segunda-feira, 15 de abril de 2013

Às Quintas Falamos de BD (ou não): Abril na BD (e algumas considerações sobre estes encontros).


Hoje é o dia mundial do desenhador!

Parabéns a todos que com a sua arte me alegram parte do dia, seja a ler seja a dar vida a este blogue.
Mas por isso mesmo hoje vou falar sobre fomento e divulgação de BD.

O CNBDI vai organizar mais um "Às Quintas falamos de BD".
Como é sabido este equipamento da Câmara Municipal da Amadora tem como objectivo na sua génese a Banda Desenhada e a Ilustração, e hoje é dia de crítica aqui no Leituras de BD.

Antes de mais quero dizer que já me estou a borrifar por, ou se me, considerarem "persona non grata", ou se me retirarem das listas de divulgação... ou o que quiserem fazer mais. Tanto me faz. Sou maior, não vivo disto portanto não tenho de ter problemas em dizer o que penso.


Há dois meses fiz uma crítica à escolha da temática para o  "Às Quintas falamos de BD", porque o livro eleito para esse encontro era exactamente o mesmo livro escolhido para ser homenageado/falado/discutido exactamente um ano atrás (no mesmo mês e tudo). O livro era  "Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação" do grande José Ruy.

A minha pergunta é: não existem mais livros de BD feitos em Portugal? Aliás, não existe BD em Portugal? É que estes encontros decorrem de Fevereiro a Maio, ou seja, são apenas quatro meses por ano! E com tão poucos encontros por ano repetem-se livros e autores? Eu tenho o maior respeito, e admiração, pelo José Ruy, tanto como artista, como também pela sua postura no meio bedéfilo nacional, isto não tem a ver com ele.

O mês passado não recebi divulgação destes encontros, sinceramente não sei do que se tratou, sei que há um ano tinham sido "Construções de Armar"... eu não tenho nada contra elas, mas isso é BD?? Não existem mais autores e livros IMPORTANTES de BD nacional para se falar? Não conhecem? Eu posso apresentar, não tenham problemas!

Agora temos mais uma repetição de tema... Abril na BD! Mais uma vez! Não que a data do 25 de Abril não seja de importância maior, mas... outra vez?? Mais... desta vez como poderão verificar no texto, não tem nada a ver com BD nem com ilustração!
Isto é só tiros nos pés! Não acertam! Como é que querem trazer os jovens para a BD? Como é que querem que estes encontros sejam na realidade únicos e interessantes no ambiente da BD nacional?

Não, isto não é assim que se faz. Lamento mas isto é usar um equipamento que DEVERIA SERVIR para fomentar a BD nacional, e é apenas uma fogueira de vaidades paga com dinheiro público. E onde está a BD neste encontro de celebração política? Não está. Está a poesia, e a música. Num dos quatro únicos encontros anuais desta rubrica sobre BD. (Irra...)


O 25 de Abril é para celebrar sim! Eu praticamente tenho 49 anos e lembro-me perfeitamente do Estado Novo, da ditadura, do ditador e até fui revistado pela PIDE com dois anos de idade. Mas o  "Às Quintas falamos de BD" é para falar de BD! Isto para mim é apenas um comício, mas para isso vão haver comícios maiores na data correcta, com muita gente a falar sobre o assunto.

Não estou aqui para agradar a ninguém, a minha "dama" aqui é a BD, não é o 25 de Abril. Repito, se resolverem tirar-me da lista de divulgadores estão à vontade! A minha espinha é direita, e falo daquilo que acho que tenho de falar dando a minha opinião sem duas faces. Não engraxo e nem tenho de o fazer.
Tenho neste momento que estes encontros são apenas para as mesmas pessoas de sempre, não visam angariar novos "tertulianos", não visam a divulgação e discussão da BD nacional, ou internacional, servem apenas para as mesmas pessoas de sempre irem tomar um cafezito na última 5ª Feira do mês no CNBDI. Isto é MUITO curto.

O engraçado é que desta vez nem texto mandaram, mandaram apenas o "convite". Àhh... claro, há muita gente que gosta disto... mas BD... "népia". Bem, pelo menos desta vez mandaram-me a divulgação, o mês passado nem isso!
E vou dizer... não preciso que me mandem este tipo de divulgação. A sério. Gosto de BD, divulgar BD, comprometer-me em divulgações e ajuda a eventos de BD... agora isto que andam a fazer? Não.


Porque é que acham que que vão sempre os mesmo? Se é só para os amigos não vale a pena gastarem tempo em divulgações, os amigos lá estarão sempre na última 5ª Feira do mês de Fevereiro a Março.

Acho que não foi para isto que se formou o Centro Nacional de BANDA DESENHADA E ILUSTRAÇÃO.

Fiquem com este convite para irem assistir a música e poesia de intervenção política no encontro de Banda Desenhada. Espero que ao menos os músicos e poetas vão por amor à camisola e não sejam pagos com dinheiro que deveria servir à BD... (pelo menos o título deste evento é "Às Quintas Falamos de BD").

Desculpem-me, eu estava para nem sequer fazer esta divulgação porque o assunto não é BD, mas tinha desabafar.
(Credo... estou aqui a olhar para este convite, que tem uma resolução miserável que quase nem se consegue ler, mas não vou "dactilografar" o texto. Aprontem os óculos de ver ao perto...)

Boas leituras

51 comentários:

  1. Desconhecia que isto existia, mas concordo contigo. Tudo tem o seu tempo e espaço.

    Fazer política mascarada mascarada é feio, muito feio.

    ResponderEliminar
  2. Rui Esteves
    Repara, em nem me importo que falem de política em encontros de BD. Mas falemos de livros de BD com carregado teor de intervenção política! O que não faltam para aí são livros desses!
    Agora usar uma data das poucas a que se tem direito para a BD, para ouvir música e poesia, desculpem mas não...
    Acho que não estão a fazer nada em prol da BD antes pelo contrário... só afastam o público, aliás, este encontro é mesmo fogueira de vaidades na minha humilde opinião...
    :|

    ResponderEliminar
  3. Realmente tens razão Nuno! É uma oportunidade perdida em que se poderia divulgar/debater a BD com mais conteúdo politico, com foco especial no 25 de Abril, mas assim não.

