domingo, 25 de março de 2012

O Amor Infinito que te Tenho e Outras Histórias


Nos últimos tempos a BD portuguesa tem tido alguns escapes para fora do País. Há pouco tempo foi o anúncio de que o Dog Mendonça e Pizzaboy iria ser editado pela Dark Horse para o mercado norte-americano, e agora a notícia de que o primeiro livro de Paulo Monteiro irá ser publicado na Grã-Bretanha pela editora Blank Slate Books. Não é só isto que existe em comum entre estas obras portuguesas, ambas tiveram várias reedições em Portugal!
Paulo Monteiro é o homem dos sete ofícios! A música, a arqueologia, o cinema, a escrita… tudo passou/passa pela vida de Paulo Monteiro. Corre o país a dinamizar cultura!
Mas a vertente da BD é talvez a mais importante deste Homem. Para além de ser o principal responsável pelo grande Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, em 2010 o seu primeiro trabalho como autor de BD viu as prateleiras das livrarias.
Comprei este livro no Amadora BD desse ano, aproveitando estar lá o Paulo pedi também um autógrafo, mas não li logo.
Folheei apenas e coloquei na prateleira. Todos os que me conhecem sabem que eu desconfio sempre de trabalhos num registo mais alternativo. Para gostar deles tenho de gostar muito da estória e da sua envolvência com os desenhos. Ou seja têm de ser de qualidade, residir muito da alma do artista na arte e textos e trazer algo de novo sem ser na vertente pseudo-intelectual que é apanágio da maior parte do que se faz por aí na chamada “BD alternativa”.
Quando me passou a desconfiança peguei neste livro e li-o. E li outra vez. E outra. E para fazer este post li outra vez! O livro tocou-me o que é difícil.
A envolvência do artista na obra é notória, tocante e absorvente. São dez estórias curtas em que quando chegam ao fim, sente-se pena de não continuarem por mais umas páginas…
Paulo Monteiro fala dele, fala da família, fala das suas emoções e relações e abre o coração a quem lê este seu trabalho, e tem a sensibilidade suficiente para nos tocar com esta amálgama de desenho e textos a roçar o poético.
O Paulo Monteiro é um homem simples, não luta para “aparecer”, mas muito trabalhador. O anúncio de tradução desta obra por uma editora inglesa é um prémio merecidíssimo para ele!
Destaco três estórias deste livro: "O Amor Infinito que te Tenho", "Porque este é o meu Ofício" e "Para Lá dos Montes". Não vou conta-las nem desenvolver o seu conteúdo, isso fica para a sensibilidade de cada um julgar.
Existe uma capa já com o título em inglês, mas é apenas para publicidade, pois o Paulo ainda está a trabalhar nas capas que vai apresentar à Blank Slate Books.
Prémios:

Melhor Álbum Português, atribuído pelo Festival Internacional de Banda Desenhada
da Amadora, em 2011.
Melhor Publicação Independente, atribuído pela Central Comics, em 2011.





Capa da 2ª edição



Autógrafo do autor no meu livro.

Desejo o maior sucesso do mundo ao Paulo.
:)

Boas leituras

Softcover
Criado por: Paulo Monteiro
Editado em 2010 por Edições Polvo
Nota : 9 em 10

22 comentários:

  1. O livro do Paulo Monteiro é muito bom! Há outros livros em Portugal da chamada BD alternativa tão bons como o do Paulo Monteiro mas que infelizmente não conseguem saltar para a ribalta. Felizmente ouve o livro do Paulo. Pode ser que inspire mais leitores para outras leituras menos comerciais.

    Há muita porcaria nacional a ser editada.

    Lili

    ResponderEliminar
  2. Que "onda que tirastes" heim, Nuno? Assim como você, muitas vezes adquiro uma obra em "BD" ou até mesmo prosa/poesia e não leio de imediato, tempos depois, quando tomo vergonha na cara e paro pra apreciar, me arrependo tanto do tempo que perdi e não curti antes!!! essa que você cita aqui tem a cara mesmo de ser o caso. Você podia depois me indicar algumas outras mais leituras em BD portuguesas, não?

    ResponderEliminar
  3. Lili
    Como dizes, o livro do Paulo é muito bom. Talvez os outros de que falas lhe falte alguma coisa para atingir o que este do Paulo obteve. Se não houvesse diferença também teriam tido sucesso, certo?
    Há muitos álbuns fracos editados em todos os países, não é só em Portugal. Aliás, presumo que em países com a BD mais forte do que em Portugal haja ainda um maior número de álbuns mais fracos publicados. Faz parte! Chama-se aprendizagem.
    :)

    Venerável Victor
    Posso-te indicar outros livros de BD portuguesa que gostei muito!
    - Fórmula da Felicidade (2 volumes)
    - Dog Mendonça e Pizzaboy (2 volumes)
    - O Pequeno Deus Cego
    - Cidades - Pontas Soltas
    - Agentes do C.A.O.S. Vol.2 - Nova O.R.D.E.M.
    - O Menino Trista Vol.1 - A Essência
    São alguns que me lembrei de repente, sem desprimor para outros que agora não vieram à cabeça.
    :)
    Podes pesquisar na lista de etiquetas, no final da coluna da direita, do meu blog por estes títulos.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Muito legal, achei a arte bem interessante, algo que se confunde com o simples, lembra a xilogravura.

