domingo, 21 de abril de 2013

Capas: Green Lantern / Green Arrow #85 (Snowbirds Don't Fly)


Excelente capa de Neal Adams. Foi uma pedrada (desculpem, mas sem outras conotações) no marasmo da ingenuidade dos Comics até então!
Aconteceu em 1971...

Tornou-se uma história emblemática dos Comics norte-americanos.
Foi a primeira a vergar o rígido "Comics Code" que vigorava, e censurava, certos assuntos a ser publicados nos Comics. As drogas era um desses assuntos "taboo", e a DC passou por cima disso!

Com esta história de Denny O'Neil chegava ao fim a Silver Age dos Comics, passando então à denominada Bronze Age. Começavam as histórias a ser mais interventivas socialmente, abordando assuntos que sempre estiveram fora dos Comics, como drogas, racismo, mau estar social, pobreza, etc... começou uma época com argumentos mais "noir"!

Daí a importância da história em questão, uma boa capa e uma história fracturante com o sistema instaurado. Seguir-se-iam outras tanto na DC Comics como na Marvel.

Fiquem com algumas páginas, em que Speedy aparece como um viciado em heroína!































Boas leituras!

38 comentários:

  1. Nunca li este livro, mas esta capa, até por mim, é reconhecivel no momento.

    Ainda hoje as repercursões d+esta história são visíveis.

    ResponderEliminar
  2. É curioso que esta historia é sempre mais conhecida, mas duas grandes foi a Marvel que apareceu ligeiramente antes com esta problemática mas com um personagem secundário Harry Osbourn em The Amazing Spider-Man" #96-98. Este foram os primeiros números sem selo da Comics Code Authority dado abordar o tema.

    Para mim a do Speedy é mais interessante dado que Danny O'Niel
    estava mais dentro dos problemas da America de então(com o uso de drogas a aumentar) do que Stan Lee. Sempre achei a historia do HA meio ingénua.

    ResponderEliminar
  3. He visto esta portada tantas veces. Siempre he tenido ganas de leer esta historia, uno de estos días me animo y me pido los trades de DC del Green Arrow de Neal Adams.

    ResponderEliminar
  4. Adoro essa capa e essa edição, duas coisas me vem a mente quando vejo essas páginas... Como a história soube envelhecer bem, sem perder a densidade e como o Neal Adams hoje em dia esqueceu como se desenha, mas nessa época era ótimo.

    ResponderEliminar
  5. Rui Esteves
    Foi uma pedrado no charco, na altura.
    Os Comics tornaram-se um pouco mais adultos, foi um ponto de viragem. Por isso se definiu que a Silver Age acabava nesta altura.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Dr Septimus
    Green Goblin Reborn saiu em Julho, e este saiu em Outubro, ambos no ano de 1971. Mas o impacto desta história em si (Snowbirds Don't Fly), foi bastante superior ao do Green Goblin Reborn, porquê?
    Porque esta história é passada nas ruas, no sítio onde se vende droga, porque é uma droga real (heroína) e não apenas "drugs", porque mostra o ambiente familiar, ou seja emocionalmente é real, a do Aranha não...
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Arion
    Para quem gosta de comics, esta é uma das histórias da História dos comics. Tudo ficou diferente a partir dali!
    Todos os que se interessam por comics têm obrigatoriamente de ler esta história!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Venerável Victor
    Neal Adams foi grande! Nesta altura era mesmo dos maiores.
    Concordo contigo quando dizes que esta história soube envelhecer, mesmo hoje consegue-se ler perfeitamente sem aquele sabor a "cobertor velho"...
    :D

    ResponderEliminar
  9. Capa realmente impactante, imaginando que na época deve ter sido um choque!

    ResponderEliminar
  10. Guy Santos
    E foi um choque sim!
    Sobretudo para o pessoal dos "Comics Code Authority"!
    :D

    ResponderEliminar
  11. Tenho que confessar que desde pequeno, nasci um pouco antes desse livro, achei estas histórias em particular excessivamente dramáticas em equilibrada oposição às histórias muito "camp" que as precediam. Alguns excessos de "ultrarrealismo" e de representação que encontravamos nas expressões faciais do Arqueiro faziam-me rejeitar aquelas capas com balões de texto ali no limite da novela dramática e do apelo mais comercial às nossas emoções. Numa abordagem "pythoniana" desta capa, na minha opinião quase a roçar o WTF, não me canso de ver na minha cabeça um sketch de cínico em que um John Cleese andrógino representa um super-herói de tom melodramático/desbragado a trazer à imaginação as características mais ambivalentes da relação do duo Lanterna/Arqueiro. Quanto ao traço do Neal Adams, nota 20 para o desenho das personagens, anatomia, dinâmica e guarda-roupa, mas sempre fiquei um pouco decepcionado com a pouca atenção e detalhe que ele sempre dedicou à composição dos cenários e dos detalhes. Fundos de uma só cor de grande constraste espalhados pela maioria das vinhetas foram também uma marca registada dos psicadélicos finais dos anos 60 e princípios dos anos 70 aos quais o grande Neal Adams também não soube escapar. Visualmente, na minha opinião, tornam uma história de banda desenhada cansativa à leitura e decepcionante e desequilibrada como obra de arte.
    Pronto, desculpem, já desabafei. Obrigado ao Blog por ser um espaço em que se permitem extravasar livremente as tensões reprimidas durante décadas (eheheheheh).

