segunda-feira, 13 de maio de 2013

Anicomics Lisboa 2013: Domingo

Mame Tari e Mário Freitas


O Anicomics acabou este Domingo. O sucesso do evento é inegável!
O ambiente positivo do festival/convenção é uma das grandes qualidades deste, viveu-se e respirou-se alegria por todas as salas da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.


A organização do evento esteve impecável, pelo menos para fora dos bastidores porque é claro que existe sempre stress naquela área... :)
O auditório cumpriu à risca o programa sem atrasos apesar das múltiplas actividades durante os dois dias e as únicas "falhas" de que me apercebi foi no skit "Dante", e noutro que eu não consigo identificar, onde o som falhou, mas a situação foi prontamente resolvida de maneira a contento de todos. Parabéns ao Mário e à sua enorme equipa pela boa organização de um evento com todas estas actividades!

Infelizmente não tenho muitas fotos da eliminatória do Eurocosplay, tive de ir respirar um pouco nessa altura (lol), visto ter feito parte do painel de apresentação do livro de Aida Teixeira e Carlos Rocha (Vamos Aprender) e do projecto Zakarella com a Jo Bonito ao meu lado.

Pegando neste painel, espero que o público tenha gostado, e deve ter gostado porque o Carlos Rocha teve direito a uma grande salva de palmas espontânea a meio do seu discurso. Foi um grande momento! Parabéns Carlos Rocha por teres conseguido algo inédito em situações deste género, nunca tal vi em nenhum festival ou convenção (estou a contar com todos aqueles onde costumo ir: Amadora BD, Festival de Beja, Anicomics). Acho que podes orgulhar desse momento!

Pareceu-me que este ano o Cosplay dentro e fora do auditório foi de maior qualidade que em outros anos. Houve grandes momentos, adorei a actuação do Iron Man no concurso de cosplay, e claro... e um Tartaruga Genial que andava a apalpar o peito das "meninas" (com autorização destas, claro...), nunca pensei ver isto! 

Painel "Vamos Aprender" e "Zakarella" com: Carlos Rocha, Aida Teixeira, Mário Freitas, Nuno Amado e Jo Bonito
Fotografia de Johnny Charneca


O único ponto em que o Anicomics se sentiu apertado (literalmente) foi no espaço. Cada vez mais público e o espaço é o mesmo! O auditório esteve sempre cheio, como mostram as minhas fotos, são mais de 200 lugares, mas está a tornar-se curto para a quantidade de pessoas que ficam à porta por não terem lugar.
É um problema difícil de resolver para a organização, pois o festival é todo feito com dinheiros privados, e o aluguer de salas maiores implicará mais gastos...





Renata Filipa Ribeiro






















Aida Teixeira, Carlos Rocha e Jo bonito

Apresentação Spygal com Mário Freitas, Leonor Grácias e a representante da Benefit Cosmetics

Auditório no Domingo
André Lima Araújo
Carlos Pedro

Jorge Coelho

Osvaldo Medina


























 




Eliminatória Eurocosplay

Eliminatória Eurocosplay

Eliminatória Eurocosplay
Irei ainda fazer mais um post focado nas exposições, onde estiveram quatro pranchas expostas de um projecto que me é muito querido: Zakarella!
Para além disso farei uma passagem pela Gaming Zone e Bazar. A terminar nesse último post irei fazer um filme com todas as fotos que tirei no evento!
Stay tuned!

Boas leituras

36 comentários:

  1. Zakarella???? nunca ouvi falar!Será que é bom mesmo esse projecto??? auahauahauahuaha Como eu queria ter estado presente para aplaudir o Carlos Rocha de pé, amigo Nuno!!!

    ResponderEliminar
  2. Venerável Victor
    Estiveram 4 páginas (ainda não acabadas) em exposição, e o pessoal gostou!
    :D
    O Carlos Rocha ficou encantado e encantou no Anicomics!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Venerável Victor; se me tivesses aplaudido de pé, de pé eu te teria agradecido. ;)
    Nuno, meu bom amigo, não imaginava que a minha curta e simples apresentação tivesse esse impacto. Nada mais fui que eu mesmo; e aqui entre nós: eu não sei falar sobre bd, logo falo do que me vai dentro. Fico feliz se as pessoas estão disponíveis ou com paciência para me ouvir.
    Não esquecerei esse dia, nem da vossa (tua e da Aida) hospitalidade para me acolherem em vossa casa, sempre de braços abertos e uma francesinha picante. :)

    ResponderEliminar
  4. Carlos Rocha
    Nó gostamos de te proporcionar momentos fortes!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Nuno você fez uma apresentação muito boa do evento, uma hora dessas eu consigo um dinheiro e vou até Portugal num evento desses.

