terça-feira, 6 de novembro de 2012

Entrevista: André Lima Araújo (Redcotton Workshop em breve)


Serve este post para relembrar também o workshop com André Lima Araújo, organizado pela Redcotton, e para ficarem a conhecer um pouco mais este artista português já com trabalhos publicados na Marvel.

Relembro que o workshop vai acontecer nos dias 7, 8, 9 e 14 de Novembro, e para mais informações no Leituras de BD consultem o seguinte link: Redcotton: Banda Desenhada - Arte Sequêncial, Workshop por André Lima Araújo

Segue já a mini entrevista a este artista português:

1.Como surgiu o teu gosto pela Banda Desenhda?

Gosto de Banda Desenhada desde que me lembro. Mesmo antes de saber ler, acompanhava as histórias só pelos desenhos enquanto a minha mãe lia os balões.

2.Como surgiu a oportunidade para trabalhar para a Marvel? É para continuar, ou foi só o FF22?

A oportunidade surgiu através do C.B. Cebulski, que eu conheci no Amadora BD há uns anos. Inicialmente a minha arte não tinha qualidade para ser publicada na Marvel, mas fomos mantendo o contacto até que chegou um momento em que ele disse que estava na hora da minha oportunidade. Assim surgiu o FF#22.
A situação está bem encaminhada e, pelo menos no futuro próximo é para continuar. Estou a concluir o X-Treme X-Men #7.1 (com o Greg Pak) e que sai em Dezembro. Depois já há acordo para um trabalho mais longo, que anunciarei logo que a Marvel também o faça.

3.Que conselhos dás a quem queira singrar no mundo da Banda Desenhada?

Acima de tudo, muito trabalho e dedicação investidos na criação de BDs. Não há atalhos e só mesmo o esforço e a perseverança trazem resultados. É necessário treinar muito anatomia e perspectiva, estudar a narrativa de arte sequencial (layouts, ângulos de câmara, etc) e depois ir pondo em prática em muitas páginas de BD. Quantas mais páginas se fizer melhor preparado se fica, portanto o meu conselho é estudem, escrevam e desenhem.
E depois, publiquem. Ponham os trabalhos em blogs ou sites onde podem ser facilmente encontrados (Deviant Art, twitter, etc) e partilhados. O que é essencial para mostrar o trabalho.

4.Quais são as tuas técnicas artísticas? Tudo digital ou uma mescla entre o digital e desenho no papel?

O desenho é tradicional: lápis e tinta-da-china em papel. Depois a cor, balonagem, tons de cinza ou outros efeitos são trabalhados no photoshop.

5.Já vi que tens alguns trabalhos à espera de editora. Estás a tentar publicar em Portugal, ou estás mesmo virado para o mercado norte-americano?


O mercado americano é o alvo principal, por razões financeiras, mas publicar em Portugal será sempre um objectivo. É possível que uma das minhas histórias seja publicada para o ano nos E.U.A (está a ser negociado de momento). Uma vez que isso aconteça, farei de tudo para que haja uma edição em Português.

6.O que pensas do panorama actual da BD portuguesa?

Pelo lado positivo, há cada vez mais talento de qualidade alta. Pelo lado negativo, esse talento trabalha principalmente para empresas estrangeiras, uma vez que é difícil encontrar trabalho pago para um escritor/ilustrador de BD. O mercado é curto e é impossível um autor se sustentar exclusivamente em Portugal, o que prejudica o desenvolvimento de mais autores.

7.O que achas que se pode fazer para potenciar os valores existentes no nosso País?

Mais vendas e mais dinheiro seria o ideal, já que permitiria aos autores investirem de uma forma mais profissional no seu trabalho. Para isso, um trabalho mais consistente por parte das editoras e livrarias ajudaria bastante a melhorar a situação.
Se as colecções fossem editadas de forma regular e colocadas à venda em lugares bem organizados, o público aderiria de uma forma diferente.
Não ajuda entrar numa livraria e ter de ir para uma cave para chegar à secção de BD, assim como não é bom um leitor seguir uma colecção que de repente pára, ou cujos livros saem de forma irregular, dificultando o acompanhamento.
Os festivais, como o Anicomics e o Amadora BD, também são essenciais. Lá cria-se uma oportunidade para leitores e criadores estarem juntos, criando um certo entusiasmo que só tem vantagens. Traz também exposição mediática que possibilita sempre o aparecimento de mais público comprador, que é extremamente importante.

O meu obrigado ao André Lima Araújo pela pequena entrevista, e desejo-lhe o maior sucesso na Marvel! Depois de Fantastic Four #22 vem aí X-Treme X-Men #7.1!

