem em português, nem inglês...
O mercado português é difícil, eu sei, mas se não se trabalhar para o sucesso com muita força ainda mais difícil se torna! Distribuição deficiente, divulgação quase nula, é assim que as coisas estão para esta editora. O caso do último livro editado por esta editora é quase caricato... foi na Feira do Livro de Lisboa deste ano, e como à partida não havia novidades desta editora, nem sequer fui à banca. Mas não é que sem avisar ninguém e sem divulgação nenhuma cai um livro do céu!!!!
A minha pergunta é: Como é que querem vender livros que ninguém sabe que existem? Nem os nerds como eu sabiam da existência deste livro!
Podem queixar-se da distribuição e das livrarias, é verdade. Mas então porque é que não resolvem o assunto com um site em condições, divulgação na internet a rodos e preços mais baixos na loja da editora? Sim visto que que os livros que estão na loja não têm de pagar a distribuidores e livrarias! O preço de capa podia ser bem mais atractivo vendendo só e apenas na loja própria, e neste caso tanto física como virtual. Se sai muito caro pôr os produtos nas livrarias, penso que esse era o caminho! Mas para isso funcionar tinham de ter uma loja virtual em condições, e uma boa divulgação de produtos, coisa que não acontece. Para mais... a loja física em Lisboa até está num bom local.
E já agora o que aconteceu a excelentes séries como Senda (Sillage)? Já agora, saiu mais um volume d'Os Guardiões de Maser tempos atrás... bem, a série Senda já vai em França com 14 volumes, e nós aqui com 5. Casta dos Metabarões? Onde está? O problema é que os leitores gastam o dinheiro, e há quem gaste muito dinheiro, apostando em edições portuguesas e depois sai tudo furado. Se a BD em português já não anda bem, estas situações ainda a tornam pior porque as pessoas se sentem enganadas e defraudadas. Ao menos que se editassem OS ÚLTIMOS VOLUMES de séries em que só faltam mesmo esses! Acho que era o mínimo... Em vez disso perdem-se em livros que não vêm acrescentar nada ao panorama da BD portuguesa.
No meu caso sinto-me enganado, defraudado e irritado!
São estas as situações que levam cada vez mais leitores a importarem os livros em Língua estrangeira, asfixiando ainda mais a BD traduzida... é a chamada pescadinha de rabo na boca... não se edita porque não vende, não se compra porque não se tem confiança. O que me fez fazer este post foi saber que tinha saído mais um livro da EXCELENTE série O Regulador (em França, claro...).
Resta-me comprar estes livros em francês para não ficar com as colecções incompletas, e ficar à espera do dia em que aprenda a falar esta Língua "maricas"...

O Pedro Silva que me desculpe, mas é o que me vai na alma. No caso da Vitamina BD, neste momento só me apetece dizer uma coisa:
EPIC FAIL!

Referências a estas séries neste blogue:

O Regulador
Capas: O Regulador Vol.2 - Hestia

Senda (Sillage)

Universal War One ( UW1 )
Universal War One Vol.4: O Dilúvio
Universal War One Vol.5: A Torre de Babel

Korrigans Vol. 3 : O Povo de Dana






Boas leituras

33 comentários:

  1. ainda compro muita coisa na língua maricas por razões óbvias.
    em português tenho comprado apenas da ASA.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Brito
    A Vitamina BD publicou grandes séries em português. Ponto.
    Infelizmente a continuidade destas grandes séries ficou "nas covas". A filosofia de editar o próximo só quando o anterior dá lucro é perversa, sobretudo quando apenas se edita em co-edição. Assim ficaram o leitores/compradores mais uma vez pendurados, e da pior maneira... com o último volume por editar!
    Seria honrado pelo menos editar os últimos volumes das séries nesta posição.
    :(

    ResponderEliminar
  3. Bongop, concordo com a tua análise em 200%. Pouco mais podia acrescentar, infelizmente comprei estas séries também e não há maneira de conseguir acabar uma!!
    A solução para o futuro passa exclusivamente, como tu muito bem referiste, pela venda directa ou online, desde que seja com critério e qualidade.
    Parabéns por este excelente artigo de opinião.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bongop, pessoalmente deixei de perguntar pela data de saída de séries nas quais estava interessado em completar porque "estão mesmo a sair" e nunca se vê nada, precisamente com a série Senda, foi-me dito em pessoa (nem foi por e-mail ou telefone) que estavam apenas a fazer a verificação de provas de impressão, era uma questão de dias ou semanas... vai para dois anos a caminho de três...
    Também com o Regulador, deixei de perguntar, essa então não sabem dizer nada, apenas que ainda não sabem se vai ser editado o terceiro volume.
    Já lá vai o tempo em que olhava para um qualquer volume de uma edição da Vitamina BD e que sabia que podia comprar porque iria ter continuação.