    Ok, pronto, já percebi, isto é da Câmara da Amadora onde BD e estar-se aberto a sugestões não combinam…

    ResponderEliminar
  4. lolol!! Exactamente o que eu ia a dizer André. Isto é feito pela mesma autarquia que também tem mão no que se tornou o Amadora Bd. Podiam também ter posto lá uma mesa de ping pong porque...sei lá, pela mesma razão porque puseram só musica e poesia. Apenas porque sim :S

    (Este ano não foi preciso esperar pelo Amadora Bd para este grupo mais uma vez se mostrar em grande)

    ResponderEliminar
  5. Não, assim não! Uma coisa é um encontro como esse, outra é um sarau de poesia e música. De certo o segundo é muito bom, mas viemos para falar de BD.

    ResponderEliminar
  6. Desculpem lá mas isto é tão ridículo que só dá vontade de rir!

    ResponderEliminar
  7. Não faz qualquer sentido.
    Que pusessem musica em alguma altura, agora com BD no nome, tinham obrigatoriamente de falar de BD.
    Era o mínimo...digo eu.

    Já imagino a conversa: Então de que BD falaram?
    Nenhuma, mas a poesia era muito catita.

    ResponderEliminar
  8. Oi, Nuno! Que coisa chata essa que você mostrou onde um evento para BD torna-se tudo, menos para se falar de BD. Isto está sendo algo frequente, parece que as pessoas preferem perder o foco do evento em busca de mais gente. Tens toda razão em se manifestar! Já existem poucas pessoas que se assumem como leitores frequentes de BD, então, diante de um encontro desses, se não tiver algo sobre BD - exatamente sobre BD - essas pessoas continuarão espalhadas por aí, lendo suas BDs silenciosamente em seus cantos, sem poder conversar e nem compartilhar sobre aquilo que leu e gostou ou o que leu e não gostou, e tantas coisas que esperamos desse mercado de BDs.

    Falou bonito! Parece até que me olhei no espelho ao ler esse texto! rsrsrs...

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  9. André Azevedo
    Sim, se quisessem poderiam levar livros a discussão sobre o assunto, e que nem sequer teriam de de ser sobre o 25 de Abril propriamente dito. Poderiam ser livros baseados em revoluções e liberdade! Existe uma miríade de livros sobre esse tema.
    Sim, pelos vistos CNBDI e sugestão não combina. Eu sublinhei há 2 meses que tinham repetido o livro Peregrinação, e agora repetem "Abril na BD", que ainda por cima nem vai ser um encontro de BD!
    :|

    ResponderEliminar
  10. Luís Sanches
    O que me lixa é que eles tem todas as condições (as melhores do país) para fazerem coisas realmente interessantes na divulgação da BD, aliás, o CNBDI foi criado para isso! Ou não?
    Não há atrativos para a angariação de mais pessoas para estes encontros, eu só fui a um encontro destes e na realidade nunca nada que me puxasse a ir lá assiduamente. Eu, que sou um fã desta arte e moro apenas a 15 minutos de carro do CNBDI. Vão sempre os mesmos, e devem estar contentes com isso presumo eu.
    Este encontro para mim é apenas uma fogueira de vaidades sem mais valia nenhuma para além disso.
    :(

    ResponderEliminar
  11. Venerável Victor
    Para ir a um sarau de música existem outros mais a meu gosto. Durante 10 anos fui "obrigado" a ouvir este tipo de música, e fiquei cheio. Tudo tem o seu tempo, mas para esta organização parece que a BD tem cada vez menos tempo!
    :(

    ResponderEliminar
  12. Chaka Sidyn
    Se é ridículo? É com certeza, mas mais que ridículo acho triste.
    :|

    ResponderEliminar
  13. Geek dos Comics
    Fevereiro 2012 - Livro "Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação"
    Fevereiro 2013 - Livro "Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação"
    Março 2012 - Construções de Armar
    Março 2013 - Fazer Ciência com ferramentas de BD
    Abril 2012 - Abril na BD
    Abril 2013 - Abril na BD
    Maio de 2012 - Guerra Colonial
    Maio de 2013 - ?
    Como vez, isto é super interessante para trazer novos públicos e discussão na BD...
    :D

    ResponderEliminar
  14. Fabiano Caldeira
    O problema é que ainda por cima quando o tema é BD é quase sempre pouco chamativo. Não tiveram nenhum tema até agora que me fizesse saltar da cadeira e ir até à Amadora falar, ou discutir sobre o assunto. A única vez que lá fui foi porque fui convidado (com outro blogger) a ir falar sobre blogues de BD. sabes o que aconteceu? Fui lá, apanhei uma valente seca e não falei (nem o outro bloguista - o Nuno Neves) por falta de tempo!
    Ou seja, fui perder o meu tempo porque o assunto a ser tratado não era algo que me arrancasse de casa em situação normal.
    :P

    ResponderEliminar
  15. Pois bem, se tu, Nuno, dizes o que pensas, eu também penso o que digo. E digo isto:
    usar a BD para pretextos paralelos, só traz à BD e a quem lá vai pela primeira vez, falsas expectativas e alguma desilusão, que se irá repercutir no desinteresse da BD.
    Imaginemos que uma Sex Shop arma uma exposição para divulgação e venda de produtos de e para o sexo. Entramos lá e o que encontramos? Pomadas para os pés, calças de ganga, chás para a diarreia e um livro de orações para rezar antes de adormecer.
    É isto o que querem fazer? (...) - nas reticências está um palavrão que só me atrevo a pôr no meu blog.
    Podem dizer: este tipo, sem conhecer os locais e as pessoas, critica de alto a baixo. Pois sim, mas acredito no que dizes, vejo o que se coloca à vista e já estou habituado a, por muito menos, ser zupado por fazer BD.
    Como é diferente - e para melhor - a Iberanime!