Podem também consultar o programa e a ficha de inscrição deste workshop no link: Redcotton: Banda Desenhada – Arte Sequencial

André Lima Araújo tem um blogue onde vai pondo alguns dos seus trabalhos, poderão também consultar este blogue em The Art of André Lima Araújo

Boas leituras

18 comentários:

  1. Ótima entrevista, a arte desse cara é muito boa!

    ResponderEliminar
  2. Boa entrevista Nuno (mais, queremos muitas mais :)

    Em relação ao workshop tenho muita pena de não poder comparecer. Acho que o André Araujo, devido ao seu trabalho e à sua experiência, tem muito a oferecer a cada um de nós que gostaria de fazer Bd. Talvez numa próxima oportunidade.

    ResponderEliminar
  3. Bem oportuna esta entrevista Nuno!
    A André Lima Araújo, além de ser um excelente desenhador, parece ser muito lúcido em relação ao mercado nacional de BD.
    Não conhecia o seu trabalho e é uma grande falha minha...

    ResponderEliminar
  4. Guy Santos
    Obrigado!
    :)

    Luis Sanches
    As entrevistas vão surgindo quando há tempo e oportunidade!
    E a oportunidade por vezes é o mais difícil...
    :(

    André Azevedo
    Obrigado!
    :)
    O André tem muito bom traço, e pelos vistos apreciado lá fora!
    No blogue dele tem lá muitas páginas interessantes.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Fui à procura do fabuloso album do qual apresentaste aqui duas páginas "Crux et Gladius", Fiquei verdaderiamente frustado por não ser um album publicado. Como o blog do André não permite comentários de quem não tem contas em sitio nenhum, comento aqui.

    Os meus parabéns ao André pela qualidade que demonstra. Espero do fundo do coração que ele termine o Crux et Gladius (se não o terminou já) e que haja uma editora interessada na sua publicação. Mesmo que não seja em Portugal.

    Obrigado ao também ao Nuno por permitir que quem não anda registado em meia internet, possa comentar o que lê no seu blog.


    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. pco69
    Não sei se não vou rever a situação dos anónimos. O meu "personal hater" voltou a aparecer no post do PPBD.
    E começo a não ter paciencia...
    :\

    Na realidade gostei muito dessas páginas que falas, mas presumo que essa BD não esteja completa. Não sei se não será essa que o André Araújo está a negociar a publicação lá fora! Gostaria que fosse...
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Adorei a entrevista, brigadão por compartilhá-la aqui. 8)

    ResponderEliminar
  9. Pensador Louco
    eheheh
    A entrevista foi feita para vocês!
    Obrigado
    ;)

    Alex D'ates
    Pois é!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Estou bastante interessado nesse Crux et Gladius. Quando é que está à venda?

    ResponderEliminar
  11. Paulo Costa
    Não faço a mínima ideia!
    Sei que ele está a negociar uma série nos EUA, mas não sei se é esta, ou se é o "Man Plus".
    :\

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos e obrigado pelos elogios. Fico contente pelo trabalho estar a ser bem recebido. A obra que estou a negociar é o Man Plus e está no bom caminho. O Crux Et Gladius irá certamente acontecer também, mais cedo ou mais tarde.
    Um abraço ao Nuno pela entrevista, foi um prazer.

    André

    ResponderEliminar
  13. André Lima Araújo
    Obrigado pelo esclarecimento!
    E obrigado pela entrevista!
    :)

    ResponderEliminar
  14. A arte do André Lima Araújo é muito boa! Ele apresenta qualidade suficiente para se tornar num dos grandes artistas do mercado norte-americano (e um artista de renome mundial). Felicidades para o futuro, André.

    Nuno Amado,

    Obrigado por mais esta entrevista. É sempre óptimo quando publicas as entrevistas que fazes aos criadores de bd. :)

    ResponderEliminar
  15. Adorei a entrevista, Nuno! Mas não me surpreendo, você tem dedo de ouro para escolher entrevistados!

    ResponderEliminar
  16. Nuno a cada entrevista vc tem estado melhor.

    Gostei da entrevista e dos desenhos.

    ResponderEliminar
  17. Miguel Antunes
    Infelizmente não reparei no dia em que ele este esteve a dar autógrafos no Amadora BD... senão fazia uma entrevista a sério com gravador!
    :D

    Venerável Victor
    Não é uma questão de escolha, quer dizer, escolhidos tenho muitos, depende depois é da disponibilidade que alguns artistas arranjam para ser entrevistados aqui. Não é fácil!
    :D

    João Roberto
    Obrigado!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]