    ResponderEliminar
  5. É verdade, e desaponta-me. Mesmo pesando as dificuldades que os editores têm, grandes e pequenos, sinto-me como tu, defraudado. As razões dos editores serão com toda a certeza boas na perspectiva deles, e eu, sem conhecer o processo, mesmo querendo compreender, não consigo sentir-me "na boa". Afinal é como dizes: aposta-se e perde-se. Pior estará o(a) editor(a), que também aposta e perde; o que será mais gravoso, na objectiva dele(a).
    Universal War 6, também perdi o comboio Inglês. Senda, excelente série, que pena. O Regulador, tenho na Heavy Metal (este ultimo espero vir a ter provavelmente em Maio na HM), mas não é a mesma coisa do que possuir o álbum.
    Os Metabarões já esqueci; embora neste caso sei que o Pedro Silva compartilha da nossa "irritação", pois está fora das suas mãos, por muito que ele realmente queira (e quer). Aliás, eu já sei que todas essas edições "perdidas" (ou não, ou não) lhe trazem muita "comichão". Pois, a nós também!
    Tentem a Amazon Espanha e Itália, não é muito difícil ler nestas duas línguas.

    ResponderEliminar
  6. E o Eu Vampiro 4 - acho que o último da série - também nunca chegou a sair das boxes.

    ResponderEliminar
  7. De referir:
    Na passada feira do livro, passei no pavilhão da Vitamina BD para comprar o livro de lançamento (creio que era o Mateu, vol2), e não o tinham disponível. Estava lá um no escaparate, mas não era para venda! Estavam à espera que viessem mais.
    Caricato foi também a feira do livro do festival de Beja: os livros da Vitamina BD não podiam ser vendidos pois os tipos do stand não encontravam as guias com os preços! A Vitamina não era caso único, acho. Enfim.
    Sobre os preços praticados nas livrarias da própria editora, também concordo. Se bem que deverá haver uma razão para que não possam ser vendidos mais baratos. Haverá? Será que as grandes livrarias aceitam que as editoras façam concorrência aos preços por eles praticados? Existirá uma margem, sem dúvida (10% a 20%, talvez?). Ficam as questões.

    ResponderEliminar
  8. Tendo mudado para a Zurique, aqui consigo encontrar muita BD em Francês e alguma traduzida para Alemão. Contudo, de bom grado continuaria a importar BD em Português. Sempre que vou a Portugal não perco uma oportunidade para procurar por novidades. Mas fiquei deprimido que neste último ano, muito, mas mesmo muito pouco foi editado. As colecções da Vitamina BD são um bom exemplo disso. E como gosto tanto da colecção SENDA, acabei por comprar os que faltavam para completar em Francês.
    Estou a evitar fazer o mesmo com a Universal War, sendo que são tão poucos que faltam, mas confesso que vejo a BD em Portugal como esquecida. Não tenho deixado de reparar contudo como as secções de auto-ajuda e exoterismo continuam de vento em popa a crescer...
    Enfim... prioridades!
    De qualquer forma, continuo a procurar por coisas velhas e novas, com todo o problema que a distância causa. Se puder contribuir para alterar alguma coisa, isso era execelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAzevedo gostaria de entrar em contato consigo sergiosilva84@hotmail.com

      Eliminar
  9. Lucaimura
    Bom, da Vitamina acabei Tirésias (2 tomos), Kingdom Come (4 tomos) e Sementes de Loucura (4 tomos). De resto têm séries de que vão saindo os livros atempadamente (Jeremiah e Bois-Maury), one-shots que saem de vez em quando, e quanto ao resto está tudo, ou quase tudo pendurado.
    Mas o pior é eu não ver a Vitamina fazer nada para contrariar isto...
    :(

    João Coelho
    Faço tuas as minhas palavras! As informações que te deram há muito tempo foram as que me deram a mim também... e já lá vai muito muito tempo...
    :\

