quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Março Anormal


João Tércio Vinagre começou cedo a sua investida na BD. Foi no 9º de escolaridade e teve sucesso, pelo menos no liceu! Esse seu livro, “Fim”, teve o apoio da Junta de Freguesia e parece que esgotou (quase tudo no liceu, claro)!
Este autor tem quatro livros publicados, sendo este o último que saiu para o público. Pelo que me foi dado a ver o interesse maior de Tércio de Vina prende-se ao cinema, embora goste de variadas artes!


Este livro foi um desafio proposto pelo editor Pepdelrey, num post passado em que ele me propunha fazer uma crítica isenta e desapaixonada.
Isso é um exercício um pouco difícil para mim… não tenho curso de jornalismo, e a BD é uma paixão para mim. Existem livros aos quais reconheço alguns erros, mas porque gosto da personagem fecho os olhos, o que não faço noutros casos!
Mas vamos tentar dissecar este Março Anormal de Tércio de Vina.

Primeiro que tudo, e embora esta não seja a arte típica do meu gosto, tenho de dizer que me diverti a ler este livro. Subversivo na linguagem e imagens, e por vezes deliciosamente idiota.
O livro tem um traço estilizado que a espaços consegue ser bastante expressivo, mas o que conta mesmo aqui é a narrativa gráfica e construção do argumento. O desenho apenas serve de carruagem a estas duas vertentes deste livro de BD. E o desenho (que eu não gosto) consegue isso perfeitamente. Na realidade, e na minha opinião, o que faz com o desenho seja bastante expressivo é decididamente a cor, que segundo os créditos foi de Rui Lacas e Ricardo Tércio. É a cor que leva e tira as várias emoções que vão estando presentes no livro!

Este livro é contado em três partes distintas, atadas na terceira parte, e em que em todas elas o protagonista difere. Primeiro temos um gangster que vive numa lixeira, é engatado por uma “jeitosa” e apanha uma doença venérea que lhe aumenta o tamanho do pénis para valores perfeitamente anormais… ou seja, fica maior que o portador e (lol) ganha vida própria! Marco Manias, assim se chama o pato possuidor deste pénis, é raptado e mantido numa clinica de produção de esperma. Após algumas nuances foge para a floresta. End.

Freaking Fred não se sabe bem que "bicho" é, visto ter um adereço de Bondage na cabeça o tempo todo. Quer ser um actor de artes performativas alternativas, e faz de tudo por isso. O seu corpo não sente a dor e nas suas actuações tem performances absurdas de tão violentas que são. Shakespeare não tem nada a ver com estas actuações… acabando Fred por provocar um massacre inadvertidamente e foge para a floresta, onde encontra o solitário Marco… End.

Óstro é um caçador de Zombies (lol) idolatrado pela cidade, visto ser eficiente neste trabalho.
O seu orgulho é a sua filha, que acaba por se enrolar com o médico do esperma (parte 1) e fugir com ele. Óstro não gosta e parte em perseguição! Acabam por ir parar à floresta!
O enlace de tudo isto não conto!
Mas achei que estava bem construído! Depois de um livro tão louco e absurdo tudo acaba por fazer sentido, se é possível dizer, no final!

A construção da narrativa é boa, com uma dinâmica bem marcada interrompida a espaços para pensamentos mais introspectivos das personagens, e tudo isto envolvido num “non sense” muito louco!

As referências neste livro à cultura popular são bem visíveis… Óstro é um Rambo sem tirar nem pôr. Uma excelente caricatura da personagem de Sylvester Stallone! Depois temos o criado/cozinheiro Ambrósio, que estranhamente ficou bem metido na narrativa (“bravo Ambrósio!”) e para meu sorriso final temos um banquete saído da última página de um livro do Asterix!

A parte mais pessoal (tenho de a fazer), ou seja, o que ficou para mim do livro foi um sorriso nos lábios pela loucura das situações apresentadas… foi um Março mesmo anormal! LOL
Para a minha nota final isto conta, assim como o meu gosto pessoal pela parte gráfica (desenho), de que eu já disse que não era mesmo o meu estilo.

Boas leituras

TPB
Criado por: Tércio de Vina
Editado em Maio de 2010 pela El pep
Nota: 7 em 10

9 comentários:

  1. A cor está realmente do caraças, muito boa.

    Eu gosto do traço do Tércio e é uma aventura completamente louca onde tudo é permitido, as ideias mais mirabolantes e que muitas vezes auto-censuraríamos são aqui colocadas sem qualquer pudor.

    ResponderEliminar
  2. Um estilo de arte diferente nessa BD. Não conhecia esse livro, mas a partir da sua apresentação me parece uma boa opção de leitura.

    ResponderEliminar
  3. Só pelo que você falou por alto do enredo (se é que tem...rs) fiquei aqui viajando...Imaginando as loucuras, sabe é o tipo de leitura que faz bem pra alma...Alivia o peso da vida.

    ResponderEliminar
  4. Depois de cumprir o meu dever cívico de votar (hoje) e de colocar este teu blog com o dobro das Alergias (ele há cada uma!), concordo com este teu comentário ao Março, na parte que se refere aos desenhos apresentados aqui, pois não conheço a obra e, naturalmente a maior parte do conteúdo e o argumento.
    É a obra de um autor português, tem 3 anos e não me perdoo não a ter ainda adquirido, o que vou fazer na próxima oportunidade. Aprecio a caricatura, o malabarismo das narrativas cómicas (o que parece ser o caso) e gosto da cor, essencialmente da cor.

    ResponderEliminar
  5. A arte achei até que legal, absurda, mas legal, a história muito louca parece ser muito boa!

    ResponderEliminar
  6. Haverá algum mês que seja normal, nos dias de hoje? Sim, já votei!

    ResponderEliminar
  7. Loot
    Acho a cor essencial para este livro! Dá-lhe corpo! Se fosse a P&B ficava muito mais pobre e porventura desinteressante.
    Gosto de alguma da insanidade presente neste livro!
    lol
    :D

    João Roberto
    Sim, é uma arte bem estilizada. Não gosto muito mas adapta-se perfeitamente ao argumento!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Venerável Victor
    Sim, é uma leitura bem disposta de tão louca... dá para "viajar na mayonnese"!
    :D

    Santos Costa
    Acho bem que cumpras o teu dever cívico!
    ahahahha
    Obrigado!
    Acho mais uma malabarismo inasano-absurdo do que um cómico puro!
    Mas se o leres me dirás a tua opinião.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Guy Santos
    História muito louca sim, tocando o non sense para nosso louco prazer!
    :D

    Rafeiro
    Este Março foi mesmo anormal!!!
    LOL
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]