quinta-feira, 7 de junho de 2012

X-Men: Schism



Embora cada menos eu consuma material da Marvel, tenho acompanhado minimamente os X-Men com X-Men Legacy e Astonishing X-Men. Para além disso tenho comprado os crossovers e as séries ditas importantes para novos rumos desta equipa. Schism insere-se nesta última categoria.
Este HC compila as cinco revistas da mini-série Schism, escrita por Jason Aaron e ilustrada por Carlos Pacheco (#1), Frank Cho (#2), Daniel Acuna (#3), Alan Davis (#4) e Adam Kubert (#5); mais X-Men: Regenesis escrita por Kieron Gillen e desenhada por Billy Tan. A minha opinião sobre estas constantes mudanças nos artistas não é favorável ao livro, embora a arte mostrada não tenha sido má, e nalguns casos, até é bastante boa. Presumo que isto aconteça por prazos comerciais, mas lá está… na sanha por dinheiro não se dá a devida importância à parte artística e isto acaba por ser perverso! Não é à toa que nos EUA os escritores na generalidade são mais conhecidos que os artistas, e eu não acho essa situação normal. Acho que os desenhadores das grandes editoras norte-americanas se estão a rebaixar aos prazos editoriais de uma maneira irreversível tirando-lhes preponderância, e por conseguinte importância, logo os salários e outras benesses baixam também. Qualquer dia temos artistas nesse mercado a trabalhar por cêntimos… mas isso é uma conversa para outro post!
Em relação a Schism, eu desconfiei de início que fosse mais uma série única e exclusivamente caça-níquel. Mas não. Apesar de tudo é uma boa série para novos leitores, pois faz um bom retrato do estado actual do universo dos mutantes, e serve de alavanca para novas e fresquinhas estórias baseadas nas premissas colocadas no final da série.
Esta série é completamente contida no mundo mutante, nas relações entre estes e de como as feridas provocadas por House of M ainda se fazem sentir! Os objectivos dos mutantes mudaram desde essa altura e Cyclops está a ir por um caminho em que perverte completamente o legado do Professor Xavier, aliás, o Magneto dos velhos tempos parece uma criancinha de coro comparado com o Cyclops actual. Estranhamente é Wolverine que tenta colocar o rumo dos X-Men dentro do carril, obedecendo aos conhecimentos apreendidos no passado e opondo-se firmemente a Cyclops. As crianças X-Men já não têm os valores antigos, e quando para uma delas o assassinato passa a ser uma coisa normal Wolverine rebenta!
O conflito entre Cyclops e Wolverine é sobejamente conhecido, embora tenha tido fases de adormecimento,  nesta série atinge o auge com um combate épico entre os dois! Depois deste combate cada um vai para o seu lado e Wolverine retoma e reergue a escola para mutantes, à imagem do Professor Xavier. A imagem é nítida… Cyclops polariza o legado de Magneto e Wolverine o de Xavier. Um cisma igual ao que aconteceu nos primórdios dos X-Men…
Em Regenesis temos o recrutamento de parte a parte para as fileiras de Wolverine e Cyclops. É contada num ambiente primitivo, e metafórico, bem conseguido na minha opinião. Gostei bastante da arte de Billy Tan neste pequeno e último capítulo do livro!
Bem… acho que Wolverine no status quo actual da Marvel está numa situação caricata porque pertence a uma série de grupos… sabendo isso como é que ele consegue ainda ser o director de uma escola para mutantes? Ubiquidade?
O outro ponto que eu não engoli neste livro é o novo Hellfire Club… que é isto??? Crianças entre os 9 e os 12 anos são o novo Hellfire Club?? Completamente sádicas, super- inteligentes, e super-ricas, assassinaram os seus pais para ficaram com os impérios construídos por estes e ainda conseguem mandar abaixo os X-Men? Nah… essa não engulo…
Fora isso considero esta série uma boa rampa de lançamento para uma série de estórias que poderão advir daí. Pelo menos houve um refrescamento bem conseguido. Depois desta série inicia-se uma nova série mutante, “Wolverine and the X-Men”.

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Jason Aaron, Carlos Pacheco, Frank Cho, Daniel Acuna, Alan Davis, Adam Kubert, Kieron Gillen e Billy Tan
Editado em 2012 pela Marvel
Nota: 8,5 em 12

22 comentários:

  1. Ena o homem tá doido, logo 2 reviews :D

    Não leio X-Men regularmente mas gtive para ler isto também, depois pronto perdi vontade

    ResponderEliminar
  2. Se comprar esta hardcover, não preciso de ler nada antes para perceber minimamente? Eu li o teu artigo, mas queria só perceber isso porque há imenso tempo que não pego em nada dos X-men!

