quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Geoff Johns deixa Green Lantern ao fim de 9 anos...


Eu não queria falar disto, mas lá vai…
Anteontem foi noticiado nos sites da especialidade que Geoff Johns vai abandonar o título Green Lantern no número 20, pós “reboot new52” da DC Comics.
Ultimamente todos os títulos que eu gosto têm sido sangrados dos mentores que os tornaram apetecíveis para mim. É quase perseguição! (lol)

Neste caso eu até posso compreender, a saturação já deve ser grande…
Geoff Johns pegou em Green Lantern com “Rebirth” em 2004, e já lá vão quase 10 anos de sucesso.
Johns fez uma recuperação irrepreensível do maior de todos os Lanternas Verdes (Hal Jordan) tornou-o no grande título da DC, expandiu o universo cósmico Green Lantern para limites nunca antes pensados e conseguiu o impensável… todo o Universo DC era pautado pela batuta do título Green Lantern! Não era o Superman, não era Batman ou Wonder Woman… era verde salpicado de azul, vermelho, amarelo, rosa, laranja e indigo.

Nesta recuperação multicolor atravessou o negro e o branco, recuperando no processo outros heróis que andavam perdidos à espera de boas histórias, como aconteceu com Aquaman!

Perante isto vejo com tristeza o arquitecto de todo este universo afastar-se da luz verde, mas compreendo, foram muitos anos!

Johns assegura que na revista Green Lantern #20, Hal Jordan vai ressurgir de maneira bizarra, Sinestro terá o seu destino fatalmente traçado e o final fará jus a toda a carreira neste título!
Espero bem que sim… que Johns se despeça de Green Lantern em grande estilo. Merece!

Fica a minha tristeza e compreensão nesta situação. Espero apenas que fique tudo bem atado no fim, para que se eu assim o desejar também seja o último livro desta série que eu compre, sem ficar pendurado. Sou fã deste herói!
Fica a série de livros (mais crossovers) deste título desde que Johns o recuperou:


- Rebirth
- No Fear
- Revenge of the Green Lanterns
- Wanted
Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 1 
Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 2 
Green Lantern: Secret Origin 
Green Lantern: Rage of the Red Lanterns 
Green Lantern: Agent Orange 
Blackest Night
- Blakest Night : Green Lantern
Brightest Day Vol.1
- Brightest Day Vol.2
- Brightest Day Vol.3
Green Lantern: War of the Green Lanterns
- Green Lantern: Sinestro
- Green Lantern: The Revenge of Black Hand




Boas leituras

25 comentários:

  1. Uma pena, mas compreendo. Quer sair enquanto ainda há só boas memórias. Ele revitalizou o meu herói preferido e só isso é razão para o adorar.

    Do melhor, e por vezes menos falado, foi a Guerra do Sinestro. Foi uma saga fenomenal e que teve de tudo um pouco, melhor que as sucessoras Blackest e Brightest.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não nutro grande paixão pelo trabalho dele dos ultimos anos.

    Do que li do trabalho dele no Flash à uns anos largos atrás, gostei muito.

    Nos Lanternas Verdes, li desde o Rebirth até à Blackest Night. Ai desisti. Repetitivo, e pouco imaginativo vou no que se tornou o universo dos Lanternas Verdes.

    Guradiões avariados da cabeça e novas emoções / cores / tropas era a solução para tudo.

    Teve coisas boas, mas à muito que devia ter ido pastar para outro lado.

    ResponderEliminar
  3. Alguém disse - o Papa vai deixar o seu posto, e eu - yeah, eu já sei. E ele: esse também, mas o Johnns vai deixar o Green Lantern. E eu: pah, que merda. A tristeza que assola a minha alma. O homem que escreveu aquele que foi o melhor título DC por vários anos, sai. Quem é que poderá substituir o melhor argumentista da DC no título que nasceu do zero e se desenvolveu com ele? É uma missão muito complicada e muito ingrata pra quem virá a seguir. Da DC terá que ir para o Lanterna alguém mesmo bom: talvez Lemire, já que o Snyder fará o novo título de Superman. Talvez o Andy Diggle, ou James Robinson ou o Dan Jurgens fossem opções razoáveis. Já do Milligan, ainda não conheço o seu Red Lanterns. Se é pra ir pra lá o Scott Lobdell ou o Fabien Nicieza ou a Gail Simone, acho que deixo de comprar.

