terça-feira, 14 de agosto de 2012

Entrevista: Mike Deodato


Mike Deodato nasceu no Brasil em 1963 com o nome Deodato Taumaturgo Borges Filho.
O desenho está-lhe nos genes, o seu pai já era desenhador e argumentista e inspirou-lhe a carreira. Apesar de em 1993 já estar a trabalhar para o mercado dos Comics, o grande salto na carreira veio com a sua participação no título Wonder Woman (Mulher Maravilha). A partir daí não mais parou em trabalhos para as duas grandes editoras norte-americanas (Marvel e DC Comics) e alguns outros para editoras como a Image e a Dark Horse. Os títulos Batman, Batgirl, Detective Comics, Wonder Woman, Wolverine, Hulk, Avengers, New Avengers, Captain America, Punisher, Thunderbolts, X-Men, Vampirella, WildC.A.T.S, Lady Death entre outros, passaram pelas excelentes "mãos" deste artista.
Fiquem com a entrevista!

Entrevista a Mike Deodato
A tua carreira já contém bastantes sucessos, e promete muitos mais. O que é que te fez escolher a carreira de ilustrador, e como nasceu a tua paixão pela Banda Desenhada?

Influência de meu pai, um grande desenhista e jornalista.A paixão dele pelos quadrinhos passou pra mim.


Quais foram as tuas grandes influências, ou referências, que inicialmente influenciaram o teu trabalho, se é que tens algumas?

Além de meu pai, minha as maiores influências foram Neal Adams, Dick Giordano, Berni Wrightson, Steranko e Will Eisner.

Como autor, quais são as tuas metas para o futuro?

Continuar progredindo, pesquisando e estudando a arte dos quadrinhos. Essa busca pela perfeição é o que me move.

Como tu crias a tua arte? 100% digital, ou continuas activo nos métodos tradicionais?

Hoje em dia faço os interiores das revistas digitalmente, e as capas no papel.

De todos os trabalhos que fizeste, qual foi aquele que te deu mais prazer pelo resultado final?

Tha Cartoon Art of Mike Deodato é o meu trabalho mais pessoal e mais gratificante. Foi lançado pelo Kickstarter (http://www.kickstarter.com/projects/mikedeodato/the-cartoon-art-of-mike-deodato-jr-volume-1-0 ) e a recepção tem sido muito boa até agora.

Qual o roteirista com o qual gostaste mais de trabalhar?

Bendis é o escritor que me dou melhor.

Se tiveres de dar um conselho a um jovem talento, o que lhe dirias?

Se você gosta do que faz, vá em frente!

Qual é a tua opinião sobre a produção de HQ brasileira, e como achas que pode ser potenciada?

Acho que a produção de HQ no Brasil vive um momento muito bom, com muitos talentos e lançamentos. Eu não mexeria num time que está ganhando.: )


Conheces alguma coisa sobre HQ Portuguesa, ou autores portugueses?

Tenho vergonha de dizer que quase nada. Gostaria de conhecer, tenho certeza que deve ser farta em talentos.

Escritor de comics favorito?

Warren Ellis.

Desenhador preferido?

Frank Frazetta.

Podes falar um pouco dos teus novos projectos?

Ainda em New Avengers com Bendis. Meu próximo projeto será Avengers, com Jonathan Hickman. Nunca trabalhei com ele antes e estou bem animado porque sei que é um escritor extraordinário.

E agora perguntas tontas… prato de comida preferido?

Rubacão: Arroz, feijão macassa, queijo de coalho e carne-de-charque, tudo misturado.

Como é para ti um dia perfeito?

Desenhando, desenhando, desenhando. : )

Se o mundo acabasse amanhã para ti, como gostarias de ser lembrado?

O desenhista mais lindo charmoso e viril de todos os tempos! : )

Obrigado Mike Deodato, pela simpatia e tempo dispendido!
:)




De notar que o The Marvel Art of Mike Deodato, foi "apenas" o terceiro livro nesta linha "The Marvel Art", depois de Joe Quesada e Marko Djurdjevic, o que demonstra o apreço da Marvel por este artista brasileiro!
Espero que tenham gostado da entrevista!
:)

Boas leituras

20 comentários:

  1. Muito bom. Grande Deodato. Acho que só falta uma iniciativa das editoras brazucas de publicarem uns encadernados com os trabalhos de nossos compatriotas.
    Att
    Reginaldo Tenório

    ResponderEliminar
  2. Reginaldo Tenório
    Acho que as editoras brasileiras deveriam mimar os autores brasileiros, fazendo compilações traduzidas das suas obras! Tenho a certeza que teriam bastante público comprador!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Tinhas que pagar pelo tamanho das respostas? Isto foi assim muito mono frásico

    Gosto muito do trabalho do Deodato, e o livro que ele vai lançar parece interessante

    ResponderEliminar
  4. Hugo Silva
    Qual?
    O livro com o Hickman?
    :)

    ResponderEliminar
  5. Deodato é um desenhista e tanto, para mim o melhor da atualidade.

