domingo, 17 de junho de 2012

Capitão Portugal... nem sei o que pensar!

Foi com cara estupidificada quando via a capa do Notícias Magazine #1046, de 10 de Junho (Dia de Portugal...).
Então não é que a capa é a de um suposto super-herói com as cores nacionais!?
Bem... o queixo parece-me muito americano.

Acham que é só isso que eu tenho a dizer? Nah...

BOLAS! O TIPO TEM UMA CRISTA DE GALINÁCEO!!!!!!

Para além disto achei o texto do Alvim uma grande parvoíce sem nexo absolutamente nenhum, e quanto ao Cap. Portugal desenhado por um português da Marvel, o editor Nelson Ribeiro, santa maluquice... parece um arlequim verde e vermelho com crista de galo, e para apetrechos tem  um escudo das quinas a fazer conjunto com uma espada (deve ser a mítica espada de D.Afonso Henriques que tinha de ser levantada por 6 homens segundo reza a lenda...).
É esta a ideia de um super herói português, ou isto foi sim para "cobrir" um texto pretensamente cómico do Alvim sobre política nacional??
O rapazinho que mude de emprego, não tem jeito para escrever política, nem na vertente cómica nem séria... E IRRITA-ME UM FILHO DE PORTUGUESES COLOCAR UMA CRISTA (tipo galo de Barcelos) NUM UNIFORME!

Bem, digam vocês de vossa justiça porque eu posso estar a ser apenas ranhoso...
Ficam com a transcrição do "excelente" texto do Fernando Alvim e fiquem com o link para a entrevista de Alexandre Soares a Nelson Ribeiro, este um trabalho bastante melhor que os outros apresentados... é só clicar no link!

Retirado do Notícias Magazine:


Em 1977, no mesmo dia em que o FMI entrava pela primeira vez no nosso país, nascia também um bebé especial, filho de uma família média portuguesa, num qualquer lugar médio português. Um pequeno ser lusíada que, desde logo, demonstrara capacidades muito especiais e que, em 1983, aquando da segunda entrada do FMI no lado de cá da Península Ibérica, com apenas seis anos, viu confirmadas as suspeitas que se erigiram à sua volta: estávamos, potencialmente, perante um superportuguês.

Nos anos seguintes, este português, com potencial para ser o primeiro superportuguês desde 1143, não viu todavia os seus superpoderes estimulados e, assim, parecia - um pouco como Emílio Peixe - estar a passar ao lado de uma grande carreira. O ponto de viragem dá-se em 2011, quando, pela terceira vez, Portugal apela à ajuda financeira externa e o FMI ordena que uns homens de fato, com apelidos nórdicos, aterrem na Portela. O superportuguês, que muitos pensavam ser o Emílio Peixe dos super-heróis, acorda. E acorda revoltado. Os seus superpoderes pareciam mais fortes do que nunca. Como se Emílio Peixe fosse agora Luís Figo, como se o professor Neca fosse agora José Mourinho, como se Pedro Lamy fosse agora Nigel Mansell. Estaria o potencial finalmente confirmado?

O superportuguês tinha hoje uma missão e, enfim, os poderes suficientemente desenvolvidos para a levar a cabo. Muniu-se de um fato e, claro, de um alter ego. Nascia o Capitão Portugal. A missão: reunir em si mesmo os poderes que, século após século, levaram longe o nome do nosso país. E, com esses poderes multiplicados por mil, fazer frente ao grande inimigo atual do povo lusitano: a economia, os mercados, as taxas de juro, as agências de rating e, numa escala menor, árbitros; em resumo, tudo o que, de alguma forma, diga respeito a formas sensatas de aplicação de capital e a futebol. O Capitão Portugal sabe que não foi a saber gastar o seu dinheiro, ou a perceber a posição dos árbitros, que Portugal se tornou Portugal. Não é possível trair, assim do pé para a mão, as bases que sustentam todo um povo. Nós não sabemos gastar dinheiro, temos de lutar com outras armas. Para salvar Portugal, temos de ser Portugal, um super-Portugal. O Capitão sabe disso. Não é sendo uma Alemanha ou uma Finlândia que salvaremos Portugal. É sendo cada vez mais Portugal.

Entremos então na vasta gama de superpoderes que acompanham o Capitão Portugal. Poderes esses que, em larga medida, nos ajudarão a suplantar este momento complicado, dando um soco nas fuças da crise económica e dos seus aliados. O primeiro a destacar-se, porque será dos mais recentes, é o chamado «poder Relvas». O Capitão Portugal desenvolveu a capacidade de conhecer pormenores da vida privada de outras pessoas e, assim, usar essa informação para conseguir o que quer. O Capitão Portugal sabe pormenores da vida privada de pessoas muito influentes no FMI. O Capitão Portugal sabe que Christine Lagarde usa sempre o travão de mão para fazer o ponto de embraiagem. O Capitão Portugal não tem qualquer pejo em instrumentalizar essas informações, chantageando Lagarde e, dessa forma, baixar as taxas de juro que nos cobram. O Capitão Portugal é implacável, não olha a meios para atingir os seus fins e, às tantas, ainda consegue que o dinheiro que o FMI nos empresta obedeça à mesma taxa de juro que o dinheiro que nos empresta um cunhado.
O Capitão Portugal faz então do conhecimento, um conhecimento muito específico e poderoso, uma das suas grandes mais-valias. E o Capitão, como qualquer super-herói, está sempre do lado do povo. Ele sabe, por exemplo, em que estabelecimentos o produto é mais barato se não quisermos fatura. O Capitão Portugal sabe que a fatura é um dos grandes inimigos do povo, o Capitão Portugal sabe que um arroz de polvo que seja 23 por cento mais barato sabe muito melhor. E o prato vem mais cheio. Só alimentados e satisfeitos poderemos lutar. O Capitão Portugal tem o poder de driblar o IVA como só o Ronaldo dribla os «com quem é que estiveste hoje?» de Irina. Não seria Capitão, nem Portugal, se o não tivesse.

É certo que, bem alimentados, custa-nos mais regressar ao trabalho após o almoço. O Capitão Portugal sabe disso e, através de outro dos seus superpoderes, ajuda-nos a recuperar o tempo perdido. A forma mais eficaz é acelerando os discursos e declarações públicas do ministro das Finanças, Vítor Gaspar. O Capitão, claro, tem essa faculdade. Assim que Vítor Gaspar fala em público, nem que seja para dizer «com licença» a um jornalista, esse instante é acelerado e, desse modo, o país tem tempo de sobra para se dedicar a outras tarefas. Tempo é dinheiro, lá diz o adágio, e o Capitão Portugal sabe ser o Mal que, na sua mais fina ironia, nos coloca perante um ministro das Finanças que demora tanto.

O Capitão Portugal tem também um vasto conhecimento científico, embora bastante direcionado. Está, neste preciso momento, a desenvolver laboratorialmente uma espécie de bacalhau que habite as nossas águas. É uma espécie de bacalhau que virá já sem cabeça, aberto longitudinalmente, e salgado, o que nos poupa, mais uma vez, bastante tempo a todos. Além de nos libertarmos do jugo norueguês, o Capitão Portugal prepara ainda a vingança. Nesse mesmo laboratório, o Capitão Portugal está a desenvolver uma versão do fårikål, o prato nacional da Noruega. Será uma versão mais saborosa e, para viciar mesmo os noruegueses, terá uma pitada de nicotina ou, eventualmente, heroína. A vingança serve-se fria e a balança comercial portuguesa agradecerá de joelhos.

O Capitão tem muitos outros poderes, que, por razões de economia de espaço, não poderemos aqui abordar. Coisas como tornar as finanças na Holanda tão burocráticas e chatas que o Pingo Doce será obrigado a regressar ao nosso sistema fiscal, de tão desesperado e enervado que estará. Ou a sua visão, que vem equipada com um raio laser, mas que serve apenas para importunar os jogadores das equipas adversárias, quando estão para marcar uma bola parada. Há ainda o seu poder de cupido, que, mais dia menos dia, fará que Merkel se apaixone por um membro do governo português que esteja solteiro. Sim, porque o Capitão Portugal respeita a santidade do casamento e só colocará no coração de Merkel um político português que seja descomprometido. Em suma, trata-se de um superportuguês, sim, mas que tem sempre super-Portugal como objectivo. De resto, e de modo algo paradoxal, muitos analistas defendem que o maior superpoder do Capitão Portugal acaba por ser uma negação direta daquilo que é ser português: o Capitão, como todos os portugueses, diz mal do Cavaco, mas, ao contrário de todos os portugueses, tem também a capacidade de não votar no Cavaco.

Texto: Fernando Alvim
Capitão Portugal de Nelson Ribeiro (editor na Marvel)

Um super-vilão chamado "Dr. Desemprego"????
Cuecas com cinto de fivela????

Eu quero a mesma droga que estes tipos!

Todas os scans feitos a partir do Notícias Magazine.

Boas leituras

41 comentários:

  1. Ahhh... ahh... ai ai ai ai ai ai ai ai ai...

    Valha-nos Santa Engrácia, padroeira das hospedeiras aéreas...

    O manjerico no Santo António devia estar muito forte, devia.

    ResponderEliminar
  2. Pintoresco. Pero el traje no me convence...

    ResponderEliminar
  3. Eu já achava péssimo aquele anúncio que anda aí em que alguém diz "vamos soltar a franga"!!! Acho que é ridículo, enfim,mas o que sei eu disso?

    ResponderEliminar
  4. A quantidade de ridicularias que os portugueses conseguem construir até faz doer. Caramba...

    ResponderEliminar
  5. PC
    ai ai ai ai ai...
    :D
    Os manjericos eram falsos... tinham ervas malucas misturadas!
    :D

    Arion
    Pitoresco??
    LOL
    Dantesco! O fato é horrível e tem a cara de um facínora de primeira classe!
    :D

    Belinha Fernandes
    Acho que é a primeira vez que comentas, logo: bem vinda aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    O mais grave disto é que é um filho de emigrantes que trabalha como editor na Marvel a fazer o Super Clown Tuga!!!
    Ridículo mesmo!
    :\

    Machado-Dias
    Ainda não descobri se é defeito, ou se é feitio dos portugueses!
    :|

    ResponderEliminar
  6. :) Siiim! Não sabia da existência deste blogue! Eu tenho uma estante cheia de BD...mas não me considero uma entendida no assunto.Vi um link da imagem desta aberração e segui...Já percebi que gostamos de um autor, o Marini!Caramba, ele é fantástico! Muito antes da malta andar aí louca pelos vampiros eu andava empolgadíssima com os que ele desenhou e a pensar que aquilo dava um super-filme!!! Bem, não fizeram, mas eu comprei os livros todos!Eu gosto de alguma BD, não toda, e desenho umas coisitas. também não perco adaptações de BD ao cinema por piores que sejam e destruam os nossos heróis.Espero voltar aqui mais vezes embora possivelmente não encontre muito para dizer pois, como disse, não percebo assim tanto do assunto como gostaria!

    ResponderEliminar
  7. Discordo Nuno...achei o máximo a crista de galo no uniforme...Capitão Portugal já é um dos melhores super heróis para mim e tem um uniforme tão lindo e icônico como o do Flash.

    ResponderEliminar
  8. O texto do Alvim é intragável, li a primeira metade, e só na diagonal! E mesmo independentemente do tema, seria sempre um péssimo texto.

    O autor da personagem e dos desenhos tem, não duvido, muito mais jeito para editor do que para artista... o design é o do medíocre herói (ou vilão - também dá) terciário dos anos 90. Nota-se a "escola" Liefeld :)

    A crista nem é a pior ideia, resolvia-se com um "mohawk" vermelho :p

    ~Gustavo

    ResponderEliminar
  9. Mas porquê essa embirração? A crista é mais que óbvio que deriva do Galo de Barcelos! Sempre seleccionado como simbolo de Portugal. Onde é que está a questão? E qual é o problema de ter o queixo quadrado? Isso é específico dos americanos? E pergunto mais ainda. Porque é que o pessoal da BD reclama? Têm algum exclusivo do desenho nacional? Ou mesmo internacional?

    O texto do Alvim pretende ser cómico relativamente à merda de politica portuguesa que temos. Se não consegue, azar...

    E pergunto mais. Se os américas e mais montes de pessoal por todo o mundo incluindo Portugal, andam vestidos com a bandeira americana, porque é que não podemos (pode o tal herói) andar vestido com a nossa bandeira? Porque raio é que os américas podem ter o exclusivo dos super heróis?