    ResponderEliminar
  12. José de Sá
    Podes desabafar à vontade!
    :P
    achei estas histórias em particular excessivamente dramáticas em equilibrada oposição às histórias muito "camp" que as precediam.
    Pois, é verdade! Foi o romper a 100% com aquilo que havia para trás, só podia ser assim. Passou-se da ingenuidade absoluta para um social "noir"... e quanto à capa, bem aqui os estigmas da Gold e Silver Age não desapareceram logo e continua-se a ver os balões e títulos tipo parangona na capa... com o tempo iriam também desaparecer! Temos de nos situar no tempo!
    :D

    ResponderEliminar
  13. Não li essa história, mas a arte de Neal Adams é excelente.

    ResponderEliminar
  14. Excelente essa história...

    tenho ela em 2 encadernados q saíram pela panini com a fase completa do Neal Adams!!!

    nota: 10

    Abs!!

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. João Roberto
    A arte de Neal Adams é muito boa, a história é emblemática de um ponto de viragem na história dos comics!
    ;)

    LEO
    Aqui em Portugal não sei se chegou a ser publicado em formatinho.
    Eu tenho a versão original!
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Para mim é uma história que envelheceu sim, por ser uma abordagem declaradamente simplista ao assunto, outras histórias houveram onde se discutiam outros problemas sociais como o racismo, era a nova moda marcando tempos com mais consciência social e que cresceu e sofreu mutações até uma das suas vertentes, o politicamente correcto exagerado, mas a ideia é boa e este issue é um marco.

    Provavelmente seria uma história obscura se não tivesse sido desenhada por quem foi.

    No mesmo âmbito lembro-me das histórias do Surfista Prateado pelo Stan Lee e John Buscema, acho que também dessa altura e que me parecem do mesmo género mas num caminho mais filosófico. Antigamente achava-as poéticas mas hoje em dia considero um bocado enjoativas. Obviamente que eu era um puto quando as li e não o cínico de agora, mesmo assim dou-lhes valor e consigo apreciá-las.

    A arte do Neal Adams é que não envelheceu e apesar dos cenários está muito melhor do que a de ultimamente, muito estilizada e exagerada, cartoonesca(?) nos interiores, as capas escapam.

    Bom, mas o gajo já passou os 70's, fico contente por ainda trabalhar.

    Tenho algumas Savage Swords em majestoso preto e branco com arte dele que wow considero o auge da carreira.

    Pode parecer parvo mas ele ficava melhor se se afastasse dos super-heróis e se dedicasse a categorias mais realistas, sem uniformes e gadgets e cenários WTF e pancadas de criar bicho, porquê? Porque exprime sempre um traço intimista que não casa bem com a restante parafernália. Esta é tão só a minha opinião e vale o que vale.

    -Bladder


    ResponderEliminar
  18. Bladder
    Acho que nos comics mainstream não consegues uma abordagem mais profunda que esta. Aliás sempre que o assunto droga vem à baila pela Marvel ou DC é sempre ainda mais leve do que esta história! Apenas por isso digo que envelheceu bem.
    :D
    O desenho do Adams é muito bom, disso não há dúvidas!
    Mas Adams não é como outros autores, que parece que são como o vinho do Porto, quanto mais velhos melhor! Existem outros que são exactamente ao contrário e infelizmente Neal Adams está neste 2º grupo...
    :P

    ResponderEliminar
  19. Não sei se concordo, assim de repente lembro-me do alcoolismo de Tony Stark há 30 anos, da dependência de drogas do Osborne mas recentemente pela mão do Warren Ellis nos Thunderbolts, há 25 anos o Frank Miller introduziu os problemas de Karen Page com a Heroína que levaram ao desmascarar do Daredevil.

    Estes são os que li e me lembro mas deve haver mais.

    Nem tudo tem a ver com cura e redenção como nesta história do Green Arrow claro.

    Se te referes à altura em causa sim nesse caso dou-te razão.

