sábado, 14 de julho de 2012

Japan Expo 2012: E.C.G. e Entrevista a Leonor Grácias

Imaginem um evento gigantesco de Manga, J-Music, Cosplay e shows de Artes Marciais. Assim é o Japan Expo que acolhe também o ECG - European Cosplay Gathering.
Este festival corre a cultura japonesa desde as artes mais tradicionais até últimas inovações da cultura pop deste país.
Teve lugar em Paris de 5 a 8 de Julho no Nord Villepint Exihbition Center e é considerado o maior evento do género na Europa.
O centro do evento é ocupado pelo famoso concurso de Cosplay, onde Portugal esteve representado por três cosplayers: Leonor Grácias (final “solo”), Patrícia Bordeira e Sara Cordeiro (final “grupos”). Concorreram aos prémios cosplayers de 10 países, e infelizmente as nossas representantes não trouxeram nenhum troféu, mas tiveram boas actuações.
Mas o ECG não vive só de Cosplay…
Naoki Urasawa esteve lá para debates e desenho ao vivo!!! Este é para mim o melhor mangaka da actualidade e esteve ali tão perto (e tão longe…). Para quem este nome não faz tilintar nenhuma campainha Urasawa é o autor de Pluto, Monster e 20th Century Boys!
QUE INVEJA!
Para além dele ainda esteve presente o ilustrador e produtor de vídeo jogos Keiji Inafune, o criador do popular Mega Man! Inafune ainda assinou os cartuchos do seu antigo e popular Megaman!
Este ano os vencedores vieram da Alemanha no concurso a solo, e França nos grupos. Agora fiquem com algumas fotos e com uma mini entrevista a Leonor Grácias.








Entrevista a Leonor Grácias (representante portuguesa Final Solo)

Como sentiste o ambiente no ECG?

O ambiente do ECG é formidável! Não sinto que estou em competição, sinto que estou no meio de muitos amigos, tudo sempre com um sorriso na cara sempre pronto a ajudar em tudo o que for preciso. Nós passávamos os dias a rir e a falar uns com os outros.

No dia dos concursos também! Formamos a fila e nem parecia que íamos competir uns contra os outros, foi muito bom. É algo muito agradável que aconselho às pessoas, apesar de o stress ser muito devido a falhas técnicas que acontecem sempre, temos de estar cientes disso.

Este encontro foi tudo o que esperavas?

Sim bastante, já conheci muitas das pessoas (pessoalmente) que iam ao ECG ou que estavam por lá. Fiquei mais chateada quando manusearam mal os meus props, o que fez que eles se estragassem, mas tirando isso foi tudo como tinha imaginado e até melhor! Acho que nunca me diverti tanto na vida!

O que achas que podias ter feito para melhorar a ainda mais a tua participação?
Claro, há sempre algo que podemos fazer melhor, sempre, mas muitas vezes só o descobrimos no momento. Mas sim, quero ver se melhoro o meu fato e se alguma vez voltar aos palcos do ECG, já sei o que posso fazer no skit para não ter tanto stress com os meus props, aprende-se sempre alguma coisa, sempre.


Como fizeste a escolha da personagem a apresentar?

Olha, andava numa de recolher varias personagens que conhecia, coloquei algumas escolhas numa pasta e fui vendo os prós e contras. Já conhecia a Dinah de Anima Tactics e o jogo, mas não pensei logo nela. Queria ver varias opções.
Acabei por escolher a Dinah, pela elegância do fato e por ter tantos pormenores bonitos! E gostei bastante do resultado final.

O que tu esperas da tua carreira como Cosplayer?

Aqui em Portugal toda a gente sabe que o cosplay nunca vai sustentar ninguém, e claro eu e muita gente temos pena disso, seria divertido. Mas não olho isto como uma carreira, vou aos eventos, gosto de tirar fotos, estar com as pessoas, quando me convidam tento sempre fazer o meu melhor e sem atrasos. Adoro fazer photoshoots tanto aos meus cosplays como aos dos outros. Acho que vai ficar por aqui, é uma coisa que gosto fazer por diversão, mas claro sem deixar de levar algumas competições e trabalhos mais a sério!


Que conselhos podes dar a quem se inicia no Cosplay?

Comecem por baixo, comecem por algo simples mas perfeito e evoluam é o melhor. Não se preocupem com as críticas, dêem o vosso melhor e sintam-se bem com isso! Isso sim importa.


Obrigado Leonor pela tua disponibilidade!

E agora mais fotos, incluindo as nossas representantes! As duas primeiras fotos com Leonor Grácias, depois uma foto de Patrícia Bordeira e Sara Cordeiro.





E agora o resto das fotos!











