terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Green Lantern: War of the Green Lanterns

Eu poderia dizer que esta série está ao rubro, mas não… a cor dominante é mesmo o verde, e de maneira brutal!
Depois dos eventos Blackest Night e Brightest Day entramos num novo ciclo e numa nova crise da “Luz”. Em Green Lantern: Brightest Day o Guardião renegado Krona mostra a sua agenda apoderando-se um a um dos avatares de cada espectro da luz.
Esta é a premissa para mais um bom desenvolvimento desta série cósmica da DC Comics. Geoff Johns continua a mostrar que ideias não lhe faltam para o universo dos Lanternas, agora muito mais complicado com todos os grupos coloridos metidos ao barulho!
Depois de uma fase de “descanso”, como ele gosta de fazer, inicia agora mais uma escalada que irá atingir o seu clímax já na nova numeração desta série. Aliás, o final é surpreendente pelo menos para mim… não estava à espera! Há muita gente que põe muito defeito no “storytelling” deste homem, mas acho-o fabuloso. Sabe construir um evento, passo a passo, nada é deixado ao acaso deixando pormenores durante a subida da acção, para depois no fim juntar tudo para um grande clímax! Este é o “modus operandi” deste escritor.
Neste volume foram compilados Green Lantern #63-#67, Green Lantern Corps #58-#60, e Green Lantern: Emerald Warriors #8-#10. Portanto aqui temos muitos artistas diferentes o que dá muitas variações, sobretudo na arte na arte, visto que o “plot” escrito é todo ele planeado e controlado por Geoff Johns, numa equipa em que se incluem Tony Bedard e Peter Tomasi. A arte esteve a cargo de Doug Mahnke, Tyler Kirkham e Fernando Pasarin. Este trio, apesar das diferenças visíveis no estilo são muito competentes e conseguem transmitir a emoção velocidade e violência desta guerra entre Lanternas Verdes! Por vezes olho para trás… para Green Lantern: Legacy e Green Lantern: Rebirth, e penso nas voltas que esta excelente série deu ao longo destes anos. Excelente! Tão bom que este título, a par de Batman, não sofreu o “reboot” histórico que atingiu todas as outras personagens da DC em Setembro passado.
Krona finalmente consegue ter todas as entidades emocionais em seu poder, e um grupo formado por Hal Jordan, Atrocitus, Larfleeze, Sinestro, Saint Walker, Indigo-1, e Carol Ferris tenta o resgate destas entidades no esconderijo de Krona, mas a única coisa que conseguem é serem aprisionados por Lyssa Drake dentro do Book of the Black. Hal Jordan é o único a safar-se, mas leva algumas armas… os anéis dos seus companheiros!
Krona por seu turno coloca Parallax dentro da bateria que alimenta os anéis dos Green Lantern corrompendo no processo quase todos os Lanternas. O seu ataque não se fica por aqui, as restantes entidades Emocionais da Luz são obrigadas a possuir os corpos dos Guardiões!
Aqui começa a guerra… Os quatro Lanternas terrestres ao sentirem a corrupção dos seus anéis pela impureza amarela (Parallax), retiram os mesmos e substituem-nos pelos anéis com que Hal Jordan ficou. Começa uma guerra fratricida, que vai resultar numa série eventos fortes, e algumas mortes de grande peso!
Excelente leitura de entretenimento! O final é espetacular e inesperado, espera-se agora pelos desenvolvimentos seguintes e talvez pela leitura de Green Lantern: Aftermath. Esta é uma minissérie introdutória aos eventos que irão chegar!
Recomendo! Este livro deixa-nos presos e dificilmente conseguimos interromper a leitura.
Outros links desta série:
- Green Lantern, de Geoff Johns
- Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 1
- Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 2
- Green Lantern: Secret Origin
- Green Lantern: Rage of the Red Lanterns
- Green Lantern: Agent Orange
- Blackest Night

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Geoff Johns, Peter Tomasi e Tony Bedard
Editado em 2011 por DC Comics
Nota : 9,5 em 10
Deixa o teu comentário

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ilustração: Teenage Mutant Ninja Turtles (Mike Henderson)

Grandes saudades destas tartarugas!
Excelente ilustração de Mike Henderson, com as Tartarugas Ninja mostrando toda a sua pujança!
Henderson trabalhou, sobretudo entre 2005 e 2010, no título da DC Comics Supergirl.
As Tartarugas Ninja estão neste momento a ser editadas em BD pela IDW Publishing.

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

Super Heróis DC - Worten

Finalmente a colecção toda! É caso para dizer outra vez:
- Aren't they cute?
Tive sorte, quatro das figuras apenas tinham um único exemplar para venda. Aproveitei!

Estas figuras são vendidas exclusivamente na Worten!