    ResponderEliminar
  16. Santos Costa
    Não é preciso pensar muito, basta olhar para o convite.
    Tão pouco existe para a BD e o pouco ainda é diminuído por iniciativas puramente políticas.
    O Iberanime não é um evento de BD mas sim de cultura oriental, mas garantidamente teve mais de BD que esta "Às Quintas falamos de BD". Pelo menos teve a presença das duas portuguesas que ganharam o concurso Manga da Embaixada do Japão em Londres, houve desenho ao vivo, workshops de como desenhar Manga e muita BD à venda...
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Pois é, tudo tem sua hora e seu lugar e penso que se o encontro é para falar de BD que se faça isso, pois esse é o propósito do evento.

    Não se deve perder o foco das coisas, pois isso prejudica muito o andamento das coisas e tira a graça daquilo que nos diverte.

    ResponderEliminar
  18. Vejam lá que até conseguiram pôr-nos aqui a falar de tudo menos de BD, quando exactamente neste fim-de-semana (ou estarei enganado) a Bertrand editou "Isto é um assalto", um livro de Bd do Francisco Louçã e desenhos do Nuno Saraiva que retratam a novela Troikken em que Portugal se transformou. Será que estamos a ser injustos e este encontro é simplesmente uma maneira rebuscada de chamar atenção para esta BD em particular :-))))) Ops! Lá voltamos nós a divulgar BD e não era o tema. Desculpa CNBDI, não foi por querer, foi por vício.

    ResponderEliminar
  19. João Roberto
    É... tens razão! Cada coisa no seu lugar. Querem fazer um sarau musical? Nada contra. Mas não no dia destinado à BD, ainda por cima em "casa" da BD...
    :P

    ResponderEliminar
  20. Tua raiva é totalmente compreensiva Nuno, se é para falar de BD deve-se falar de BD, respeitar a BD!

    ResponderEliminar
  21. José de Sá
    Por acaso tive para falar desse livro no post! lol
    Seria um livro adequado. podiam convidar o Louçã e o Nuno saraiva e faziam uma espécie de lançamento!
    Mas não... isso seria abrir o precedente de falar de um livro recente de BD! lol Ali só se fala de BD "vintage" sempre dos mesmo autores.
    Ou então de música, poesia e construções de armar...
    :D

    ResponderEliminar
  22. Guy Santos
    Ora nem mais...
    'nuff said!
    :)

    ResponderEliminar
  23. Olá Nuno,
    Ando literalmente afastado de 'discussões' de e sobre bd (e até nem iria comentar nada aqui, mas decidi fazê-lo.)
    Voltando a 'vaca fria' e sabendo eu que vivo em Portugal e sabendo também que desde o tempo do Vasco Granja tudo mudou, continuo a afirmar o que sempre achei.
    A Amadora nao traz benefícios nenhuns para a BD e estes dinheiros públicos sao muito mal geridos, para promover uma arte que deveria se direccionar dos 8 aos 80, logo por mim poderiam bem acabar com Amadora's Bds e gerais associações ao festival. (Poupava-se algum dinheiro aos cofres do estado).
    No entanto e continuando por aqui a escrever sobre este tema, nao fico perplexo com o mesmo, pois na Bd em Portugal nada foge ao domínio do surreal.
    Vou tentar me expressar da melhor forma para nao ferir susceptibilidades. Sabendo tu dos meus gostos a nível de bd, tenho a noção que nao devemos andar 'agarrados' a ideia de que a bd sem o anime, cosplay ou manga em Portugal nao funciona, pois na minha modesta opinião, eventos direccionados para esta área sao péssimos e prejudiciais para a nona arte, pois na sua esmagadora maioria, as bds patentes nestes eventos sao intragáveis, desprovidas de conteúdo e penso (pela experiência pessoal que tenho que nao forma pessoas e prolonga ad eternum a sua infância, ou seja, nao quero isto para ninguém da minha família).
    Por ultimo, entendo que e importante falar das coisas péssimas que acontecem na BD, mas nao basta estar num blogue, tinham que ir lá pessoas que gostam de Bd perguntar olhos nos olhos aos responsáveis o porque disto, logo penso que o ideal era juntar um grupinho de pessoas e ir lá falar com os responsáveis.
    Porque senão eles irão ver isto como mais umas 'Maria-choronas'. Eu se estivesse em Lisboa iria lá e até fazia uma reclamação por escrito, mas entendo que as pessoas tenham as suas vidas e em mais do que pensar do que andar a reclamar por causa de banda desenhada.
    Ou seja, continua tudo na mesma e ira continuar pois nao vejo grande 'luta' contra o sistema implantado há imensos anos, como vejo pessoas envolvidas noutras artes, quando se sentem prejudicadas (teatro, cinema ou música).
    Grande abraço e limito-me a expressar a minha opiniao como sempre fiz.
    Manuel

