sábado, 18 de agosto de 2012

Disney em Portugal


As revista da Disney que fizeram as delícias de muitas gerações foram subitamente interrompidas, e sem aviso, por volta de 2007. Pelo que se sabe a Edimpresa de Pinto Balsemão ainda detem os direitos de publicação em Portugal, invalidando a sua distribuição por qualquer outra editora. Digamos que é uma situação muito lamentável...
Fãs deste material quando contactam a Edimpresa nunca obtêm resposta sobre o assunto!

Fazendo um pouco de história, o material Disney começou a ser publicado em Portugal nos anos 30/40 pelo jornal portuense "O Primeiro de Janeiro". Houve importação de revistas do Brasil desde os anos 40!

Mas estas revistas começam a ser distribuidas a sério no nosso País por volta dos anos 50/60 quando a Editora Abril entra no nosso mercado com o "Pato Donald" em 1950 e o "Mickey" em 1952!
A massificação destas revistas continuou sempre a aumentar até aos anos 80, onde se assistiu a um mercado completamente inundado pela Disney! Este "boom" dos anos 80 deveu-se à criação em Portugal da Editora Morumbi, com sede em Lisboa e detida a 100% pela Editora Abril. O objectivo foi editar estas revistas em Portugal. Isto aconteceu em 1979! Passados uns anos a Edimpresa comprou os direitos deste material.

Isto até 2007... depois o que se viu foram edições de 2005 com nova encadernação a serem distribuidas como se fossem novas (para os incautos).
Neste momento nem isso aparece!

Algumas justificações que ouvi foram do género já gasto "Menos vendas e custos mais altos". Ora eu acho que aconteceu outra coisa! Foi também nesta altura (início da década de 2000) que aconteceu o "boom" das revistas de coscuvilhice de alta roda. Estas revistas
começaram a dar lucros monstros, e a Edimpresa por e simplesmente borrifou-se nesta franja ocupada pela Disney que dava muito menos Euros ao pobrezinho do Balsemão (detentor da Edimpresa). Assim foram cerceadas das bancas algumas das revistas que  iniciavam e iniciaram muitos portugueses na Banda Desenhada!
E o "senhor" Balemão não deu, nem vendeu, os direitos a ninguém.

Assim caíram no esquecimento estas revistas com uma ENORME história em Portugal.
A pergunta que se faz, é porque é que ele cancelou as revistas (não davam prejuízo de certeza), e se não estava interessado porque não lhe dava o lucro que ele queria, porque é que não deu nem vendeu os direitos?
É que os senhores da Edimpresa não respondem a ninguém. É certo que nunca lhes mandei um mail, ou telefonei, mas conheço mais do que uma pessoa que o fez, e nunca se obtem resposta. Será que o mercado é assim tão cego pelo lucro? Quando digo cego pelo lucro, estou a falar de revistas que não dão prejuízo, mas dão muitos menos Euros que a "Caras" ou a "TV Mais"... duas revistas de pura coscuvilhice!

Boas leituras

18 comentários:

  1. Ao menos que deixassem a Abril enviar para cá as sobras como dantes

    ResponderEliminar
  2. Acho que nada justifica esta atitude da Edimpresa, falar que a Disney não dá lucro é demais!

    ResponderEliminar
  3. A Disney não dava mesmo lucro. As vendas tinham caído para baixo das 5000 unidades, e uma fatia significativa dos custos são royalties do uso das marcas e direitos autoriais de reprodução das histórias. Foi a mesma razão porque a FHM foi cancelada, e ao contrário da Hiper Disney, a FHM vendia bem e, mais importante, tinha publicadade.

    Não consegues arranjar respostas porque não há um departamento editorial adstrito à publicação de revistas infanto-juvenis. Deixa-me tentar ver com uma pessoa do marketing como está a questão dos direitos, mas acho que já não os temos, mesmo.

    É que quem faz as revistas Cars e Princesas não somos nós, é a Goody. Portanto é possível que que sejam eles quem têm os direitos da Disney. Podes contactá-los aqui: http://www.assineagora.pt/editorial.ud121?editorial_id=15&from_zone=Menu+Global.

    Outro material, como os livros, as revistas de actividades ou as edições especiais, está espalhado pela Everest, pela Dom Quixote (Grupo Leya) e pela Wook (Porto Editora).

    ResponderEliminar
  4. Bem, a Caras e a TV Mais podem não dar prejuizo à sua editora, mas dão imenso prejuizo ao país. A coincidência entre esta crise e a proliferação de 'entretenimento' abaixo de mediocre, (revistas, tv, musica), dos ultimos 15 anos não é obra do acaso...