    ResponderEliminar
  5. Guy Santos
    Simples, mas eficiente!
    E como dizes muito interessante.
    Houve alguém num blogue que disse que este livro era Banda desenhada embrulhada em poesia (penso que foi o Porta VIII de Paulo Brito). Acho que é a melhor definição para este livro que se pode arranjar!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Se ve muy interesante, me recuerda a los cómics que se publican en The Gathering.

    ResponderEliminar
  7. Gosto do traço, e se a história acompanhar, pode efectivamente estar aí um grande livro. Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Nenhuma chance dessa história em quadrinhos chegar no Brasil, não é?
    :(

    ResponderEliminar
  9. Arion
    Sim, o registo gráfico é muito estilizado e tem alguma coisa a ver com o teu The Gathering.
    :)

    Rafeiro
    Se gostaste do género tens a 2ª edição já nas livrarias. Livro de preço bastante acessível!
    :)

    Bianquinha
    Bem vinda aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    Não sei se chegará ao Brasil pelos canais normais. Mas existe sempre a hipótese de a Editora Polvo te enviar o livro, não sei como funcionará o sistema de portes e transferências, mas vale a pena tentar! Fica aqui em baixo o mail da Editora Polvo:

    polvolivros@gmail.com

    ;)

    ResponderEliminar
  10. Um belíssimo livro que merece todo o reconhecimento que está a ter e mais ainda.

    Muitos parabéns ao Paulo e também tenho um desenho desses no meu :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Loot
    Pois... acho que é o mesmo autógrafo para todos!
    :D

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Tá aí o tipo de coisa que infelizmente não deve cruzar o atlântico. Parece bacana o material.

    Curti seu apontamento sobre as "HQs alternativas", Nuno. É impossível negar que nelas existam um tipo de culto e representação que são tão definidores como são (de outras maneiras) no mercado mainstream.

    É difícil manter a inquietação viva e não deixar o alternativo virar gênero - o que de fato já se tornou na imensa maioria das produções.

    Abração!

    ResponderEliminar
  14. Linck
    Podes sempre mandar mail para:

    polvolivros@gmail.com

    Ficas logo a saber qual a hipótese de o receberes aí no Brasil!
    Claro que a BD Alternativa existe, e tem o seu espaço. Neste tipo de registo existem grandes obras, mas na realidade a maior parte delas são só para "intelectual" ler, pois ninguém percebe "um boi" daquilo. E se dizes que não entendes nada daquilo é porque és um insensível e um bruto... assim toda a gente diz que é muito bom para parecer bem!
    Yuckkk...
    :D

    ResponderEliminar
  15. Queridos amigos:

    Antes do mais quero agradecer as vossas palavras! Fico muito feliz por gostarem do livro! É uma grande emoção sentir que as minhas histórias podem ter interesse para os leitores! E obrigado Nuno pelo enorme apoio que me tens dado na divulgação do meu trabalho (e a muitos outros autores). Estou-te verdadeiramente agradecido…
    Em relação aos autógrafos – um dos meus maiores “calcanhares de Aquiles”: A verdade é que tenho muita dificuldade em desenhar quando as pessoas estão à espera (e quando estão a ver!). Não consigo explicar isto: é uma espécie de pudor que não consigo ultrapassar! E tenho pânico de me enganar! Então faço um desenho muito simples, com algumas variações de livro para livro (ponho vulcões, barcos, às vezes ponho pontes, mais ou menos casas, estrelas cadentes, etc.). Na Amadora disse ao Phermad “Olha, vou inventar uma coisa agora mesmo!” E fiz-lhe um mamarracho horroroso na primeira página do livro! A tinta, claro! Ainda lhe quis oferecer um exemplar novo, mas ele não quis :) Quando chegou a casa deve ter rasgado aquela folha! :)
    Vou ter que melhorar mais. Libertar a mão… Talvez venha com o tempo e com a experiência. Espero bem que sim!

    Um grande abraço a todos!

    Paulo

    ResponderEliminar
  16. Paulo Monteiro
    Obrigado pela tua participação!
    :)
    A gente não se importa com os teus autógrafos por mais simples que sejam. Já vi muito pior de autores internacionalmente afamados...
    :D

    ResponderEliminar
  17. A sensibilidade do Paulo Monteiro, tanto a escrever, como a desenhar, leva-nos a sonhar, e a sentir as histórias dele como se fossem as nossas. A sentir que a sua família é também a nossa. Daí o sucesso. Este é o livro que qualquer um de nós gostava de ter escrito.
    ]:-)

    ResponderEliminar
  18. Concordo contigo. Acho que a tradução desta obra é um prémio merecidíssimo para o Paulo a quem deixo desde já os meus parabéns. Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. João Amaral
    Concordo com o merecidíssimo! É bom que autores portugueses vão sendo traduzidos para outras línguas importantes no mercado da BD
    :)

    ResponderEliminar
  20. Venerável Victor
    Fazes bem!
    :)
    Existe nessas etiquetas muita coisa que eu já esqueci que tinha feito!!!!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]