    ResponderEliminar
  24. Manuel
    Ainda bem que decidiste fazê-lo!
    :)
    Concordo que os dinheiros gastos no Amadora BD e outras actividades do CNBDI deveriam ser muito melhor usados. Menos pessoal a usar do sistema garantidamente daria para fazer festivais melhores. E de preferência com pessoas activas, imaginativas e que conhecessem a Banda Desenhada na sua grandeza a nível mundial. Existe tanta variedade e esta gente apenas conhece os mesmos de sempre! A Manga e os Comics são relegados para segundo plano (ou terceiro, ou quarto, ou....).
    Discordo completamente da tua frase em que juntas o Anime, o Cosplay e a Manga. Manga é BD! E é popular no meio mais juvenil.
    Não sou da opinião de que a BD em Portugal não funciona sem o Anime e o Cosplay. São apenas "adereços" da BD japonesa. Aliás, o Manga não tem funcionado em português, e tem o Anime e o Cosplay a ajudar... portanto o problema é outro!
    Agora se me falares que os festivais ou eventos que se apoiam nestas 3 vertentes são um sucesso, garanto que é verdade! Sabes porquê?
    Porque são bem orientados, bem administrados, bem organizados e sabem bem o que o público que procuram quer!
    Não têm culpa que os festivais "pesados" como o Amadora BD sejam completamente inflexíveis, monolíticos, e fechados a novas ideias. Sim porque podia-se fazer tanta coisa em tantos campos que levassem as pessoas a DIVERTIREM-SE num festival! Mas não... são imóveis e conservadores... os festivais mais baseados em comics e manga são muito mais imaginativos!
    Essa é uma grane diferença. Voltando ao post, tá tudo dito! Quem é que vai ver aquela coisa que querem impingir "como BD"? Hã?
    Os amigos! Aqueles que dão a palmadinha nas costas, aqueles que bajulam, aqueles que estão formatados, aqueles que não têm sentido crítico nenhum.
    Em relação à Manga vou discordar novamente contigo! Existe boa Manga, existe má Manga! Como em todos os outros géneros! Até tens Manga alternativa!
    :P
    Manuel, eu já falei com eles directamente. Acenam que sim com a cabeça, mas estão-se completamente a borrifar para ti. Não respondem a mails sequer!
    Neste blogue pelo menos podem sempre contar com uma opinião sincera e LEGÍTIMA do seu responsável. Falar com eles não vale a pena! Eu sei que eles leram, mas também sei que isso não muda nada!
    Eu ir ao CNBDI reclamar?
    ahahahahah
    Manuel, vê-se logo que não conheces a máquina administrativa camarária que gere aquilo...
    :D
    E espero que te "limites" sempre a expressar-te sinceramente, mesmo que eu ou outros possam não concordar contigo. Gosto de ter aqui opiniões variadas, infelizmente ainda não apareceu aqui ninguém a defender este programa "bedéfilo" da próxima 5ª Feira.
    Porque será? Será que seria indefensável?
    ;)

    ResponderEliminar
  25. Nuno,
    Mais uma vez e dando casos específicos ( como festivais de música ou teatro), quando deixaram de ser patrocinados pelo estado ganharam uma forca brutal.
    Basta ver os casos de optimus Alive, super rock entre muitos outros que estão sempre a pinha(logo um festival que parou no tempo, com um orçamento colossal, para mim nao tem a mínima da utilidade). E porque? Porque deixaram de se queixarem de subsídios e disto e daquilo e começaram a fazer coisas.
    Senão, por esta altura ainda estávamos a levar somente com o tony carreira, grupos de baile e bandas nos coliseus financiados pelo estado, ou seja, falta muita garra ao people da bd em Portugal que nao sabem unir-se e preferem sempre andar a bater no ceguinho e a dizer que este e melhor do que aquele. (Nesses filmes nao alinho, pois gostamos todos desta arte com as nossas diferenças de opinião bem ressalvadas)
    Quanto aos mangas, animes e cosplays, basta fazeres uma pesquisa de festivais de bd um pouco por todo o mundo que sao privados e nao precisam dessas junções japonesas infanto juvenis com o seu carnaval continuo de procissões ad eternum (para isso vou a Braga ver padres e bispos nas suas fatiotas) e com as suas 5555 personalidades (baseadas no lixo que veem e leem) e sem nenhuma personalidade própria (ou seja, nao valorizo minimamente isso e nao acho que seja uma boa base de crescimento e mesmo educacional, transmitindo uma ideia de pura ignorância)
    Como e obvio. Sei que existem boas Mangas, assim como excelentes filmes asiáticos, mas infelizmente nao chegam ao nosso pais, porque nos pensamos que as mesmos nao funcionam aqui devido aos casos citados acima, e levamos com o entulho proveniente do pais do sol nascente(um pouco na linha da loja dos chineses, vende muito, mas tem zero utilidade), devido ao facto de as pessoas acharem que somos uma cambada de ignorantes que gostam de bd e a nossa cabeça nao da para mais.
    Quanto a informação veiculada em blogues ou por outra via qualquer e útil, mas nao chega, antes dos blogues já existiam emails e já nos anos 90 eu passava as minhas ideias através de email para todos os cantos do mundo, mas tinha a noção que isso nao chegava.
    Quanto as reclamações e a burocracia e essas coisas todas da Amadora ou seja de onde for, já ultrapassei obstáculos bem mais complicados que esse. (Nao me pareçe que sejam o bicho-papão). Lembro-me de quando queriam vender o coliseu do Porto a Iurd e eu estive lá, manifestei-me, reclamei como tantos outros, assim como noutros casos.
    E por isto que me afasto cada vez mais da bd e so leio ou compro bds, pois nao vejo união e vejo sempre as mesmas tretas e nesses barcos nao navego.
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  26. Bem, se é o 25 de Abril e de BD se trata, existe muita mesmo nesse período. Eu sei porque tenho um acervo considerável de BD desse período, e que BD, senhores ouvintes! Desde a "A Gaiola Aberta", "Suspensórios" aos incontornáveis do Augusto Cid, "As Aventuras de Trigolimpo e Sempáviar", o grande Maia, são entre muitos e muitos outros da época pré, durante e pós PREC para mim os melhores exemplares de BD e cartoons que Portugal tem desde sempre. Sem contar com os de bolso, como "A Rata" e companhia limitada, mais picantes e menos sérios, segundo os pudicos sem sentido de humor! E depois, como bem escreves, é isto: "poesia" e canções de intervenção. Sem dúvida porque dos maravilhosos exemplares de BD que eu referi apenas um toca a música que a Amadora gosta: A Internacional Socialista. E mesmo esse é de difícil digestão, por ser um tanto ou quanto intelectual demais para o pessoal do punho cerrado, do martelo e da foice.
    São assim, os camaradas "democratas", sempre foram e sempre serão.