    Reignfire
    Essa eu não comprei, e ainda bem porque agora estaria ainda mais chateado!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Refem
    Como tu fico desapontado porque uma Vitamina BD forte faz falta à BD portuguesa! O género de series publicada pela Vitamina é diferente do da ASA, e com estas duas editoras a trabalhar bem teríamos um panorama bastante mais completo da BD europeia!
    Em relação a vender mais barato directamente ao público, duas notas:
    Penso que a Vitamina não poderá baixar muito os preços na sua loja enquanto tiver contracto com distribuidores e livrarias.
    MAS como se queixam sempre (com razão) que estas duas vertentes do comércio livreiro levam uma grande fatia do preço final, só existe uma conclusão possível:
    Não mandar os livros para as livrarias (eliminando encargos com distribuidores e livrarias) e vender na loja a melhores preços E COM UM SITE ONLINE DECENTE! Sim, porque quem mora fora de Lisboa não desloca de propósito de Faro para comprar um livro de BD. E já agora, uma divulgaçãozinha, sei lá... pequenininha... não era mau!
    Diz-me, em que número da Heavy Metal saiu o vol.3? E é em Maio que sai o vol.4 nesta revista?
    Quantos às outras situações caricatas de que falaste, também me deparei com elas!
    :|

    MAzevedo
    Este ano, e no ano passado editaram-se muitos livros em português (e bons!), mas quase tudo pela ASA, embora também haja boas edições por parte da Tinta da China, Kingpin e Polvo. Da Vitamina BD quase não se vêem...(Infelizmente)
    Por vezes o que acontece é que as livrarias têm os livros "escondidos"... Mas fazes bem em procurar! E os livros mais antigos convêm tentar obtê-los o mais cedo possível, porque vão desaparecendo!
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Concordo com tudo!
    No entanto, não nos podemos esquecer que são ciclos que todas as empresas ou pessoas passam. Ainda há cerca de 3/4 anos vangloriavamo-nos com a eficácia das publicações da Vitamina BD e da miséria da ASA. Agora inverteram-se os papeis. Tomara que não andassemos sempre "ora vai uma, ora vai outra"... Seria tão bom que tivessemos 2/3 editoras a bombar... mas lá está, somos tão pouccooooss...

    ResponderEliminar
  12. "Já agora, saiu mais um volume d'Os Guardiões de Maser tempos atrás..."

    Sério? Em PT?

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo no geral mas penso que não é justo individualizar - sobretudo porque esta editora em particular já terminou séries - e o problema é frequente a quem edita em Portugal e quem não tiver telhados de vidro no campo da publicação de BD que atire a primeira pedra.
    Porque o que tudo dizes da Vitamina podes igualmente dizer da ASA ou poderias mesmo dizer de uma Gradiva, ou da Devir, ou da Booktree, ou da Witloof e penso que isto inclui todo o universo editorial português.
    Tu queixas-te de ficar a faltar o último álbum, e eu digo-te é muito bom porque quem me dera a mim que em muitas colecções só faltasse um único álbum. E aqui caberia um... ASA, o que se passa?
    O que dizer de XIII esquecida no tempo (20 álbuns publicados em França, 10 em Portugal); o que dizer de BOUNCER (7 em França, 5 em Portugal); o que dizer de THORGAL (33 em França, 7 em Portugal); o que dizer de OS MESTRES CERVEJEIROS (8 em França, 2 em Portugal); o que dizer de ALIX ou SPIROU com saltos na numeração?
    São só alguns exemplos para mostrar que todos falham. Se a Vitamina BD falha mais? É provável que sim, sofre pelo mercado que temos, pela sua reduzida dimensão, pelo problema na distribuição. São problemas incontornáveis e que acredito que sejam hoje um forte entrave a quem não tem um grande grupo editorial por trás.
    Quanto à divulgação, poderiam e deveriam de facto fazer melhor, mas penso que o tempo da Vitamina BD já acabou. Resta-lhes escoar os stocks através da loja BDMania e aguardar por melhores dias.
    E nós leitores, lamentavelmente, ou aguardamos também ou evoluímos para a tal língua maricas...lol

    ResponderEliminar
  14. diogosr1
    Tens razão no que toca ao "somos tão pouccooooss...", mas também está nas mãos de quem publica ir à procura de novos leitores, e não afastá-los com edições incompletas.
    :(

    Arion
    Obrigado
    :)

