segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Duplas Famosas: Valerian e Laureline


É uma grande dupla da BD.
Protagonizaram momentos de excelência nesta arte durante os 21 livros desta série de culto europeia. Desta série saíram muitas ideias para filmes como o 5º Elemento, Avatar, e Guerra das Estrelas. A originalidade desta série, tanto na sua concepção gráfica, como no argumento valeu-lhe estas cópias todas, algumas delas descaradas.

Laureline e Valerian são colegas de profissão: agentes espacio-temporais!
Mas nem sempre foi assim... conheceram-se num livro "fora de colecção", Les Mauvais Rêves (infelizmente nunca editado em álbum em Portugal), e a originalidade começa aqui! Laureline é oriunda da Idade Média (Sec.XI) e conhece Valerian agente espacio-temporal do sec. XXVIII. Acaba por acompanhar Valerian ao futuro, sendo treinada como agente, e passa a ser a parceira de Valerian.

No início o herói é Valerian. Ele investiga, ele resolve, ele salva o dia. Laureline não passa de uma mera personagem secundária. Mas o perfil de Valerian, muito certinho e obediente às ordens recebidas vai fazer com que a sua parceira equilibre os pratos da balança em proeminência conforme os livros vão sendo publicados! Ela é inteligente, corajosa, rebelde e com um coração enorme. Mas nem por isso deixa de usar a sua beleza quando pretende algo de alguém... Digamos que a série acaba com um Valerian quase em papel secundário, Laureline passou a ser a figura principal da série até ao seu final.
Na minha opinião, o ponto de viragem nos protagonismos dá-se no livro "O Embaixador das Sombras" que é quase uma aventura a solo de Laureline, visto que Valerian tinha sido raptado... O sucesso foi enorme e a partir daqui os leitores quiseram mais Laureline!

Esta série tem dois autores Pierre Christin (argumento) e Jean-Claude Mézières (desenho). O sucesso da série deve-se aos dois, mas eu tenho um carinho especial por Mézières, porque os seus desenhos e concepções de ambientes/seres alienígenas, ocuparam o meu imaginário enquanto adolescente quase a 100%. Era fantástico naquela altura! Ninguém criava do nada aqueles seres, aquelas sociedades... só Mézières!

A primeira aventura foi mesmo Les Mauvais Rêves, publicada na revista Pilote em 1967 (já disse que era a única que ainda não tinha sido publicada em livro por aqui?) e a última foi em 2010, O Abretempo.

A imagem que está mais ao fundo é uma comparação entre as criações gráficas de Jean-Claude Mézières que George Lucas "usou" em vários episódios da Guerra das Estrelas... O génio é aquele que consegue criar algo do nada, não aquele que "veste" as criações de outro e as apresenta a um público maior!
















































Boas leituras

15 comentários:

  1. Oh, George Lucas, you make me lol.

    Não deixa de ser uma coisa recorrente nos EUA: "inspirarem-se" em algo popular de origem francesa, por acharem que os americanos não vão ligar a coisas feitas pelos "frogs". Veja-se "Três Homens e Um Bebé" e "Taxi de Nova York", por exemplo. Ou o músico Diplo.

    ResponderEliminar

  2. Grande série. Creio que terei tomado contacto com ela no... Jornal da BD? A história seria A Cidade das Águas Movediças. Sem dúvida muito bem ilustrada, mas também bastante bem escrita. Personagens, ambiente, acção. Não sei a quem se deve exactamente o quê, mas como dupla, Christin e Mézières funcionam muito bem.

    Muito Valerian na altura, ainda. Confesso que lhe perdi bastante o rasto, com o passar dos anos. Voltei a reencontrar no Público, creio que numa coleção do ano passado.