    ResponderEliminar
  27. Manuel
    Dos festivais e eventos de música, cinema e teatro não percebo nada (nem sei como funcionam...).
    Quanto ao Cosplay estás a cometer um erro comum em Portugal. O Cosplay apareceu primeiro nos EUA, não é propriedade "japonesa". Cá em Portugal é que a maior parte dos Cosplayers são fãs de cultura japonesa, daí o erro. Também te posso dizer que as Comic-Cons norte-americanas e inglesas são todas de capital privado e o Cosplay é INDISPENSÁVEL!. É impensável uma Comic-Con sem Cosplay! Grande parte do público que lá vai também quer ver os seus heróis materializados ao vivo por fãs. A alegria e cor que estas pessoas levam a um evento tornam-no muito mais apetecível à grande maioria do público. Não tenho preconceitos nenhuns em relação a isto! Aliás, gosto de ver um bom Cosplay! O ÚNICO grande festival a nível mundial em que não costumo ver cosplay é Angouleme, mas também te digo que é único nesse aspecto, pois em França outros festivais há em que o Cosplay é parte integrante do espetáculo. Portanto quando me mandas fazer uma pesquisa, eu retribuo com esta: faz tu essa pesquisa (porque eu já fiz há muito tempo).
    :P
    Quanto ao reclamar... dá resultado sim, em estruras privadas. Em estruturas camarárias é chover no molhado. Já fiz algumas reclamações e nunca existe resposta sequer.
    ;)

    ResponderEliminar
  28. Pedro e Andreia
    É, não é?
    Ainda não percebi se é:

    - Por falta de conhecimento bedéfilo
    - Falta de imaginação
    - Puro fanatismo político-ideológico

    Bem... se calhar inclino-me para um "mix" entre as 3 hipóteses!
    :D

    ResponderEliminar
  29. Manuel
    Só mais uma achega.
    Quando falei que Angouleme era o grande festival internacinal em que não se vê Cosplay público (pelo menos não vi quando lá fui), havia Cosplay profissional com figuras do mundo de Troy!
    E destes grandes festivais internacionais, este é o único que conheço organizado por uma Câmara Municipal!!!
    Coincidências!
    :P

    ResponderEliminar
  30. Vou agendar um voo para participar de um evento assim.

    ResponderEliminar
  31. Nuno,
    Já conheço o fenómeno do cosplay há muitos anos e sei que e praticado desde os aos 90 até agora em san Diego.
    Logo, como vês nao critico por criticar (essa e a via mais fácil).,
    O que critico e que em Portugal tem-se a ideia que e necessário muito cosplay para festivais, e o cosplay em Portugal reflecte bem o lixo que a maior parte das pessoas consume( muitos deles nem sequer sabem ler e vestem-se do personagem Xpto, porque sim),,, quanto a cor que dão a um festival, nao me interessa, pois falei com vários cosplayers em Portugal (e conheço alguns) e e mesmo 'bater na Madeira' e tento preservar a minha saúde mental e estados de espirito.
    Critico a nossa mentalidade e o que damos a consumir as pessoas que faz com que sejam amorfas e bastante ignorantes.
    Quanto a angouleme, acho normal nao existir cosplayers, mas mesmo em Inglaterra e na Alemanha existem um punhado de festivais sem cosplayers.
    No meu entendimento, o cosplay em Portugal e no mínimo ridículo e nao traz vantagens nenhumas a bd.
    Já fiz muitas pesquisas e conheço muita gente que organizou festivais um pouco por todo o mundo e sem cosplay.. E os mesmos funcionaram.. E também eram na sua maioria privados.
    Manuel


    ResponderEliminar
  32. Manuel
    O Cosplay não data dos anos 90. O primeiro Cosplay registado é de 1912, e tornou-se um hobby americano a partir dos anos 40 em encontros de ficção-científica. Só bastante mais tarde os japoneses o importaram.
    Falaste de San Diego. E Boston? E Nova Iorque? E todas as outras dezenas de Comic-cons um pouco por todo o lado nos EUA? E em Tóquio? E na Europa? Garanto-te que são muito menos os festivais dignos desse nome (não estou a falar de pequenos eventos) que não têm Cosplay que os que usam e abusam dessa sub-cultura. E existe um motivo! Muitos visitantes são atraídos pelos Cosplayers! E pagam bilhete e compram livros! Pois é... deve haver uma razão para os maiores festivais do mundo encorajarem os Cosplayers a deslocarem-se lá!
    Mas acho que nem vale a pena discutir isso, as vantagens para um festival privado são óbvias sobretudo as comerciais (por isso os festivais privados quase sempre encorajam a vinda destas pessoas.
    Se são burras, se são espertas, se são cultas, se são ignorantes... bem isso é como em tudo, ou seja existe de tudo, assim como os visitantes normais de um festival sem cosplay que eu já vi muitos bastante burros e ignorantes... mas não se pode generalizar, nem podes generalizar dessa maneira! Podes estar a insultar pessoas inteligentes que não conheces!
    :|

    ResponderEliminar
  33. Nuno,
    Nao sou historiador de cosplay, nem me interessa o fenómeno.
    Na minha opinião volto a afirmar que nao contribuem em grande coisa para a venda de livros e se vão a festivais um pouco por todo o mundo, e para os seus organizadores ganharem dinheiro e fazerem programas a volta disso com a presença dos mesmos,.A nível educacional,volto a repetir,na minha opiniao vale zero.
    E como nao acredito numa vida em que so interesse o vil metal, nao valorizo nada esses carnavais e fantochadas.
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  34. Manuel
    Respeito a tua opinião, mas... como é que explicas que os eventos onde eles andam são os eventos onde se vende mais livros??
    :|

