domingo, 12 de fevereiro de 2012

Lançamento ASA: Asterix - Tudo Sobre Cacafonix

Mais um lançamento desta série ilustrada do universo criado por Goscinny e Uderzo. A série chama-se "Asterix: Tudo Sobre... e este volume é dedicado a Cacofonix, conhecido antigamente por Assurancetorix.
Penso que é o oitavo volume da série, este mostra os predicados musicais do bardo da aldeia (alguém tem salsa?).
Fica a nota de imprensa:

Astérix – Tudo Sobre Cacofonix

Senhor de uma voz mundialmente célebre (embora nem sempre apreciada...) e professor respeitado, o bardo Cacofonix é uma figura importante da Aldeia e um dos membros do Conselho. No entanto, se é verdade que todos o conhecem, isto deve-se ao facto de ser o eterno bode expiatório dos habitantes de uma aldeia da qual é o representante mais marginal, vivendo isolado numa cabana construída no cimo de uma árvore.
Quanto à sua música, os comentários são unânimes: é um massacre para os tímpanos! O que não impede que seja considerado pelos seus amigos como um excelente companheiro, o qual libertam das garras dos leões do Circo Máximo ou vingam a sua exclusão do “Domínio dos Deuses”. Embora não cante os feitos dos guerreiros da Aldeia, Cacofonix esteve na origem de muitos deles!

Colecção: Astérix Fora de Colecção
Nº de págs: 48
Autores: Uderzo e Goscinny
Edição: cartonada com verniz localizado
ISBN: 978-989-23-1229-3
Colecção Grande Público.

Boas leituras

8 comentários:

  1. Não me consigo habituar ao aportuguesamento dos nomes ]:-(
    Assurancetorix, é o bardo, qual Cacofonix, qual quê. Fonix pah ideia.
    grrr

    ResponderEliminar
  2. Diabba
    Para mim também é difícil! Uma pessoa habitua-se durante décadas a um nome que depois muda. Era como se eu começasse de um momento para o outro a chamar-me Zebereu...
    :D
    Mas enfim... para os novos leitores isso deixa de ter muito significado.
    :\

    ResponderEliminar
  3. Boas!Sei que este não é o tópico certo para esta pergunta, por isso vou tentar não ocupar muito espaço aqui. Sabes alguma coisa em relação á possivel continuação da publicação do Dragon Ball pela ASA?
    (Já me basta ter de importar os dvd do anime, não me apetece nada importar a manga também :P)

    ResponderEliminar
  4. João A.
    Sei que até ao 18 saem de certeza. O contrato estabelecido era até ao 16, e foi prolongado até ao 18.
    Agora em tempo de crise temos de esperar para ver o que acontece a seguir...
    :\

    ResponderEliminar
  5. Estou contigo Diabba. Qual Cacofonix qual carapuça. Recusei-me (e recuso-me) a comprar qualquer destes novos álbuns só por causa disso. Os da Meribérica ainda aparecem com muito bom preço.

    E não me venham com desculpas que os nomes fazem mais sentido assim. Mudemos então os outros, como se fazia durante o período do Estado Novo!

    ResponderEliminar
  6. Refem
    No caso deste até faz sentido!!!
    Quando eras pequeno conseguias dizer, ou escrever Assurancetourix???
    ahahhahahha
    Só depois de adulto, e há pouco tempo, é que definitivamente aprendi o nome da personagem! Depois de eu o ter aprendido (finalmente) descobri que o tinham mudado...
    Ouvi dizer que tinha sido uma obrigatoriedade de contrato com os franceses para a edição pela ASA do Asterix.
    :\
    :D

    ResponderEliminar
  7. Junto-me ao lote dos que não se habituam ao aportuguesamento dos nomes.

    ResponderEliminar
  8. Thorgal
    Eu sei... é difícil para nós leitores de Asterix de largas décadas habituar o cérebro a estes "novos" nomes.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]