    ResponderEliminar
  3. Hugo Silva
    Não há notícias, há críticas!
    :D
    De qualquer modo estás enganado, são 3 críticas, e não duas. Não estás a contar com o Bouncer!
    :P

    Miguel Peres
    Claro que não ficas por dentro da histórias de várias personagens, mas é um bom ponto de partida para novos leitores. O cisma está bem explicado e com uma visita à Wikipédia cobres logo algumas lacunas que possas ter, respeitantes ao passado.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Acompanhei X-men até o final de Segundo Advento.

    Depois só voltei a ler Wolverine e os X-men e Fabulosos X-men.

    ResponderEliminar
  5. Faz um tempo que não leio X-Men por aqui no Brasil, mas estou curioso quanto a essa história!

    ResponderEliminar
  6. João Roberto
    Esta saga fica depois de Second Coming e antes de Wolverine e os X-Men!
    ;)

    hitchcoca
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    É um bom ponto de partida para quem nunca leu, ou quer voltar a ler, X-Men!
    Aproveita!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Tenho que por a Leitura de Astonishing X-Men em dia estou um pouco atrasado.

    "O conflito entre Cyclops e Wolverine é sobejamente conhecido, embora tenha tido fases de adormecimento, nesta série atinge o auge com um combate épico entre os dois!"

    Normalmente é a crise de ciumes por causa da ruiva,alias sempre foi desde o inicio.

    "Crianças entre os 9 e os 12 anos são o novo Hellfire Club?? Completamente sádicas, super- inteligentes, e super-ricas, assassinaram os seus pais para ficaram com os impérios construídos por estes e ainda conseguem mandar abaixo os X-Men?"

    Isso nem é muita novidade numa sociedade como a actual porque não.
    Já o Conceito lembra os Upstarters da época de Fatal Atractions e Chegada do Bishop recém-editado em Ominibus.

    "Os objectivos dos mutantes mudaram desde essa altura e Cyclops está a ir por um caminho em que perverte completamente o legado do Professor Xavier, aliás, o Magneto dos velhos tempos parece uma criancinha de coro comparado com o Cyclops actual. Estranhamente é Wolverine que tenta colocar o rumo dos X-Men dentro do carril, obedecendo aos conhecimentos apreendidos no passado e opondo-se firmemente a Cyclops. As crianças X-Men já não têm os valores antigos, e quando para uma delas o assassinato passa a ser uma coisa normal Wolverine rebenta!"

    Ena pá o Wolvie é um hipócrita e logo ele que matava 1 e perguntava depois.

    ResponderEliminar
  8. Nuno Amado,

    Pois é, também já li isto e fiquei desapontado com a Marvel por vários motivos.

    'Não é à toa que nos EUA os escritores na generalidade são mais conhecidos que os artistas, e eu não acho essa situação normal' - Eu por acaso acho. Ha muitos bons desenhadores, mas ha poucos como (por exemplo) o Joss Whedon que sao capazes de em 24 numeros trazer o que ele trouxe aos Xmen.

    Quanto ao Schism, O grande problema é a Marvel estar a tentar impingir o Wolverine como lider dos X men já há alguns anos. A série de desenhos animados 'Wolverine and the X men' foi a primeira jogada comercial mais visivel. O grande problema é que esta história do Schism também está muito bem conseguida a nivel superficial. Tem aquele duelo que todos gostamos (wolverine Vs Cyclops),etc. Pena é que nem um nem o outro estão a agir dentro da sua personagem. Lá está, devido a estas jogadas comerciais vão-se alterando as personagens, não por motivos de melhorar a história mas sim com motivos comerciais. É claro que assim, o Wolverine s]o pode parecer um hipócrita.

    Em relação ao Hellfire Club, concordo plenamente contigo. Um pouco palhaçada o que estão a fazer. Mais uma moda. Em relação ao Wolverine estar em todas as revistas ao mesmo tempo, acho que já sei o que se passa. Ele guardou dois Skrulls no bolso depois da invasão para usar nestas situações :)

    ResponderEliminar
  9. Optimus
    Normalmente é a crise de ciumes por causa da ruiva,alias sempre foi desde o inicio.
    Neste caso não é ciúmes, é mesmo diferenças filosóficas… LOL

    Isso nem é muita novidade numa sociedade como a actual porque não.
    Já o Conceito lembra os Upstarters da época de Fatal Atractions e Chegada do Bishop recém-editado em Ominibus.

    Naquele nível isso não existe em nenhuma sociedade (felizmente), e não gosto do conceito… extremamente rebuscado!

    Ena pá o Wolvie é um hipócrita e logo ele que matava 1 e perguntava depois.
    Ele prefere fazer isso a deixar crianças seguirem o mesmo caminho que ele.

    Luís Sanches
    Eu não sou contra argumentistas de valor, e que sejam conhecidos! Joss Whedon fez um grande trabalho sim, o problema é que com a dispersão de desenhadores, não por livros mas por páginas, este deixam de ser importantes! Neste momento chega-se ao cúmulo de em certos livros de BD norte-americana o desenhador nem ter os créditos na capa!!! Para mim isso é perverso!