    Henrikes
    Eu estava-me a referir ao volume 8 que saiu em França. Em português estão editados 7 pela Vitamina BD. Mas este caso não é o mais grave, existe sempre uma janela de edição e este último volume ainda não saiu há muito tempo. Desde que não se deixe passar essa janela de edição (sobretudo para quem apenas faz co-edições) não há problema!
    O último volume editado por cá foi o 7: A Jovem Rainha
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Verbal
    Primeiro… como deves ter reparado não fiz comparações.
    Não queria entrar por aí, mas já que as fizeste, obrigas-me também a fazer!
    Mas antes disso acho engraçado estares a dizer que mais vale cancelar uma série no penúltimo livro do que no primeiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Se achas isso mesmo, respeito. Tens uma concepção de vida muito diferente da generalidade das pessoas, que eu saiba deves ser a única pessoa que eu conheço que prefere morrer na praia, antes do objectivo. A maior parte das pessoa prefere matar à nascença aquilo que não pode ser levado até ao fim, porque continuar uma coisa, gastando recursos e esforço, para não a acabar é destruir-se a si próprio. Fazendo contas por alto em relação a UW1 a 13EUR cada livro (estou a ser simpático), eu gastei 65 EUR numa coisa da qual me falta apenas a última peça. Se tivesse sido cancelado no nº1 apenas tinha gasto 13, e tinha partido para a outra (a chorar o 13 EUR, mas sem ser grave). Se tu preferes assim, bem… deves ser o único!
    Como deves ter reparado a ASA tem continuado muitas e muitas séries, umas mais lentamente, caso de Armazém Central, outras em cima do acontecimento internacional, caso de Blake & Mortimer. E sim a ASA também tem a sua dose de cancelamentos (caso dos Mestres Cervejeiros), é natural embora eu não goste nada disso sobretudo se a série me agradar! Quando eu falo em ser natural essa situação, estou a referir-me a uma editora que edita mais de 100 livros de BD o ano passado, e há dois anos não sei quantos foram, mas não deve andar longe disso. Este ano foi uma dose igual. Se a ASA editasse tantos livros como a Vitamina BD, estávamos todos lixados! Acho piada atacares montes de vezes a ASA por não publicar aquilo que tu queres ou achas que deva ser editado, e defenderes o indefensável no caso da Vitamina BD!
    Eu sou da equipa da BD, não sou da equipa da Vitamina, da Asa ou da Chilli com Carne. Aquilo que gosto compro, se não me agradar se calhar agrada a outros, não pode sair tudo a meu gosto.
    A ASA nunca me prometeu que o livro ia sair e depois não saiu.
    A ASA nunca me disse que saia para o mês e depois não saiu
    A ASA nunca me disse que afinal houve um problema afinal só daqui a 2 ou 3 meses, e depois não saiu
    E sim a ASA tem uma série a que também falta apenas o ultimo volume, mas que há grandes hipóteses de esse assunto ficar resolvido para o ano!
    E EU ACREDITO PORQUE AINDA NÃO ME FALHARAM QUANDO ME RESPONDEM SOBRE DETERMINADA OBRA!
    E ASA, apesar de ter cortes de edição para o ano (obrigado Leya) vai continuar a servir os nossos interesses de BD, inclusivamente os teus!
    Quanto ao XIII de que falaste, eu gostava muito, mas reconheço que as razões porque esta série está suspensa (e não cancelada) são válidas para a ASA.
    Bouncer, foi finalizado o ciclo e irá ser editada devagarinho.
    Alix a Spirou são séries de volumes razoavelmente fechados em que os saltos de numeração não são assim tão importantes, e se saltos há é porque alguma coisa assim o obrigou…
    Por falar em saltos… a Vitamina BD é a campeã dos saltos em longa distância (Jeremiah e Bois Maury), se quiseres comparar!
    E sim, mais cedo do que eu estava à espera (obrigado Vitamina BD) vou ter que começar a comprar uns livros em Francês para colmatar séries chave que eu tenho, que já nem em Inglês consigo obter…
    Tu é que pediste comparações, que no fundo acho injustas por isso as evitei durante este post e nos respectivos comentários. Neste momento para o mercado nacional a ASA é um Ferrari, e a Vitamina BD um Fiat UNO.
    ;)

    ResponderEliminar
  16. PARA QUEM GOSTA DO REGULADOR
    Para quem quiser estão aqui os links para fazer o download dos volumes 3 e 4 do Regulador em Inglês:

    http://www.wupload.com/file/3178945/The_Regulator_03_-_Ophidia_(2006)_(Dragonz).cbz

    http://www.wupload.com/file/3178942/The_Regulator_04_-_666_I._A._(2009)_(Dragonz).cbz

    ;)