    ResponderEliminar
  6. João Roberto
    Para mim é um dos melhores, e sobretudo gosto muito do estilo do desenho dele. Faz personagens fortes, e não lingrinhas, como muitos fazem agora os super-heróis!
    Mas para mim não é o melhor da actualidade!
    (Essa foi a tua costela brasileira a falar!)
    :D

    ResponderEliminar
  7. Muy buena entrevista, no sabía que Deodato trabajaba tanto con técnicas digitales. Todas las preguntas han estado muy bien y lo de la comida me hizo reír.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Arion
    Ainda bem que gostaste!
    Haverá mais entrevistas aqui no Leituras de BD!
    ;D

    ResponderEliminar
  10. Cara muito bacana. Conseguiu sair de uma arte anos 90 pra algo mais contemporâneo com muita facilidade.

    E foi um dos caboclos que abriu as portas pros desenhistas nacionais!

    ResponderEliminar
  11. Hugo, isto é um problema das entrevistas por e-mail. Como o entrevistado tem que fazer o trabalho todo, às vezes não lhe apetece perder muito tempo com as respostas.

    ResponderEliminar
  12. Nuno
    Gostei da entrevista e da oportunidade de conhecer este "desenhista" brasileiro. Neste particular, eu e ele, estamos em igualdade de desconhecimento - ele não conhece o trabalho dos desenhadores portugueses; eu, infelizmente, também só conheço o trabalho de alguns autores brasileiros.
    Sobre o traço do Deodato só digo: excelente. Esse traço está tal como o apelido dele, que significa "dado por Deus".

    ResponderEliminar
  13. Mike Deodato é um grande artista, sua arte salta aos olhos, tenho orgulho de dizer que ele é paraibano!

    ResponderEliminar
  14. Alex D'ates
    Tens razão! Deodato criou uma abertura para os outros desenhadores brasileiros,e soube adaptar-se ao tempo, sem ficar datado!
    ;)

    Paulo Costa
    O problema é uma pessoa ter de mandar as perguntas e ficar à espera das respostas... não dá para fazer perguntas de acordo com as respostas...
    :(

    Santos Costa
    Mesmo assim, acho que os portugueses têm mais a noção do valor dos desenhadores brasileiros que o contrário. Isto deve-se à maior entrada de BD brasileira no nosso mercado do que o contrário!
    Deodato pontifica nos comics! Gosto muito da arte dele!
    ;)

    Guy Santos
    Acho que os brasileiros se DEVEM orgulhar mesmo de terem um artista destes!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Ná ná Paulo Costa, isso é mentira, e aliás já tive entrevista com o Deodato e não me respondeu assim. E tenho uma aqui para o Nuno do DeMatteis e garanto que é cada testamento :P

    Tem sempre a ver com o tipo de pergunta e/ou vontade do entrevistado. Já falei do meu caso com o Larsen que me respondeu assim e ainda com menos palavras e mandei-o dar uma volta.

    Em pessoa podem sempre fingir desculpas quando vão ao WC e deixarem-nos pendurados né Paulo Costa :D ficámos agarrados lol

    ResponderEliminar
  16. Essa do Pacheco nem foi a pior que já me aconteceu. Tive que entrevistar um piloto do WTCC por e-mail e foi o relações públicas da BMW que redigiu as respostas.

    ResponderEliminar
  17. Mike Deodato é maravilhoso, eu acompanho QUALQUER revista, mesmo a que não gosto, com personagens que despreze se ele estiver a frente na arte!!!

    ResponderEliminar
  18. Como artista é dos melhores,quanto a entrevista também gostei apesar de ser curta.

    ResponderEliminar
  19. Venerável Victor
    Também gosto muito do trabalho do Deodato!
    E foi um artista que se soube actualizar com as novas tendências, nunca deixando a sua arte ficar datada!
    :)

    Optimus
    Obrigado, em relação àentrevista!
    Quanto à arte de Deodato... tá tudo dito!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]