    Concordo contigo que nem um nem outro estão a agir dentro da personalidade que conhecemos no passado, mas esta transformação já vem de longe... agora temos de os avaliar tal como estão! Vou esperar para ver como irão para as modas... se os X-Men me começarem a chatear cai o último bastião da Marvel em minha casa.
    E é claro... este tipo de séries são para fazer dinheiro, mas achei esta bem construída na generalidade!

    És capaz de ter razão em relação aos Skrulls! LOL
    O aproveitamento que a Marvel faz deste personagem vai acabar por o estragar...
    :\

    ResponderEliminar
  10. "Neste momento chega-se ao cúmulo de em certos livros de BD norte-americana o desenhador nem ter os créditos na capa!!!" - A sério, isso acontece?

    Actualmente, "Wolverine and the X-Men" é mesmo a melhor coisa dos mutantes a ser publicada.

    ResponderEliminar
  11. Nuno Amado,
    Sim, é isso que me irrita mais com as grandes casas.
    'O Wolverine está a vender muito?? Então vamos multiplicar por 5.' Estou à espera que apareça aí o Wolverine Cinza e o Wolverine Vermelho. Não sei, às vezes já não percebo se os escritores são maus ou se têm que lidar com 'encomendas' dos editores. Se bem que, como disse, esta história lê-se bastante bem. Era só bom que conseguissem fazer isto sem nos mostrarem as suas futuras intenções de marketing.
    Talvez seja o preço de agora os super-herois serem algo mainstream.

    ResponderEliminar
  12. "...se os X-Men me começarem a chatear cai o último bastião da Marvel em minha casa."

    Caro Nuno,

    Aconselho a ler o Daredevil. Está numa fase excelente!

    ResponderEliminar
  13. MIguel Antunes
    Sim! Já vi livros de comics, mais do que um, em que só é creditado o autor dos textos!
    Em relação ao Wolverine e os X Men, não conheço. Mas... digamos... mais um título X-Men??? Já temos:
    X-Men, X-Force, Uncanny X-Men, X-Men Legacy e Astonishing X-Men!!! Pelo menos estes, assim de memória.
    LOL
    :D

    Luís Sanches
    É isso! Ainda não perceberam que é pernicioso e estraga todo o "elan" da personagem este esticar da corda. O pública irá acabar por ficar cansado da personagem, e depois... "adios" vendas!
    ;)

    André Azevedo
    Já várias pessoas me falaram nisso. Agora pergunta-se... por onde começar? Este é sempre o problema de iniciar a compra de uma série em que de certeza iremos pegar a meio...
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Nuno

    A série Daredevil começou novamente do nº 1 em Setembro do ano passado, com argumentos de Mark Waid e excelente arte de Paolo Ribera e Marcos Martin.
    Pode começar com a HC que reúne os seis primeiros números e como até agora saíram 11, estará para breve mais uma HC.

    ResponderEliminar
  15. André Azevedo
    Muito obrigado pela informação!

    :)

    ResponderEliminar
  16. Comecei a ler a saga e parei... Mas devo retomar em breve... A arte é fenomenal.

    ResponderEliminar
  17. Apesar dos cinco artistas da mini série serem extremamente competentes, o fato de se mudar o estilo cada edição também causou-me estranheza, culpa do desejo de fazer dinheiro mais que prazos, pois há os fãs do Alan Davis, os do Carlos Pacheco... e por aí adiante. Concordo também que essa seja um bom ponto de início para novos leitores. Estou do lado do Ciclope, nos tempos atuais ele para mim é o indicado para que os mutantes não morram um a um como a humanidade deseja, Wolverine é um tolo. Magneto estava certo!!! rs Agora...Clube do Inferno criança, que nojooooo!!!

    ResponderEliminar
  18. Tarcísio Aquino
    Para quem está a seguir os mutantes é uma obra obrigatória. A arte está bem, mas o defeito é mesmo aquele de que falei... o um artistas por revista quebra o ritmo e retira personalidade ao livro.
    ;)

    Venerável Victor
    Como disse ao Tarcísio, um artista por revista retira ritmo e personalidade ao livro. Acho que a sanha por dinheiro destas empresas vai ser o fim delas...
    Olha , eu não estou do lado de nenhum! No meio está a virtude, nenhum deles me convenceu com os seus argumentos... nem vou com um Cyclops durão, nem com um Wolverine "bonzinho"...
    :D

    ResponderEliminar
  19. Schism quase me deu vontade de voltar a ler X-Men... quase. Sei lá, acho que estou sem paladar para quadrinhos :/

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Apesar de não concordar com as direções estabelecidas para o Cyclops e Wolverine (colocar Logan de pupilo do Xavier não foi nada mais do que uma decisão comercial), é uma hq muito interessante, e traz momentos interessantes.

    ResponderEliminar
  22. Pedro Leal
    Tens que me explicar o que é ficar sem paladar para quadrinhos!
    :O

    Alex D'ates
    Também achei este Schism interessante, embora tenha esses "pormenores" do Wolverine armado em menino copo de leite...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]