    ResponderEliminar
  17. Já agora tenho de dizer que tenho algum carinho por esta editora, pois foi ela em conjunto com a Devir, que me fez voltar à BD novamente, ao fim de tantos anos (décadas sem comprar um livro).
    E para que conste, também gosto pessoalmente do Pedro Silva, o editor.
    Mas o eu gostar do Pedro Silva ou ter carinho pela Vitamina BD, só me faz ficar ainda mais irritado com esta situação!
    Temos pena...
    :\

    ResponderEliminar
  18. Concordo a 100% contigo!! Também gosto do Pedro, acho que tem feito um grande trabalho mas não podemos deixar de criticar uma situação só porque somos "amigos".
    Tenho 34 anos e praticamente nasci e cresci com banda desenhada. No entanto, tive um interregno motivado pelos anos loucos dos vinte, retomando mais tarde o gosto pela COMPRA devido à qualidade da Vitamina BD! Entretanto já lá vão mais de 600 livros de BD... e um grande obrigado à ASA pela continuidade e preservança. Cálculo que não deva ser fácil convencer um novo grupo económico LEYA que é rentável editar BD em Portugal. Já a Vitamina BD, enfim, aguardo melhores dias, mas temo que esta editora já pertença ao passado...

    ResponderEliminar
  19. Bongop confundes. Eu não fiz comparações nenhumas, apenas apontei outros exemplos a que tu nunca te referiste. Aliás a minha intenção foi mostrar que todas as editoras falham com os seus leitores. Peguei no exemplo da ASA porque é praticamente a única editora de BD que existe em Portugal e serve portanto de ponto de referência em termos de política editorial para qualquer análise justa que se possa fazer. Eu, tal como tu, sou um ávido leitor de BD, não sou Vitamina, ASA, Devir, Libri Impressi, ou qualquer outra, porque a todas compro quando é do meu agrado.
    Na presente situação, apenas considero que o exercício de opinião que fizeste pecava pela individualização. Toda a razão te daria se tivesses feito uma análise crítica de todas as editoras portuguesas de BD. Mas curiosamente também acho piada nunca te ter visto criticares aqui a ASA.
    Pessoalmente, digo-te sem qualquer problemas que prefiro mil vezes comprar um único álbum em língua estrangeira para completar uma série do que comprar mais de 50% dos álbuns em falta nessa mesma língua. E porquê? Porque sempre privilegiei a edição portuguesa. Tenho álbuns editados em inglês e quando mais tarde sai a edição portuguesa compro. Um exemplo actual é a série Walking Dead, tenho as edições da Image e compro as edições da Devir. Se sou caso único? Não sei, sei que compro tudo que é edição nacional! E se prefiro que ter uma colecção 90% em português? Mil vezes… mas acho que já tinha dito!
    Mas voltando à Vitamina BD. Não sei que outro tipo de compromisso o Pedro Silva possa ter assumido que não aquele inerente ao pressuposto que quando uma editora inicia uma série vai termina-la. Pessoalmente, nunca vi qualquer promessa escrita em que se compromete-se a terminar uma série “doa por onde doer”. Pessoalmente, a mim nunca me prometeu nada. Além do mais é sempre natural, e exemplos não faltam, de editoras cancelarem séries. Certamente que alguma coisa as obrigou. Mas no caso específico da Vitamina BD alguém perguntou o quê ou o porquê? Da minha parte, aprendi a aceitar estas situações sem problemas. Tanto da Vitamina BD como da ASA ou qualquer outra. Agora se preferia a edição de inéditos em vez das paletes de reedições, preferia! Se preferia que continuassem séries em vez de suspende-las, preferia! Se preferia que terminassem séries em vez de cancela-las, preferia! Se como coleccionador gosto de saltos na numeração? Não obrigado!
    Só para concluir, eu não faço comparações entre a ASA e qualquer outra editora portuguesa, porque simplesmente não são realidades comparáveis. E se a ASA é um Ferrari? Não! Mas tenho pena… é que os Ferraris não falham!
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Os Ferraris não falham! ;)

