sábado, 28 de julho de 2012

Turma da Mônica Jovem #43 - Tesouro Verde


Esta é uma edição histórica da Turma da Mónica Jovem.
Um crossover entre as populares personagens de Maurício de Sousa Osamu Tezuka!
Tezuka, considerado o pai do Manga e criador dos incontornáveis "Astro Boy", "A Princesa e o Cavaleiro" e "Kimba, o Leão Branco" desenvolveu uma forte amizade com Maurício entre as décadas de "70/80". Tinham combinado fazer um crossover entre as suas personagens, mas tal nunca aconteceria durante a vida de Tezuka (faleceu entretanto...).
A família de Tezuka (detentora dos direitos) anuiu, e o projecto acabou por ir para a frente, dividido em duas partes nos números 43 e 44 (o 44 ainda não chegou a Portugal), embora pense que futuramente poderá ser compilado num livro único. Esta edição é histórica por várias razões, entre elas a novidade de pela primeira vez as personagens criadas por Tezuka serem produzidas fora do Japão, e por uma editora não japonesa! Por aí podem ver a amizade que unia estes dois grandes mestres da BD infantil!
A acção passa-se na floresta Amazónica e a popular "turminha" encontra-se com Astro Boy, Kimba e Safiri para além dos professores Tenma e Ochanomizu!
O livro tenta mostrar como a floresta pode ser sustentável, usufruindo os humanos dos seus recursos, mas sem a destruir. Mas as coisas não estão a correr bem... nem entre os protagonistas, nem com a floresta. Alguém está a querer sabotar aquele projecto ecológico, e os animais estão a revoltar-se. Ainda por cima Mónica incompatibilizou-se com Safiri, e agora estão as duas perdidas na floresta! As restantes personagens acabam sendo cercadas pelos animais chefiados por Kimba, o leão branco.
Temos de esperar pelo número 44 para saber o fim da estória...
Leitura agradável para a pequenada, mas não mais que isso. Algumas das premissas de Maurício para esta série não foram atingidas, como o tratamento de temas mais intrínsecos da adolescência. O teor das estórias está muito infantil, necessitava de mais "músculo" para atingir os adolescentes...

Boas leituras

9 comentários:

  1. Epá acho que este vou ter mesmo de encontrar. De uma forma ou de outra gosto bastante destes personagens.

    Não sei se era intenção do Mauricio tratar temas da adolescência com estas séries. Pelo menos não de uma forma mais pesada. Penso que a ideia foi mais expandir os personagens para uma idade mais avançada, mas mantendo todo o discurso para as crianças.

    Seja como fôr, e sabendo como a Bd hoje anda, é bom saber que a Turma da Monica continua a dar-se bem. Li na Wiki que esta revista vende 400 mil exemplares por mês. Não sabia que nos dias que correm ainda existiam resultados destes :)

    ResponderEliminar
  2. No mês em que a Liga da Justiça do Jim Lee após o reboot, vendeu mais de 200 mil exemplares por causa do seu primeiro número,no mesmo mês a revista da Turma da Mônica que mostrava o primeiro beijo da Mônica, vendeu 600 exemplares aqui no Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi dizer que a turma da Mônica é o gibi que mais vende no Brasil.

    Tem publico de todas as idades e nunca fica obsoleto.

    ResponderEliminar
  4. Ver personagens de dois grandes artistas assim não é pouca coisa. Muito legal!

    ResponderEliminar
  5. Luis Sanches
    Foi dito por ele algures que esta série iria tocar assuntos e problemas típicos dos adolescentes.
    Lê-se bem, mas é infantil na sua generalidade!

    Venerável Victor
    Só vendeu 600 exemplares??? LOL
    Acho que querias dizer 600.000...
    ;D

    João Roberto
    É o que vende mais no Brasil, e um dos que vende mais a nível planetário!
    Caso de sucesso!
    ;)

    Guy Santos
    Para além do prazer que é ver todas estas personagens juntas, também foi um bom golpe comercial!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Maurício é o sujeito mais F!dástico das hqs brasileiras. Conseguiu e reinventar e manter o sucesso de seus personagens!!

    ResponderEliminar
  7. Alex D'ates
    Maurício conseguiu construir um império com a Turma da Mónica!
    É necessário talento e imaginação para fazer BD de sucesso, mas para construir um império, é necessário um outro ingrediente: INTELIGÊNCIA!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Optimus
    Invulgar, e até agora é uma situação única no mundo inteiro!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]