segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mais uma série na "corda bamba" da DC: I, Vampire


Ok… vou ter mesmo de aprender francês.
As minhas séries preferidas das grandes editoras norte-americanas estão a ser todas descontinuadas, canceladas, tratadas como lixo.


Agora parece que é a vez do excelente “I, Vampire” de Joshua Fialkov e Andrea Sorrentino!
E vou falar mal, vou falar português “vernáculo”… a merda do lucro tem de ultrapassar determinada fasquia para uma boa série ser viável?
Ou seja, não basta dar lucro? Se der apenas lucro é cancelado???
Áhh... já sei! Vai ser cancelado porque estes vampiros não brilham com o sol!!!!

O capitalismo desmedido e sem regra está a destruir tudo (atenção… eu não sou comunista, nem nada que se pareça), tudo o que há de bom nas artes. O que vai ser a seguir? Animal Man? Swamp Thing? Demon Knights? Ou o mercado norte-americano vai regredir novamente para 30 anos atrás, em que praticamente só se vê tipos de collants com cuecas de fora a voarem por aí com uma capa (que dá um jeito danado… voar com uma capa…)!? É assim que se vai resumir o mercado americano daqui a um par de anos? Talvez a acompanhar os filmes da Disney e da Warner, quando devia ser ao contrário!
Atenção que eu adoro estas telenovelas de super-cueca-man! Tenho montes de livros deles e alguns são muito bons!
Sandman criou todo um outro público, e outra linha editorial com o qual eu me identifico mais. Mas o legado de Sandman está a ser destruído aos poucos, mas firmemente, e as grandes editoras americanas não percebem que ao apostarem no lucro imediato, tão imediato que é contabilizado revista a revista, estão a cavar a médio prazo a sua sepultura?

Marvel praticamente não compro neste momento, a DC irá pelo mesmo caminho brevemente pelos vistos. Acho que as editoras pequenas vão ganhar com isto e se trabalharem bem ganharão aos poucos uma boa cota de mercado, porque nem toda gente quer consumo imediato, mas sim degustar lentamente uma série.

Felizmente existe a Europa e o Japão.
Tenho de rever as minhas prioridades e fazer aquilo que um coleccionador detesta: interromper séries!

É que “I, Vampire” vendia bem comparado com as outras séries da concorrência do mesmo género!
De qualquer modo as coscuvilhices dizem que a série haveria de ter acabado no número 18, mas que ainda haveria de ser equacionado o fim. MAS na revista número 19 vem isto escrito:

I, VAMPIRE #19
Written by JOSHUA HALE FIALKOV
Art by FERNANDO BLANCO and ANDREA SORRENTINO
Fold-out cover by ANDREA SORRENTINO
On sale APRIL 24 • 32 pg, FC, $2.99 US • RATED T+ • FINAL ISSUE




So… it seems the end…
And no... these vampires doesn´t glow with the sun!

Boas leituras

26 comentários:

  1. Só vai dar mais ímpeto a editoras tipo Image e Dark Horse com projectos de qualidade e autorais.

    ResponderEliminar
  2. Aqui Ryu.
    Mais uma serie morta pela dc comics.
    http://www.youtube.com/watch?v=Lct6x-XqWrw
    Desculpa bongop ,mas não consegui resistir a piada.

    ResponderEliminar
  3. E acho que fazes bem em virar-te um pouco para o mercado japonês. Muita coisa boa lá.

    ResponderEliminar
  4. Por coincidência outra série da Vertigo é cancelada: Saucer Country de Paul Cornell também é cancelada. E outra coincidência é o facto de Fialkov e Cornell ambos já estarem a trabalhar prá Marvel, o 1º na mini do Alpha e o 2º na nova série mensal do Wolverine. Será que é devido a isso?

    ResponderEliminar
  5. É triste mas verdade. A DC Comics tem sido paulatinamente assassinada ao longo dos anos. Para mim tudo começou com Dan Didio, numa famigerada mini-série que juntava o Young Justice a Teen Titans, em que acabava com a revista dos primeiros para começar uma nova dos segundos. É apenas um marco, nada mais que isso, mas assinala o inicio do reinado de Didio.
    Infelizmente parece ter culminado neste novo universo 52 que teve méritos mas, infelizmente, parece estar a descambar.
    A transferência de interesse da WB para a DC parece não estar a ter os melhores resultados, com um enfase grande no que pode vender cinema e não tanto BD. Rezo para que não seja tudo assim.
    A Vertigo, a minha editora favorita de BD, parece estar nos extretroes da morte.
    Espero não estar a assistir ao fim de uma era mas a Image e outras editoras ainda nos podem ajudar a ter esperança.