    ResponderEliminar
  21. Verbal
    Tu já segues o meu blog há muito tempo, e sabes que eu fui muito crítico em relação à ASA de 2008 para trás. Neste momento, não tenho grandes problemas para apontar. Esta é uma verdade, pelo menos para mim. Desde 2008 para cá que as edições se tem firmado bem, tem havido continuações de séries quase já esquecidas, etc... É claro que bastantes edições não são aquelas que eu gostaria, mas a ASA tem de viver comercialmente.
    Se a ASA falhou/falha? Sim!
    Mas aquilo que não teu ponto de vista não tem grande valor para ti (colecções penduradas pelo último volume) para mim tem! É do pior que me podem fazer, SOBRETUDO QUANDO APENAS ACESSÍVEIS NUMA LÍNGUA QUE EU NÃO COMPREENDO!
    Portanto nem se põe a ideia de eu comprar em inglês porque umas nem sequer existem em inglês, outras estão esgotadas.
    Para tua informação os Ferraris falham bastante a nível mecânico. A minha comparação era a nível da velocidade.
    Para concluir, volto a frisar que a Vitamina me fez o pior que me podiam fazer. Para ti não é importante, mas para mim É.
    :|

    ResponderEliminar
  22. Diogosr1
    Os Ferraris falham, e bastante mais do que as pessoas pensam... Eu estava a falar de velocidade!
    :D

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Caro Bongop,
    (vou ter de dividir a minha crítica em 3 partes no minimo devido á falta de espaço:))
    Entrei aqui assim ao "calhas" e decidi colocar o "garfo" em "comida" alheia.
    Não entendo o ponto de vista critico para com as editoras de BD (seja a VitaminaBD ou outra qualquer e posso-te dizer que conheço o Pedro Silva assim como quase todos os editores livreiros em Portugal e não vou fazer de advogado de ninguém, vou somente ser um "opinion maker":))
    1º ponto: não existe mercado nacional de BD em Portugal para ser comercializado em quantidades abissais como por vezes dás a entender.
    2º ponto: as séries que mencionas inacabadas tiveram sucesso em França e pouco mais (vê o caso dos STATES,Reino Unido, Espanha ou mesmo Brasil).
    3º ponto: Não será com toda a certeza, os cerca de 150-250 leitores nacionais destas séries que iram "salvar" a edição dos mesmos titulos.
    4º ponto: as editoras por vezes pensam que um titulo pode funcionar e lançam-no no mercado e depois não obtêm retorno financeiro do mesmo, devido á inexistência de leitores nacionais e têm que colocar esse mesmo titulo na gaveta,não nos devemos esquecer dos "royalties" a pagar a autores que por vezes até "entram" em picardias com as editoras e que são altissimos.
    5º ponto: uma editora só funciona na práctica se tiver TITULOS de grandes ícones mundiais no seu catálogo (o que no caso da VitaminaBD é deveras relevante e quando digo ícones são personagens e não autores).
    6º ponto: a "velha" discussão da Leya.
    A Asa quando voltou para a BD era uma loucura (20 e muitos titulos mensais na altura, o que "estoirou" com o bolso da carteira de muitos coleccionadores e depois com séries completamente descontinuadas. (ainda me lembro do responsável da BD na altura me ter dito que o Titeuf ia ser um ícone em Portugal como o Astérix ou o Tintin, porque vendia tanto como estes personagens em França e deu no que deu a nível de tiragens (tenta-te informar do rombo no orçamento da Asa na altura para a BD)
    Outra questão levantada pela politica da Leya, é o facto de a Asa ser agora "quase" património de um grupo de editoras, o que faz que menos dinheiro de risco seja investido (titulos pouco conhecidos a nivel nacional).

    ResponderEliminar
  25. 7º ponto: com um país considerado como "lixo" mundial (a nível financeiro), não achas que estás a exigir demasiado duma mera editora de BD? O país de "rastos" literalmente e os "bedéfilos" preocupados com as suas colecções (acho isto um pouco desolador).
    8º ponto (e provavelmente o mais importante). Não acho que um SITE arrojado ou uma venda antecipada de exemplares de titulos da VitaminaBD vá solucionar esta questão (vê o exemplo de outras editoras/lojas (não te podes esquecer que a editora também é uma loja)).
    O mais incrivel que vejo neste texto é "pedir" a uma editora que ainda detém uma loja para DIVULGAREM os seus titulos com tantos jornalistas a falarem de BD em Portugal (e falam sempre do mesmo: Gaston, Astérix e pouco mais), logo quem é que haveria de promover um titulo quando ele sai, senão os jornalistas que temos no mundo da BD? (que até acho serem demasiados para o mercado que temos) Fosse através de blogues, sites, redes socias ou jornais em papel.
    9º ponto: os livros "digitais" que compensam e "muito" hoje em dia com IPAD'S, IPHONES entre outras coisas; (não digo com isto que substitua o livro em si, mas como anda na berra, as pessoas viram-se um pouco para ai, como se viraram para os downloads dos CDS e dos filmes e MUITA indústria e editora foi á falência)é que o custo/venda do livro "digital" é mais rentável financeiramente cerca de 10 vezes mais do que em papel.
    10º ponto: Não existindo promoção e divulgação, não existe MERCADO nacional. Como mero "opinion maker", digo-te que editoras como a VitaminaBD, a Polvo ou a Librimpressi por vezes operam autênticos "milagres" em Portugal e faço na mesma a comparação com o grupo Leya que é um conjunto de editoras, enquanto estas editoras são literalmente isoladas e na maior parte dos casos, projectos de "one man army" que (ainda) editam BD em Portugal por carolice com toda a certeza.
    11º ponto: Sendo a BD mais "visual" que narrativa (na maior parte dos casos), pode ser um veículo para as pessoas aprenderem novas línguas seja o Inglês, francès, Alemão, espanhol ou italiano (leio em todas estas línguas e em GRANDE parte aprendi a ler línguas e a comunicar com a BD), logo não vejo inconveniente em por vezes ficarem séries "penduradas" por questões acima referidas.

