terça-feira, 30 de abril de 2013

Workshops Anicomics: Máscaras de Super-Heróis com André Filipe "Vic"

André Filipe

Querem aprender a fazer uma máscara?
Este é o workshop certo!
Onde?
No Anicomics.
André Filipe vai ensinar a criar, ou recriar, máscaras para os vossos cosplays de super-heróis, desde os materiais até à sua manufactura.


Fica uma pequena entrevista:

Entrevista a André Filipe "Vic" (Máscaras de Super-Heróis)

Quando te começaste a interessar por Cosplay?

Em 2003, quando conheci o que era Cosplay através de um fórum de videojogos conhecido na altura.

Vais dar um Workshop de Máscaras de Super-Heróis, o que é que podemos esperar aprender nessa tua aula?

Estruturei o workshop numa parte mais teórica em que irei falar de todos os materiais possíveis para fazer os mais diversos tipos de mascaras, sejam capacetes completos como o do Iron Man, ou simples mascaras na linha do Robin, Black Cat, etc. A outra parte é mais prática e vou pegar num destes tipos de máscara e fazer alguns dos passos da sua construção ao vivo.

Qual o segredo para uma boa máscara de super-herói?

O uso dos materiais certos! Faz todo a diferença, e o look final é o melhor.


À partida existe um problema anatómico no Cosplay masculino de super-heróis… a musculatura! Por norma são raras as pessoas que a possuem em abundância, como se torneia essa situação?

Temos que ter o discernimento para saber adaptar as personagens à realidade. Se não, teríamos todos que ser bodybuilders profissionais! Há que olhar para os comics, e ver que (para além das leis da física impossíveis) as personagens são uma espécie de hiperbolização do ser humano normal. Mas na realidade funcionaria? Dificilmente! Daí que até nas adaptações cinematográficas recentes os atores que interpretaram papeis como o Thor, Capitão América Batman, apesar de em forma física, estão longe de ser uma cópia fiel do que se vê na BD. O segredo é mesmo adaptar! Claro que um estilo de vida saudável e umas idas ao ginásio não fazem mal a ninguém.

Qual a tua personagem preferida para fazer uma boa máscara?

Iron Man!

Porque é que tu achas que aqui em Portugal se faz muito mais Cosplay de personagens japonesas e não de super-heróis?

Talvez pela própria história do Cosplay cá em Portugal, que esteve sempre mais ligada à animação Japonesa do que a ficção Ocidental. E como a maioria dos praticantes de Cosplay descobre a actividade através da fandom de anime, vou supor que seja mais natural fazer Cosplay da ficção oriental. Mas felizmente já começamos a ter alguma variedade, e os super heróis já começam a aparecer por aí.


Qual é a tua opinião/sentimento relativamente ao Anicomics?

É um bom evento, em que sempre fui bem recebido. É o terceiro ano em que vou lá estar, e espero que corra tudo pelo melhor!

Alguma mensagem em especial que queiras dirigir aos leitores do Leituras de BD?

Apareçam no Anicomics! Deem uma olhadela aos vários workshops que o evento vai ter, aos concursos de Cosplay e afins que não se vão arrepender. É uma ótima maneira de conhecer este mundo.

Obrigado!

Obrigado eu!
:)




















Excepto a primeira foto, onde aparece mesmo o André Filipe, todas as outras fotos foram retiradas aleatoriamente da Internet.

Workshop de Máscaras de super-heróis, com André Filipe "Vic", está previsto para Domingo, 10h30-12h30, Biblioteca, piso 0 - sala multi-usos.
O número máximo de participantes é de 16 e este workshop é gratuito!

O Leituras de BD apoia e recomenda o Anicomics

Boas leituras

4 comentários:

  1. Sempre tive uma inveja absurda de cosplayers por poderem fazer disso um estilo de vida, bem mais que apenas "fantasias". Eu, o máximo que conseguiria seria me vestir de Uncle Fester. 8)

    ResponderEliminar
  2. Pensador Louco
    Tu de Uncle Fester e eu de Scarecrow!
    ahahahahhaha
    :D

    ResponderEliminar
  3. aaaaaaaa eu qria ver esse workshop!!
    publica aí mais trabalhos dele para eu ver, Nuno!
    Ele tem algum blog, site, deviantart..? :D

    ResponderEliminar
  4. Gato de Jade
    Olha não sei se ele tem alguma página... de qualquer modo as fotos são para exemplificar o trabalho dele neste Workshop, visto que ele só me mandou uma foto, que é aquela de topo com o nome dele...
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]