    É obvio vou querer ficar em sua casa. kkkk

    ResponderEliminar
  6. Desde logo, devo dizer que nunca fui a um festival de BD, apesar de ser um apreciador/coleccionador desde que me lembro. Sempre me pareceu que era uma coisa de nerds, de chavalos e que me ia sentir deslocado. Neste domingo lá resolvi sair do armário e levei comigo a minha mulher como protecção :-). Inicialmente os meus piores temores concretizaram-se. À entrada a céu aberto a bilheteira expunha maços de notas de 10 e 20 euros em tupperwares. Há aspectos de organização e segurança que não se podem perdoar, por mais que o evento seja boa paz. Adiante o aparte, senti-me um pouco deslocado na idade e nas intenções de quem e daquilo que esperava encontrar no festival. Em 5 minutos ultrapassei os meus preconceitos relativamente à idade e dei uma volta pelo espaço. Confesso que tinha outras expectativas, de um ambiente mais eclético, de maior diversidade, mas se calhar são estes os rumos que a bd está a tomar e que um mercado tão pequeno como o nosso tem que obedecer. Apesar destas críticas aparentes fiquei muito feliz por ver que havia uma adesão muito forte ao festival e uma organização empenhada. BD é BD e eu estou do lado dos bons. O espaço em si é muito pequeno para a dimensão do evento, desloquei-me de propósito para assistir às apresentações no auditório, para ouvir o Nuno, e não tive a mínima hipótese. De fora estavam 50 pessoas a tentar entrar para o auditório e à porta alguém da organização gritou que havia vaga para mais uma pessoa :-((( Desisti. Outra desilusão foi o espaço comercial, dedicado à manga quase em exclusivo. Estive no festival cerca de 15 minutos, uma banhada, a minha mulher a tentar consolar-me, quando eu é que a tinha arrastado. Curiosamente ela já foi ao festival da Amadora - há mais de 10 anos atrás - e confessou-me que em termos de dimensão do evento as diferenças são enormes. Estou bem atento à opinião do Nuno e reconheço a justiça do que escreve, mas penso que o mundo precisa tanto de revolucionários como de reaccionários e quando me referi ao ecletismo ausente do animacomics era precisamente à falta que os "chatos" fazem nas instituições. Pena é que aparentemente só conseguimos avançar em permanente desequilíbrio de forças. Desculpem-me o comentário um pouco "down", mas acreditem que saí de lá feliz por ter sido mais um (dois) a contribuir para o número de visitantes e que testemunhou a enorme adesão ao evento. Já fui gerente/director operacional de um complexo de salas de cinema perto de Telheiras e recebi e colaborei na organização de eventos naquelas salas. Ontem saí do festival com imensa pena de já ter abandonado essas funções. Que fácil teria sido ceder várias salas e corredores do cinema para a organização do evento, seria uma parceria fantástica, salas de cinema cada vez mais vazias a necessitar de diversificação e bd a necessitar de divulgação: uma combinação perfeita. Para além disso traria os bota-de-elásticos como eu mais facilmete para fora do armário.
    Dito isto, os meus parabéns à organização pelo enorme e visível sucesso do evento, estou certo que fruto de um imenso trabalho, e faço votos para que nos próximos anos o espaço cresça para as dimensões que a audiência que foi conquistada necessita.

    José Sá

    ResponderEliminar
  7. Muy buenas las fotos, el cosplay siempre me llama la atención. Parece que el evento estuvo muy bien.

    He escrito una reseña sobre Neon Genesis Evangelion en mi blog, ¿la leíste?

    Saludos.

    ResponderEliminar
  8. Bato palmas ao José Sá. Disseste tudo.

