quarta-feira, 4 de julho de 2012

Apreciação de livros e sua classificação no Leituras de BD

Sempre houve um bocado de confusão com as notas que dou aos livros. Daí fiz uma tentativa para melhorar o sistema, mas provou-se ser ainda mais confuso que o anterior… e voltei ao sistema inicial.
Assim decidi registar aqui no Leituras de BD a que correspondem as “notas” dadas aos livros.

Este post vai ser copiado para uma página estáctica, para que a qualquer momento quem queira ver o que eu entendo por cada nota que dou tenho o sistema acessível. A página está no topo, por baixo do banner, à direita e chama-se “Notas e Avaliações”.

As notas são dadas de 1 a 10. Recuso-me a dar “0” porque por pior que seja o livro houve sempre trabalho de alguém.

Assim:

1,0 a 2,0 – Lixo (vade retro Satanás)

2,5 a 4,5 – Medíocre (a evitar)

5,0 a 6,5 – Suficiente (por vossa conta e risco)

7,0 a 8,0 – Bom (a ler)

8,5 a 9,5 – Muito bom (quase imprescindível)

10 – Excelente (imprescindível)

Aparecem notas superiores a 10 de vez em quando. Isto acontece para fazer alguma diferença na excelência, visto que um livro pode ser excelente, mas pode aparecer outro melhor ainda. É esta a razão dos “12 em 10”, e outras do género.

A minha avaliação tem as seguintes componentes
  • Argumento
  • Arte
  • Legendagem e balonagem
  • Capa
  • O livro como objecto (qualidade do papel e sua ligação na espinha ou colagem à lombada)

Espero que isto seja fácil de entender!
:D

Boas leituras

26 comentários:

  1. Nuno, você já lê os gibis de uma maneira tão legal que a nota é completamente dispensável.

    Sério, gosto muito mais de ver o que você tem a dizer. Pra ser franco, eu nunca sequer havia notado que você dava notas. haha

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Hugo Silva
    Fixe!
    :)

    Guy Santos
    Ainda bem que aprovas!
    ;)

    Linck
    Nas críticas sempre dei notas. Mas haviam leitores que não percebiam algumas notas que eu dava... assim fica tudo esclarecido!
    Fico feliz por gostares dos meus textos!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Caro Nuno, na minha opinião estar a atribuir classificações numerárias às coisas é uma perda de tempo e é por isso que já não o faço. Isto porque torna-se complicado no que respeita a comparar com as classificações que atribuímos antes a outras coisas. A apreciação que fazemos relativamente às coisas depende também do momento específico em que as lemos. E depois acontece comparar A com B e C e D, e reparamos que até gostámos mais do A que do B, mas B tem uma melhor classificação que A. E é tudo muito relativo e subjectivo no sentido em que os critérios que nos levaram a gostar de A podem ser diferentes dos que nos levaram a gostar de B, porque todas as bd's são diferentes entre si, em vários aspectos. Por isso, no meu caso prefiro dizer se gostei, se achei mais ou menos, ou se não gostei e porque.

    ResponderEliminar
  4. Reignfire
    Claro que é tudo subjectivo!
    :)
    De qualquer modo os intervalos de classificação servem para isso. Dependendo da disposição dia posso dar 7, e dia a seguir estar mais bem disposto e dar 8. Ora isto não afectará muito a avaliação do livro, pois cai dentro da mesma bitola.
    De qualquer modo quando dizes que com o passar do tempo se pode mudar de opinião, e que por isso preferes dizer se gostaste ou não gostaste do livro.... ora... passado um tempo e comparando com outros podes estar perante o mesmo dilema, e afinal não gostares tanto do que tinha gostado antes.
    (Isto acho que ficou confuso....)
    LOL
    Obrigado pela tua nota!
    ;D

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu também já li várias criticas neste blog e ainda não tinha reparado na existência de notas. Concordo com o Linck e o Reignfire, o importante é que o texto das criticas continue a ser interessante e sustentado em termos de opinião. Não acredito que ande alguém a comparar notas de umas Bds para as outras (se calhar estou errado :)

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Luis Sanches
    Bem... ainda bem que os textos vos agradam!
    :D
    Mas visto que desde o princípio tenho dados classificações estou a pensar em manter a tradição!
    :P
    A questão não é comparar notas, porque existem sempre desfasamentos devido ao que o Reignfire disse com razão. É apenas manter um padrão minimamente coerente para saber se um livro interessa muito, pouco ou é imperdível. Como o meu sistema é um pouco "estranho" e algumas pessoas não compreendiam (aliás, já houve discussões por causa disso no passado), resolvi de uma vez por todas pôr um ponto final nessas discussões antigas. Mudei o sistema , mas não deu resultado. Assim voltei ao inicial mas descrevi-o "detalhadamente" para evitar confusões. O objectivo foi apenas esse!
    Aliás, isto é tudo um pouco subjectivo! O que é bom para mim, pode não ser para ti... assim como o oposto!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Acho um bom sistema Nuno, e mesmo para ti deve ajudar a clarificar melhor as ideias.
    Sempre achei que "medíocre" é o pior que se pode chamar a alguma coisa.
    Quando tirava um “Medíocre” num teste ficava pior que estragado, preferia de longe um redondo “Mau”

    ResponderEliminar
  11. André
    LOL
    Mau não... um Medíocre era sempre passível de recuperar. Um Mau era um estigma!
    :D

    ResponderEliminar
  12. ¿Cuántos cómics has leído este año que sería calificados como "vade retro"?

