sábado, 11 de agosto de 2012

Batwoman Vol.1: Hydrology


Este foi o meu primeiro livro “New 52”, de resto só tinha lido alguns comics online. Como “reboot” é um falhanço completo! Apesar de ostentar um “1” na capa e lombada, é tudo menos um recomeço. Posso dizê-lo com propriedade: este título não foi sujeito a “reboot”! Posso entender este livro como uma sequela a “Batwoman: Elegy”, e apenas isso.
Este livro tem J.H. Williams III na arte e nos textos, embora aqui conte com a colaboração de Haden Blackman, mas… sente-se bastante a falta de Greg Rucka! O argumento não chega ao brilho do livro anterior, infelizmente! Não que J.H. Williams III tenha feito um mau trabalho nos textos, mas quem leu “Batwoman: Elegy” vai perceber a diferença.
É minha opinião que J.H. Williams III está a compor o cenário para um “plot” futuro mais firme, pelo menos tenho fé nisso. Existem vários indicadores no livro que me levam a pensar exactamente isso, e a presença de Batman irá ajudar com certeza! De resto as pequenas falhas de argumento são facilmente perdoadas neste livro…

E é assim que começa o livro. Com Batman a fazer trabalho de detective para descobrir a identidade da Batwoman, chegando à conclusão com margem mínima de erro que será Kate Kane (mas isso já nós leitores sabíamos). Batman espia Batwoman para perceber se esta será uma boa contratação para o grupo Batman Inc. analisando a sua capacidade de combate em situações de inferioridade. E Kate acaba por merecer um encontro provocado pelo próprio Batman, com o respectivo convite para as fileiras de Batman, depois de dar uma coça na seita “Religion of Crime”.

Como é sabido dos livros anteriores (ver Batwoman: Elegy e 52), o ambiente onde se move a Batwoman está muito ligado ao oculto, ao submundo sobrenatural e forças místicas. Este livro não escapa disso, e Kate está a mãos com um mito urbano: La Llorona!
É um bom ponto de partida para uma estória deste género, uma bela mulher que afoga os seus filhos para estar com o homem que ama. Quando é rejeitada por este suicida-se mas é-lhe negada a entrada no reino Celeste, e Maria é condenada a vaguear pela Terra, chorando os seus filhos, e afogando no processo filhos de outros…

Batwoman investiga o desaparecimento e afogamento destas crianças, ao mesmo tempo que a namorada: a detective Sawyer.
Este é o primeiro “sub-plot”. Outro dos alvos de investigação desta detective é precisamente saber quem é a versão feminina de Batman, ordens do Comissário Gordon!

Mas existe mais gente interessada nesta vigilante, e não olham a meios para o conseguir: um grupo de “black ops” chamado Department of Extranormal Operations (D.E.O.). Este grupo já tinha perseguido Batman pelas mesmas razões… mas desistiram!

Depois temos a vida pessoal de Kate Kane como “socialite”, graves problemas com o pai (ver Batwoman: Elegy), e por fim afasta a prima de sidekick por conselho de Batman!
Não é fácil a vida de Kate Kane!
O argumento não está mal e tem condições para subir, o problema está no excelente livro de abertura desta heroína a solo! Não sei qual a razão que levou Greg Rucka a sair do projecto, mas paciência… de qualquer modo é visível que J.H. Williams III ama esta SUA personagem.

Guardei para o fim aquilo que não tem palavras. Aquilo que faz um leitor amar esta personagem, e não, não é por ela ser lésbica assumida (“proud lesbian”), é a arte de J.H. Williams III!
Amazing!
Podem mandar-me para a fogueira por dizer isto, mas este artista criou um estilo visual único! Talvez a evolução dos comics de super-heróis passe por esta renovação do “storytelling”. As suas páginas são únicas, dividindo-se em páginas duplas completamente loucas de concepção e acção. A cabeleira ruiva de Kate Kane marca o ritmo visual de toda a acção, seja como Batwoman, ou como Kate Kane, está sempre presente.
J.H. Williams III usa dois registos visuais bem diferentes, um para a Batwoman, outro para Kate Kane. O primeiro é de prender o fôlego, o segundo mais contido e mais claro para podermos respirar antes de novos painéis de delírio visual. Kate Kane neste registo apresenta-se muito branca, fazendo realçar o seu cabelo absolutamente vermelho, com lábios a condizer e os olhos sombreados de cinza escura… não há como evitar não amar esta personagem.
Só por isto este livro é aposta ganha, e a estória só vai melhorar para o futuro. Como se costuma dizer, os dados foram lançados no fim do livro, e a partir daqui penso que a velocidade e interesse do “plot” vai subir!
O Leituras de BD aconselha este livro, mas também aconselha a compra inicial de Batwoman: Elegy!



Boas leituras.