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente contigo Nuno. Eu já não ligava há muitos anos ao Lanterna, mas depois que este escritor entrou fiquei completamente agarrado. Ao principio ainda olhei com desconfiança para todas as cores que estavam a aparecer. Mas acho que ele fez um trabalho excelente com os argumentos e soube manter vários titulos a funcionarem bem. Há escritores que passam pelos herois sem lhes acrescentarem nada, mas este deixou uma marca que agora faz parte da história do Lanterna.
    Visto que se vai embora, a pergunta mais importante é, já sabemos para onde vai?

    ResponderEliminar
  5. Luis, ao que é sabido o Johnns ficará com Aquaman e com as duas Justice Leagues.

    ResponderEliminar
  6. Concluindo o que disse antes: até digo, se é pra a fase pós-Johnns a revista ficar de qualidade mediana mais vale ir buscar o Ron Marz. Pelo menos já sabemos com o que contar.

    ResponderEliminar
  7. Reignfire
    Tenho muita pena que ele pare o que estava a fazer. Tentemos ser positivos :) Imagina que ele faz algo semelhante na JL ou no Aquaman ao que fez com o Lanterna. Se as histórias da JL ficarem com o mesmo tipo de epopeia com que ele brindou os Lanternas, a DC só vai ter a ganhar (e nós também).

    ResponderEliminar
  8. Ele fez muito mesmo pelo personagem, é quase o Chirs Claremont do Lanterna Verde, ao ficara nos a fundo mantendo o personagem interessante e agregando valores na mitologia. Que venha algum bom autor... Infelizmente bons como Snyder, Lemire e Venditte estão sobrecarregados e outros bons como o Azzarello não parecem ter o gosto pelo cósmico, fica aí minha dica: James Robinson, DeMatteis e... WARREN ELLIS!

    ResponderEliminar
  9. Hugo Silva
    Sinestro Corps War foi épico e difícil de igualar. Blackest Night foi bom, mas não atingiu o patamar desse crossover!
    ;)

    Rui Esteves
    Todas as sagas escritas por Johns pautam-se por momentos baixos e por vezes monótonos para depois, e à medida que se aproxima de um climax, a narrativa ir num crescendo que agarra os leitores. A seguir ao pico Blackest Night a narrativa baixa de intensidade como é apanágio de Johns... aí vou navegando na mayonnese da escrita dele até aquilo começara a subir novamente! É assim desde Rebirth!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Reignfire
    Também fiquei triste, mas neste caso compreendo. A saturação já devia ser grande!
    Vou dar o benefício da dúvida ao próximo que vier, pois sou fã destas aventuras cósmicas!
    Eu gostaria de ver Dan Abnett neste título! Eu sei que ele está preso à Marvel, mas era o homem indicado para escrever Green Lantern!
    :D

    Luís Sanches
    Como o Reignfire disse ele vai continuar em Aquaman e vai ficar as duas Justice Leagues.
    Agora o problema é: toda a gente sabe que Johns não se dá bem com o Batman!
    Espero que isto não seja um tiro no pé... ele nunca conseguiu escrever Batman, senão já estaria no título principal há bastante tempo...
    :\

    ResponderEliminar
  11. Venerável Victor
    Warren Ellis??
    :D
    LOL esse cheira-me que nunca voltará ao mainstream da DC a não ser que lhe pagassem muiiiiito!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Não acompanhei muito de perto os últimos anos do Lanterna, apesar de gostar do personagem, mas sei que Geoff trabalhou bem o personagem!

    ResponderEliminar
  13. Guy Santos
    É... para mim vai deixar saudades, e quem o substituir vai sofrer com o estigma da comparação...
    :D

    ResponderEliminar
  14. Realmente Dan Abnett e Andy Lanning são bons no que respeita a personagens envolvidas com entidades cósmicas.

    Outro nome a evitar seria o de Judd Winnick. J. T. Krul também considero mediano. J. Michael Stracksynski, não sei.

    ResponderEliminar
  15. Partilho da tua opinião. Gosto muito do que Johns fez com o Green Lantern, mas percebo perfeitamente que se queira ausentar. Já são muitos anos.

    ainda vou atrasado na leitura da personagem, mas desde que lhe voltei a pegar com Rebirth que tenho estado satisfeito.