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

domingo, 29 de janeiro de 2012

Planeta DeAgostini: Michel Vaillant

Estas duas carripanas iam-me valendo um divórcio... na realidade não iria comprar mais, mas gosto de experimentar a bonecada nova e a 1ª entrega normalmente é barata.
Para quem gosta mesmo de Michel Vaillant, estes carros estão o máximo, tanto em detalhe, como em perfeição. Retirei-os das caixas porque estas ocupam muito espaço. Têm um bom tamanho para coleccionar, não são demasiado grandes, e ficam bonitos em qualquer estante ou vitrine!
Tenham em atenção que a 1ª entrega entrega esgotou em horas nas tabacarias de Oeiras, não sei como foi nas outras regiões mas que teve sucesso inicial, teve sim!

Boas leituras
Deixa o teu comentário

Eu e o Corto Maltese

Faz este fim de semana um ano que estive no maior festival de BD do "mundo ocidental", para que ainda não sabe é em Angôleme (França), e sinto saudades daquele ar impregnado de BD.
Espero que não tenha sido a primeira e a última vez que lá estive!
:D
Acho que esta foto da estátua do Corto Maltese (no caminho para o Museu da BD) ainda não tinha sido publicada.
Assim, ali estou eu e o Corto a quem só lhe falta o cigarro!

Boas Leituras
Deixa o teu comentário

sábado, 28 de janeiro de 2012

Portusaki

Mais um evento no Porto direccionado para a cultura oriental. BD japonesa (Manga), Cosplay, os habituais "Quiz", torneios Yu-Gi-Oh! e Magic, concursos de dança e para os glutões temos o concurso de Ramen.
Fica a nota de imprensa da organização do Portusaki:

Portusaki ‘12
25 e 26 de Fevereiro – Hard Club (Porto)
Evento de animação, BD, jogos e cultura japonesa.


O evento:
Este evento celebra a banda desenhada, a animação, os videojogos, a música e a cultura japonesa, que têm ganho cada vez mais adeptos entre jovens e adultos portugueses.
Para este evento foram criadas as mais variadas actividades, para todos os gostos, e que preenchem os dois dias.
www.facebook.com/portusaki

Actividades:

Concurso de Cosplay:
As inscrições são feitas para o e-mail: portusaki@gmail.com, até ao fim do dia 23 de Fevereiro de 2012. Na ficha de inscrição é obrigatório incluir o nome verdadeiro do(s) participante(s), idade, e-mail, telemóvel e a indicação de que o fato é feito pelo próprio (ou não). Deverá também incluir o(s) nome(s) da(s) personagem(ens), bem como nome da série, filme ou jogo, etc., a que pertence.
O concurso realizar-se-á no dia 26 de Fevereiro pelas 18h00.
 Os vencedores do concurso serão anunciados pelas 19h, logo após a chamada dos vencedores dos outros concursos que decorrerão nesse dia.
Descarrega aqui o PDF do regulamento.
https://docs.google.com/document/d/1DdbZrN4a_B7I7NGA1E63MZ3fXoGvedg3HMXoIbz3trY/edit
 

Concurso de Ilustração
Envia o teu desenho ou ilustração com o tema “Esperança” para:
Hard Club
A/c Portusaki
Mercado Ferreira Borges
4050-252 Porto
Ou digitalizado, com boa qualidade (mínimo 150 dpis), para o e-mail: portusaki@gmail.com
As entradas a concurso só serão válidas se vierem assinadas com nome, e-mail, número de telefone, idade e e-mail, de forma compreensiva. Os dados são obrigatórios e a falha deles é factor eliminatório.
Os dois melhores serão premiados.
As inscrições terão de ser feitas até ao dia 22 de Fevereiro.

Quiz Geek
Prepara-te para o concurso de cultura geek mais louco de sempre. Se achas que sabes tudo sobre manga, anime, comics, cinema e séries de televisão, então isto é para ti! Inscreve-te já, pois há apenas 6 felizardos que poderão concorrer e ganhar o fabuloso prémio que temos para oferecer. A inscrição é gratuita e terá de ser feita pelo e-mail portusaki@gmail.com. Os 6 concorrentes serão sorteados e terão de confirmar a sua presença no local meia-hora antes do início do concurso. 4 serão sorteados de entre quem adquirir o bilhete com antecedência e os restantes 2 das inscrições do dia.

Quiz Musical
Os amantes de animação que passam os dias agarrados ao ecrã a ver séries poderão aqui provar que as conhecem a partir de apenas uma música da sua banda sonora.
Inscreve-te já, pois há apenas 6 participantes que poderão concorrer e ganhar o fabuloso prémio que temos para oferecer. A inscrição é gratuita e terá de ser feita pelo e-mail portusaki@gmail.com. Os 6 concorrentes serão sorteados e terão de confirmar a sua presença no local meia-hora antes do início do concurso. 4 serão sorteados de entre quem adquirir o bilhete com antecedência e os restantes 2 das inscrições do dia.