    Mais um que vai para a lista dos que saem (ou já saíram) em volumes Intégrale que hei-de comprar :D E já faltou mais para isso acontecer! ;)

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  3. Paulo Costa
    A razão daquela imagem que eu postei hoje na página do LBD no Facebook, foi a reacção do Mézières ao telefonema do George Lucas... faltavam poucos dias para a estreia da Guerra das Estrelas e o Lucas falou com o francês a dizer que se tinha inspirado nalgumas coisas dele, e para o Mézières depois de ver o filme lhe dizer se esses "pormenores" tinham ficado bem...

    No 5º Elemento, penso que Mézières foi mesmo convidado a fazer a arte conceptual.

    Para o Avatar não lhe ligaram nenhuma...
    LOL
    :)

    Francisco Quintana
    Esta é daquelas séries que quem gosta de BD devia ler. Excelente narrativa gráfica, bastante profundidade nos argumentos (para quem quiser mergulhar nas "sociedades" apresentadas) e uma imaginação brutal.
    Valerian e Laureline é isto tudo!
    Aconselho a quem puder a ler os livros de seguida. As aventuras são quase sempre fechadas, mas existe um fio condutor ao longo de toda a série.
    Se vais comprar em francês, verifica de o Les Mauvais Rêves está incluido no primeiro Integral, senão... compra-o à parte!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. "Les Mauvaises Rêves" está mesmo no primeiro integral francês, bem como a versão completa de A Cidade das Águas Movediças (as versões em álbum - mesmo em França - são abreviadas). Vale a pena!

    ResponderEliminar
  5. Para acrescentar ao comentário do Hunter...
    Existem também dois volumes omnibus do Valérian editados pela Dargaud que reúnem os primeiros albuns da série.

    Blaise


    ResponderEliminar
  6. Hunter
    Ainda não perdi a esperança de ser editado em português!
    :)

    Blaise
    Obrigado pelo info!
    ;)

    Guy Santos
    Nem sabes como!
    :P

    ResponderEliminar
  7. Muito bom conhecer o material que foi tão copiado e reciclado pela cultura pop americana. Lindo o trabalho. Quero ler algo, nem que seja digital, Nuno.

    ResponderEliminar
  8. Venerável Victor
    Mézières é um visionário genial, e esse tipo de características são muito raras. As suas concepções foram usadas em inúmeros filmes, com outras roupagens, inclusivamente nos filmes mais famosos como eu refiro. Acho que a única que não foi abusiva foi mesmo no 5º Elemento (Mila Jojovich e Bruce Willis) em que ele foi contratado para fazer alguns cenários.
    Valérian não dá para ler algo, Valerian tem de ser começado e acabado, só aí tens a ideia da imaginação e excelente narrativa gráfica que preside à série. Os livros em português sairam quase todos pela Meribérica (que já não existe). Se tiveres interessado manda-me uma mensagem e eu tento encontrar nos leilões portugueses e envio-te.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Uma das melhores duplas da BD! E a Laureline é uma verdaeira heroína, com personalidade e carácter, não apenas para encher o olho como muitas outras que há por aí.

    ResponderEliminar
  10. Victor,

    Digital tem disponível no Izneo:
    http://www.izneo.com/cinebook-valerian-laureline-english-version-S2004154

    (Ainda só dois volumes em inglês, mas a série toda em francês...)

    ResponderEliminar
  11. Filipe Azeredo
    Concordo contigo na totalidade! Aliás é umprazer ver como uma personagem quase secundária no início se desenvolve até ser subir ao plano principal!
    ;)

    Hunter
    Muito obrigado pela informação!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Só li o volume editado pela Asa em hc e não gostei,e vi um episódio da serie de tv no Panda Biggs que também não me disse grande coisa.
    Não sabia era do copy paste do Tio Lucas. :[

    ResponderEliminar
  13. George se inspirou num monte de coisas, inclusive questões japonesas.

    O mérito de Valerian, pra quem conhece minimamente os quadrinhos/BD Europeus é enorme.

    ResponderEliminar
  14. Optimus
    Não podes começar pelo fim!!!
    Valerian tem de ser lido pelo princípio...
    :P

    Alex D'ates
    O autor de Valerian tem a imaginação dele espalhada por muitos filmes e livros...
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]