quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Keos Vol.1 - Osíris


E foi uma surpresa agradável!
Quando olhei para o catálogo da Netcom2 pensei para comigo… “Humm… isto parece-me muito clássico…”, e fiquei um pouco desconfiado. A obra original é de 1992 mas… afinal até gostei de Keos!

Este foi o primeiro livro que li desta editora, vinha com o selo de Jacques Martin (autor de Alix e Lefranc), logo sabia que o género clássico da linha clara Franco-Belga iria estar super presente. Como são dois autores tentei no livro saber (antes de o ler) quem era o autor dos textos, e dos desenhos, mas não consegui. O livro não tem essa informação que eu considero importante, bem pelo menos não a descobri.
Assim através de sites franceses fiquei a saber que o célebre J. Martin foi o autor do argumento e Jean Pleyers teve a seu cargo o desenho.
Este desenho é típico de Martin, por isso a minha confusão… isto sabendo que este autor “treinou” alguns desenhadores no seu estilo porque no final da sua vida já via muito mal. Assim as suas séries nunca perderam a sua identidade (ex. Alix) graficamente falando.

O estilo é super detalhado e leva-nos através do tempo para o Egipto, com toda a sumptuosidade arquitectónica deste país nesta altura histórica. Sabendo ainda que Martin se documentava extraordinariamente bem para as suas séries históricas, podemos dizer que este livro é uma bela fotografia do Egipto da Antiguidade. Claro, limpo demais… mas aquilo que identifica o país e a época está gravado em cada vinheta deste livro!

Também havia o estigma de dizer que Keos era o Alix no Egipto. Bem, por um lado eu percebo, mas por outro não estou de acordo. Martin não vai beber ou recriar o ambiente das histórias de Alix, na minha opinião. Sim, a época é parecida, e aqui Jacques Martin sente-se à vontade, mas é só isso! O que faz mover Keos não é o mesmo que faz mover Alix, e obrigado por ser assim!
A história não é nada do outro mundo, mas lê-se bastante bem e está tudo muito bem encadeado na narrativa gráfica. O senão de muitos autores da escola clássica da linha clara… os super-balões. As páginas estão bastante repartidas em muitas vinhetas, na generalidade, e consequentemente essas mesmas vinhetas tendem a ficar pequenas. Assim sendo os balões gigantes cheios de texto não ajudam graficamente…

Quanto ao trabalho de desenho de Jean Pleyers é brutal de detalhe. Fiquei maravilhado com muitas das páginas! É certo que a sua técnica é um pouco estática, mesmo quando há movimento, mas a minúcia que põe em cada vinheta faz esquecer completamente esse detalhe. Quanto à cor… esta está ao nível do desenho. O pôr-do-sol no Nilo é grandioso! Aliás, tudo quanto se relaciona com o Nilo é belíssimo neste livro.

A história começa com a morte do Faraó Ramsés II. O pai de Keos foi um extraordinário e fiel escudeiro e a sua honraria foi ser o escolhido para ser enterrado com o Faraó. Mas a honra estendia-se também à família, visto que o pai iria acompanhar o Faraó na terra dos mortos, o seu filho passaria a ser príncipe do Egipto! Assim Keos entrou na aristocracia. Como príncipe imediatamente foi alvo das atenções de Roy, o Sacerdote de Amon e de Moshe (Moisés).
Os dois tentam trazer o jovem para o seu lado para ter mais peso junto do Faraó Mineptah…
Mas o jovem Keos foi agraciado por Osíris, que lhe deixou um anel verde para o proteger! Aqui entramos no mundo da magia Divina! Afinal os Deuses existem mesmo e os seus representantes têm acesso a algum poder fornecido por estas divindades, Roy com Amon, Keos com Osíris e Moshe com Deus. Aliás a parte em Osíris fala com Moisés teve algo de cómico para mim…
Assim a intriga real começa a desenvolver-se, com deuses e Keos pelo meio.
Para saberem mais, já sabem… o livro está numa livraria à vossa espera!
:P

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Jacques Martin e Jean Pleyers
Editado em 2012 pela NetCom2 Editorial
Nota: 8 em 10

16 comentários:

  1. Como fã da BD Franco-Belga fico mto contente por haver uma editora a apostar nesta área, para além da Asa.

    Ainda não comprei os dois albuns que sairam, mas tenho a certeza que as minhas expectativas não serão goradas.