Concurso Ramenmania
Gostas de Ramen? Achas que és o mais rápido a devorar uma pratada desta massa tão popular no oriente? Então isto é para ti. Se fores o mais rápido a comer a tigela de ramen que temos para te dar, sem pauzinhos e sem mãos (usando apenas a boca), serás o vencedor e terás um prémio.
A inscrição é gratuita e terá de ser feita pelo e-mail portusaki@gmail.com. Os 8 concorrentes finalistas serão sorteados e terão de confirmar a sua presença no local meia-hora antes do início do concurso. 6 serão sorteados de entre quem adquirir o bilhete com antecedência e os restantes 2 das inscrições do dia.

Concurso de Dança Parapara
Prepara-te para a mais animada actividade do Portusaki. Combina com um amigo(a) ou amigos(as) e encena a mais louca coreografia de Parapara que conseguires. Poderás usar skit na tua actuação. O melhor grupo recebe prémio. A inscrição é gratuita e terá de ser feita pelo e-mail portusaki@gmail.com. Os grupos terão de ser compostos no mínimo por 2 pessoas e a performance não deverá ter mais do que 3 minutos de duração. Se usares skit, terás de nos enviar previamente o clip de vídeo. A organização só dará prémio caso haja mais do que 4 equipas a participar. As inscrições terão de ser feitas até ao dia 22 de Fevereiro.

Concurso de vídeo lip dub
Faz um vídeo musical em lipdub com a tua música favorita. Poderás fazê-lo sozinha(o) ou com amigos. O tempo máximo é de 4 minutos. Todos os vídeos irão passar nos dois dias do evento, na Sala 2. A organização só dará prémio caso haja mais do que 4 videos a concurso. Sê criativo! O video vencedor é premiado. Inscreve-te em portusaki@gmail.com. As inscrições terão de ser feitas até ao dia 22 de Fevereiro.
Damos este fantástico video canadiano como exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=-zcOFN_VBVo

Torneio de Cartas Yu-Gi-Oh
Data: 26/02/2012
Pré-inscrições até ao dia 22 de Fevereiro
Inscrições no local até às 12h do dia 26 de Fevereiro
Início do Torneio: 14h
N.º de rodadas: Depende do número de participantes
Sets válidos: Todos
Valor da inscrição + Entrada de 1 dia:
Com antecedência: 6€
Próprio dia: 8€
Valor da inscrição + Entrada de 2 dias:
Com antecedência: 8€
Próprio dia: 10€
Premios: Os 3 primeiros receberão um prémio em material (a definir)
Haverá mais 2 prémios sorteados entre os restantes participantes
Inscreve-te em portusaki@gmail.com.

Torneio de Cartas Magic The Gathering
Data: 25/02/2012
Pré-iscrições até ao dia 22 de Fevereiro
Inscrições no local até às 12h do dia 25 de Fevereiro
Início do Torneio: 14h
N.º de rodadas: Depende do número de participantes
Sets válidos: Todos
Valor da inscrição + Entrada de 1 dia:
Com antecedência: 6€
Próprio dia: 8€
Valor da inscrição + Entrada de 2 dias:
Com antecedência: 8€
Próprio dia: 10€
Premios: Os 3 primeiros receberão um prémio em material (a definir)
Haverá mais 2 prémios sorteados entre os restantes participantes
Inscreve-te em portusaki@gmail.com.

Projecção de Filmes de Animação:- Steamboy (http://www.imdb.com/title/tt0348121/)
- Tokyo godfathers (http://www.imdb.com/title/tt0388473/)
-  Metropolis (http://www.imdb.com/title/tt0293416/)
Convidados:
- DJ Xhard traz-nos muita e boa música para dançar – ao som dos teus animes favoritos.

Outras actividades (mais detalhes em breve):
- Oficinas
- Projecção de Filmes de Animação.
- Karaoke
- Torneios de Videojogos

Outros:
- Zona Comercial
- Praça de Alimentação
- Mural de Arte

Objectivos do evento
- Este evento de cultura e entretenimento irá atrair centenas de pessoas de todo o país e tornar o distrito do Porto num local previlegiado para convenções do género.
- Contribuirá para a divulgação da banda desenhada, animação, videojogos, cinema, televisão e outro tipo de entretenimento e artes, angariando público de diversas faixas etárias e estratos sociais, num evento multifacetado e capaz de atrair um leque abrangente de visitantes.

O Horário
Das 10h às 20h.
- Bilheteiras
1 dia – 3€
2 dias – 5€

Inscrições:
Torneio Yu-Gi-Oh 5 €
Torneio Magic 5 €
Pré-inscrição + bilhete de 1 dia 6 €
Pré-inscrição + bilhete de 2 dia 8 €

+ Info:
- Os vencedores dos concursos serão anunciados às 19h30 do respectivo dia.
- Nos torneios de Magic The Gathering e Yu-Gi-Oh haverá bons prémios para os 3 primeiros. No Torneio de Yu-Gi-Oh serão ainda sorteados 2 playmats por entre os restantes participantes.