    Sem duvida que foi devido a estas revistas (Disney) que muita gente começou a ler BD. E não só. A Bd pode ser um passo para depois as crianças passarem a outros livros. As crianças podem adquirir os seus futuros hábitos de leitura começando numa Bd como estas. Por isso, que tal largarmos a preocupação com o dar lucro ou não? Estas revistas deviam ser disponibilizadas pelo governo nas escolas primárias como forma de incentivar as crianças à leitura. Os programas de desporto escolar para desenvolvimento fisico) também não dão lucro e não é por isso que desaparecem. Ah, mas esperem,.. a não ser que a ideia geral de quem nisto manda, é a de que sejamos fortes fisicamente mas assim meio vesgos intelectualmente.

    Fico-me por aqui. Isto há aqui potencial para uma grande conversa. Já deixei que a crise se introduzisse aqui no meu discurso e não era bem essa a intenção :S

    ResponderEliminar
  5. Irrita-me que eu era capaz de comprar a Picsou (Tio Patinhas francesa) no Brasil e não cá!

    Só consigo ler BDs Disney nas raras oportunidades em que vou à França ou à Bélgica.

    ResponderEliminar
  6. "Este "boom" dos anos 80 deveu-se à criação em Portugal da Editora Morumbi, com sede em Lisboa e detida a 100% pela Editora Abril. O objectivo foi editar estas revistas em Portugal. Isto aconteceu em 1979!"

    Eu comecei mesmo por volta dessa época mas uns anos mais tardes aonde essas revistas ate tinham na capa direito a bandeira Portuguesa mas ainda apanhei uma ou outra encadernado do Brasil.

    "Isto até 2007... depois o que se viu foram edições de 2005 com nova encadernação a serem distribuidas como se fossem novas (para os incautos)."

    Foi a mesma coisa que fizeram uma década antes com as revistas Marvel e Dc,por volta de 1996 só para não perderem o monopólio mas casos destes "tão estranhos" só mesmo no nosso pais.
    Obviamente elas fazem falta mas como sempre o "lucro" falou mais alto.

    ResponderEliminar
  7. Eu comecei a ler quadrinhos nas BDs do Tio Patinhas que minha madrinha comprava, lia e juntava para me dar. Eu realmente não tenho ido em bancas de jornal no último ano e não estou a par se a Disney é publicada aqui no Brasil... uma pena também, caso não. Vou buscar saber hoje.

    ResponderEliminar
  8. Hugo Silva
    Nem mais!
    ;)

    Guy Santos
    A 100% contigo!
    :)

    Paulo Costa
    É tudo uma questão de apresentação do produto! Não podem apresentar estes títulos da Disney agora, como o faziam nos anos 80. Há que saber estar actualizado na parte de marketing e publicidade!
    Eu sabia que os direitos estavam quase, ou já teriam cessado por volta de 2010.
    Vou tentar investigar onde páram!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Luis Sanches
    Estes revistas tem muita história em Portugal. Como dizes, e bem, foi com elas que muitos jovens criaram gosto pela BD.
    Acho um crime aquilo que a Edimpresa fez, isto sem me querer alargar mais sobre o assunto...
    :(

    Hunter
    A mim o que me irrita é a minha filha querer ler Disney, e não haver! É aberrante!
    :|

    Optimus
    Foi também nos anos 80 que eu e os meus irmãos tivemos em alto contacto com estas revistas! Todos os dias apareciam novas revistas em casa!
    :)

    Venerável Victor
    Penso que no Brasil estão a ser publicadas normalmente!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente não me choca aquilo que foi a decisão da Edimpresa.

    Aliás fico chocado quando leio o Luis Sanches dizer "Por isso, que tal largarmos a preocupação com o dar lucro ou não? " relativamente à actividade de uma empresa.

    Uma empresa tem de dar lucro. Caso contrário fecha portas. Desenvolver actividades não lucrativas é algo da esfera do Estado e das organizações de carácter social.

    Se alguém se virasse para o Luís e lhe dissesse para ir trabalhar de graça de certeza que a sua resposta não ia ser positiva.

    Se fosse um negócio lucrativo de certeza que uma entidade terceira teria proposta à Edimpresa a compra dos direito autorais e avançado com a continuidade do negócio.

    Relativamente à hipótese de colocar estes livros como leitura obrigatória nas escolas, acho igualmente polémico. Porquê o tio Patinhas e não o Tintin ou o Astérix, claramente personagens com leitura acessível aos mesmos estratos etários e com uma entidade muito mais "europeia"?

    Enfim, sinceramente revoltam-me as situações de tentativa de massificação dos gostos dos consumidores (leia-se MTV e fenómenos culturais similares) mas acho igualmente idiota a crítica cega às "empresas e corporações" como forças ocultas do mal.