Hardcover
Criado por: J.H. Williams III e Haden Blackman
Editado em Junho de 2012 pela DC Comics
Nota: 9,5 em 10

29 comentários:

  1. Boas noites. Comprei o Elegy. É bom. Bastante bom até. Este Batwoman é... bonito. Apenas bonito. E superiormente ilustrado (quando o J. H. Williams o ilustra, atenção, pois quando isso não acontece... vade retro!!). Mas não mais que isso. Fosse um outro artista mais mediano, e o livro nunca se teria aguentado tanto tempo. E sinceramente, custa-me a dar dinheiro (e bom €€, seja em comics mensais seja em trade - soft ou hard) na esperança que melhore no futuro.
    Seja porque o argumento é muito mediano ou, quando não ilustrado pelo Williams, atingir patamares medíocres, é livro que deixei de seguir.
    E cansa estas séries que começam com um artista fenomenos e, passados alguns números, surgem fill-ins (e não são poucos, no caso desta série) por fulano ou sicrano. Cada vez menos paciência para truques desses...

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  2. Perdão, fenomenos... é favor ler fenomenal :)

    ResponderEliminar
  3. Francisco Quintana
    Não há série nenhuma mensal, que não tenha a "bengala" ali e acolá de um outro artista, seria impossível a J.H. Williams fazer tudo. Neste caso a "bengala" é Amy Reeder que efectivamente não é J.H. Williams, nem tem a qualidade artística deste.
    Mas isso não invalida que o livro na sua maior parte não tenha qualidade visual fora do normal nos comics norte-americanos, ou então foi feito para o meu gosto pessoal! (lol)
    E sim, o argumento é mediano. Falta ali um némesis forte para polarizar o plot. Mas desculparás, a arte do J.H. Williams faz perdoar tudo (para mim)!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Natural você ver que Batwoman não foi rebootada, nada que vendia muito ou tinha qualidade indiscutível foi.Na verdade, a DC só queria ter lançado o volume anterior da personagem, que você adora , Nuno, depois do reboot, mas por alguma razão aceitou, que ela estreasse antes...

    ResponderEliminar
  5. Nada a desculpar. Trata-se de opiniões e arte e, felizmente, esta ainda afecta cada indivíduo de maneira diferente :)
    Mas confesso ter cada vez menos paciência para apreciar livros apenas pela arte. Para isso prefiro gastar o meu €€€ em algo como os Intron Depot :D

    ResponderEliminar
  6. Estes new 52 não me puxam nada, tirando talvez o the court of the owls. No meu caso pessoal ao nível de comics estou concentrado nos novos rocketeers da IDW ( uns melhores que outros) e como já referi noutro post nos before watchmen ( aconselho esperar pelos tpb é mais barato) De resto ao nível de comics chega.

    Tou a ficar um pouco cansado de americanices, quero é FB até porque estão a sair coisas muito boas e se calhar mais uns manga ...lol..

    Blaise

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Bladder
    Áhhh, esqueci de dizer!
    Tens toda a razão! Estão a sair em Portugal bons livros de FB, e se souberes francês... bem, tens um mundo de excelente BD à tua disposição!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. http://en.wikipedia.org/wiki/Intron_Depot_1

    Para quem aprecie o trabalho do Masamune Shirow, é MUITO interessante. Existem, que eu saiba, 4 volumes, dos quais eu tenho 3. Inda anda à caça do número 3... É coisa para 30 libras na Amazon. Confesso que ainda dói um pouco dar tanto dinheiro por um livro que nem HC é...

    ResponderEliminar
  10. P.S. FB?!?!? Assumo que não seja FaceBook...

    ResponderEliminar
  11. Francisco Quintana
    Do Masamune tenho os 3 volumes do Ghost in the Shell, o meu primeiro Manga!
    :)
    Bem, mas 30 libras por um livro de capa mole, é bocado puxadinho...
    :D
    FB = Franco-Belga
    :P

    ResponderEliminar
  12. E bilingue! Mas de muito boa qualidade, no geral.
    Obrigado, não tinha apanhado de todo o significado. Em relação a bd FB, ando cada vez mais a pensar em tirar a ferrugem ao francês. As edições integrais de vários personagens que têm vindo a sair são extremamente atrativas!! E o prazer de reler Bernard Prince, Cubitus, etc... é quase como voltar atrásno tempo!!

    ResponderEliminar
  13. Francisco Quintana
    Eu não tiro ferrugem ao francês porque não tenho... não sei francês com muita pena minha. Talvez quando me reformar vá aprender a falar a língua "maricas"...
    :D

    ResponderEliminar
  14. JH Williams III es un artista extraordinario. Y ahora que va a ilustrar la nueva miniserie de Sandman mi entusiasmo es mayor.

    ResponderEliminar
  15. Arion
    Comecei a reparar neste neste autor em Promethea, e aí vi que um grande artista estava em pleno desenvolvimento!
    Sou fã de Sandman, quero ver o que ele irá fazer nessa série de Gayman.
    ;)

    ResponderEliminar
  16. O reboot foi uma oportunidade da DC fazer um trabalho diferenciado, ousado, mas que infelizmente salvo alguns títulos não melhorou muita coisa.

