quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Palavra dos Outros: Hoax Hunters #0 por Miguel Peres


Miguel Peres bisa aqui no Leituras de BD com uma nova crítica!
Este colaborador da Projecto Zona traz o início de uma série que parece interessante Hoax Hunters. Já tinha "topado" com isto em Hack/Slash, mas nem sabia que a Image Comics tinha resolvido levar isto para a frente como série a "solo".
Fiquem com as palavras de Miguel Peres.

Hoax Hunters #0

Desta vez quero apresentar-vos uma série que promete: Hoax Hunters. Criada por Michael Moreci e Steve Seeley, este enredo começou a aparecer na série “Hack/Slash”, uma história de grande sucesso da Image Comics. No meio destas páginas estava “Hoax Hunters”, uma mini-série sobre um reality-show que prova que fenómenos paranormais e estranhos ao comum mortal não passam de truques e rumores. No entanto, este reality-show esconde o que realmente os seus apresentadores fazem: capturar os tais fenómenos aparentemente falsos, mas que na realidade existem e são bem perigosos.
Neste número #0 coleciona-se todas as partes que apareceram em “Hack/Slash” e junta-se num só e ainda temos direito a um preview do #1. A história é sobre um astronauta que desapareceu há 50 anos e que volta de repente ao presente, trazendo corvos consigo. Toda a história tem uma leve referência e ambiência à Hitchcock, o que enriquece o argumento.
Antes de tudo, antes sequer do argumento, olhei para a capa e apaixonei-me: o astronauta com corvos a sair do seu corpo. É uma imagem forte e simboliza o que a série poderia trazer. Quando li a sinopse, percebi que esta série tinha que ficar em standing order.
A arte de JM Ringuet é boa, segura, não demasiado realista e adequa-se bem ao estilo do argumento.
Já Michael Moreci e Steve Seeley conseguem rapidamente apresentar as personagens, identificar o estilo de cada e conjugam muito bem a ação com a explicação dos fenómenos. Os diálogos são naturais, têm aquele estilo que queremos que tenha (aquelas frases como por exemplo “You’re going to wish I had a gun”) e são originais. Todo o argumento é original e a premissa, sobretudo pelo facto de cobrirem a sua atividade com um reality-show onde acabam por dizer que é mentira os fenómenos bem reais que enfrentaram.
A série é ongoing e no Hoax Hunters #1 a arte muda para Axel Medellin e muda o próprio tom: a arte é menos obscura, traços muito mais limpos. Vamos ver o que traz o #1. A Image Comics tem trazido novas séries com uma grande frescura no que toca ao argumento e poderão ser uma boa alternativa à Marvel e DC. Todos estes autores são conceituados e é bom ler o que já fizeram, mas a sensação de começar a comprar uma série do #0 é única para qualquer fã de BD. Se alguém comprar, espero o vosso feedback.
























Espero que tenha agradado, e mais uma vez o agradecimento a estes colaboradores que trazem algo de interessante a blogue!

Boas Leituras
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário