terça-feira, 19 de junho de 2012

Ilustração: Hulk e Man-Thing (Jim Starlin e Ernie Chan)

Já há bastante tempo que não havia uma ilustração aqui no LBD e achei esta brutal para colocar aqui!
Dois monstros dos comics na mesma imagem e com um excelente detalhe.
Nesta ilustração de Jim Starlin e Ernie Chan a essência destes dois monstros foi muito bem captada, isto para alem de arte estar muito boa!




Esta ilustração pertence à revista Rampaging Hulk #7 de 1978, assim como a página aqui ao lado.
Na ilustração o lápis é de Starlin, e Chan fez a arte-final. Diga-se que foi um bom trabalho de Chan, pois não desvirtuou o trabalho de Starlin, embora tenha usado o seu estilo próprio. Já o tinha feito no Conan de Sal Buscema.
Aqui na página ao lado a arte-final é de Bob Wiacek. É boa mas comparado com Ernie Chan...
:)

Boas leituras

14 comentários:

  1. O problema com a diferença entre arte-final de Ernie Chan e Bob Wiacek é que estamos demasiado habituados a vê-lo sobre Dave Cockrum.

    ResponderEliminar
  2. O Man Thing está bom mas não gosto nada do Hulk

    ResponderEliminar
  3. PC
    Acho a arte-final do Chan bastante mais fluída (não sei este é o adjectivo certo) que a do Wiacek. Embora ambos sejam muito bons, eu "tombo" para o lado do Chan!
    :)

    Hugo Silva
    Eu gosto muito dos dois. O Hulk está muito encorpado (como eu gosto), mas Starlin resistiu à tentação de muitos desenhadores do Hulk que é inventarem um sem fim de músculos que não existem. Aqui está com um corpo exagerado, mas minimamente "verosimil" com um corpo humano, excepto as proporções!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Nuno,

    No Conan o Ernie Chan fez durante muitos anos a arte-final de John Buscema e não de Sal, seu irmão.

    Acho que a arte-final do Wiacek é mais "leve" pois trabalhou essencialmente com desenhos que depois seriam coloridos, enquanto que Chan trabalhou muito para revistas a preto e branco ficando a sua arte-final mais "pesada", mais elaborada, com mais sombras e algumas aguadas para criar volume, muito na linha do que o Alfredo Alcala fazia.

    ResponderEliminar
  5. Adoro os dois, lógico que o Starlim mora no meu coração e não paga aluguel! O que eu posso dizer dessa arte, além de já ter roubado para mim? Make mine Marvel!!!!!

    ResponderEliminar
  6. André
    Tens razão, é o John e não o Sal Buscema...
    E és capaz de ter razão quando dizes que a arte final de Wiacek está mais preparada para a cor, Chan dá bastante mais volume no seu preto e branco.
    Quanto ao Alcala já vi, e já li, que "destruiu" alguns trabalhos de desenhadores, como Walt Simonson neste mesmo título, Rampaging Hulk.
    Alcala dominou completamente o traço de Simonson nesta revista em que este desenhador trabalhou até ao nº6. Para mim o segredo de um bom arte-finalista é manter o traço e o estilo do desenhador, dando-lhe profundidade e volume, mas nunca dominar o traço do homem do lápis...
    ;)

    Venerável Victor
    Ainda bem que gostaste.
    :)
    E fizeste bem em roubar, pois está muito boa!
    E também sei que gostas muito do Starlin!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o Hugo Silva. Gosto do Man Thing mas desgosto do Hulk. O que me incomoda não é o corpo, esse está espectacular. Penso que seja o rosto.

    ResponderEliminar
  8. Ilustração Linda. Com um cenário barbaro.

    Jim Starlin Gênio.

    ResponderEliminar
  9. Nuno, se queres ver artistas filipinos a destruir Simonson, não precisas de ir mais longe que o Tony DeZuñiga.

    Em relação ao modo como o Starlin desenha o Hulk, na altura o modelo base era do Herb Trimpe, que era mais maciço do que musculoso.

    O Sal Buscema é que passou a desenhar o Hulk com mais músculos, mas aí também dependia se o Joe Sinnott era o arte-finalista. O John Byrne também teve músculos muito definidos, mas foi só no tempo do Dale Keown que ele ficou mais parecido com um culturista. E anos mais tarde veio o Adam Kubert, que estragou tudo...

    ResponderEliminar
  10. Nuno,
    Concordo plenamente.
    O arte-finalista deve “esconder” as fragilidades e evidenciar os pontos fortes do desenho.

    O Alcala, assim como todos(!) os artistas filipinos que começaram a trabalhar nos comics americanos nos anos 70, impõem muito o seu próprio estilo na arte-final. Se as vezes resulta, como no caso da parceria Buscama/Alcala na Savage Sword of Conan, outras o resultado pode ser desastroso como o exemplo que dás. De facto a arte do Simonson quase foi anulada ficando apenas, e no seu caso já é muito, o seu sentido de design.

    Quanto ao Starlin, é e será sempre um dos melhores criadores de comics.
    Se encontrares o nº 222 do Hulk (posso mandar imagens) podes ver a arte de Starlin finalizada por Alcala. Como têm uma abordagem artística semelhante, o resultado final até não ficou mau, mas sempre com forte presença do filipino.

    PC
    Deve ser difícil fazer a arte-final nos desenhos do Simonson. Acho que é daqueles casos que deverá ser o próprio artista a fazer o processo completo na arte.
    Se está a referir ao trabalho do DeZuñiga no Thor, eu gosto e até acho que o DeZuñiga tentou realmente anular-se e seguir o lápis do Simonson, se bem que ele não tinha nenhuma inclinação para desenhar no estilo Marvel.

    O Hulk do Starlin sempre foi assim mais maciço em todos os trabalhos que realizou, tal como na excelente, e divertida, GN Big Change, com arte-final do mestre Wrightson, esta sim uma parceria de luxo!

    E tem razão PC, nos anos 90, começaram a fazer, acho que erradamente, do Hulk um culturista. Mas era a estética da época. (acho que só tenho um comic do Hulk dessa fase e chega). O monstro verde funciona melhor quando é desenhado como uma massa de músculos, ou como lhe chamam os espanhóis, La Masa (só mesmo eles...)

    ResponderEliminar
  11. Eu queria que esse arte-finalista pegasse um desenho horroroso só pra ver o que acontece.

    O Starling dispensa comentários, mas o arte-finalista tem superpoderes tambem. Olha o nível de texturas e soluções que ele encontra só na base do nanquim!

    ResponderEliminar
  12. Luis Sanches
    Mas o Hulk tem de ter uma face que dê medo!
    :D
    Eu achei muito boa a expressão do Hulk! Monstro!
    :D

    João Roberto
    Jim Starlin está num alto patamar. Tem alguns trabalhos míticos!
    ;)

    PC
    Não gosto do Hulk do Adam Kubert, está anatomicamente errado, se é que se pode dizer isto do Hulk! Apesar do Hulk ter aquela massa toda continua a reger-se muscularmente pelo ser humano, e o Kubert inventou muito neste aspecto... só falta ter músculos no couro cabeludo!
    LOL
    :D

    André
    Já vi grandes trabalhos do Alcala, aliás, acho que tenho um post nesta rubrica "Ilustração" com um magnífico trabalho dele!
    Mas vi há uns tempos atrás o que ele fez ao Simonson, e... credo. Deixou de haver Simonson à vista!
    O arte-finalista não deve fazer isto! É como dizes "O arte-finalista deve “esconder” as fragilidades e evidenciar os pontos fortes do desenho.
    ;)

    Alex D'ates
    E acontece muitas vezes eles pegarem em lixo, e conseguirem desse lixo fazer uma coisa minimamente em condições!
    :D
    Sim, eu adorei o jogo de tons, sombra e volume com que Chan nos brindou nesta ilustração!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Jim Starlin é demais, Ernie Chan também mandou bem na arte-final.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]