Stands já confirmados:
- O Lobo Mau (www.olobomau.com)
- Kuri Kuri Shop (www.kurikurishop.com)
- Casa da BD (www.casadabd.com)
- Tsubaki (www.tsubaki.pt)

Apoios:
O Lobo Mau (www.olobomau.com)
Edições ASA (www.asa.pt)

Parceiros Media:

Boas leituras!
Deixa o teu comentário

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

I Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada - MAB Invicta: Mais autores e mais informações

O MAB continua a apresentar autores que irão estar presentes no evento. Destaque para David Hine!
Destaque também para o desenho personalizado de Fabio Civitelli referente à cidade do Porto com Tex em primeiro plano (imagem de topo do post).
Segue a nota de imprensa:

A organização do MAB confirma mais nomes que irão estar presentes nos eventos a decorrer na Faculdade de Belas Artes nos dias 10/11 e 17/18 que pensamos que irão dar uma boa dinâmica á cidade do Porto.
O Britânico David Hine desenhista e argumentista da série "Strange Embrace", assim como argumentista de séries tão diversas como: Spawn, Bullet proof coffin, X-men: the 198 , civil war X-men, assim como o one-shot dedicado ao : Two-Face (Vilão da série Batman) e outro one-shot "Arkham asylum" na linha Batman "Battle for the cowl"
Na ultima nota de imprensa esquecemo-nos de mencionar que o artista Derradé estará presente no MAB com o argumentista Geral (ao qual pedimos as nossas desculpas por estes lapso).
Temos ainda confirmado o artista Ricardo Cabral que é o criador de séries como: New Born- 10 dias no Kosovo, Pontas Soltas, Israel Sketchbook e Evereste (banda desenhada dedicada ao alpinista João Garcia).
Queremos ainda agradecer ao autor Fabio Civitelli e à editora Bonelli pelo desenho personalizado para a cidade do Porto com a personagem Tex num duelo na zona ribeirinha.
Comunicamos ainda que estão mais nomes para serem divulgados assim como o programa total do festival com os horários e que estamos a finalizar o nosso próprio blogue.
Esperemos que alguns dos nomes para já apresentados sejam do vosso agrado e iremos tentar fazer um festival o mais abrangente possível.
Agradecendo desde já a toda a comunidade bedéfila e não só devido à divulgação destes eventos que estão na nossa página de facebook.




















David Hine (argumentista nestes dois casos)

Boas leituras
Deixa o teu comentário

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Capas: Hellboy - The Wild Hunt #8

Mais uma excelente capa!
Esta capa é única dentro da composição normal das capas de Hellboy, pois por norma têm um ambiente sombrio e o "truque" para fazer saltar a capa é um toque de cor brilhante, ou um vermelho para fazer ressaltar o fundo escuro.
Esta capa está toda ela sombria, e tem como motivo um dos "amores" de Mignola: as relíquias! As texturas estão por todo o lado, e Hellboy não ostenta a sua cor de pele normal (vermelha), aparentando ser uma estátua em conjunto com os outros motivos. Mas claro... o Hellboy não é estátua e Mignola "diz" exactamente isso pela cor luminosa dos seus olhos...

Boas leituras
Deixa o teu comentário

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Capas: Habibi

Depois de ler, e em antecipação ao post que irei fazer deste livro, não resisti a mostrar esta linda capa!
Está magnífica, não acham? E a textura está um mimo!
Da autoria de Craig Thompson, que também é o autor do excelente Blankets.
A capa só não é perfeita por culpa da editora. Qual é a necessidade de pôr "author of BLANKETS" na capa???
(Palhaços...)

Boas leituras
Deixa o teu comentário

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

I Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada - MAB Invicta: Mais autores e Fotos do Local do Evento

Novos desenvolvimentos MAB Invicta!
Confirma-se mais uma autora estrangeira, Melinda Gebbie, e os portugueses Dário Duarte (Derradé) e João Mascarenhas.
Melinda Gebbie esteve quase dada como certa no Festival de Beja de 2011, confirma-se este ano no Porto.
Casada com Alan Moore, criou com este o livro de uma vida: Lost Girls Este livro já o vi com o cognome de “o grande livro do mal” num site norte-americano! Livro de uma vida porque Alan Moore e Melinda Gebbie demoraram cerca de 15 anos a fazer este excelente livro (que ainda há pouco tempo estava proibida sua a venda no Reino Unido). Lost Girls está referenciado já há muito tempo neste blog, é um post antigo com poucas imagens, mas podem clicar no link para o verem: Lost Girls
Melinda Gebbie ainda criou "Fresca Zizis", uma obra de referência dos anos "70/80".
Dário Duarte e João Mascarenhas são bem conhecidos em Portugal e juntam-se aos restantes autores neste primeiro MAB Invicta. Ambos com livros editados há pouco tempo, “Há Piores” (Derradé) e “Punk Redux” (Mascarenhas), continuam a divulgar o seu trabalho de norte a sul do País! Para além destes, o colectivo Zona estará presente!
A organização do MAB divulga também algumas fotos do local onde tudo se irá passar, para além de mais informação. A imagem de topo é a da entrada do Pavilhão Central. As outras fotos referem-se ao jardim e à sala de conferências.
Fica a informação e as fotos do local do evento:

Confirmamos a presença de mais autores nacionais de renome: o PUNK ROCKER:) João Mascarenhas. Um homem com muita piada e graciosidade: Derradé e o colectivo Zona que está sempre a dar CARTAS em todas as frentes, seja a baralhá-las ou a colocá-las no baralho que estarão presentes na nossa extensão da CASA VIVA.
O MAB tem o prazer de anunciar a presença da artista multifacetada, criadora de vários movimentos artísticos, sejam eles de actividade contra a politica que rege o mundo desde os anos 80, ou presença incontornável de glamour misturado com polémicas devido a processos que não nos cabe a nós julgar (e sim, estou a falar do "LOST GIRLS"). A incontornável artista EXTRAORDINÁRIA Melinda Gebbie estará presente no MAB I festival internacional de Multimédia, artes e BD.
Enviamos também fotos do espaço que nos foi oferecido para que possam ter uma noção do mesmo. Desde a magnifica vista dos jardins onde irá tocar uma banda de coreto em marcha pelos mesmos com músicas inspiradas em banda desenhada, animação e bandas sonoras de filmes que unem a BD ao cinema (os vulgos clássicos): STAR WARS, BLADE RUNNER entre muitos outros num espectáculo que pensamos ser bastante atractivo quer a nível visual quer sonoro.
As restantes fotos serão a vista do Pavilhão Central onde o MAB se efectuará, o café nos jardins da Faculdade e a sala de projecção de filmes e animações.
Espero que gostem do espaço e destas novas confirmações e brevemente iremos divulgar novos autores e novas novidades de eventos.

Cumprimentos á comunidade bedéfila e verdadeiramente gratos pela vossa IMENSA divulgação pelos blogues, sites e redes sociais que nos têm apoiado.

A equipa do MAB






















Melinda Gebbie: "Lost Girls" em cima e duas imagens de "Fresca Zizis"




















 


Dário Duarte (Derradé) com "Há Piores" e João Mascarenhas com "Punk Redux"


Boas leituras
Deixa o teu comentário

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estrumpfes: Sopa de Estrumpfes

Bem... não não há nada como pôr a família a trabalhar! Depois do meu filho do meio (Yu-Gi-Oh! Vol.1: O Puzzle do Milénio), da minha mulher (Armazém Central) é a vez da mais pequena!
Isto foi escrito no mês de Novembro de 2011 em pleno furor Smurfístico (seja lá isso o que for...), e não vou alterar nem uma vírgula (acho que não existem...).


Olá eu sou a Sofia e tenho 7 anos.
Bem a história começa na aldeia dos estrumpfs. A aldeia dos estrumpfs é muito calma e no laboratório que ficava um bocadinho longe da aldeia estava o Gasganete, mas umas páginas mais à frente aparece o Trinca-Tudo.
E o Gasganete pensa que este gigante até pode ajudar. E ele disse queres comer sopa de estrumpfs?
O Trinca-Tudo pensou “sopa de estrumpfs?” E o gasganete disse: sim sopa de estrumpfs é muito boa.
Eu nunca provei sopa de estrumpfs disse o Trinca-Tudo: Mas se tu nunca provaste então vais provar e olha que é deliciosa então vais atrás de mim bem deve estar mesmo aqui perto continua atrás de mim mas o Trinca-Tudo como não ove ninguém e foi atrás de uma ave…
A Semarfina só aparece no fim do livro o que eu tenho pena.


Pelos vistos a Sofia está influenciada pelo espírito do Saramago, pelo que fica ao critério de cada um a pontuação do texto.


Claro que a minha filha tinha de acompanhar o texto com um magnífico desenho!

O autor desta série de sucesso é Peyo, e penso que foram publicados em português à volta de 10 livros dos Estrumpfes pela Editorial Pública. Infelizmente os direitos para a BD do Estrumpfes ser publicada novamente atingem valores absurdos, e como tal ficaremos felizes (ou não) com estes antiquíssimos livros que quase se desfazem na mão...
Deixa o teu comentário

domingo, 22 de janeiro de 2012

Anúncio de Objectivos para o Festival MAB Invicta


A organização do MAB Invicta lançou mais uma nota de imprensa, desta vez fazendo o anúncio de objectivos deste festival multimédia, onde a BD é central.

I Festival MAB – Festival internacional de multimédia, artes e BD

O festival MAB que conta já com alguma promoção e divulgação em vários meios de comunicação, pretende fazer um anúncio de objectivos que passamos a enumerar:

Este evento não é um festival de banda desenhada, artes e multimédia delineado a partir de gostos pessoais de qualquer membro da organização e tem como objectivo alcançar o maior número de aficionados das artes à qual se associa o mesmo: animação, ilustração e banda desenhada.