    Gosto particularmente da atenção que o autor teve ao passado, construindo novos enredos e factos, sem destruir o que havia sido escrito antes.

    Prefiro-o mto mais ao leme do lanterna do que do Batman, por exemplo. Claramente o estilo dele assenta melhor no de Hal Jordan :)

    Esperemos que o título continue a prosperar. É que Johns colocou o Lanterna nos holofotes da DC. Isso foi mto claro no reboot tb. Lanterna mais do que nunca é um dos grandes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Reignfire
    O Straczynski seria bom, mas... tem um problema. Ele só é bom quando tem carta branca para fazer o que lhe apetece, o que normalmente não interessa à editora que gosta de fazer os seus crossovers, tie-ins e cenas afins. Depois começam a pressionar a dizer que a história tem de seguir este e aquele rumo para se cruzar com os outros heróis e nessa altura ele sai fora.
    Mas era homem para fazer um grande GL se o deixassem!
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Loot
    Claramente ele não sabe escrever boas histórias para o Batman, assim como a única vez que li algo dele na Wonder Woman também estava muito mau...
    :P

    ResponderEliminar
  18. Sempre fui fã do universo dos Green Lanterns.
    Faz sentido sair ao fim de tanto tempo.
    Talvez o Dave Gibbons, possa dar uma perninha, já que colaborou com o Geoff Johns tanto no green lantern corps como no titulo do green lantern

    ResponderEliminar
  19. Geoff Johns é um heroi, pois de certa forma carregou a DC nas costas por um bom tempo.

    Sua saída do título do Lanterna penso eu que vem no momento certo, pois ele revitalizou o persogem e fez com o título vendesse muito bem, ou seja, ele sai com um status profundamente positivo.

    Melhor assim do que fazer com que a qualidade das histórias caia por ter muito trabalho.

    ResponderEliminar
  20. Geek dos Comics
    O Gibbons já está muito "velhote"... não sei se ele terá a "frescura" mental para desenvolver o título com originalidade!
    :P

    João Roberto
    Sim, esta saída eu compreendo, ao contrário das outras... aliás, já me interrogava quando é que ele iria sair do título!
    Johns fez um excelente trabalho em Green Lantern na minha opinião!
    ;)

    ResponderEliminar
  21. Especulações.

    http://universohq.com/quadrinhos/2013/n19022013_05.cfm


    Peter Tommasi é mediano. Do Peter Milligan já li os Lanternas Vermelhos e acho mediano, também. Aliás acho que Milligan e super-heróis não combina muito bem. O único projeto de super-heróis que acho que lhe correu bem foi o X-Force/X-Statix, que não é um título do mesmo nível dos outros heróis. Na minha opinião, Milligan deveria dedicar-se mais a títulos para adultos que é onde ele escreve melhor. Fialkov parece-me uma melhor opção. Robert Venditti e Justin Jordan, não conheço. De Keith Giffen tenho dúvidas de se ele seria capaz de fazer boas histórias do Lanterna. Penso que talvez fosse melhor a DC escolher dos melhores que tem atualmente como o Scott Snyder, ou então alguém muito bom de fora da DC que trouxesse uma alma nova aos seus heróis.

    ResponderEliminar
  22. Os sucessores já foram desvendados.

    http://www.newsarama.com/comics/new-green-lantern-creative-team.html

    Com Hal Jordan, um escritor desconhecido e um desenhador proveniente da Marvel isto promete. Vou dar o benefício da dúvida, com certeza.

    ResponderEliminar
  23. Reignfire
    Desculpa só responder agora, mas tenho estado um pouco ocupado e sem poder usar ligações "internéticas"...
    :D
    Olha, eu estava à espera que fosse o Tomasi numa primeira fase pelo menos, e depois então colocassem outro. É que o Tomasi está completamente por dentro do assunto, e embora não seja autor fenomenal poderia manter aquilo durante um período de transição.
    Esse Venditti não conheço... tenho de ir investigar!
    Obrigado pela info!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. A saida do Jonhs em Alta até é benefica para ele já o seu substituto parece um 3 opção.
    Jonhs é escritor arroz com feijão escreve bem e tal mas não deslumbra muito.

    ResponderEliminar
  25. Optimus
    É como disse atrás, não conheço este autor, o Venditti, embora já me tenham dito que está a fazer um bom trabalho em Demon Knights!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]