terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Altor

Altor é uma série juvenil, e tem os primeiros quatro livros editados em português pela ASA.
Esta série foi publicada entre 1991 e 1994, ficando o primeiro ciclo completamente publicado com três volumes e infelizmente o ciclo seguinte ficou incompleto sendo certo que o livro que o inicia é bastante difícil de obter.
Os autores são Jean Giraud nos textos (o célebre Moebius) e Marc Bati na arte. Se toda a gente conhece Giraud/Moebius (Blueberry, O Incal, Arzach e o O Mundo d’Edena), o mesmo talvez não se passe com Marc Bati. Este, após algumas incursões numa revista de BD erótica conhece Giraud o qual o convida para fazer umas páginas no Mundo de Edena. Depois disto colaboram num álbum “one-shot”, La Nuit de l’Étoile, e Giraud acaba por fazer uma série com este seu discípulo: Altor!
Para quem conhece o traço de Moebius, as semelhanças na técnica de desenho são evidentes… Não conheço trabalhos posteriores de Bati, mas em Altor ele está completamente agarrado pela técnica artística do seu mentor. É quase uma cópia, mas para azar de Bati, Moebius só há um, o Giraud e mais nenhum! Se fecharmos os olhos a este pequeno pormenor, acharemos a arte de Bati muito agradável, solta e com um certo charme a puxar o público mais juvenil ajudado por um traço simples e em cores sólidas, linha clara para todos os efeitos.
Só conhecia o trabalho de Giraud como desenhador, em Altor Giraud mostra os seus dotes de autor de estórias, e acho que não se safa mal. A estória é agradável, muito fácil de entender como convém neste registo. Fiquei com pena da publicação em português se ficar pelos quatro volumes editados pela ASA. Pelo menos o primeiro ciclo ficou completo, e a quem decidir comprar estes livros aconselho apenas o três primeiros (1º ciclo), visto que não vale a pena investir num quarto volume raro, e caro, que não tem continuação.
Os livros são estes:
  1. O Cristal Maior (ASA)
  2. Na Ilha do Unicórnio (ASA)
  3. O Segredo de Auralis (ASA)
  4. Os Imortais de Shinkara (ASA)
  5. Les Seigners Force (Dargaud)
  6. Les Voies du Temps (Dargaud)
  7. Les Aventuriers du Trou Blanc (Dargaud)
Como devem ter reparado, os últimos três livros estão disponíveis apenas em francês, essa Língua maricas…
Vou apenas fazer a sinopse dos três primeiros livros, que perfazem uma estória completa.
Um feiticeiro irresponsável, num mundo com o seu desenvolvimento em observação por espécies mais avançadas (não digo como nem quais), resolve partir numa viagem mágica em busca da fada Estellenara para lhe surripiar a sua estrela. Por um acaso do destino, o jovem elfo Altor foi apanhado no meio do encantamento e acabou por viajar com o feiticeiro. Ao sair deste plano mágico Estellenara fica para trás e em vez da estrela brilhante da inspiração, uma estrela negra “agarrou-se” ao Pentáculo que lhes servia de transporte onde viajou com eles para o seu planeta de origem!
Os problemas começaram… a fada negra promove a guerra entre os vários povos, unicamente para controlar os cristais colocados pelos observadores do exterior…
Altor empreende uma viagem para reanimar os cristais “desligados” e encontrar o Cristal Maior. Nesta viagem repleta de aventuras é acompanhada pela estranha jovem Auralis, que tem um estranho poder sobre os cristais, e por um pequeno rapaz de um povo que vivia no subsolo.
Série agradável para um público juvenil, com uma estória bem contada e uma arte “fácil” de apreender pelos nossos olhos. Imaginem a arte de Moebius, mas sem a violência inerente às obras deste autor.

Boas leituras

Hardcover
Criado por Jean Giraud e Marc Bati
Editado entre 1991 e 1994 pela ASA
Nota: 8 em 10

7 comentários:

  1. tu muito bates na língua francesa.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Brition
    É apenas dor de cotovelo por não saber falar frncês...
    :D

    Arion
    A arte é muito boa, pena que esteja tão colada a Moebius...
    :\

    ResponderEliminar
  3. É uma belissima série.
    Acho que já conhecias o Giraud como argumentista: LT. Blueberry (vols. 25 a 29); Marshall Blueberry; Jim Cutlass; A Garagem Hermética; O Mundo de Edena; Arzach; Escala em Pharagonescia; e mais alguns que agora não me lembro e não estou para ir ver :P

    ResponderEliminar
  4. Refem
    Olha... pois afinal conhecia! Mas nem sequer coloquei a hipótese de ele ser o argumentista, tão habituado estou a ser ele a desenhar!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Tenho o 2º e o 3º albuns guardados, à espera de me cruzar com o 1º, para ler a série. :)
    E insisto que devias aprender francês! ;)

    ResponderEliminar
  6. Thorgal
    Na realidade não são livros que apareçam com frequência.
    Quando comprei os meus tive sorte porque apareceram os 3 ao mesmo tempo e do mesmo vendedor no Miau.

    Aprenderei francês quando for para a reforma...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]