O anúncio dos autores divulgados não serve só para divulgar e promover o trabalho destes artistas conceituados que virão ao festival, mas sim fazer a ligação com outras artes e homenagear e também promover a belíssima cidade do Porto com a presença de autores internacionais, dando a conhecer aos mesmos esta cidade pelos quatro cantos do mundo, tendo para isso como parceiro as caves de vinho do Porto Niepoort que irá presentear todos os visitantes do festival com um Porto de honra, divulgando assim também a região do Douro, onde estarão presentes alguns dos autores que virão a este evento para a elaboração de rótulos para esta marca de vinhos, tendo em vista uma dinâmica quase interactiva nesta região e uma promoção e divulgação um pouco mais abrangente de uma das mais bonitas regiões de Portugal e onde se produz o conhecidíssimo Vinho do Porto.

Temos grandes nomes de autores britânicos confirmados que não podemos divulgar neste momento até à finalização da parceria que estamos a tentar obter. Mesmo que esta não seja possível, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que esses autores venham cá.

É uma iniciativa trabalhosa para a qual a organização dedica variadíssimos esforços no sentido de obter parcerias que nos apoiam para a realização da mesma. Para a sua realização e manutenção existem várias condicionantes: as condições oferecidas pelo espaço onde o mesmo irá decorrer as quais obrigam (dado a faculdade estar aberta durante a semana para aulas) a montar exposições no dia anterior ao evento e a desmontagem feita na conclusão do mesmo, em cada fim de semana, para dar novamente condições à faculdade para poder continuar o seu funcionamento normal.

Foi-nos oferecido o espaço dentro destas condições. Temos que fazer deste modo? Então fazemos! Existe uma crise económica europeia sem precedentes? Existe! Daí cobrarmos um preço inferior a um mero bilhete de cinema para este evento para podermos suportar despesas com a realização do mesmo, para se poder realizar outra iniciativa desta natureza para o próximo ano se nos forem dadas condições para tal.

Somos poucos membros na organização? Somos! Mas o que nos move e motiva é a realização deste evento e ressuscitar no Porto uma nova “movida” no que concerne a estas artes onde se destaca na maioria a banda desenhada.

Contamos com a colaboração de todos para a divulgação e promoção deste evento, não sendo somente nós os porta-vozes deste festival, pedindo também a vossa interacção na comunicação e divulgação do mesmo, seja pessoalmente nos espaços que temos, com divulgação em blogues, através de redes sociais (nomeadamente facebook onde poderão encontrar a página do festival bastando para isso colocar um mero “gosto” ou partilhar o evento com amigos, podendo o mesmo ser feito no twitter) e comunicação directa (“passar a palavra”) entre amigos, conhecidos, etc..

A programação irá ser intercalada com diversas actividades através dos diferentes meios de expressão dos artistas nas áreas que os mesmos dominam. Esta será divulgada, assim como os autores por confirmar na última nota de imprensa que será a definitiva.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Espírito Santo


Nota: A imagem de topo é uma transformação de cor da minha autoria, e não do MAB (não gosto de usar continuamente a mesma imagem...), o gráfico que idealizou e concretizou o logótipo oficial que me perdoe!
:D

Informação também para os novos contactos:

Contacto: mabfestival2012@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/MABInvicta

Boas leituras
Deixa o teu comentário

sábado, 21 de janeiro de 2012

Gotham City Sirens Vol. 3: Strange Fruit

“-The World can kiss my sweet pattotie…
… but any queen who tries to punk G-Town is in for a beatin’!”
(Harley Quinn)

I LOVE THIS!
Depois de um excelente primeiro livro, e de um segundo “assim assim”, Gotham City Sirens surge pleno de vivacidade nesta terceira aventura das três anti-heroínas de Gotham! Para quem não sabe esta série tem como protagonistas principais Catwoman, Poison Ivy e Harley Quinn.
Mas como não podia deixar de ser baseia-se no universo Batman, e como tal ele está presente, assim como o Joker! Este terceiro livro pode-se dizer que se joga a cinco beldades, visto que Zatanna e Talia Al Ghul juntam-se às três protagonistas para uma excelente estória de paixão e entretenimento! Aliás, este entretenimento de leitura nem nos deixa respirar pela velocidade de acção e bons diálogos! Por falar em bons diálogos… Harley Quinn é a minha favorita, louca, cómica, apaixonada e completamente fiel às suas amigas não lhe importando os seus segredos passados.
A personagem Harley Quinn é explorada de tal maneira que é ela o sal e a pimenta desta série, e é um excelente trabalho de alavancagem de uma personagem bastante secundária!
Tony Bedard e Peter Calloway tiveram uma excelente entrada neste livro como autores dos textos, Paul Dini tinha sido o autor dos dois primeiros e no segundo já estava um pouco em queda de ideias… isto apesar de que a parte final do segundo já tinha a mão de Bedard.
O autor da parte artística é neste livro Andres Guinaldo, que substitui Guillem March. Aqui acho que a série desceu um pouco, gosto mais da arte de March do que de Guinaldo!
O livro começa com a continuação e término do arco iniciado no segundo volume, uma excelente evolução de ideias que tem no centro Poison Ivy descentrada e louca por uma planta humanóide. Mas o início do arco seguinte neste livro eleva bem a estória a nível qualitativo, voltando ao tema da identidade secreta de Batman…
Selina Kyle (Catwoman) é sempre o elo mais fraco neste assunto, visto que infelizmente sabe quem é Batman. Zatanna tinha posto protecções psíquicas no passado para que ela nunca pudesse fornecer contra vontade a identidade do morcego, mas Tália Al Ghul convence Zatanna a apagar da mente de Selina toda e qualquer referência a Bruce Wayne. Para convencer Zatanna serve-se de uma gigantesca maquinação, extremamente bem orquestrada, que quase dá resultado… as moças tentam-se recompor desta estória que pôs à prova a sua amizade, mas no final… bem Harley Quinn passa-se dos carretos e vai atrás de alguém com uma vontade muito assassina! Quem é o feliz alvo desta fúria? Hã? LOL
Fiquei com muiiiita água na boca para ler a continuação, mesmo!
Espero que o “reboot” da DC não estrague este título, é dos mais interessantes fora do círculo dos heróis habituais, e funciona como uma lufada de ar fresco nas estórias pesadas e já com muita história por trás.
Têm a referência neste blogue ao primeiro livro:
Gotham City Sirens Vol.1: Union
O segundo chama-se Songs of the Sirens, e o quarto volume sairá em Março com o título Division.

Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Tony Bedard, Peter Calloway e Andres Guinaldo
Editado em 2010 por DC Comics
Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Turma da Mônica vai ter publicações em formato Graphic Novel

Maurício de Sousa continua a inovar no universo da Turma da Mónica, e depois da revista "Turma da Mónica Jovem" em formato Manga, avança agora para 2012 com mais uma inovação, quatro livros do universo da Turma da Mónica
em formato Graphic Novel!
Os quatro livros serão baseados em Piteco, Astronauta, Chico Bento e como não podia deixar de ser, Turma da Mónica!
As capas foram lançadas como "teasers" em Novembro de 2011, são as mesmas deste post, e foi anunciado que os artistas serão todos diferentes, apresentando cada um a sua visão destes heróis da pequenada!
Os livros terão cerca de 70 páginas e os artistas para cada um deles são:
Turma da Mónica: Victor e Luciana Cafaggi
Chico Bento: Gustavo Duarte
Astronauta: Danilo Beyruth
Piteco: Shiko
Esta colecção é um projecto da Maurício de Sousa Produções em que artistas convidados mostram a sua versão, e visão, das personagens clássicas criadas pelo mestre brasileiro da Banda Desenhada. A ideia surgiu para homenagear, com algumas edições, os 50 anos de carreira do pai de Mónica e do Cebolinha!






















É intenção da editora que estas obras possam ser editadas noutros países, e aí eu espero que Portugal esteja contemplado. Em princípio a primeira a sair será o Astronauta do Danilo Beyruth.

Boas leituras
Deixa o teu comentário

Anúncio de Competências para o Festival MAB Invicta

O Grupo organizativo do MAB Invicta pediu para divulgar o seguinte:

A organização do MAB vem neste meio divulgar os nomes dos colaboradores e suas competências devido a um abuso de um anterior membro do MAB.
Relações públicas, programador, mentor e coordenador do projecto: Manuel Espírito Santo
Designer de conteúdos web e de autores: André Azevedo
Comunicação e ajuda a divulgação, promoção e angariação de parcerias : Paula Fonseca.
Designer gráfico do cartaz e do logótipo assim como de tudo que envolva grafismo da parte deste projecto e da programação na extensão no espaço casa viva: Jorge Ferreira.
Gratos pela vossa compreensão.
A equipa

Para quaisquer clarificações usar este mail:
amnesico22@gmail.com
O Manuel Espírito Santo está disponível para clarificar todos os que o desejem sobre esta situação, através do mail mencionado em cima.

Boas Leituras
Deixa o teu comentário

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Webcomics: Um Sábado Qualquer #741 - Smile Fresh Plus

É um dos meus sites de tiras online preferidos!
Chama-se "Um Sábado Qualquer...", e tem como autor o brasileiro Carlos Ruas.
Vale a pena visitar este site! Aconselho a visualização das tiras pelo início, pois existem muitas com seguimento, e por norma existem muitas tiras que têm a ver com outras mais antigas!
Para além do trabalho de Carlos Ruas estar acessível online, já é possível ler em formato livro. 

Boas leituras
Deixa o teu comentário

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ilustração (Jean Giraud / Moebius)

Jean Giraud, aka Moebius, super conhecida estrela da BD europeia e autor de Altor, Incal e Blueberry, não faz só BD como prova esta ilustração.
Um artista é um artista e Moebius prova isso muitas vezes!
:D

Boas leituras
Deixa o teu comentário

Ilustração: Conan (Enrique Alcatena)

Enrique Alcatena é um desenhador Argentino que trabalha, ou trabalhou, para a DC Comics, Marvel e Dark Horse em títulos como Hawkworld, Batman, Green Lantern, The Flash, Conan the Barbarian e The Fantastic Four. O "seu" título mais famoso é a adaptação para BD de Predator para a Dark Horse.
Esta ilustração pertence à série "The Savage Sword of Conan", e o detalhe é espectacular!

