quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Velocidade e BD / Speed and Comics


Hoje mostro alguns dos maiores protagonistas da velocidade nos comics. Também conhecidos por "speedsters", povoam essencialmente o Universo DC Comics. Perguntam: porque é que a Marvel nunca teve personagens destas com esta importância? Bem, penso
que a DC foi a primeira a ter um "speedster", Jay Garrick, e posteriormente desenvolveu uma série deles com extremo sucesso. A Marvel teria sempre o problema da comparação com os congéneres da DC... e ficaria a perder! A DC abriu este filão, desenvolveu-o, e fechou-o!


Today I want to show some of the best characters that use speed in comics. Also known by speedsters, almost all of them lie in DCU. You ask why Marvel never owned characters with the magnitude of the DCU speedsters? Well, I think that DC was the first that developed a speedster, Jay Garrick, and after that created a lot of them with a big sucess. Marvel would always the problem of comparison with DC in this matter... and in that balance probably will loose! DC Comics open the world of comics to speedsters, developed this characters and then close the door to new ones!







Anybody who wants to correct my english is welcome.
;)























Jay Garrick e Barry Allen (DC Comics)


























Wally West e Bart Allen (DC Comics)


























Johnny Quick e Jesse Quick (DC Comics)


























Black Flash e Zoom (DC Comics)












Northstar, Aurora e The Runner (Marvel)


























Savitar (DC Comics) e Spitfire (Marvel)


























Quicksilver (Marvel) e Velocity (Top Cow)


Boas leituras

Good readings

11 comentários:

  1. Tem um velocista na DC chamado Pé de Vento (Max Mercúrio), ele aparece em Flashpoint e tem um uniforme bem estranho, com uma bota (ou seja lá o que for aquilo) que vai até a coxa e ele usa por cima da calça!

    ResponderEliminar
  2. A Marvel tem dois speedsters dos anos 40: Whizzer (Ciclone) e Hurricane/Mercury.

    O Ciclone tinha aquela famosa origem ridícula da transfusão de sangue de mangusto. Nos anos 70 trouxeram-no de volta e tentaram explicar que ele e a Miss America eram os pais do Mercúrio e da Feiticeira Escarlate. Acabou por morrer na mini-série Vision & The Scarlet Witch, para explicarem no número seguinte que o verdadeiro pai era Magneto. O Ciclone costuma aparecer em histórias no passado, envolvendo os Invasores e o Esquadrão Vitorioso.

    Hurricane/Mercury desapareceu completamente depois de 1943. Foi usado nos Monsters Hunters em 1998, numa história passada nos anos 50, em que era revelado que ele era o Eterno chamado Makkari (na história, ele também assume as identidades de alguns personagens de histórias de detectives, incluindo Jake Curtiss e Adam Clayton (não o dos U2).

    O nome Whizzer foi também aplicado a um membro do Esquadrão Supremo (traduzido como Tufão) e ao vilão do mesmo nome do Esquadrão Sinistro. Hoje ele chama-se Speed Demon.

    Outros velocistas da Marvel são Speed (dos Young Avengers), Triathlon (em português, Triatlo, dos Vingadores e dos Agentes de Atlas), Super Sabre (mutante que fez parte da Força Federal) e Black Racer (em português, Serpente Negra, da Sociedade da Serpente).

    ResponderEliminar
  3. Boa questão... Claramente dá-me ideia que na Marvel foram um bocado relegados para segundo plano. Creio que o Quicksilver terá sido o 1º na Marvel (ou dos primeiros), mas nunca foi uma personagem por aí além popular. E os outros são um bocado obscuros. Mesmo os gémeos não gozam de grande exposição, creio.
    Pelo contrário, o Flash tem uma exposição muito superior, bem como um desenvolvimento enquanto personagem muito mais trabalhado.
    O facto é que não me lembro de ninguém da Marvel pegar num velocista deles e fazer algo significativo. Além de que, por exemplo, o Flash é membro original da LJ. E costumava ter umas corridas muito giras com o Superman e mais alguns :)

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  4. Guy Santos
    LOL Esse é engraçado, a DC tem muitos mesmo! Aqui só coloquei os principais.
    ;)

    Paulo Costa
    Bem, se fosse a enfiar aqui todos os speedsters da DC tava lixado! São um monte deles!
    Andei à procura desse Black Racer, mas não encontrei nada decente para apresentar, assim como do Makkari. Encontrei duas imagens dele, mas com péssima resolução!
    Existe outro fora do mainstream com o nome Tramson, mas aconteceu-me o mesmo... não tem imagens decentes!
    :\

    Francisco Quintana
    Exactamente. Quase todos os Flashs são muito importantes no desenrolar dos acontecimentos principais do DCU, tendo inclusivamente momentos memoráveis como a morte de Barry Allen na primeira "Crise" da DC, e mais recentemente o evento Flashpoint que proporcionou todo o reboot da DC.
    Os velocistas da Marvel... méh...
    :D

    ResponderEliminar
  5. Finalmente descobri quem é que faz a parte final dos anúncios de medicamentos na rádio...

    ResponderEliminar
  6. Pois no caso dos velocistas a Marvel não consegui criar um legado são sempre secundarios pouco conhecidos do Publico.
    Já a Dinastia dos Flashs consegui brilhar até na Tv,fora o papel que tem em cada Crise nem que seja para Morrer(Barry,Bart).
    Mas até os Transformers tem um o Blurr o mais rápido Transformer de G1 e Animated.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que a TopCow criou a Velocidade... assim a Marvel pode, finalmente, não figurar na última posição nesse quesito.

    ResponderEliminar
  8. Optimus
    Não me lembrei dos Transformers...
    :D

    Alex D'ates
    Sim, ainda bem que a Top Cow criou a Velocidade! A Marvel continua em último!!!
    :P

    ResponderEliminar
  9. Eu entendo completamente você não ter colocado o Max Mercúrio na lista, por ele não ter essa importância toda, mas por acaso é o meu velocista preferido, o ZEN velocista, quase o Mestre Yoda da trupe. O nosso Quicksilver é pra mim (como já teve uma Viúva Negra anterior também), uma nova versão de heróis da década de 40 que o Stan Lee fez (nesse caso do Hurricane/Mercury), na sua nova Marvel, nos anos 60. E o melhor momento dele desde que foi criado foi ser reinterpretado como o velocista dos Eternos, Makkary. Uma honra pra ele ter sua identidade reinventada como um dos personagens do Kirby.

    ResponderEliminar
  10. Venerável Victor
    O problema foi arranjar imagens decentes desses velocistas mais antigos.
    Senão eu punha!
    Mas a DC "rula" neste domínio...
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]