quarta-feira, 6 de junho de 2012

XIII



XIII é uma série de espionagem e teoria da conspiração que costuma agarrar quem a lê.
Quem já leu o livro de Robert Ludlum, The Bourne Identity, de certeza que fica logo um pouco familiarizado com o tipo de enredo “thriller” ficcional. Mas apenas o começo é parecido com o livro em questão. Depois partimos para uma
história de teoria da conspiração gigantesca que mete inclusivamente um Presidente dos EUA no centro da trama.

A dupla de autores de XIII é o incontornável Van Hamme e o artista William Vance. Ambos estão em alto nível na série. Van Hamme está por todo o lado onde exista BD de qualidade! É impressionante a versatilidade deste autor que faz estórias tipo Thorgal (fantasia medieval, com FC à mistura), até este drama de espionagem, XIII! E o que impressiona mais é que consegue colocar um patamar de qualidade enorme em todos os seus argumentos. Não conheço na Europa um argumentista tão versátil!

William Van Cutsen nasceu na Bélgica e adoptou como nome artístico Vance (Van C.), possui um estilo realista muito próprio e facilmente identificável na BD tendo algumas séries bem cotadas no mercado europeu, como Bruno Brazil e Bob Morane. Quando não está a fazer banda desenhada dedica-se à pintura!

XIII começou a ser publicado na revista Spirou em 1984 e rapidamente atingiu um elevado grau de sucesso. Estão neste momento publicados 20 álbuns nesta série, dos quais os primeiros 10 estão editados em português Os primeiros nove pela Meribérica e o nº 10 pela ASA. A lista de livros é esta:




  1. O Dia do Sol Negro
  2. Para onde vai o Índio
  3. Todas as Lágrimas do Inferno
  4. SPADS
  5. Alerta Vermelho
  6. Dossier Jason Fly
  7. Noite de 3 de Agosto
  8. Treze Contra Um
  9. Pour Maria
  10. El Cascador
  11. Trois Montres d'Argent
  12. Le Jugement
  13. The XIII mystery - L'enquête
  14. Secret Défense
  15. Lachez les Chiens!
  16. Opération Montecristo
  17. L'or de Maximilien
  18. La Version Irlandaise
  19. Le Dernier Round
  20. Le Jour du Mayflower
A esta lista ainda se poderia acrescentar os livros da série “spin-off” XIII Mystery que conta com duas estórias editadas em português na série “Os Incontornáveis da BD”: Mangusto e Irina.

A história iniciou-se de um modo bastante lento, com um homem a dar à praia ferido na cabeça e amnésico. A partir de determinada altura a acção sobe de velocidade, e este amnésico na tentativa de descobrir o que significava a tatuagem XIII que se encontrava gravada no seu corpo, posiciona-se no centro de uma conspiração ao mais alto nível. Van Hamme nunca mais deixa a acção cair e esta torna-se vertiginosa, sempre aliada a twists bem feitos que não deixam o leitor cair na ratoeira de saber o que se vai passar! 

Digamos que para fazer isto uma série de vezes, ou seja, baralhar o leitor de modo a que ele não saiba como tudo se vai deslindar, não é para todos! Não é por acaso que Van Hamme criou fama enquanto criador de estórias! A construção das personagens “secundárias” também é muito boa, são bem estruturadas e com mais densidade psicológica do que é normal para este tipo de estória. Isso enriquece mais ainda toda a obra.
O primeiro ciclo de XIII é terminado no quinto volume e diz respeito à primeira grande conspiração, mas deixa a porta aberta para o que se seguir!

O segundo ciclo é composto pelos livros seis, sete e oito e é muito focado na procura de XIII pelo seu passado e raízes. XIII tenta desesperadamente saber quem é e qual o percurso que seguiu até ficar na situação em que se encontra de momento.

O terceiro ciclo, incompleto em português, é constituído pelos livros do 9 ao 12. XIII parte para um país ficcional na América Central chamado Costa Verde atrás de mais algumas pontas soltas no seu passado. Cada vez mais XIII descobre coisas que preferia não saber!

Os restantes volumes são completamente desconhecidos para mim, infelizmente, mas também já ouvi dizer que a história se perde um pouco por ter sido tão esticada. XIII devia ter acabado no 13º Volume! Pelo menos é o que dizem muitos fãs da série.
É mais uma série recomendada pelo Leituras de BD, e é mais uma grande série europeia que teve direito a séries bastante fracas de televisão, uma delas está a correr neste momento (muito fraquinha), e para além disso não poderia faltar um jogo para computador!
Grandes séries aqui no Leituras de BD!!!!
:D

Boas leituras

Hardcover/Softcover
Criado por: Jean Van Hamme e William Vance
Editado em português entre 1988 e 2006

24 comentários:

  1. Yo estaba acostumbrado a ver a Van Hamme dibujando vikingos, es raro verlo en algo ambientado en nuestra época.

    ResponderEliminar
  2. Todo presidente dos USA está incluído em alguma trama internacional sempre. Torcendo pra os próximos 10 livros sejam editados em português.Parabéns para William Van Cutsen!

    ResponderEliminar
  3. A mim não me agarrou :D e já faltava uma review tua lolol

    ResponderEliminar
  4. Arion
    Van Hamme só desenhou vikings em Thorgal.
    A bibliografia dele é extensa, podes verificar aqui:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Van_Hamme

    Tem de tudo um pouco, mas os livros de espionagem e conspiração estão em maior número! XIII, Largo Winch, Blake & Mortimer, são alguns exemplos!
    ;)

    Venerável Victor
    Também gostaria muito de ter os últimos 10 em português, mas para já parece ser uma miragem...
    :(

    Hugo Silva
    Bem, não se pode agradar a todos! Senão o mundo era aborrecido...
    :P
    Uma review minha? Ora, fiz duas em três dias! Esta e Bouncer!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Nuno,

    Desta vez estamos totalmente de acordo: excelente série!