Ficam mais duas excelentes ilustrações deste grande artista sul-americano:






Boas leituras
Deixa o teu comentário

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

I Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada - MAB Invicta: Alguns autores e outras informações

Existem novos desenvolvimentos deste festival, em que se podem já divulgar alguns autores.
A organização forneceu mais uma nota de imprensa com mais detalhes, e o festival começa a ficar desenhado!
Fica primeiro a nota de imprensa, da qual eu retirei os autores. Estes ficam em lista no final do post, com as respectivas imagens. O poster está aqui do lado direito e é da autoria de Lars Henkel.
Assim:

MAB Invicta – Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada

O MAB-Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada é um evento dedicado a várias artes como cinema, ilustração, literatura ou animação com um especial enfoque na banda desenhada.
Decorrendo nos fins-de-semana de 10/11 e 17/18 de Março nas instalações da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, contará com diversos autores conceituados do Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha e Portugal com reputadas obras nestas diversas artes.
Direccionado a um público ecléctico e de todas as faixas etárias, o evento contará com diversas actividades como exposições de obras originais dos artistas presentes, visitas guiadas às exposições, sessões de autógrafos, exibição de curtas e longas-metragens, masterclasses de animação além de uma zona comercial onde estarão presentes bancas de diversas livrarias, editoras, entre outros. Desta programação destaca-se ainda a exposição dedicada aos 75 anos do personagem Príncipe Valente criado por Hal Foster (coordenação e cooperação do editor Manuel Caldas), assim como uma exposição com a mascote do evento, Esquiço, que irá servir de sinalética do festival.
A cidade do Porto não tem contacto com um evento deste género há cerca de 11 anos. A organização pretende assim divulgar aos públicos interessados em cinema, ilustração, animação e banda desenhada um leque alargado de autores de variados estilos não muito conhecidos em Portugal mas que apresentam uma obra de interesse a nível europeu. Desta forma, ‘ressuscita-se’ uma tradição de divulgação de artistas que, nos casos de Marjane Satrapi, Peter Kuper, Tom Hart, Ed Brubaker, Jason Lutes ou Dave McKean, tiveram a sua primeira oportunidade de contacto com o público português no antigo Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto.
O MAB Invicta conta com diversos parceiros para a sua programação onde, além da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, se incluem a Metro do Porto e CasaViva. A Metro do Porto incumbir-se-á de divulgar o evento no interior das mais de 70 composições abrangendo todas as linhas e nas estações através de vídeos promocionais e reserva de espaço para duas exposições. A CasaViva está responsável pela programação paralela que contará com apresentações de novidades editoriais, exposições e concertos.
A organização adianta desde já que a lista de autores confirmados ainda não está terminada estando ainda por confirmar presenças de autores do Reino Unido, Bélgica, Espanha e Portugal.
CasaViva dedicará um espaço a novos talentos nas áreas de banda de desenhada, animação e ilustração onde poderão divulgar trabalhos e comercializarem as suas obras. A organização está receptiva a novos projectos bastando para tal contactar pelo endereço de correio electrónico oficial do evento: invictaindiearts@gmail.com.
Até ao final deste mês será lançado o website oficial do evento onde constará a restante programação do evento, actividades do mesmo, preços e formas de aquisição dos bilhetes além dos restantes autores presentes e demais informação.
Este é um evento sem quaisquer formas de comparticipação tendo sido realizado através de parcerias e dedicação dos seus organizadores. Porque este evento é, sobretudo, para o público, solicita-se a divulgação e promoção do evento.
Até lá despedimo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
A equipa

Os autores confirmados:









Lars Henkel (autor de banda desenhada, ilustração e animação) e autor da ilustração para o poster do evento













Ulli Lust (autora de banda desenhada e ilustração)












 Anke Feuchtenberger (autora de banda desenhada e ilustração)









 Ulf K. (autor de banda desenhada e ilustração)











Fábio Civitelli (autor de banda desenhada “Fumetti”, popular personagem Tex western italianos, como é o caso do popular personagem Tex).








 Thierry Van Hasselt (autor de banda desenhada, um dos fundadores da editora Fremok resultado da fusão das editoras Amok e Fréon da qual era membro fundador)











Olivier Deprez (autor de banda desenhada, um dos fundadores da editora Fremok resultado da fusão das editoras Amok e Fréon da qual era membro fundador).










Denis Deprez (autor de banda desenhada, um dos fundadores da editora Fremok resultado da fusão das editoras Amok e Fréon da qual era membro fundador).









 Regina Pessoa (autora de banda desenhada, ilustração e animação)










Filipe Abranches (autor de banda desenhada e animação)








Pedro Serrazina (autor de animação)












Hugo Teixeira (autor de banda desenhada)














Não são todos os nomes, à medida que forem sendo divulgados mais nomes, o Leituras de BD irá mostrando à imagem de hoje!

Boas leituras
Deixa o teu comentário