sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Manegas o Indignado

Hoje vou falar do Manegas. E do Manaças.
Conheci o Pedro Manaças no festival de Beja este ano, apesar de ele ser meu colega de trabalho… mas numa empresa com mais de 8000 trabalhadores os encontros tornam-se fortuitos!


Pedro Manaças que trabalhou como repositor de supermercado, operador de logística, operador de parques e fiscal de parquímetros, estando agora a trabalhar no Aeroporto de Lisboa, aplica toda esta experiência de vida (sobretudo como fiscal de parquímetros) em tiras e páginas de Banda Desenhada com bastante humor.

Este livro, Manegas o Indignado, foca-se essencialmente no trabalho de um fiscal de parquímetros. Todas as situações cómicas que podem acontecer estão aqui!
As personagens secundárias são excelentes coadjuvantes durante as aventuras e desventuras do Manegas. Bem desenvolvidas, sobretudo o chefe, enriquecem as páginas deste livro com alguns bons gag´s. Gosto especialmente daquele do “Bom dia!”!
:D
Manegas funciona quase como o alter-ego de Manaças, e por vezes Manaças entra dentro do próprio livro como personagem, ou mesmo como desenhador dentro do próprio livro a discutir com as suas próprias personagens.

A arte é um pouco irregular, o que é normal neste caso pois este primeiro livro compila material solto de Pedro Manaças de três anos de trabalho, mas existem algumas páginas muito bem conseguidas deste simpático jovem autor. Tem muita margem de progressão, o que é excelente, mas para aquilo que pretende fazer na Banda Desenhada tem uma coisa a seu favor: humor! Consegue-o passar para as suas páginas, e como já disse atrás, umas vezes melhor outras não tão bem.

Quero realçar a coragem de Pedro Manaças ao ir para a frente com o SEU livro em edição de autor. Não sei se andou a apresentar projectos a editoras de BD, mas o que é certo é que foi para a frente com o seu projecto/ sonho, e o livro está cá fora. Espero que tenha vendido o bastante para pagar a sua publicação, porque este tipo de coragem merece isso. Já vi bastante pior editado por aí.

Por fim, dou uma nota negativa à gráfica. O trabalho no livro, como objecto, por parte da gráfica não me agradou. Muitas páginas ficaram escuras, o traço ficou esbatido, assim como algumas cores. Não sei se foi geral, mas no meu livro foi assim que ficou. Acho que a gráfica podia ter feito um trabalho bem melhor. Estes pormenores por vezes podem ser a diferença entre um livro vendido, ou não…
Para a nota final não vou avaliar o livro como objecto e vou pensar que o próximo estará mais adulto e maduro. Este foi o primeiro tem pequenos erros por isso mesmo, e por isso mesmo também, não vou castigar.

Parabéns ao Pedro e estou a espera que saia o próximo!


;)

Softcover
Criado por Pedro Manaças
Publicado em 2012 por Pedro Manaças
Nota: 7 em 10

7 comentários:

  1. Pedro Manaças Parabéns, seu trabalho é muito bacana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Bongadas!

    Quero salientar aqui o excelente trabalho (o teu, não o meu), eu nem sei onde foste pesquisar que já fui repositor de supermercado e operador de logística, mas lá que fui, fui... Eu sei que normalmente tendemos a dar mais força quando os autores ainda estão no início e, talvez por isso, foste bastante generoso na tua nota... No entanto, a tendência é também, por vezes, ignorar quem ainda é desconhecido e, por isso, não sei se tenho pedalada para editar um próximo, apesar de já estar a trabalhar nele com muita tranquilidade...

    Grande abraço, Nuno!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei no livro, não tenho sensibilidade para ver aquilo das pag. mais escuras e mais claras e tal, gosto dos desenhos, gosto das piadas, simpatizo com o Pedro.

    Eu também já vi MUITO PIOR editado por aí, e por editoras que até deviam ter algum cuidado, pois são referência a nível nacional.

    PIOR (muito pior) é que ainda vou ver editado algo que nem sequer posso qualificar como mau, simplesmente é EXECRÁVEL, a nível de "desenho", e... pasme-se... por uma editora que, digo eu, se calhar até tem melhor material para publicar.

    Mas (sempre o "mas") certamente existem razões que um ser do mal desconhece.

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Virgulina!!! Mas é mesmo verdade, o grafismo está fraquinho e a culpa é minha, porque fui pouco melga na execução do trabalho... Mas olha, é como tu dizes, também hão-de haver piores ;)

    ResponderEliminar
  5. João Roberto
    O Pedro Manaças agradece com certeza as tuas palavras.
    ;)

    Pedro Manaças
    Não tens de agradecer.
    ;)
    Apenas quero que faças meçhor para o próximo, porque nesse eu vou fazer uma review sem fazer festinhas...
    :D
    Este foi o teu 1º trabalho, e como tal classifiquei-o com uma nota de encorajamento.
    ;)

    Diabba
    Também já vi pior publicado por aí...
    :P

    ResponderEliminar
  6. É verdade, João Roberto, mto obrigado também pelas tuas palavras ;)

    ResponderEliminar
  7. O humor está lá. Algumas pranchas melhores e outras piores. Na generalidade gostei do album, mas realmente ainda tem bastante que melhorar. Não vou ser mais específico, porque já li o livro à uns meses e não tenho agora aqui. Como o Nuno refere, para primeiro livro, está muito bom.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]