segunda-feira, 1 de outubro de 2012

23º Amadora BD: Exposições


Nova newsletter da organização do Amadora BD, desta vez focalizando-se nas exposições.
Estou bastante interessado em ver como o Homem-Aranha vai ser tratado nestas comemorações dos 50 anos de vida, a saltar de prédio em prédio agarrado a uma teia!
Para já a boa notícia é a confirmação da vinda do excelente artista brasileiro Mike Deodato. Com esta exposição confirmam-se também os nomens de Ricardo Tércio e Nuno Plati.
Cyril Pedrosa também está confirmado para acompanhar o lançamento em português do seu livro Portugal.

Vamos esperar que soem novos nomes de artistas para este festival, que tem como tema este ano as Autobiografias na BD


EXPOSIÇÕES

A AUTOBIOGRAFIA
NA BANDA DESENHADA
Exposição central dedicada às várias e fantásticas dimensões de cada autor e das suas histórias em banda desenhada. A reflexão individual como reflexão social na BD contemporânea.











HOMEM ARANHA
O Homem Aranha faz 50 Anos e a capital da banda desenhada recebe mais um super-herói e seus amigos. Uma exposição que não vai querer perder. Foram convidados alguns dos mais conceituados desenhadores do Homem Aranha para a Marvel, Mike Deodato (Brasil), e os portugueses Nuno Plati e Ricardo Tércio.
Co-produção: Marvel, Fundação Franco Fossati e Museo del Fumetto, dell'illustrazione e dell'immagine animata, Milão.















PAULO MONTEIRO
O Amor Infinito que te Tenho
É o autor da ilustração que serviu de base à imagem global do Festival.
Está em destaque na edição deste ano com uma exposição sobre a sua obra e sobretudo o álbum O Amor Infinito que Te Tenho, premiado em 2011 com o troféu Melhor Álbum Português.
















PORTUGAL, CYRIL PEDROSA
A primeira vez que Pedrosa visitou o país de seus pais foi em xxxx a convite de Luís Beira, Diretor do Salão de BD da Sobreda da Caparica. Mais tarde, e já em fase de produção do álbum Portugal, o autor fez parte importante da sua pesquisa sobre BD portuguesa no CNBDI.
Em França Portugal foi prémio FNAC e no AmadoraBD será lançada a versão portuguesa, com a chancela das Edições ASA.
O autor estará entre nós nos dias 26 e 27 de Outubro.



















RICARDO CABRAL
Newborn 10 Dias no Kosovo
O livro Newborn 10 Dias no Kosovo que conquistou o troféu para Melhor Desenho de Álbum Português, em 2011, será o ponto de partida para esta exposição que apresenta o processo criativo deste livro e uma retrospetiva da sua obra.
















INFANTE PORTUGAL
Deriva de um fascínio pessoal de José de Matos-Cruz pelas histórias em quadradinhos que, aliado ao apelo da escrita acabou por gerar um universo múltiplo e peculiar. Conjugando fenómenos lúdicos e fantasistas com matrizes heroicas e simbólicas da qual se evidencia uma alusão crítica e irónica à sociedade vulnerável mas global. Participam neste projeto um conjunto tão vasto quanto diverso de ilustradores e desenhadores de BD.

















VICTOR MESQUITA
Eternus 9
Um dos decanos da BD Portuguesa, Victor Mesquita, viu o seu álbum Eternus 9 A Cidade dos Espelhos ser premiado em 2011 com o troféu Melhor Argumento de Álbum Português. Em exposição estará, naturalmente, este seu último trabalho assim como o anterior Eternus 9 Um
Filho do Cosmos. Distando 30 anos entre os 2 álbuns esta mostra permite ver como se mantém a identidade de uma série com métodos de trabalho completamente diferentes.















ANA AFONSO
O Lobo Prateado
A Melhor Ilustração de Livro Infantil de Autor Português, foi atribuída a O Lobo Prateado, de Ana Afonso com texto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Ana Afonso tem um currículo artístico onde se incluem o desenho, a ilustração, a pintura e a gravura e é um pouco de todos estes trabalhos que será possível conhecer nesta exposição.











JOSÉ CARLOS FERNANDES


Agencia de Viages Lemming
Premiado com o troféu Melhor Álbum de BD de Autor Português Editado no Estrangeiro, a Agencia de Viages Lemming é um exemplo notável de talento e versatilidade, uma inspiração nascida em plena silly season. Feita para alegrar o Verão de um jornal, libertou-se das amarras do calor e condensou em livro. As suas portas estão agora abertas a todos os que através dela quiserem continuar a viajar, pela vida fora.








ZEP
Titeuf e Happy Sex
É um autor suiço, de seu nome Philippe Chapuis. Como apaixonado que é pela música em geral e o rock em particular, adoptou o seu nome artistico em homenagem à banda Led Zeppelin. No AmadoraBD apresenta-se no com duas das suas obras mais emblemáticas Titeuf, dedicado aos
mais jovens e Happy Sex para um público adulto.