    ResponderEliminar
  17. Gostei da ideia do reboot, mas não posso dizer se isso foi bom, pois não li muito, mas algumas coisas que li gostei bastante, para citar: "Monstro do Pântano", "Eu, O Vampiro", "Homen Animal" e "Ressurreição".

    ResponderEliminar
  18. Há coisas como Batwoman que o público não pega de maneira nenhuma, seja qual for a qualidade.

    Mas existe material onde eu gostava de fazer uma experiência, e o Bat-Universo é bom para isso: cancelar todas as revistas e lançar um único título de 100 páginas com uma única história desenhada por vários artistas, contada de um modo mais parecido com uma série policial clássica.

    ResponderEliminar
  19. João Roberto
    Penso que na generalidade aparecerem algumas coisas boas, ou melhores do que aquelas existentes no passado.
    ;)

    Guy Santos
    Ainda não li nada do "I, Vampire".Tenho de experimentar esse título!
    :)

    Paulo Costa
    Mas Batwoman pegou bem na sua genese. Tanto em "52", como em Elegy". Agora não como está a correr a on-going...

    Essa era uma ideia! LOL
    Mas não sei se era viável da maneira como eles estão a fazer as coisas...
    :\

    ResponderEliminar
  20. Muito boa essa série da Batwoman. Minha contraparte da Terra 2, o Ben Hazrael do www.cabaredasideias.com , escreveu diversos posts sobre as melhores séries (em sua opinião) da DC New 52. E Batwoman é uma dessas que vale a pena acompanhar mensalmente!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. Diego
    Eu lembro-me do Cabaré das Ideias ter falado exaustivamente dos lançamentos "New 52", mas já não me lembro particularmente do que ele disse da Batwoman. Lembro-me apenas que disse bem!
    Na minha opinião é um bom livro. A estória precisa de melhorar, está a faltar ali qualquer coisa... mas espero que eles achem o que falta!
    :D

    ResponderEliminar
  22. Não fui eu quem comentou mas sim "Blaise".

    Eu e o FB? epah, assim de vez em quando mesmo, au passant... ainda tenho muito comic a redescobrir.

    abraço,
    Bladder

    ResponderEliminar
  23. Bladder
    LOLz
    Sorry. Acho que a confusão veio de uma resposta a um post anterior e por simpatia coloquei o teu nome... e esta coisa não me deixa editar... vou apagar e refazer!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Venerável Victor
    Na realidade Elegy deveria ser o nº1. Mas ainda bem que saiu antes, pois assim veio num maravilhoso OHC, enquanto que este último livro foi publicado em formato HC normal..
    ;)

    Francisco Quintana
    Intron Depot???
    Que é isso?
    :|

    Blaise
    Estes New 52 têm alguns títulos a bombar bem. Dou-te o exemplo de Animal Man, Swamp Thing, Stormwatch, Aquaman e Demon Knights. Pelo menos o que tenho lido em revistas destes títulos tem-me agradado!
    ;)

    ResponderEliminar
  25. Francisco Quintana

    Epá já meti na cabeça que tenho de aprender francês só por causa de BD. Adoro BD FB (lol) mas demoro muito tempo a ler o raio do diálogo. Ainda fiquei mais adepto desta ideia quando me apercebi que as séries traduzidas para português ou inglês, são na generalidade recorrentes de influências americanas ou de mangá. Não são o tipo de histórias que me fizeram, e fazem, achar a BD Europeia especial e diferente.

    Por isso, que tal? Vamos começar um clube de 'Futuros leitores de Bd Francófona'? Acho que haveria muita gente a confessar a mesma frustração que nós sentimos. :D

    ResponderEliminar
  26. Acho fraco. Ou melhor, tá na 2a prateleira de cima dos N52, o que não quer dizer lá muita coisa.

    Além do reboot não existir, é melhor aguardar pra algo mais decente surgir.

    ResponderEliminar
  27. Luis Sanches
    A minha mulher não me deixa aprender francês!
    Diz que era a desgraça...
    :D

    Alex D'ates
    Eu não achei fraco. O que penaliza este livro é o livro anterior, que é muito bom! Elegy provovou um "hype" enorme, a que este Hydrology não correspondeu inteiramente.
    :\

    ResponderEliminar
  28. Como é que funciona o pagamento dos livros no book depository?
    E a entrega demora quanto tempo?
    e é seguro?
    Já leste o segundo livro da batwoman?

    ResponderEliminar
  29. Eduarda Alecrim
    O Book Depository já foi bom. Desde que foi comprado pela Amazon deixou de ser interessante. É demorado neste momento e os descontos são curtos.
    Se queres importar aconselho-te o Amazon UK para livros de preço normal, e o Amazon norte-americano para livros acima dos 60 dólares.
    No Amazon UK se gastares mais de 25 Libras os portes não se pagam (tens de selecionar essa opção quando estás a comprar), e são super rápidos na entrega.
    Todos eles são seguros.
    ;)

    Já li o 2º e o 3º. Provavelmente só irei seguir este título até ao final da "run" do JH Williams III, que saiu do título por discordâncias com a DC. Penso que isso vai acontecer no 5º volume...
    :\

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]