    Se o raio do superhomem pode andar com as cuecas por cima das calças e ninguém reclama nem comenta, porque é que reclamam da crista?

    ResponderEliminar
  10. Tens razão, Nuno. O "galináceo" tem um cunho muito tuga - só lhe falta o garrafão e o farnel. No tempo do famigerado SNI, o António Ferro teria aproveitado a ideia com ambas as mãos.
    Temos de concordar que há quem goste da "coisa", como há quem coloque a Bandeira Nacional em todo o lado como apoio à Selecção.
    Patriotismo não é este arremedar de provincianismo bacoco.
    É o que temos.
    Pena é a Notícias Magazine - onde eu colaborei com textos (não com desenhos) - ter alinhado com essa futilidade de um capitão-galo e com a bandeira espalmada no corpo como se fosse pintura em praia de nus.
    Afinal, Nuno, o "galo" é nosso. Safa!

    ResponderEliminar
  11. Vocês não percebem nada disto. Então não se vê logo que a crista serve como almofada para quando o Cap.Tuga cair de cabeça não se magoar no toutiço?? Aquilo é uma espécie de bóia capilar. Há quem use capacete (Galactus, por exemplo), este usa uma crista. Capacete é pohs fraquinhos.
    hihihihihihi
    O galo de Barcelos rula.
    ]:-D

    ResponderEliminar
  12. e eu não me admirava se aparecesse aí uma Bd com esta personagem...É o Alvim e um gajo «estrangeiro», já deve haver um editor a pensar bem no assunto!!

    OLM

    ResponderEliminar
  13. Quem fez o desenho trabalha na Marvel?!...está certo...acho que está mal feito, está uma parvoíce pegada. Consegue-se fazer algo com as cores e símbolos nacionais sem ser esta foleirada. Se todo este artigo é uma ironia, ao menos que a transmitissem de uma forma melhor. Não abona nada a favor da nossa BD...

    ResponderEliminar
  14. Que horror! Simplesmente medonho!

    O texto é péssimo e sobre o desenho... se o cara trabalha na Marvel, deve ser servindo café.

    ResponderEliminar
  15. Eu só pergunto isto e alguém tinha de o fazer: mas alguém já tinha ouvido falar de um Nelson Ribeiro editor da Marvel? Já alguém o viu creditado nalguma publicação da editora? Eu não e passam-me muitas pelas mãos.
    Que parolada...

    ResponderEliminar
  16. O gajo é editor assistente (a.k.a. tira fotocópias e vai buscar cafés) no departamento de TPB/HC). Foi ele que desenhou aquele tal Blue Ear para o puto surdo na tal história que o Bill Rosemann contou ao Comic Book Resources.

    ResponderEliminar
  17. Belinha Fernandes
    Espero que voltes mais vezes aqui e podes sempre dar a tua opinião quando achares que o deves fazer, ou só porque te apetece…
    :P
    Neste blogue se procurares pela “etiqueta” Enrico Marini, e depois seguires os vários links das publicações dele, tens muito para te entreter!
    ;)

    Venerável Victor
    Achas??? LOL! Discordamos plenamente!
    :P

    Gustavo
    Espero que o rapaz seja melhor editor do que criador de Capitães Portugal!
    E sim, sente-se aquela “brisa” dos anos 90, e sim, tem mais cara de vilão do que de herói!
    :D

    pco69
    E desde quando o Galo de Barcelos fica bem numa roupa, seja ela qual for!? Normalmente quando alguém quer escolher um fato cómico para se mascarar tem à sua disposição muitas fantasias, e uma delas é precisamente o galo!
    :D
    Numa coisa razão, prefiro o queixo quadrado a um farfalhudo bigode daqueles típicos que abundam por aí…
    ;)
    O texto do Alvim sucks… desculpa… mas aquela extrapolação de poderes “quasi”-políticos é uma abordagem muito pobre. Eu até já li alguns textos dele bastante bons. Para mim este não foi um deles.

    O raio do Superman já não tem cuecas por cima dos collants! Depois de décadas de gozo sobre esta situação, a DC refez essa parte do uniforme nele e noutros heróis que padeciam da mesma “cuequice”.
    Em relação a envergar um uniforme com a bandeira Nacional, nada contra. Tem apenas um problema… o vermelho e o verde não se conjugam bem por natureza quando usados em partes iguais. Portanto deve-se escolher uma cor dominante com pormenores noutra.
    Depois disto tudo encimado pela crista??? Please, isso não é nacional, é ridículo… um herói com uma crista daquelas perde credibilidade, aquilo é mais um fato para um vilão (não sei porquê mas eram sempre os mais estranhos e ridículos). Para além disso estamos em 2012, não em 1990, e aquele “modelito” é tipicamente anos 90. Se foi desenhado agora deveria ser à luz do que o pessoal gosta agora e não daquilo que já foi, a isto chama-se evolução do gosto, que se vai sempre transformando ao longo do tempo!
    Se eu soubesse desenhar faria um excelente herói português, que não se chamaria “Capitão Portugal”, isto porque esse nome é de uma falta de originalidade atroz.

    Mas ainda bem que discordas! É sempre bom haver vozes discordantes! Apenas fundamentei a minha opinião sobre este “Capitão”.
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Santos Costa
    Eu não sou contra a criação de um herói nacional de uniforme!
    :)
    Mas quando se faz, ou pensa, num uniforme baseado nas cores Nacionais, tem de se ter em atenção as cores usadas. O vermelho e o verde não se conjugam muito bem, tem de haver uma cor muito dominante e usar a outra para os pormenores. Não é fácil desenhar um uniforme com verde e vermelho!
    Em relação ao texto do Alvim… enfim…
    :\

    Diabba
    Para mim os galos “rulam” dentro de uma caçarola!
    :D

    OLM
    Bem “editor” já lá está um! O que fez o Cap. Portugal é editor na Marvel…
    Espero que se fique por esta aventura a vermelho e verde com pormenores galináceos…
    :D

    Miguel Peres
    Pelo menos o texto foi pensado para ser irónico, e espero que o Cap. Portugal também. Mas o texto não foi bem conseguido… tudo clichês políticos do momento…
    :\

    Pensador Louco
    Eheheheheh
    Não sei se serve cafés, mas como desenhador está umas décadas atrasado no estilo!
    Acho que é apenas editor de livros que incluem as grandes sagas passadas da Marvel.
    ;)

    Mário Freitas
    Pondo de parte a parolada (lol) e ele quem desenha capas e recupera imagens antigas para novas aventuras em formato digital. Esteve envolvido recentemente numa coleção de 15 livros Marvel Universe from A to Z. Atualmente, está a editar 10 aventuras do Homem-Aranha que serão publicadas num volume único.
    Isto foi o que eu apanhei da entrevista dele. Podes clicar no link que está no post, e ficas com a entrevista toda para leres.
    :)

    PC
    Sim, na entrevista acho que também falam disso, do herói Blue Ear feito por motivos educacionais para retirar o estigma dos aparelhos dos surdos.
    Para além disso nunca vi o nome deles nos créditos de nenhum livro, mas também não ligo muito aos créditos (sem ser dos autores, claro).
    :)

    ResponderEliminar
  19. E o Capitao Falcao e o Garoto Perdiz?
    Outros heróis controversos de Portugal.

    http://macacomalandro.blogspot.com.br/2011/09/video-do-dia_21.html

    ResponderEliminar
  20. Macaco Malandro
    Noutro post tiveste a seguinte frase:
    "- Santa Maluquice!"
    Eu acho que isto se adapta a este...
    :D
    O Capitao Falcao e o Garoto Perdiz pertencem ao ecrã e é definitivamente cómico! este pertence aos comics e é definitivamente ridículo!
    Ainda vou fazer um desafio aos nossos desenhadores para fazerem um verdadeiro herói português...
    :D

    ResponderEliminar
  21. Tirando a crista de galo o visual ficou até bacana.

    ResponderEliminar
  22. Capitão Portugal.....pois...
    É por estas parolices que a bd em Portugal ainda é vista pelo público geral como coisa só para miúdos ou simplesmente para rir um bocado.
    Eu digo sinceramente: senti vergonha ao comprar o jornal.