Espero que tenha agradado!
As fotos apresentadas são de Ogaman, Koinoa e Shashin kaihi.
Já agora, e para quem diz que os artistas japoneses não saem do respectivo país... Naoki Urasawa esteve aqui perto, em França...
:P

Boas leituras

18 comentários:

  1. Xiii, o grande Urasawa esteve na Europa! Tal como dizes, Nuno, esteve aqui tão perto e ao mesmo tempo, tão longe...Adorava ter lá estado para conseguir um autógrafo dele.

    Vou pesquisar na net a ver se encontro vídeos dos debates em que ele participou.

    ResponderEliminar
  2. Cá está! Três vídeos do Urasawa na Japan Expo 2012: o primeiro é o Urasawa a falar sobre o seu trabalho, osegundo ele a desenhar ao vivo, e o terceiro a cantar a canção do Kenji. E há mais. :) (Pena é a maioria ter só a tradução em francês.)

    http://www.youtube.com/watch?v=Jb6PfEc540s&feature=relmfu

    http://www.youtube.com/watch?v=ylNwigBKyk8&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=7ewHHiQoHfs&feature=related

    ResponderEliminar
  3. Eu já fui na Japan Expo. As chances de você conseguir um autógrafo de um autor desse porte por lá são menos que zero. Os grandes autores de mangá não NADA acessíveis.

    ResponderEliminar
  4. Hunter,

    A sério? Que pena! Eu não percebo porque é que alguns autores são arrogantes com o público, uma vez que são os leitores que permitem aos criadores ganharem a vida da forma que o fazem.

    ResponderEliminar
  5. Miguel Antunes
    Urasawa deu autógrafos sim, mas presumo que as filas tenham sido selvagens!
    :D

    Guy Santos
    Sim, a Leonor esteve muito bem!
    ;)

    Hunter
    Felizardo!
    E sim, Urasawa deu autógrafos, para além dos debates, desenho ao vivo e acompanhar uma J-band!
    :P

    ResponderEliminar
  6. Uniformes de anime ainda são menos práticos que uniformes de super-heróis.

    ResponderEliminar
  7. Paulo Costa
    LOL
    Aquilo deve dar uma trabalheira a fazer!
    Faço uma vénia aos cosplayers nesse aspecto!
    :D

    ResponderEliminar
  8. Não é questão de serem arrogantes. Eles SÓ fazem cerca de uma hora de autógrafos por dia! A título de comparação, na Japan Expo que eu fui o Frank Quitely Passou a tarde inteira dando autógrafos...

    Como o tempo de autógrafos dos gajos é tão limitado, é preciso entrar em um sorteio para conseguir autógrafos. Com chances bastante remotas.

    E não é só isso. Seja em autógrafos, palestras ou o que for, eles estão TOTALMENTE afastados do público por uma rede de assessores. Não dá para conversar com eles fora do horário de "trabalho", como se faz com os ocidentais (assumindo que fales japonês, claro!). Um amigo meu é tradutor na Japan Expo e até ele tem dificuldade em arrumar autógrafos!

    No Japão eles normalmente nem sequer vão a eventos. As editoras criam barreiras para distanciar os autores do público, não sei por que motivo.

    Como eu não gosto de eventos tipo mangá/anime, isso me desmotivou a voltar à Japan Expo. A única real atracção são os DVDs de anime (lançamentos oficiais!) à venda a preço de chuva. 10-15 euros por séries inteiras de 13 a 26 episódios! Mas para isso eu não preciso fazer uma viagem dessas...

    ResponderEliminar
  9. Hunter
    Se é assim é uma pena...
    Mas gostaria de ser um dos felizardos que tiveram a sorte de levar um livro dele autografado!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Hunter,

    Obrigado pelo esclarecimento. Eu já estava a ser injusto com os autores. :P

    De facto, é muito esquisito esse afastamento dos autores que as editoras promovem. O contacto entre autores e público só promove vendas. Porque será que as editoras têm essa estratégia de "tiro no pé"? Ainda por cima, fazendo isso também no Japão, no próprio país dos mangakas!

    Será que há alguém que leia este blog que consiga explicar-nos esta atitude por parte das editoras japonesas?

    ResponderEliminar
  11. Miguel Antunes
    Bem que eu tento puxar o pessoal que gosta de Manga para aqui, mas é quase uma guerra perdida...
    Não estou a falar de pessoas como eu, o Bouça, o Refem da BD, o Mário Freitas (nomes que me vieram à cabeça de repente), estou a falar nos fanáticos Manga/Anime que sei que são às centenas. Infelizmente não consigo...
    Gostava, mas eles não saem dos seus grupos em que se fala exclusivamente disso. Ou seja limitam-se fortemente.
    Paciência, eu cada vez mais me vou interessando e percebendo do assunto, mas ainda sou muito "maçarico" para perceber estas situações.
    :\

    ResponderEliminar
  12. Maravilhoso o trabalho dela, profissionalismo e talento com certeza, sabe, cada vez mais tenho me interessado por essa arte do cosplay (não pra fazer, para apreciar) e muito da culpa disso é do Nuno e do Leituras!