    ResponderEliminar
  13. Arion
    Felizmente nunca comprei um livro "vade retro Satanás" (lol), mas já classifiquei aqui uns 3 ou 4 "mediócres"!
    :D

    João Roberto
    Fixe!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Me deu uma vontade muito grande de ver uma compilação da lista "vade retro satanás". 8)

    ResponderEliminar
  15. Pensador Louco
    Felizmente nunca tive um "vade retro Satanás", mas alguns "mediocres" passaram por aqui (felizmente poucos).
    ;)

    ResponderEliminar
  16. A sério? Pois infelizmente comprei uma bd que é pior coisa que li na minha vida há uns anos: Hellgate London da Asa. Argumento e arte que miúdos de 4 anos sem saber ler e escrever, conseguiriam fazer melhor. Aquilo era tão mau que ofereci o raio daquela bd senão teria usado aquilo como papel higiénico.

    Dos "mangas" do Hugo Teixeira, nunca li e nem quero. Pois, e para ser simpático com o autor, refiro que não aprecio aquela arte. E mesmo que o argumento seja bom, não consigo olhar pra aquilo. O que salva no livro mais recente é a colorização.

    ResponderEliminar
  17. Reignfire
    LOL
    Já comprei várias, talvez 3, "vade retro"... mas desfiz-me logo delas!
    Tenho várias a roçar essa categoria, mas também essas têm a sua função nas estantes... estão cirurgicamente colocadas nos locais onde as portas dos armário da bedeteca têm as dobradiças, assim não estrago os livros interessantes nessa zona crítica dos móveis!
    O que eu quis dizer em cima, é que não faço menção a elas aqui fazendo posts, porque existe tanta coisa melhor para falar do que estar a perder tempo com livros de merd@. Bem, aqueles mediocres de que eu falei aqui no blogue, foi porque me senti enganado com a compra. Quando isso acontece faço post!
    :D

    ResponderEliminar
  18. Fiz teatro sem parar por aproximadamente 16 anos, vi inúmeras peças e nunca achei que ao sofrerem críticas, qualquer uma delas, por qualquer que seja o motivo, deveriam ganhar nota zero. assim são as BDs e os livros no geral. O artista foi lá e produziu o contexto que lhe coube, isso por si só já é motivo para aplauso, lógico que alguns desses aplausos são mais veementes que outros...

    ResponderEliminar
  19. Venerável Victor
    Nessa parte dos aplausos... bem tens razão! De qualquer modo por vezes há obras que merecem vaias mesmo...
    :D

    ResponderEliminar
  20. Vaiadas ou aplaudidas não sei, mas penso que às vezes nos faz falta uma critica mais balançada em relação a pontos bons e pontos maus (especialmente no que toca à Bd portuguesa).
    Também nos esquecemos muitas vezes que a palavra 'critica' refere-se a uma apreciação, que nem sempre terá de ser negativa. Mas penso que quando se fala das Bds feitas cá, normalmente a critica pesa sempre para o positivo, mesmo quando não há razão para isso. Não sei se é por neste meio pequeno toda a gente se conhecer, ou se é uma questão de valorizar a nossa Bd.
    Penso que uma critica honesta só serve para o artista evoluir e não deve ser considerada um ataque pessoal ao mesmo. Penso que infelizmente falta um pouco disso no nosso panorama nacional.

    ResponderEliminar
  21. Luis Sanches
    E de facto tens razão. Existe muita palmadinha nas costas, e de vez em quando até eu sou contaminado por isso... mas por norma não falo de livros de que não gosto aqui no blogue. A não ser que me sinta enganado!
    ;)

    ResponderEliminar
  22. Como Artista Plástico e quadrinista, acredito (sim) na nota zero. Mas, no final das contas, a sua nota "1" é o teu zero. Não é necessário entrar em frescuras pra isso.

    Atualmente, eu só leio o que eu acho realmente bom, o que corresponderia a suas notas 7 pra cima, creio. Tem tanta coisa boa pra ler (e cada vez menos tempo) que é importante selecionar.

    Claro, algumas coisas nos lemos não pela necessária qualidade, mas por fatores afetivos, e outras questões.

    Que a nota sirva para direcionar teus leitores!!! :D

    ResponderEliminar
  23. Alex D'ates
    Não acredito no zero para quem tenta realizar uma obra. Mesmo sendo péssima houve trabalho, trabalho esse que pode apenas ser criticado negativamente, mas esse trabalho deve ter qualquer valor, nem que seja 1.
    Espero que as notas que eu dou não condicionem ninguém na leitura de BD, pois os gostos são sempre subjectivos.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]