    ResponderEliminar
  35. Nuno,
    Mesmo que se vendam mais livros, nao quer dizer que haja mais diversidade dos mesmos...
    Para a geração cosplay (mais ligada a animes e mangas), o que interessa e o naruto ou o death note, como antes era o dragonball e outros, logo a diversidade e pouca e o aparecimento de coisas novas e diminuto, pois os cosplayers so compram (quando compram) aquilo do que se vestem, logo o mercado se for so virado para esse segmento fica estagnado em alguns títulos.
    Mais uma vez e fazendo paralelismo com outras artes, literatura, cinema, teatro, música, seria muito MAU, se devido ao facto de existirem uns imitadores do PSY ou mesmo do Tony Carreira (entre outros), circulassem mais essas musicas do que outras..
    Achava péssimo na mesma em qualquer arte, fanatismos por determinados personagens e quase uma obsessão louca..
    Existe também o fenómeno das multidões com os cosplayers, mas pela minha experiência, estes nao trazem novo publico (na minha opiniao inclusive afastam-nos dada a repetição exaustiva dos mesmos temas/autores que estes assumem e representam).
    E como gosto de um mercado diversificado, faz-me um pouco de confusão.
    Seja na bd ou noutra arte qualquer, tenho a certeza que num concerto do Tony Carreira se vende imensos CDS dele e será que isto faz com que o mercado nacional fonografico seja mais diversificado?
    Duvido, eu gosto sempre de ter um mercado vasto em qualquer área e com múltiplas escolhas.
    Venderem-se 1000 Narutos (e coisas desse genero)para mim, vale o que vale.
    Manuel

    ResponderEliminar
  36. Manuel, discordo na generalidade do que foi dito, mas há uma coisa que para mim (que não faço cosplay) parece-me ainda menos verdade do que tudo o resto. Normalmente o pessoal do Cosplay, na sua maioria, não anda a personificar Dragonball, Naruto, ou Death Note. Acontece-me com frequência não conhecer os personagens que eles estão a personificar. E eu gosto bastante de mangá. Depois, acho que é uma visão limitada dizer-se que esse pessoal só gosta do que vende mais (e ainda comparar a Tony Carreira). Estes festivais são supostos também serem festas (vem do nome). Se o pessoal gosta de ir mascarado, em que é que isso os torna mais ou menos burros? Não compreendo essa extrapolação.

    "Para a geração cosplay (mais ligada a animes e mangas), o que interessa e o naruto ou o death note" ?
    Isto seria o mesmo que dizer, que para a geração que leu a bd da abril dos herois da tv, o que interessa são os x-men e os vingadores... Não percebo de onde se tiram estas conclusões.

    "Critico a nossa mentalidade e o que damos a consumir as pessoas que faz com que sejam amorfas e bastante ignorantes." Por fim, concordo inteiramente com isto, mas, o que é que isto tem a ver com Cosplay? O pessoal quando vai ao futebol não veste a camisola do seu clube? Qual é o problema deste pessoal gostar de se vestir como os personagens que lêem, uns 3 ou 4 dias por ano? Fanatismo? Vai aí um grande salto. Até porque muitos deles vão variando os personagens.

    Uma coisa é não gostarmos de algo, mas penso que expuseste aqui umas quantas ideias baseadas em falsas premissas acerca do Cosplay.

    ResponderEliminar
  37. Luís,
    Por vezes as coisas sao mais simples do que parecem.
    Os cosplayers na sua generalidade gostam mais de anime do que bd e gostam de umas determinadas bds com os seus sucessos (e aqui o gosto nem discuto). O que discuto e a mais valia deles para trazer novo publico para a bd e se trazem algo de novo tirando o 'carnaval' que existe uma vez por ano.
    Logo será normal nao descodificares os personagens de alguns cosplayers por nao consumires o que eles consumem .
    E na minha opiniao sejam no caso dos ícones japoneses que a maioria gosta e algo que eu nao daria as minhas sobrinhas para elas lerem e terem personalidades fortes e boa educação.
    Quanto a comparação com o Tony Carreira, para mim nao e desmedida, pois podeser lio para mim e ouro para muitos outros (ou achas que retiro mérito ao homem? No what)...
    As pessoas até podem ir mascaradas de homem-banana para o show-of que eu até acho piada;) e sao livres de fazerem o que quiserem, volto a repetir-me, a nível pessoal infelizmente (por razoes laborais), tive que aturar centenas de miúdos com idades superiores a 25 anos e com mentalidade de 12 (e todos eles faziam cosplay em todo o lado) e nao e nada fácil lidar com crianças em idade adulta.
    As minhas premissas nao vão contra os fatos dos mocos ou mocas e se se vestem de homem banana ou cachorro-quente, mas sim para a sua mentalidade.
    Quanto ao futebol, gosto muito de futebol, mas nao ando de t-shirts, calções e penteado a Ronaldo ou Messi, mas cada um e livre de fazer o que quiser. Eu assumo que nao gosto e que os que conhei (e foram centenas sao mesmo limitados).
    Se as pessoas começarem a alargar os horizontes, seja no manga, anime ou onde for e tiverem mais coisas para consumir e com mais sumo, até pode ser que consigam articular ideias novas, ao comerem o que lhes dão, sem procurarem alternativas, ficam limitadas a isso e foi isso que eu mencionei varias vezes no que fui escrevendo.
    Abraço e nota que nao tenho nada contra ninguém, e somente a minha opiniao baseada em experiências pessoais que pode valer muito ou zero.
    Abraco
    Manuel

    ResponderEliminar
  38. Luís,
    Peco desculpa por alguns erros ortográficos, mas tenho um pc novo e por vezes com a escrita automática (que ainda nas descodifiquei para a retirar) e o facto de escrever rápido faz com que apareçam alguns erros.
    Errata:
    No parágrafo do Tony queria escrever:nao e desmedida, o que pode ser lixo para uns, ser ouro para outros e em vez de (no what) queria escrever (no way)
    Penso que o resto esta mais ou menos inteligível (as maquinas e as suas coisas;))
    Reconheço que existe boa manga, bom anime e bons filmes asiáticos, mas a maioria que chega a Portugal e lixo (faz me lembrar as lojas dos chineses).
    Manuel

    ResponderEliminar
  39. Penso que não conheço o Manuel, e claro que que defendo o seu direito à sua opinião. Mas a sua opinião quanto ao Cosplay e a toda a cultura ou sub-cultura associada demonstra uma enorme falta de conhecimento de causa. Se o Manuel pensa assim, pois então, está no seu direito, mas isso não faz com que tenha qualquer razão no que escreve. Se não gosta de Cosplayers, está no seu direito; se não gosta de Naruto, Dragon Ball, está no seu direito; considerá-los lixo, está no seu direito. Mas isso não faz deles lixo. A mentalidade é outra questão, cada um tem a sua, e aqui estou de acordo com o Manuel: eu também não tenho paciência (idade, provavelmente) para ouvir ou ver gente com uma maturidade diferente da minha, ou apenas com uma maturidade mal colocada, independentemente da idade dessas pessoas, mas especialmente independentemente dos seus gostos ou preferências.