    Não só o Van Hamme é um dos meus argumentistas favoritas como o Vance tem um traço em estilo semi-sujo que adoro.

    Tive o primeiro contacto com a série há "muitos séculos atrás" no suplementos juvenil do jornal Público. Acho que foi por essa altura que percebi rapidamente que banda desenhada ia muito para além do Mickey e Pato Donald...

    E sim, a parte "chata" da série para os leitores portugueses é estar publicada apenas 50% da mesma...

    ResponderEliminar
  6. Alexandre Gil
    Desta vez concordamos em concordar!
    LOL
    :D
    Achei que a arte de Vance melhorou a cada livro que foi saindo, e nos últimos que saíram em português já estava a um nível bem elevada.
    Gostava que ao menos acabassem o ciclo que ficou a meio... só faltam dois livros!
    :\

    ResponderEliminar
  7. XIII foi a primeira série francesa onde eu gastei dinheiro, o que não era fácil porque quando era adolescente tinha pouco dinheiro para gastar. Até aí, eu lia BD franco-belga onde podia (o que geralmente significava ler no supermercado), mas gostei tanto de XIII que quis mesmo levar um album para casa. E os livros da Meribérica, mesmo de capa mole, custavam significativamente mais que qualquer revista da Abril.

    ResponderEliminar
  8. XIII é uma serie que gosto e aonde comprei a maior parte dos volumes no saldão da Meriberica,a uns anos :)
    Bongo XIII até das series de tv eu gosto e tenho o dvd XIII Conspiração,eu só comecei a gostar devido a trilogia Bourne nos Cinemas. :D
    Até porque as 2 tem muitas semelhanças.

    ResponderEliminar
  9. Optimus
    Eu sei que gostas da série porque já te ouvi gritar pela continuação!
    Não gostei das séries de TV do XIII, acho que não tem a ver, e não percebo porque é que não fazem com o guião da BD, adaptado ao cinema, claro...
    Acho que aí sim, eu iria gostar!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Só a uma serie ainda XIII-Conspiração é uma mini serie piloto de teste,que até esta bem adaptada e bem escrita,mesmo em cinema eles mudavam algo mudam sempre basta ver os n filmes baseados em bds.
    A serie do Axn depende muito tem alguns bem escritos e alguns não grande coisa,já quando o Largo Winch deu na Radical também sofreu mudanças.

    ResponderEliminar
  11. Optimus
    Acho que bastava eles segurem os livros e faziam um filme, ou uma séria, de valor! É a minha opinião!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Taí uma série que eu adoraria que saísse de forma descente no Brasil. Nunca li nada e tenho muita vontade. Ainda precisamos descobrir um correio barato Brasil-Portugal pra trocarmos figurinhas, né Nuno?

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Só desejo que o resto da série seja também cá publicada, até porque esta (e falo por mim) se tornou decididamente uma das minhas favoritas. Isto, apesar de eu não esconder que sou um admirador da obra do Vance e do Van Hamme. Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Linck
    eheheheheh
    São complicadas as trocas ou envios entre Brasil e Portugal! Os portes não são muito exagerados, mas já ouvi dizer que se perde e/ou extravia muita coisa.
    Mas um dia fazemos uma experiência!
    ;)

    João Amaral
    Olha... eu já ficava contente se ficasse editado até ao 12, onde acaba o ciclo iniciado no nº9...
    :(

    ResponderEliminar
  15. Foi das últimas séries que "completei" recentemente.
    Acho que já li, ao longo dos anos, umas 5 vezes o primeiro álbum, que é sem dúvida uma das melhores introduções a uma série franco/belga que conheço.

    ResponderEliminar
  16. André Azevedo
    Apesar de um começo lento, o primeiro livro é muito bom. Não só faz a apresentação de vários personagens como identifica bem o tipo de estória que advirá para o futuro.
    Agarra bem a maior parte dos leitores!
    :)

    ResponderEliminar
  17. Linck esta serie já foi editada no Brasil pela Panini em Albuns Duplos só faltam editar 3 volumes e estrearem o spin-off mas está parada a anos.
    Tal como Blacksad Panini por exemplo.

    http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/checklist-panini-de-maio-tem-xiii-e-contagem-regressiva-para-crise-infinita/

    http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=7833


    http://www.guiadosquadrinhos.com/thumb.aspx?cod_tit=xi01101+&esp=&total=9

    são só 9 volumes.

    ResponderEliminar
  18. Obrigado pela informação Optimus!

    ResponderEliminar
  19. Linck
    Viste? Afinal vocês aí no Brasil têm mais livros editados desta série, que nós aqui em Portugal!
    :P

    ResponderEliminar
  20. Tarcísio Aquino
    Aí no Brasil, e pelo que foi dito, tens mais livros editados do que eu aqui em Portugal, portanto aproveita!
    :D

    ResponderEliminar
  21. De XIII só conheço o jogo não muito bom que saiu para Ps2 e PC lá por 2004... Fora isso, sabia que era uma HQ, mas nunca li, e o jogo me deixou relutante de tentar ler :/

    ResponderEliminar
  22. Pedro Leal
    Nunca confundas um jogo de computador com a BD que lhe deu vida!
    A maior parte das vezes não tem nada a ver (assim como os filmes).
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]