    Um abraço,

    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  2. Pedro Gomes
    Sinceramente eu não dava grande coisa por estes livros, por não estar muito receptivo a clássicos neste momento. Agora já estou mais contente, porque o livro afinal não é nada mau!
    E não, não é "Alix no Egipto" como grande parte do pessoal pensava.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. De acordo com a Bedetheque, o Jacques Martin é o argumentista. E também só tem 3 números. Portanto quem quiser ler não deve ter motivo para reclamar que a colecção vai ficar incompleta.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Costa
    Sim foi na Bedetheque que eu verifiquei que ele o argumentista. Ele em 1992 já devia estar quase cego, mas os desenhadores da "escola" foram treinados para isso mesmo, desenharem como ele. De qualquer modo quis confirmar, por isso fui à Bedetheque!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Paulo, é verdade que só foram editados 3 livros do Kéos. Mas creio que os 3 completam um arco, portanto, pelo menos, a história não ficará a meio.

    Nuno, não se deve negar uma ciência que se desconhece, já dizia a Alcina Lameiras. :-D Ainda bem que gostaste.

    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  6. Pedro Gomes
    lol
    Eu conheço essa ciência!
    Tenho todos os livros do Alix em português, todos os livros do Blake & Mortimer, todos os do Tintin, Spirou........ etc..........
    :P
    E sim, Keos fica completo nesses 3 livros, embora o site da Bedetheque diga que é uma série em curso. Este site tem muitas séries desactualizadas neste aspecto, existem muitas já terminadas que continuam lá com "Serie em curso".
    ;)

    ResponderEliminar
  7. A boa BD, seja mais recente ou um pouco mais antiga, não se esgota nas séries até agora editadas em Portugal. :)
    De facto o BDdetheque, que também consulto regularmente, tem algumas desactualizações nas suas páginas.
    A NetCom2 editará, claro, os três albuns da série, tal como os da Margot e os de A Ultima Profecia!
    Estou a pensar usar a frase da Alcina Lameiras na promoção dos livros. Será que ela se importa? ;)

    ResponderEliminar
  8. Gostei da arte, a proposta da história também me chamou atenção, parece ser um bom livro!

    ResponderEliminar
  9. Boas, de novo.
    Informo que a NetCom2, reviu o valor dos portes para envio, sendo que quem comprar dois ou mais livros não pagará os referidos portes.
    Estou, sempre, ao dispor para qualquer esclarecimento sobre a editora, e os seus lançamentos.

    ResponderEliminar
  10. Jorge Fernandes
    Obrigado pelas informações!
    :)
    E gosto muito da garantia de que estas séries irão ser publicadas até ficarem completas. Gosto!
    ;)

    Guy Santos
    É um bom livro, pelo menos eu gostei! A arte está muito muito bem!
    ;)

    ResponderEliminar
  11. É sempre bom vir ao blog do Nuno. E ler os comentários aos posts. Tinha ficado de pé atrás em relação aos livros. Por ser a tal 'coisa histórica' mas sobretudo pelos 4 euros de portes.

    Continua a ser carote 15 por livro, mas sem mais 4, já é aceitável...

    Obrigado ao Jorge Fernandes pela noticia.

    ResponderEliminar
  12. Entretanto fui ao site da netcom2 e fiquei surpreso com o preço dos portes.

    Então os portes para Portugal que fica aqui ao lado, são 4 euros por livro e para o Brasil que fica longe comócara... é apenas um euro???

    Tá bem que não têm portes grátis, mas porra, os portes para lá são apenas 1 euro por livro...

    Há qualquer coisa aqui que não consigo perceber.

    Jorge Fernandes ou Nuno Amado, alguém percebe, ou pode explicar?

    ResponderEliminar
  13. Pelo que entendi, são 15,00 de portes em que se acrescenta mais um euro por cada livro:
    exemplo:
    3 livros para o Brasil tem o custo em portes de 18,00 (15,00 + 3,00 (total dos livros)
    Ontem fiz o meu pedido antes da alteração (para PT) e achei estranho os portes já que só estavam disponiveis no máximo, duas edições quando o porte gratis pedia 4 edições...Para "ganhar" os portes gratis, optei por também acrescentar, à lista,dois Yoko Tsuno.
    A alteração dos portes é agora muito mais justa e espero que seja permanente...

    ASantos

    ResponderEliminar
  14. Porra! ASantos. Tens razão. Fui um idiota. Aparentemente os portes são mesmo 16 euros por um livro, 17 por dois, etc... a somar aos 15 do preço do livro. Peço desculpa à netcom2 por ter cometido esta idiotice...

    ResponderEliminar
  15. Espero que já teja tudo resolvido para vocês os dois! LOL
    :D
    Os portes para o Brasil nos CTT são 13 EUR embore eu não compre a embalagem (aproveito as da Amazon e Bookdepository), pelo menos é aquilo que eu pago quando mando livros para lá. Se cobram 2 EUR pela embalagem... acho caro.
    :\

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pelos vossos comentários!
    Obrigado também ao ASantos pelo esclarecimento sobre os portes para o Brasil.
    pco69: quem nunca se enganou que atire a primeira pedra! ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]