    É difícil introduzir temas socias sem parecer panfletário e esta história do GA é-o.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  20. Baldder
    Sabes que o alcool é uma droga legal... por isso pode ser tão bem detalhado numa história nos EUA, agora falar de heroína, é difícil! Assim como os problemas sociais... isso fala-se em todo o lado (TV, media, cinema...), e a maior parte das vezes que a droga vem parar aos comics raras vezes é identificada pelo nome! É apenas droga!
    Nesta revista tiveram a enorme coragem de lhe dar um nome e colocar uma seringa em cima da mesa.
    Esta foi uma atitude muito corajosa, não só para a altura, como até para os nossos dias!
    ;)

    ResponderEliminar
  21. Um clássico, que na altura teve um impacto tremendo. Considero o trabalho da dupla Denny O'Neil/Neal Adams nesta série como o melhor trabalho de sempre, de qualquer um deles. Curiosamente, estou neste momento a traduzir essas histórias para português...

    ResponderEliminar
  22. JML,

    Estamos a falar de tradução no âmbito de uma futura edição nacional (PT)?

    Caso afirmativo quando deverá sair?

    Obrigado.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  23. Bladder,
    É uma edição nacional e sai ainda este ano. De momento, não posso adiantar mais, mas nas próximas semanas devem começar a aparecer notícias...

    ResponderEliminar
  24. Ora cá está um belo título para o regresso da levoir ao público!! (já está a tardar! :P hehehe)

    A coleccção Green lantern/Green Arrow!! Tenho os 2 volumes brazileiros!

    Das coisinhas antigas, estes, JLI, swamp thing e Tales of the green lantern corps são dos que ainda leio com prazer!

    (ok, batman tem coisas muito à parte e intemporais mas isso é outro campeonato...)

    ResponderEliminar
  25. JML
    Venha de lá essa série!
    :)
    Já deste uma boa notícia aqui aos leitores!
    Obrigado.
    Eu não podia dar essa notícia por uma questão de ética.
    :)

    Bladder e never-ending-spleepy-eyes
    Pronto, já podem estar descansados!
    Para quem queria DC (eu queria DC) aqui está uma confirmação!
    :)

    ResponderEliminar
  26. Vocês é que estão a deduzir que se trata de uma colecção DC.
    Eu cá, não confirmo nem desminto :-)

    ResponderEliminar
  27. JML
    Eu não disse que eu era uma colecção DC!
    :P
    Eu disse para quem queria DC aqui está uma confirmação, não falei em colecção!
    :D

    ResponderEliminar
  28. JML,

    Oferecem um saquinho de coca não cortada com essa edição?

    Joking!

    Obrigado pela info e bom trabalho, vou estar atento a esse lançamento para não o perder.

    -Bladder

    ResponderEliminar
  29. Nuno:

    eu queria mais Marvel agora que ando viciado no volume 3 do X-Factor, mas DC é sempre bom embora agora só seja assidio do green lantern, JL e Swamp thing/animal Man!

    ResponderEliminar
  30. ups, mentira, também ando a gastar a "mesada" no aquaman! :P

    Mas a Marvel embora ande meia desinteressante (actualmente só sigo Cable & X-Force, UXM e o age of ultron) os clássicos "velhinhos" e semi-velhinhos têm pérolas daquelas....

    ResponderEliminar
  31. never-ending-spleepy-eyes
    Eu estou farto da Marvel, a sério. Os clássicos são maravilhosos, mas esta última década tem sido só a baixar, e então nos últimos 3 anos tem sido a pique!

    Venham histórias da DC, sim! E espero que sejam bem escolhidas! Até as histórias mais fracas da DC nos últimos tempos têm sido melhores que o melhor arroz com massa da Marvel!
    :D

    ResponderEliminar
  32. Quanto à actualiadade da marvel só posso cocordar, mas perde uns tempos com o inicio do X-factor do volume 3 (1º e 2º livros pelo menos) que não te vais arrepender! ;)

    ResponderEliminar
  33. never-ending-spleepy-eyes
    Claro que houve/há algumas séries que valem a pena na Marvel. Eu falei apenas na generalidade!
    ;)

    ResponderEliminar
  34. Sim esta história marcou uma era,não sei é se manteve a actualidade ou ficou datado.
    Quanto a coleção Dc até pode ser em mix com Marvel como com as do correio da Manha.

    Por falar nisso já viram a Marvel da Salvat do Brasil;

    http://osilenciodoscarneiros.blogspot.pt/2013/04/a-colecao-de-graphic-novels-marvel-da.html

    http://omelete.uol.com.br/marvel-comics/quadrinhos/editora-salvat-comeca-lancar-colecao-de-graphic-novels-marvel/

    baseada numa identica que sai aqui na Europa no Uk,até tem mosaico como Star Wars e pelo que vi capas e acabamento superior a tudo até hoje editado aqui.

    ResponderEliminar
  35. Optimus
    Essa colecção da Salvat do Brasil e baseada numa outra colecção, que da qual eu já cheguei à conclusão de que os tenho quase todos em inglês. Para quem não tem, será uma boa colecção com certeza!
    ;)

    ResponderEliminar
  36. Eia! E Essa colecção Salvat vai estar disponível em alguma lojinha da especialidade por cá?

    ResponderEliminar
  37. never-ending-spleepy-eyes
    Nop... é para o Brasil apenas!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]