    ResponderEliminar
  26. No meu caso pessoal; dou-te alguns exemplos:
    Eu não gosto MUITO de franco Belga ou comics de super heróis (tirando um ou outro caso).
    Mas esperei mais de 8 anos para ler o From Hell (que tinha uma periocidade de por vezes 6 MESES e estamos a falar de ALAN MOORE e cada fascículo tinha cerca de 40 e poucas páginas).
    Esperei no minimo outros 8 anos para ler o "Cages" (e estamos a falar de Dave Mckean e sensivelmente do mesmo numero de páginas).
    Esperei outros 8 anos para acabar de ler o "Black Hole" do Charles Burns.
    14 anos pelo "Lost Girls"(outra vez do Alan Moore.
    Espero por um comic book normal "Palooka Ville" do Seth cerca de 6 meses ou mais (um comic book de 24 páginas e de um autor muito conhecido no mundo gráfico)
    Espero por uma das melhores séries que leio (e já li em toda a minha vida) no momento: Berlin de Jason Lutes, por vezes 2 anos por um comic book de 24 páginas e lembro-te que estamos a falar de um mercado internacional de língua inglesa e não nacional.
    Tudo autores bem conhecidos e com "cartas" e "provas".
    Menciono ainda o facto de as pessoas em Portugal comprarem muita BD antiga por nostalgia ou por as edições estarem esgotadas (e o CASH não dá para tudo.. O coleccionismo em Portugal por vezes atinge a loucura total, acredita)
    Tanto ponto para te dizer que no mundo bédéfilo nacional por vezes empola-se demasiado o que deveria ser "feito" sem sequer recorrermos a exemplos passados internacionais e sem olharmos para a realidade do nosso país e a falta de promoção/divulgação da BD como arte em Portugal.
    Nem sequer quero falar de autores que vão a BEJA ou á AMADORA bem conhecidos e sem obra publicada em Portugal (porque não existe MERCADO para as mesmas).
    Logo, eu tendo em conta tudo isto que mencionei nos vários pontos que fui decalcando, considero na maior parte dos casos uma autêntica "aventura" editar BD em Portugal.
    Claro que existem exemplos de algum sucesso como o "Dog Mendonça" ou o "Amor Infinito", mas que de certeza absoluta que ajudam a pagar parte das dívidas dos editores (num mês ou outro), mas para estabilizar o mercado estes "BOOMS" nacionais teriam que ser no minimo uns 20 por ano (coisa que nunca aconteceu) para poder-se continuar a investir em titulos que podem dar prejuizo (ou lucro, dependendo dos casos) ás editoras como os que mencionas.
    O mercado nacional é diminuto comparado com o francês,belga, americano, japonês e mesmo indiano (talvez devido á sua maior demografia, penso eu) e devido também a existirem muitos promotores da BD em Portugal que acabam por vezes por promoverem aquilo que já está já de si promovido (um copy and paste literal).
    A união faz a força, logo junta-te a eles (se puderes ou tiveres tempo) e verás que nada irá mudar.
    Por ultimo, não te esqueças que a BD em portugal para a maioria do nosso povo são mickies:) e pouco mais e mesmo a nível artistico o que conta em Portugal é pintura, escultura e arte em geral (A bd não é arte para os "artistas").
    Enfim, existem inúmeras razões que poderia te dar para não te sentires tão "ludibriado" e "indignado", mas já te disse: não sou advogado de ninguém e leva esta "pequena" critica como construtiva, pois o que quero menos no mercado bedéfilo nacional é que o pouco que existe fique ainda mais pequeno.
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  27. Oneiros
    Épá... isto não uma "pequena" crítica! LOL
    Obrigado pela extensa participação.
    (Não respondi mais cedo porque era mesmo extensa).
    Concordo contigo em muitas coisas que dizes, quando te referes que é difícil editar para o nosso mercado, poucos compradores, inferiorizarão da BD em relação a outras artes, falhanços editoriais, e é mesmo uma aventura editar BD em Portugal.