    ResponderEliminar
  6. tenho alguma esperança no "age of ultron", animal man, aquaman, JL e Green lantern (s)

    Curioso pelos novos Hawkeye, Cable & X-force, Stormwatch e Swamp thing...

    mas sim, aprender frances e acompanhar "sillage" é um belo plano!

    hehehe

    ResponderEliminar
  7. Isso é horrível, gosto deste título e não queria que ele acabasse nem tão cedo, é uma pena!

    ResponderEliminar
  8. A Vertigo parece-me que vai ser extinta, uma pena. Não acho que fiquemos sem grande BD, os autores irão imigrar para images e afins (à partida). Mas tenho um especial carinho pela Vertigo, teve um papel muito importante na minha paixão por BD.

    O I vampire ainda não experimentei ler, por isso sobre isso não comento. Apenas tenho receio que a DC siga por um mau caminho.

    ResponderEliminar
  9. Cancelar I, Vampire é burrice, mas como vc menciona no texto se não der lucro não serve.

    Por causa disso a gente deixa de ler muita coisa boa.

    ResponderEliminar
  10. Secundino
    Espero que as outras editoras aproveitem o vazio que se vai criando no seio das duas grandes!
    Sei que há muita coisa boa no manga, por isso vou comprando alguns livros. O problema é que só inicio novas séries quando acabo outras...
    :P

    Ryu
    lol
    :D

    ResponderEliminar
  11. Reignfire
    Dúvido que seja por isso, mas pode ter a ver com o aperto que a DC já devia andar a fazer aos autores da série e eles virem o lugar em risco... aí é ir em frente e procurar trabalho noutro lado!
    ;)

    SAM
    É minha opinião pessoal que tanto a Warner na DC, e a Disney na Marvel, andam a fazer grande pressão nos responsáveis editoriais... é a única explicação racional que eu arranjo para tanta irracionalidade!
    :(

    ResponderEliminar
  12. never-ending-spleepy-eyes
    Adorava acompanhar Senda (Sillage)!
    Os títulos que falas no 1º parágrafo são alguns dos que se estão a escapar, dos meus preferidos claro...
    ;)

    Guy Santos
    Espero que ao menos lhe façam um enterro, com um bom fim, e editem um omnibus (lol) com a série toda!
    :D

    ResponderEliminar
  13. Loot
    A DC está a ir mesmo por um mau caminho. Apenas vale o lucro imediato, e isso toda a gente sabe onde leva no fim! As grandes editoras, pressionadas pelos grandes grupos cinematográficos estão a entrar em autofagia!
    :\

    João Roberto
    Lucro dá, não dá é o lucro que eles queriam!
    :|

    ResponderEliminar


  14. Boas noites. Primeiro, convém dizer que compro, actualmente, pouquíssima coisa da Marvel e DC. Continuidades esfrangalhadas, famílias (de títulos) enormes e complexas de seguir, mega e hiper eventos em que é suposto comprarmos não sei quantos títulos que não interessam ao menino jesuz... Dispenso. Gosto de muito do que fizeram há uns anos atrás. Hoje, já não há paciência (com excepções pontuais: Space Punisher é divertidíssimo :D Há outros).

    Falando concretamente na DC, uma das melhores (para mim) pistas que a sua saúde não é das melhores é que o Morrison já quase de lá saiu. E isso, eu acho excelente. Aliás, gostava que cada vez mais os criadores apostassem em criações suas (tenho consciência que nem todos se podem dar a esse luxo). E essas criações sim, teriam o meu apoio.

    Percebo perfeitamente o sonho de desenhar o Homem-Aranha, ou o Batman. Mas... Já não há paciência. Apoiar corporações como a Marvel e a DC? Que espoliam os seus autores? Que não tem respeito nenhum por quem para eles trabalha (caso da Gail Simone, obituário do Joe Kubert, por exemplo), nem por quem compra os seus produtos?

    Sei o que custa uma série da qual se gosta acabar. Já me aconteceu algumas vezes. Mas passei a apoiar sobretudo os artistas de que gosto. Preferencialmente, a produzir material seu. E isso, a não ser que venda mesmo muito mal, eles tentam continuar. Ou, a acabar, que não seja por pressões editoriais.