    ResponderEliminar
  13. Venerável Victor
    O Cosplay dá muita vida e brilho aos eventos de BD! Isto para além de haver alguns fatos de muita qualidade e grande beleza! Bem... também há o cospobre... lol
    :D
    Acho que a Leonor fez um fato lindíssimo!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Eu nunca me senti muito atraido por Cosplay mas se há coisa que transparece desta entrevista é que estes festivais parecem ser bastante divertidos e acho que me ia divertir bastante se fosse a um.
    Quanto às editoras japonesas não promoverem tanto esse contacto com o publico acho que tem que ver com uma questão mais cultural do que outra coisa. Os autores Japoneses estão mais salvaguardados de terem de se expôr aos fans do que os Ocidentais. Se na América um autor tiver sucesso sabe que vai ter que se expôr em inumeras convenções. Os japoneses nisso penso que têm mais sorte. Acho que culturamente são um povo muito reservado em certas questões, e contacto com estranhos é uma delas (estou obviamente a falar nos japoneses em geral).

    Nuno Amado
    em relação ao que disseste de não conseguires puxar o pessoal de mangá aqui para o blog, não tenho a certeza, mas penso que terá a ver com a tua incidência (de reviews) mais com titulos ocidentais. Este ano acho que vi dois (já reparei que o ano anterior foram muitos mais). É claro que não estou a criticar o blog, só estou a avançar uma hipótese. É nitido pela quantidade de vezes que aqui venho comentar que aprecio bastante o Leituras de BD. E já agora, boa continuação de excelentes entrevistas ;)

    ResponderEliminar
  15. Luis Sanches
    Relativamente à mentalidade japonesa, o que eu conheço são apenas estereótipos que podem não corresponder à realidade...
    O Cosplay dá muita animação e cor a qualquer evento, recomendo-te dois:
    -Anicomics (tem a vantagem de ser também um evento de BD)
    -Iberanime
    Relativamente ao Manga, eu só faço críticas a livros que possuo, aliás a minha próxima critica vai ser ao Vagabond, e mesmo assim fiz várias ao longo do tempo, mas o feedback que recebo raramente vem dos fanáticos de Manga/Anime... aliás, nem quando faço posts sobre o Anicomics e outros eventos do género eles dizem alguma coisa. É raro isso acontecer...
    Mas por aqui já passaram muitos posts:
    - Dragon Ball (vários)
    - Ghost in the Shell
    - Gantz
    - Pluto (por duas vezes)
    - Tekkon Kinkreet
    - Goth
    - Astroboy
    - Claymore
    - Soul Eater
    - Biomega
    - Metro Survive
    - Shaman Warrior
    Foram 49 posts de Manga e relacionados! Não foi tão pouco como isso para um tipo que começou a ler Manga há 3,5 anos!
    :D

    ResponderEliminar
  16. Nuno Amado,
    Realmente há estereótipos em relação à mentalidade japonesa, mas já vivi com dois japoneses (em alturas diferentes) e conheci mais ou menos bem duas japonesas, e por isso é que escrevi esta situação que acontece com desconhecidos. Não são indelicados (nem pensar) mas nota-se que situações pouco controladas (a nivel de contacto humano) são algo que lhes causa extremo desconforto. Mas não quero generalizar. Claro que há excepções.
    Bem, o Vagabond, sou fanzissimo!!! A arte está espectacular. Aliás, um desses meus amigos japoneses disse-me que esse artista foi o primeiro a ter os seus trabalhos de MANGÁ (e não a sua arte em geral) expostos num museu no Japão. Não sei a que ponto isto é veridico, mas para mim a arte é muito boa. E o pacing também. E muitas outras coisas :D
    E por fim, fica aqui registado que há um fan de mangá que constantemente vem aqui comentar (pelo menos ultimamente). Eu!! :D Adoro Bd Japonesa e acho que a qualidade de muitos trabalhos deles são impares a nivel mundial.

    ResponderEliminar
  17. Luis Sanches
    Então conheces muito melhor que eu os nipónicos!
    :)
    Gosto muito de Vagabond, mas provavelmente só farei essa crítica quando vier de férias... pelo que entendi, esse Manga é baseado na vida do considerado o mais famosos Samurai do Japão. Já li estes dois livros tempos atrás, mas preciso de de os reler para fazer o post!
    Também gosto muito de Manga, e já li algumas obras que ombreiam perfeitamente com o melhor que se faz no Ocidente!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]