    Estou ciente que se uma editora aposta em determinada série e depois não há retorno financeiro, esta tem de de cancelar a série logo no início para evitar prejuízos, tanto para a editora como para os compradores, é triste mas é assim que funciona.
    Do que falaste em relação ASA eu fui bastante crítico em relação à maioria das escolhas editoriais antes de 2008. Como disse no post "a ASA perdia-se nessa altura por uma quantidade de títulos sem continuidade aparente". Depois disso, acho que a ASA afinou bem melhor todo o seu catálogo, e não tenho grandes críticas a tecer, sou sincero. Os livros vai saindo lentamente (das séries mais antigas), como Bouncer e Armazém Central, outros mais rápidos como Águias de Roma, Blake & Mortimer e Blacksad.
    Relativamente à Vitamina BD não me choca, embora fique triste, que cancelem o Regulador e Senda. Se não vende paciência, do Regulador foram editados apenas 2 números e Senda é uma série mais ou menos de livros auto conclusivos.
    O que me chateou solenemente foi exactamente UW1 e Korrigans. Acho que já não tenho os mails comigo (não costumo guardar mails com tantos anos), mas a saída dos últimos volumes foi prometida, e nunca cumprida. Nesta espera foi invalidada a esperança que tinha em comprar UW1 em Inglês, por esgotar entretanto nas lojas virtuais.
    Isto foi o centro da minha indignação.
    Em relação à divulgação, bem, quando falei nisso, estava a pensar num site em condições, com uma loja virtual a sério, numa página do Facebook, enfim, aquilo que se pudesse fazer... não que seja muito mas é o possível. Ora nem isso existe.
    Mais, o Pedro Silva sempre se danou com as livrarias e distribuidores (e com razão). O remédio é simples, na minha óptica. A venda passaria a ser só feita na loja física e numa loja virtual EM CONDIÇÕES! Fazendo isto cortariam muitos custos e se calhar até poderiam fazer preços mais baixos!
    Manuel, eu tenho muitos livros importados em minha casa (à vontadinha mais de 1000), não é por aí... prefiro sempre comprar em português, e não me importo de completar em inglês séries canceladas em português(quando possível nesta língua).
    No caso de UW1 e por ser prometida a edição do último volume, morri na praia! Com Korrigans morri na praia! E eu detesto morrer na praia, seja em que assunto for! É a minha maneira de ser. E esta faceta da minha maneira de ser, podem não concordar com ela, mas sou mesmo assim! Fico puto da vida quando me acontece, sobretudo quando me podia ter safado doutra maneira e agora é tarde.
    Aparte isso gostaria sinceramente que a Vitamina estivesse mais forte. Ela é precisa!
    :)

    ResponderEliminar
  28. Verbal isso de comprar para apoiar não leva a nada,ou melhor leva-te a queimar €s em series que nem podem chegar ao fim... :X
    Não acho tão anormal sem distribuiçao ou com distribuiçao bem reduzida não chegam lá ou alguem acha que o ultimo tpbs deles Avengers qualquer coisa teve uma venda razoavel apenas destribuido em bancas,já nem falo daqueles tpbs 1 de 2 que se ficaram no 1 :(
    Aqui a situação é parecida sem distribuição decente esquecam isso.

    ResponderEliminar
  29. Optimus
    Embora não compre livros em português para "ajudar", sempre que possível prefiro comprar em português! Tenho muito mais prazer na leitura!
    :)

    ResponderEliminar
  30. O Portugues a mim trouxe-me muitos amargos de boca de quase todas as Comics Editoras.

    ResponderEliminar
  31. Optimus
    Como disse atrás, prefiro sempre em português. Se soubesse ler francês, não ficaria atrapalhado com certeza! Completaria com os originais!
    Infelizmente o mercado é pequeno e eu sei que é difícil editar em Portugal. Mas também se podia fazer algo mais para cativar leitores, e não é deixando o último volume de 6 por editar que se cativa um leitor...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]