    ResponderEliminar
  23. João Roberto
    Achas?
    :|
    Eu acho aquela mistura de verde e vermelho trocados nas luvas e botas visulamente bastante má!
    :\

    André
    Felizmente não comprei o jornal... foi um amigo que me deu a revista com o "Abominável Homem-Galinha!
    Podia-se ter feito uma coisa bastante boa neste "herói"...
    :\

    ResponderEliminar
  24. Infelizmente não posso rir muito de ti, pois aqui no Brasil tambem inventaram nossos "Capitães Brasis", com outros nomes, mas todos ridículos.

    ResponderEliminar
  25. Seria um post que evitava ler.
    Perca de tempo.

    ResponderEliminar
  26. Rui Alex
    LOL
    O do 2º link está fantástico! Mas é definitivamente um cartune. Se fosse para pegar naquele uniforme para usar a sério também não seria grande coisa, embora melhor que este do post!
    :P

    Alex D'ates
    Também já vi uns "bons Capitães Brasis"!
    LOL
    Ficamos a rir um para o outro!
    :D

    Paulo Brito
    O texto do Alvim é pura perda de tempo, mas só chegamos a essa conclusão quando o lê-mos...
    :D

    ResponderEliminar
  27. Mas que parvoíce pegada,quem criou essa abominação devia passar a vida a bater de porta em porta de norte a sul a "vender" o personagem,só para o população se rir na cara deles.

    ResponderEliminar
  28. Toda a gente sabe que o "verdadeitro Super-Herói tuga" é o Hulkas do Dragon,esse Capitão não tem hipóteses.

    ResponderEliminar
  29. Optimus
    O Hulkas do Dragon... acho que já deixou de ser do Dragon.
    :D

    ResponderEliminar
  30. Continuo a achar que exageram na depreciação. Incluisive, não percebo o porquê da associação desta imagem ou personagem à BD. Pelo que percebi, limita-se a ser uma(s) ilustração(ões) para um texto cómico (ou não) do Fernando Alvin.

    ResponderEliminar
  31. pco69
    O pessoal ranhosou com este Cap. Portugal apenas porque foi feito por "alguém" que trabalha na Marvel, que dizem "ser português", e faz um aborto daqueles! Eu sei que não é a tua opinião, mas toda a gente acha aquilo como herói ridículo. O problema foi mesmo pôr o nome de Portugal naquele "capitão"!
    Isto tudo independentemente de ter sido feito, ou não, para o texto do Alvim!
    :)

    ResponderEliminar
  32. Gustavo diz:

    O grande problema é um conjunto de textos/imagens associados à BD, de fraquíssima qualidade (incluindo a paupérrima entrevista, conduzida por quem sabe muito pouco sobre BD) encontrar espaço num prestigiado jornal nacional de grande tiragem!
    Tanta gente conhecedora de BD neste país e tantos temas interessantes para discutir, tinham de pedir ao oleoso do Alvim (que de BD só saberá alguma coisa por osmose do termo brasileiro "sêbo") para escrever um texto humorístico sobre um super-herói português. Provavelmente, ao pobre do luso-americano autor dos desenhos (que nitidamente pouco mais talento tem para desenhar que eu e que nunca evoluiu dos decalques a papel vegetal que fez na adolescência) pediram-lhe descontextualizadamente, com uns poucos dias de antecedÊncia, para inventar um herói e saiu aquela porcaria decalcada do Capitão América.

    Nuno, adorava que seguisses para a frente com essa iniciativa do super-herói português. Existe uma personagem no nosso país que sempre achei perfeita para a função (e tanto dava para herói como para vilão, ou anti-herói). Participarei, se seguires com a coisa para a frente.

    ResponderEliminar
  33. Gustavo
    Concordo com tudo aquilo que dizes!
    :D
    Em relação a um desafio para fazer um super-herói português... bem tenho de pensar melhor nisso! Porque eu gosto de dar uso às coisas, e criar um só por criar... méh
    Se as pessoas por sua auto recriação quiserem fazer, fixe! (Aliás, isso está a acontecer). Agora pôr o pessoal toda a trabalhar num pin-up sem uso...
    :D

    ResponderEliminar
  34. Guy Santos
    Não acho bizarro... acho mesmo ridículo!
    :O

    ResponderEliminar
  35. Depois dizem que o pais não anda para a frente, como poderia? Só sabem copiar e tirar ideias dos outros lados... O meu rico Capitão América...

    ResponderEliminar
  36. Hyosuke Yumemiya
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    Realmente achei esta figura muito má...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]