    Bottom line, é o mercado consumidor que viabiliza (ou não) qualquer produto cultural. Vivendo nós em Portugal iremos viver no suspiro constante relativamente ao que outros mercados têm. Culpem a maldita geografia que nos atirou para um rectângulo na ponta da Europa com poucos recursos e maus governantes...

    PS - desculpem o discurso "politicóide" que pouco ou nada tem a ver com este fórum. A verdade é que como quase todos vocês vivo neste constrangimento de oferta de BD do nosso mercado e hoje 95% das minhas compras são feitas em encomenda ao estrangeiro. Via lojas nacionais da especialidade...

    ResponderEliminar
  11. Alexandre Gil
    Eu não sou adepto do "dá prejuízo mas temos de continuar".
    Mas também sei que muitas coisas são interrompidas e canceladas porque dão "pouco lucro".
    E aí que eu bato, mais, se uma coisa que dava lucro começa a baixar no gráfico, quem a gere essa situação deveria verificar o porquê e se calhar actualizar-se!
    (Eu sei eu sei... uma empresa actualizar-se custa dinheiro...)
    :P

    ResponderEliminar
  12. Alexandre Gil

    'Aliás fico chocado quando leio o Luis Sanches dizer "Por isso, que tal largarmos a preocupação com o dar lucro ou não? " relativamente à actividade de uma empresa.'
    Esta discrepância de opiniões é obviamente um equivoco :) Se ler com atenção o meu texto vê que não fiz qualquer critica à empresa mencionada. O que disse foi que a partir do momento em que se considerar a Bd como um instrumento importante para se educar as crianças, a sociedade em geral deve colocar fora da questão a necessidade do lucro (assim como acontece com os pacotinhos de leite que se distribuem nas primárias). Mas não disse que as empresas deviam passar a fazer caridade. O que quis dizer foi que devia ser o Estado a promover o seu consumo nas escolas. As bibliotecas não dão lucro e não é por isso que as fechamos. Porquê? Porque são bens de interesse público. Felizmente o lucro em certas coisas não é o mais importante.

    Já agora, uma outra ideia incorrecta que parece ter ficado do meu comentário anterior; não defendi nenhuma leitura obrigatória de Bd nas escolas. Defendi que estivessem disponiveis na escola para as crianças terem fácil acesso (mais uma vez, assim como o leite. quem quer toma, quem não quer, vai jogar ao berlinde :)
    O serem estas revistas da Disney ou as do Astérix ou do Tintim, na minha opinião seriam indiferentes. Para uma criança até aos 10 anos realmente não há diferença nenhuma entre Patapólis ou a floresta da aldeia do Astérix. Eles estão a ver é quantos capacetes de romanos o Obélix vai levar para casa. As identidades culturais somos nós os adultos que as analisamos.

    'mas acho igualmente idiota a crítica cega às "empresas e corporações" como forças ocultas do mal.'
    Não critico as empresas por quererem ter lucro. Mas também não podemos ignorar que é o lucro que as move. São o que são. Constatar que têm objectivo de lucro não é uma critica, é uma caractristica que lhes reconheço.

    Por fim, para terminar numa nota de concordância, também acho que são os politicos que nos puseram assim. A geografia não tem culpa e felizmente se há coisa que não nos faltam são recursos. Agora os politicos,...enfim. (Mas também há quem diga que os politicos de um país são um reflexo do seu povo :S)

    PS-Peço desculpa ao Nuno Amado e aos outros leitores por me alongar tanto :S

    ResponderEliminar
  13. Luis Sanches
    Não tens de pedir desculpa. Os comentários são um local de discussão, como tal podem dizer o que vos apetecer, desde que não haja insultos grosseiros!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Adorava algumas publicações Disney, guardo em minha memória algumas histórias até hoje!

    ResponderEliminar
  15. Alex D'ates
    Pois, agora para nós portugueses só memórias, porque de resto não há mais nada!
    :(

    ResponderEliminar
  16. @Alex e @Nuno Amado....entao nao ha? Ha milhares de scans de Revistas Disney espalhados por esses blogs, net! :)

    Se alguem precisar de ajuda pode entrar em contacto comigo (gramps.gramps@gmail.com) ou visitar o blog Tralhas Varias...

    Boas memorias Disney! e um gd abco para o Nuno Amado pela manutencao deste blog cheio de novidades de BD! :)

    Abcos,
    Gizmo

    ResponderEliminar
  17. Gizmo
    De qualquer modo vai haver Disney em papel brevemente.
    Já está decidido!
    Só ainda não se sabe quais as histórias e personagens, e quando se inicia a publicação. Mas sabe-se que serão duas publicações, uma mensal e outra semanal!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. E a ironia do Balsemão é tanta que a Zon até tem um canal cabo Sic Caras.Mas ate hoje não largou o filao da Disney agora via tv filmes e desenhos animados.Com o Utimate Spider-Man no espaço Sic kids.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]