    ResponderEliminar
  40. Manuel
    Nao sou historiador de cosplay, nem me interessa o fenómeno.

    Eu também não sou historiador, apenas li algumas coisas para tentar entender o que move esta sub-cultura. Convém saber algo sobre o assunto tanto na visão geral, como alguns pormenores, isto para se fazer ou formar uma ideia bem sedimentada sobre o assunto.

    ... pois os cosplayers so compram (quando compram) aquilo do que se vestem, logo o mercado se for so virado para esse segmento ...

    Bem, nesse aspecto (e não sei que cosplayers tu conheceste) estás muito enganado. À parte de alguns adereços, as roupagens são feitas pelos próprios cosplayers. Pelo menos os bons cosplayers assim o fazem e têm muito orgulho naquilo que criam para apresentar ao público. Basta ir à pagina deles na internet e muitas vezes podes ir acompanhando todo o processo, desde a escolha da personagem, aos materiais envolvidos e respectiva confecção. Muitos têm de saber de costura, colagem, técnicas de trabalho com compositos e muitas vezes até de serralharia. Como vez não se pode meter tudo no mesmo saco. Eu estou a falar disto, não porque sou fã, mas porque sou um tipo curioso e gosto de perceber como as coisas se fazem. E já vi alguns fatos de cortar a respiração de tão detalhados e trabalhosos...
    ;)

    Já agora, o manga Dragon Ball é muito bom! Não confundir com o anime...
    :P

    ResponderEliminar
  41. Hei hei hei! Qual é o problema com o animé do Dragonball?? O mangá do Dragonball é o storyboard do animé do Dragonball. Se calhar referias-te ao Z. Aí já sou capaz de concordar um pouco em relação a qualidade...

    Nem tudo o que é largamente difundido é mau, ou as pessoas compram porque são uma espécie de ovelhas acéfalas. Há coisas que vendem muito que são de boa qualidade.

    Manuel, em relação às tuas opiniões, até posso respeitar alguma da lógica por trás do que dizes. Só resolvi comentar porque penso que estavas a aferir uma limitação mental a quem faz cosplay, e estavas a faze-lo apenas porque não gostas da prática do cosplay.

    Por fim,
    " Lembro-me de quando queriam vender o coliseu do Porto a Iurd e eu estive lá, manifestei-me, reclamei como tantos outros, assim como noutros casos. "
    Mas e quantas outras casas históricas fecharam por esse país fora? Se realmente a tua razão de te afastares de discussões de Bd é o pessoal não ser unido, não dÊs nem o teatro, nem a musica, nem sequer o cinema, como alternativas de forma de estar. Porque se há coisa que é transversal neste povo é que protestar faz-se só quando já não temos comida para comer e roupa para vestir. Até lá, desde que não nos tirem o Sol, ainda 'vai-se andando'.

    ResponderEliminar
  42. Luis Sanches
    Não tenho nenhum problema com o Anime! Eu divertia-me muito a ver aquilo com os meus filhos!
    Apenas li o Manga DB muito mais tarde pela Planeta DeAgostini e cheguei à conclusão que era muito melhor que o Anime!
    :P

    ResponderEliminar
  43. É espantoso como as discussões actuais em qualquer fórum/blog vão sempre parar ao manga.

    Mas eu devo dizer que depois da nossa última tertúlia aqui no leituras fiquei muito desiludido com a faixa de leitores que estava a defender.

    Não é que fui descobrir num fórum da especialidade que agora a moda recente é pegar nos scans com má legendagem brasileira, paginar esses duzentos e tal ficheiros no programa manga studio e depois mandar para uma certa gráfica com 'print-on-demand' que lhes imprime os mangas com a mesma qualidade de acabamentos com que as editoras editam os seus mangas.

    Ainda só ouvi falar de um caso e foi com mangas que nem sequer têm versão inglesa/francesa, mas se isto começa a ganhar espaço é uma ideia muito perigosa para o mercado livreiro em Portugal.

    Como dizia o outro no Inception:

    Uma vez que a ideia ganha força no cérebro,é quase impossível erradicá-la.
    Uma ideia que se forma totalmente é tão compreendida, que permanece para sempre.

    É os miúdos meterem esta ideia na cabeça e lá ganha força a pirataria no nosso país.

    ResponderEliminar
  44. Pedro e Andreia,
    Se não gosto desses temas e só vejo miudagem nos mesmos e se ainda considero lixo, quase tudo o que chega a Portugal neste segmento de mercado não irei andar a procura de conhecimentos no meio de lixo, mas cada um é livre de ter a sua opinião, não vou é andar a perder o meu tempo nesta demanda, assim como não irei procurar tempo à procura de conhecimento nas musicas do Tony Carreira e outros cantores pimba, para mim valem o que valem.
    Nuno,
    A questão não é se os moços do cosplay são moços dedicados à sua causa (acredito que sim), mas é uma causa que não me interessa e que acho que não traz vantagens nenhumas para a nona arte.
    Quanto ao facto de eu procurar me informar mais destas artes, se não me interessam minimamente e considero-as lixo, vou perder o meu rico tempo a procurar entende-las? Soa-me um pouco a religião:)
    Os cosplayers que conheci são os que vão a todos os eventos nacionais onde exista essa vertente.
    Luís Sanches,
    Sempre tive as minhas opiniões relativamente a esses fenómenos de sucesso, podem chegar a muito publico e não trazerem mais valias nenhumas para a nona arte.
    Quanto ao Dragonball, seja o Z, o Y ou o X, para mim nao tem sumo nenhum (e ainda me dei ao trabalho de ver alguns episódios ,quando era adolescente e na minha fase adulta e continuo a achar que é lixo).
    Quanto ao cosplay, não gosto da pratica e não acho que traga vantagens à nona arte em Portugal, foi somente isso que eu disse, para além de os achar limitados e com uma mentalidade demasiado infanto juvenil para adultos que devem fazer parte de uma sociedade forte..
    Quanto a discussões de e sobre bd, vejo sempre o mesmo, criticar por criticar e relevar a importância de uns em detrimento de outros. Nesses filmes nao entro.. Somos cada vez menos (leitores,divulgadores e amantes desta arte).
    É simples... Quanto a música, cinema ou teatro, parece que são levados mais a serio, pois não existe tanta divisão nas pessoas que fazem algo nestas artes e deveria ser assim na bd também.
    Manuel