Para já é tudo o que tenho!
:)

Boas leituras

13 comentários:

  1. Ainda não é desta que vou a esse festival, a visita aos papás está primeiro! Abraço e diverte-te!

    ResponderEliminar
  2. Pessoal muito bom que vai estar por lá, o Deodato é um ótimo artista que vai representar o Brasil no festival!

    ResponderEliminar
  3. Esta temática das Autobiografias seria uma óptima oportunidade para convidar autores de algumas das minhas bds favoritas. Particularmente o Chester Brown, mas também o Seth ou o Joe Matt, o Craig Thompson (se bem que este já cá esteve), a Marjane, o Guy Delisle, Art Spiegelman, Joe Sacco, alguns até publicados em português. Vamos ver, para já tanto o Cyril como o Deodato são óptimas notícias. Inclusive, o Deodato até publicou (ou ia publicar) um livro, num estilo completamente diferente do normal, mais virado para a tira cómica com situações retiradas do seu dia a dia, o que se relaciona com o tema do Festival.

    ResponderEliminar
  4. Do Deodato, eu tinha algum interesse em descobrir sobre "Depois do Ano 3000", um trabalho independente dele que foi mencionado numa entrevista para a Wizard Brasil, ainda no tempo da Editora Globo.

    ResponderEliminar
  5. Esse evento da água na boca. Parabéns aos organizadores.

    ResponderEliminar
  6. Adorei o Aracnídeo ter sido representado por um desenho do grande Mike D Jr., sujeito do bom aqui do Brasil.

    ResponderEliminar
  7. Rafeiro Perfumado
    Pena que não vás...
    :(

    Guy Santos
    É bom o Deodato vir! Ele é um peso-pesado dos comics.
    ;)

    Luis
    Já referi esse facto em posts anteriores. Pelo menos o Craig Thompson e a Marjane Satrapi!
    Autobiografias, tem tudo a ver!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Paulo Costa
    Esse trabalho dele não conheço.
    Provavelmente se esse trabalho já saiu fora de Portugal ele deve ter isso acessível lá no festival.
    ;)

    João Roberto e Venerável Victor
    Estou à espera de mais!
    :D

    Alex D'ates
    Eu coloquei um aranhiçi do Deodato porque irá ser exposta uma grande (espero) mostra de trabalhos a comemorar os 50 anos do Spider, e é claro que o Deodato tem muitomaterial deste herói!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Nuno

    Afigura-se-me que o Spider é uma figura que faz a apologia de uma certa América, tal como o Capitão América, correndo o risco de se criticarem pelo seu maniqueísmo, pois apenas vislumbram o "bem", que são eles a combaterem o "mal", que são os outros.
    Ah, mas há aqui uma ressalva: como são americanos e não retrógrados, o espírito da coisa é diferente do que seria se fossem portugueses, vestidos com aquela bandeira vermelha e verde que já apareceu por aqui.
    Enfim, maniqueistas ou retrógrados (ontrema combaterem a Cortina de Ferro e hoje a Al Qaeda), eu irei continuar a lê-los, porque a Banda Desenhada é universal e democrática. E terei muito gosto em ver a exposição so Spider e do deodato.

    ResponderEliminar
  10. Eu espero que convidem alguns destes :Chester Brown, Seth, Joe Sacco, Joe Matt, Julie Doucet, Adrian Tomine, Craig Thompson.
    Mas com a Amadora nunca se sabe com o que se conta:(
    Uma vez vieram cá o Daniel Clowes e o Charles Burns e eu só soube que eles estiveram lá porque li no jornal pós festival (e por esses valia a pena fazer uns 300 e pouco kms:).

    ResponderEliminar
  11. Santos Costa,

    o Homem-Aranha é o que designamos por "street level". Regra geral, não enfrenta supervilões megalomaníacos que representam filosofias alternativas de ordem social. Os inimigos são apenas mascarados que trabalham para o crime organizado. Mesmo o alter ego é uma pessoa normal, mais interessado em pagar as contas no final do mesmo do que em expor opiniões políticas. A única vez que o vi fazer uma, até os políticos fictícios o chamaram ingénuo.

    No máximo, o admissível é que, tal como o Batman, ele é viciado em adrenalina e/ou possui um certo tipo de sociopatia que o complete a envolver-se em altercações com pessoas que encontra na rua. Ou então, ele sente mesmo remorsos pela morte do tio.

    E o Capitão América é um socialista, no sentido clássico da palavra. Qualquer pessoa que tenho lido as histórias dele escritas por Steve Gerber, Roger Stern e JM DeMatteis sabe disso.

    O Mike Deodato nunca desenhou regularmente o Capitão América, mas já desenhou vários títulos diferentes dos Vingadores, equipa paramilitar liderada pelo Capitão, que ocasionalmente se encontra sob controlo governamental, e ocasionalmente entra em conflito com o governo pelos seus modos de actuação.

    ResponderEliminar
  12. Santos Costa
    O Aranhiço não tem uma filosofia maniqueista. Aliás, as zonas cinzentas são mais que muitas nas histórias do Aranha...
    ;)

    Bacchus
    Ainda falta a apresentação dos restantes autores, espero que venham alguns daqueles que têm sido falados por aqui.
    :)

    Paulo Costa
    Gosto da definição de Street Level!
    LOL parece quase um arruaceiro!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]