quarta-feira, 7 de março de 2012

A Palavra dos Outros: Whispers #1 por Miguel Peres

Whispers é uma nova série mensal da Image, que está a celebrar os seus 20 anos, que tem como autor Joshua Luna, que em parceria com o seu irmão já criou boas séries de BD como Girls, The Sword ou Ultra.
Miguel Peres é um dos organizadores do projecto Zona e resolveu colaborar dando-nos a conhecer a sua opinião sobre esta nova mini-série de seis números da Image.
Já agora quero endereçar o meu obrigado ao Mário Freitas, o autor do novo "banner" do Leituras de BD!
:)
Ficam as palavras de Miguel Peres sobre o primeiro número de Whispers!

Whispers #1 – Image Comics
Desde sempre que a editora Image Comics consegue ser diversificada e aliar histórias alternativas com verdadeiras sagas comerciais, sempre com boa qualidade e talento. Desde o ano passado que comecei a comprar “issues” mês a mês e esse vício vai-me permitindo descobrir cada vez mais e melhor banda desenhada.
A mais recente foi sem dúvida o “issue” #1 da série ongoing “Whispers”, de Joshua Luna. Habitualmente este trabalhava com o irmão (formavam os “Luna Brothers”) e juntos editaram algumas séries com a sua dose de sucesso. No entanto esta série é a sua estreia a solo, com argumento e desenho do próprio.
Este primeiro fascículo apresenta-nos Sam, um rapaz com um transtorno obsessivo-compulsivo que, de um momento para o outro, ganha a capacidade de sair do seu corpo (um género de “fantasma”) e consegue ouvir os pensamentos dos seus conhecidos.
A premissa promete, e este primeiro livro também! Desde a primeira página que sentimos a “vulgaridade” das personagens, ou seja, rapidamente nos identificamos com elas. O traço e as cores sóbrias e citadinas ajudam, bem como a forma como os personagens pensam. O realismo inicial deixa-nos seguros e começamos a acreditar que aqueles personagens podiam ser qualquer um de nós. Esse ponto de partida, essa identificação inicial, é crucial para que o leitor instantaneamente seja agarrado à história!
Quando partimos para a parte surreal, esta é sempre subtil, e acompanha o ritmo e sobriedade da história. O estilo continua o mesmo, como se fosse “normal” a “anormalidade” de sair do seu próprio corpo. O choque não é grande, a disparidade de estilos entre pranchas também não. Continuamos a acompanhar o personagem como um sonho. E queremos aquela habilidade, queremos mais, queremos ver a sua reação e ao mesmo tempo perguntamo-nos o que faríamos se estivéssemos no lugar dele. E ao invés de partir para o surrealismo absurdo e pensar nas situações mais bizarras, o autor prefere dar lugar ao registo humano, aos pensamentos dos que são mais próximos ao personagem principal. E é esse humanismo que sobressai numa premissa que, à partida, devia explorar o conceito do “anormal”. É claro que sendo uma série longa, haverá muito para explorar e dizer. No entanto, a chave deste primeiro fascículo são os problemas existenciais de cada personagem. O estranho poder de Sam é usado para conhecermos o interior das personagens, não para ser explorado ao máximo estilisticamente. Os números seguintes sugerem mais surrealismo, portanto, espera-se um bom equilíbrio de elementos.
Vale a pena seguir.


E assim temos mais uma colaboração, que trouxe mais uma nova série ao Leituras de BD! Como já devem ter percebido é raro eu fazer críticas a revistas, assim pelo menos ficam com uma introdução a um título bastante interessante.
De qualquer modo, é mais uma abordagem e visão sobre um tema que de certeza eu faria de maneira diferente. Por isso eu gosto desta rubrica. Dá mais colorido ao blogue, e é uma boa oportunidade para quem gosta de escrever e não tem tempo para "alimentar" um blogue!
:)

Boas leituras

9 comentários:

  1. Whispers # 1 fue una grata sorpresa para mí, y de hecho le dedique un post en mi blog.

    ResponderEliminar
  2. Arion
    Eu li o teu post tempos atrás!
    Estava muito bom!
    http://artbyarion.blogspot.com/2012/02/whispers-1-joshua-luna.html
    ;)

    ResponderEliminar
  3. O tipo consegue sair do corpo e usa esse poder para conhecer os problemas dos outros? Grande roto, era mas é abancar no balneário feminino! Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Rafeiro
    Abancar lá e fazer o quê? Olhar?
    Tu és masoquista!
    :P

    ResponderEliminar
  5. Olhar!? Basta incorporar uma fêmea boazona e começar um arraial lésbico no balneário. Digo eu.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  6. Também acabei por não resistir a comprar o #1 de Whispers.

    A ocd do Sam é apresentada de uma forma tão cómica (pelo menos eu ri-me) que não resisti a simpatizar com ele.

    E é um número 1 com muito boas frases e diálogos lá pelo meio.

    Image em grande :)

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está uma série que me despertou curiosidade, até porque o argumento e a arte (a analisar, claro, pelo que aqui foi posto) deixam água na boca. Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Snow
    Vou esperar pelo TPB!
    ;)

    João Amaral
    Gostei sobretudo do conceito! Aliás, os irmãos Luna normalmente trazem argumentos fora da norma!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]