domingo, 13 de janeiro de 2013

Encantarias: A Lenda da Noite


Este livro, desde que vi algumas páginas há seis anos na internet, tornou-se desejado por mim.
Pedi a vários brasileiros(as) para ver se me arranjavam este livro, e atá à semana passada… nada. Nem o próprio autor me respondeu…
Obrigado Tiago Rocha!
Esta Graphic Novel brasileira surgiu no seguimento de uma lei de ajuda à cultura promulgada pelo respectivo Ministério. O Estúdio Casa Velha e seus artistas aproveitaram e fizeram este livro lindíssimo!
Este estúdio Paraense já tinha feito outra obra (que eu gostaria de ter…) chamada Belém Imaginária, este novo (velho agora) livro veio confirmar a qualidade dos artistas envolvidos!


Penso que o grande motor do projecto foi Otoniel Oliveira, que pegou no folclore Ameríndio e transformou esta lenda numa bela BD. Infelizmente o Brasil enferma também do mesmo mal que Portugal… o público que consome BD (HQ) na generalidade está a borrifar-se para os seus artistas excepto se desenharem super-heróis. Ou seja, o livro teve uma pequena edição, que esgotou, e simplesmente desapareceu sem novas reedições… exactamente como aqui em Portugal!

A Lenda da Noite é contada de uma maneira leve, sem grandes pretensões a profundidade de ideias, e é assim que tinha de ser! A lenda é contada e não se torna chata para o leitor. Tudo é muito corrido e não existem acções paralelas. Há sim um excelente “storytelling” , vivo, as várias personagens principais (os três Índios) estão bem retratados no seu perfil psicológico, e as secundárias penso que foram as que mais gozo deram aos autores… são lindas e originaram páginas espectaculares de grande movimento e cor!

Esta história é contada aos mais pequenos habitantes de uma tribo pelo “Velho das histórias”. Ele conta como o grande Deus Tupã resolve libertar um pouco da “Grande Escuridão”, num mundo onde não existia a noite!
Para isso se serve de três jovens guerreiros de três tribos diferentes!
Diatã era um guerreiro fortíssimo, Ubirajara era extremamente hábil e Kuandu o inteligente e arguto. Estes foram os escolhidos para ir onde mais ninguém tinha ido. Procurar o vaso onde estava encerrada a “Grande Escuridão”.
Cruzam-se com vários seres do folclore Ameríndio como Iara, Honorato, Curupira e Jaguaressa. Passam grandes aventuras, o livro tem uma cadência bastante rápida, e por fim para alcançarem o seu objectivo dois deles sacrificam-se para o terceiro conseguir finalmente cumprir a tarefa do grande Deus Tupã!
Mas será que eles se vão portar bem com as ordens de Tupã no seu regresso? Curipira instigou-os, qual serpente do Paraíso, a fazer algo que não deviam…

Aos felizardos que conseguiram obter este livro eu só posso dizer para o mimarem, pois o livro é muito belo, e raro! Graficamente funciona muito bem, tanto no desenho como na cor. Quanto à legendagem… bem, é um pouco arrojada nas caixas de texto que seguem o narrador (o Velho das Histórias), mas não ficou mal!
Neste livro, que soube a pouco (eu queria mais umas páginas…), tivemos na edição Volney Nazareno, no Argumento Julião Cristo, guião de Otoniel Oliveira e Volney Nazareno, Desenhos de Otoniel Oliveira, Arte-Final de Fernando Carvalho, cor por Fernando Carvalho e Otoniel Oliveira, legendagem de Aline Coelho e finalmente a capa por João Silveira e Otoniel Oliveira. É, ou era, o Estúdio Casa Velha.

Nós também temos um folclore bastante rico aqui em Portugal. Embora haja histórias e lendas portuguesas que foram contadas em BD, gostaria que fossem aproveitadas e contadas com esta beleza.
Gostei muito.
:)

Boas leituras

Softcover
Criado por: Estúdio Casa Velha
Editado em Novembro de 2005 pelo Estúdio Casa Velha (Ed. De autor)
Nota: 8,5 em 10

11 comentários:

  1. esse livro é muito legal, comecei a ler na biblioteca da escola e depois levei para casa, um desenho muito realista e a história muito boa!

    ResponderEliminar
  2. Vinicius Gomes
    É um livro muito bem equilibrado entre a história e a sua narrativa gráfica. Os desenhos são lindíssimos!
    Não percebo como não reeditam uma coisa tão boa!
    :|

    ResponderEliminar
  3. Apesar da notória influência japonesa nas expressões faciais, gosto da arte em geral. Quero experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Nunca ouvi falar desta bd, mas gostei do que li aqui! As cores são muito bonitas!

    ResponderEliminar
  5. Paulo Costa
    Nem sequer relacionei influência japonesa quando li! Agora olhei melhor, só se for nos olhos grandes de algumas personagens. Mas isso não é influência Manga, mas sim Disney! Pelo menos é o que me parece!
    E aquela página da mulher Jaguar, a Jaguaressá, está simplesmente fantástica!
    :O

    Guy Santos
    Eu não acredito que vocês brasileiros não conheçam estas vossas maravilhas! Isto é muito bonito, e o livro anterior idem!
    tss tss
    :(

    ResponderEliminar
  6. Parece bem interessante. Gosto bastante destes contos baseados em mitologia e fábulas.

    A arte é muito porreira.

    ResponderEliminar
  7. Não achaste as expressões faciais meio japonesas? E a mulher-jaguar, não te faz pensar em "anime cat girls"?

    A pintura é fantástica, ao melhor estilo da Humanoids.

    ResponderEliminar
  8. Rui Esteves
    É muito interessante sim! Quando vi as primeiras imagens em 2006 decidi que queria ler e ter isto!
    Em 2013 consegui...!
    LOL
    :D

    Paulo Costa
    Ok... estás a ver duas páginas. Um dia virás cá a casa, almoçarás e mudarás de ideias quando vires "the big picture" deste livro!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Nuno meu amigo, eu sou brasileiro e jamais soube (até esse momento)da existencia dessa publicação.

    Valeu por me apresentar uma bela HQ brasileira que vou ver se consigo comprar.

    ResponderEliminar
  10. Muito bom né Nuno?
    Estou procurando a Belem Imaginaria pra ti também hehe

    Também acho que estas histórias deviam ser relançadas por aqui.

    Grande abraço cara.

    www.palitosnerds.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. João Roberto
    Isto está tudo invertido!
    LOL
    Eu é que apresento as HQ brasileiras aos brasileiros?? Deveria ser ao contrário!
    :D

    Tiago
    Se me arranjares esse era uma maravilha! Acho que ainda é melhor, ou mais interessante, que este!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]