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  15. Francisco Quintana
    Eu também já compro coisa pouca, tenho de me tornar mais selectivo com a crise!
    As grandes editoras estão com tanta falta de imaginação que até doi! Claro que ainda existem bons títulos, mas eles arranjam sempre maneira de os estragar! Os grandes autores cada vez mais procuram editoras em que os seus direitos não sejam postos em causa, por isso a sangria que temos assistido nos últimos tempos.
    Gostava de comprar o 1º livro de Scarlet (Marvel Icon), mas acho que só o vou fazer depois de sair o 2º.
    :\

    ResponderEliminar
  16. Agora que os filmes entraram na jogada, já não interessa o que pensamos e, pior do que isso, já não interessam as vendas. O dinheiro a sério vem dos filmes (e das séries que por aí hão-de vir). As Bds dos grandes personagens (e mais algumas) passam a ser panfletos de marketing de promoção dos filmes :S

    Nuno Amado

    Em relação a mangá, um dos problemas é que quase todas as One-shots não saem no ocidente e só se arranjam scanadas na net e em inglês. É uma pena que assim seja mas se não der para ler de outra forma, eu rendo-me a ler no computador.

    ResponderEliminar
  17. Luis Sanches
    Tenho vários one-shots em inglês e várias séries pequenas.
    O grande problema é escolher... não me apetece comprar um livro para experimentar neste momento, porque a vida não está para isso.
    De resto é como te digo, eles existem, e em inglês. Não é fácil é descobrirmos! Eu vou apanhando por aqui e por ali... e até agora ainda não tenho apanhado grandes flops!
    Aconselho-te este One-Shot maravilhoso:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2011/03/tekkon-kinkreet-black-white.html

    ;)

    ResponderEliminar
  18. temos um thanos novo a caminho "thanos rising":

    http://www.comicbookresources.com/news/preview2.php?image=solicits/marvelcomics/201304/THANOS2013001_COV.jpg

    ResponderEliminar
  19. never-ending-spleepy-eyes
    lol
    Mas esse tipo morre quantas vezes???
    Ainda agora morreu no Cancerverse!
    :|

    ResponderEliminar
  20. Nuno Amado

    Já li e vi o animé do tekkonkinkreet. E é muito bom. Mas há mais assim. O problema é que cá só raramente temos acesso a mangás desta qualidade.

    Em relação ao Thanos, claro que tem que renascer. Ele é o vilão do próximo filme dos Vingadores. Há que começar a propaganda.

    ResponderEliminar
  21. pois, mas a mim não me apanham os euros!
    marvel recentes só vou arriscar mesmo no "age of ultron" e "Cable & X-force".
    E antes disso só o mui ignorado Moon Knight esteve acima da média (ok, teve ali aquele interludio mais fracote com o "vengeance of the moon knight" de que recuperou em grande com o sr Alex Maleev)

    ResponderEliminar
  22. Luis Sanches
    Nós só temos acesso ao traduzido para inglês ou francês... o que se publica em Portugal, não é que tivesse qualidade, mas não vende! Essa é que é essa!
    :(
    Thanos? Bem, ele foi morto pela própria Morte!!! Como é que há retorno???
    LOL
    :D

    never-ending-spleepy-eyes
    Na realidade estou curioso em relação ao Age of Ultron. Espero que traga algo de novo, mas bom, e não as bostas que andam por aí ultimamente!
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Urubu! Nhica-se...diz-me lá, o que é que andas a ler, ou melhor, o que é que tencionas começar a ler? Para ver se não me meto nisso. Banhos de água-fria bastou-me a Meribérica, a ASA e agora a VBD!

    ResponderEliminar
  24. Refem
    Eu faço as séries que mais gosto. Infelizmente as séries que eu ,ais gosto nas grandes editoras americanas são aquelas que eles menos gostam!
    Já tenho uma série delas interrompidas... e algumas de grande qualidade!
    (Ainda há quem fale das editoras portuguesas e diga que compra importados porque assim tem a certeza de fazer a colecção...)
    :P

    ResponderEliminar
  25. Até parece que as editoras portuguesas tem uma grande média de series editadas na totalidade,nem runs de autores terminam por 1 tpb (New X-men,Avengeers Jonhs,Ultimate Iron Man etc)
    Como está serie nos States tem 4 tpbs aqui ficava pelo 1 e se tivesse mais ficava sem o ultimo volume

    ResponderEliminar
  26. Optimus
    Não percebo... atacavas as editoras portuguesas por não respeitarem os compradores e deixarem séries a meio... e que compravas em inglês porque era garantida a conclusão.
    Pelos vistos agora que se prova que eles cancelam montes de séries (sim já tinha reparado nisso tempos atrás) defendes o mesmo mas porque as canceladas em inglês ficam com mais algumas páginas? E em que é que isso me deixa mais feliz? Tá cancelada, tá cancelada... fiquei pendurado. Quero lá saber se foi no nº 3 ou no nº7...
    :|

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]