    ResponderEliminar
  45. Manuel
    Não vale a pena estarmos a bater no ceguinho, não nos entendemos em relação a este assunto!
    LOL
    :D

    ResponderEliminar
  46. Diogo Semedo
    LOOOOOOOOOOOL
    Tens de me dizer onde é que isso se faz!
    Tenho o Kurozuka completo no meu PC em inglês, sempre à espera que uma qualquer editora inglesa publicasse essa série... são à volta de 10 livros! E gostaria muito de ter esse Manga em papel!
    ahahahahahahahahahahahh
    :D
    Agora a sério... não são os putos que deviam ser "arrebentados"... quem devia ser castigado é o tipo que faz a publicação!
    Esse sim, devia levar uma grande castanha!
    Isso é abuso mesmo...
    :|

    ResponderEliminar
  47. Também concordo, Nuno.
    Nisto nunca estaremos em acordo de certeza absoluta.
    LMFAO;)
    Abraço

    Manuel

    ResponderEliminar
  48. Diogo,
    Então se só encontraste um caso, é porque ainda não é moda. Talvez a maioria das pessoas sejam mais responsáveis do que esse caso que encontraste. Se bem que outra questão se coloca, se nunca vamos ter uma editora a publicar cá os melhores trabalhos de mangá, porque não deixar o pessoal fazer isso? Se não se encontram editadas em português, e alguém quiser o ler em portuguÊs, e mandar printar só para si próprio, não vejo o mal. Não estão a roubar ninguém...

    Nuno, continuo a dizer que o mangá foi o storyboard do animé. Se bem me lembro não há diferenças. Claro que percebo que prefiras Bd a desenhos animados. Mas em termos de história, de um meio para o outro, acho que não houve qualquer diferença.

    Manuel, vejo que não temos só diferenças de opiniões mas também formas diferentes de agir. Eu quando não gosto de algo, tento informar-me o mais possivel sobre o mesmo, para não ser apanhado nas curvas e para quando criticar saber por dentro a que me refiro. Pegando no exemplo que deste, considero a religião dos cancros mais perigosos para o avanço da nossa espécie. Por isso mesmo já li grande parte da Biblia, do Corão, escritos de Buda e algumas coisas sobre Hinduismo. Acho que as crianças devem ser sujeitas a levarem com estas crenças (todas!) para elas, pela sua própria cabeça, aperceberem-se do que é esse fenómeno chamado 'religião' e tecerem as suas próprias conclusões.
    Em relação à limitação do pessoal do Coslplay, não digo que não tenhas razão em alguns casos, mas sê sincero, não vemos disso em todas as frentes? Dentro e fora da Bd? Por fim, pessoal do cinema e do teatro unido? Alguns sim, mas olha do que conheço, é um mundo muito cão em aspectos que na Bd nunca aconteceriam. Mas vá, como disse o Nuno, também acho que não vale a pena batermos mais no ceguinho :) Concordemos por discordar.

    ResponderEliminar
  49. Concordo Luís,
    Religiões nem sequer discuto...
    E por mim a tasca esta bem fechada (alias, já estava antes de vir comentar este post)..
    Cada um tem as suas opiniões e quando nao gosto de uma coisa nao gosto de perder o meu tempo a aprofunda-la, nem gosto de dizer que me e neutra para ficar bem na 'foto'.. Nao gosto, nao tem interesse, toca a virar a pagina;)
    Sempre fui assim.
    Saudações bedefilas
    Manuel

    ResponderEliminar
  50. hehehe. O povo diz: "Gostos não se discutem"; mas eu digo o contrário: que se devem discutir. Já por algumas vezes mudei de opinião acerca de coisas que pensava que não gostava, mas depois de melhor esclarecido, percebi que era uma questão de ângulo, ou apenas puro preconceito. Mas, como escrevi anteriormente, cada um é livre de pensar conforme quer e manter as suas convicções. Ouvia-se nos anos 70 os imigrantes Portugueses em França, que infelizmente tiveram que "habitar" os Bidon-Ville, que o lixo de uns é o ouro de outros. Neste malogrado exemplo, o lixo não passa de lixo, se bem que aproveitado. Nos casos do Manga, eu prefiro certas "novelas" a outras; tudo também tem o seu tempo, e os japoneses são exímios em explorar os grupos alvo/etários. Provavelmente se eu tivesse 10 anos, o Dragon Ball ou o Naruto (entre muitos outros no género) teriam sido os meus preferidos, e hoje, apesar de bem mais velho, ainda teria um grande carinho por eles. Lembro-me bem da Heidi e do Marco. Se hoje os veria com a mesma chama de outrora? Duvido. Se os acarinho? Sem dúvida. Se me vestiria no Carnaval de Pedro ou de Pepino? Sem dúvida. Se iria assim a um festival de manga/animé? Não. Não sou um Cosplayer. Mas adoraria ver alguém assim vestido. O que eu não gosto de ler e/ou ouvir é generalizar e tratar tudo como igual. O integracionismo é contraproducente.

    ResponderEliminar
  51. Refem
    101% de acordo!
    LOL
    Eu não teria dito melhor!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]