    ResponderEliminar
  9. "O ambiente positivo do festival/convenção é uma das grandes qualidades deste, viveu-se e respirou-se alegria por todas as salas da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro."


    Que bom! Lembro que até há pouco tempo você não se mostrava tão satisfeito com alguns outros eventos. ainda bem que esse foi de enorme alegria e que tudo saiu conforme o esperado.

    ResponderEliminar
  10. "É um problema difícil de resolver para a organização, pois o festival é todo feito com dinheiros privados, e o aluguer de salas maiores implicará mais gastos..."


    Poxa! Será que um empresa ou várias empresas não interessariam em entrar em alguma espécie de acordo para que outro lugar amior seja arrumado ao próximo? Talvez os governantes em prol dacultura também pudesse resolver isso, já que imagin oque a mídia deve ir a esses lugares e divulgar o que se passa.

    ResponderEliminar
  11. Ah, Ah, Ah....

    Bem interessantes essas fotos... algumas são espetaculares e outras simplesmente achei divertidas... que legal!

    Pelo jeito, esteve tudo muito animado e colorido por aí. Bacana ver que houve um bom público que entrou de corpo e alma.

    Uma pergunta, aliás, duas:

    1. Vi uns artistas fazendo desenhos em algumas fotos... o papel era o ofício comum, usado em qualquer impressora? Pois às vezes pareceu-me que era o Canson A3, que é bem maior e mais espesso...

    2. Há vendas de BD/Comics durante o evento? Se for "sim" a resposta, há descontos nessas vendas?

    Abração, Nuno! Tenha um bom dia!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  12. João Roberto
    Obrigado!
    A minha casa está à disposição de um viajante do outro lado do Atlântico!
    :D

    Arion
    Obrigado!
    Desculpa, quase não tenho visitado nenhum blogue nestes últimos dias, devido ao Anicomics. Irei ainda hoje ver o post post de Evangelion!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. José de Sá
    Quando for assim dá-me um toque! Vários amigos meus foram instruídos para tirar o máximo proveito do festival, e tiveram no auditório. Nunca se pode ir em cima da hora para o auditório, porque ele enche...
    Em relação à diversidade, o Anicomics tem uma componente quase a 100% de Manga/Anime e Comics norte-americanos, como o próprio nome indica! Daí a diversidade ser quase "bipolar". De qualquer modo havia também BD portuguesa, visto que até foram lançados dois livros lá: Super Pig: Roleta Nipónica e Zona Nippon 2. Para além destes haviam mais à venda de autores portugueses. Não deves ter reparado nos comics, haviam lá bastantes à venda!
    Ficaste foi baralhado no meio da "confusão"...
    :D
    Por isso no próximo festival, manda um toque por mail, ou aqui nos comments e eu dou-te direcções para poderes usufruir o máximo!
    O espaço tem sido cada vez menor, é verdade, mas arranjar em Lisboa um local com um bom auditório e espaço para as restantes actividades não é fácil sem pagar muito dinheiro.
    Não se pode comparar o Amadora com o Anicomics. O primeiro será talvez mais eclético, muito mais espaço para exposições, mais autores presentes, mas a nível de qualidade de organização... bem... tem falhas bastante graves nessa vertente. Enfim, demasiado institucional e escuro. De qualquer modo não dá para comparar, são completamente diferentes nos seus objectivos.
    No auditório e antes do cosplay houve debates com autores, lançamentos e antevisões. Tudo feito com muita qualidade, repito, à próxima dá um toque para não te sentires perdido. Houve vários amigos meus que nunca tinham ido e adoraram, mas eu e a minha mulher direccionamos esses visitantes para os locais onde sentiriam mais à vontade.
    ;)

    Daniel
    Terei todo o gosto em fazer para ti o que disse que faria para o José de Sá!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Fabiano Caldeira
    Claro. O Anicomics é alegria e possui uma excelente organização!

    Não é fácil arranjar um espaço maior a contento da organização e de quem aluga. Os preços são inimigos da organização... Os únicos festivais que usam grandes espaços são organizados por Câmaras Municipais com dinheiro público, o Anicomics é completamente privado! Ou seja, não há lugar a falhanços.

    Normalmente o papel usado pelos autores para fazer os sketch's são trazidos pelos visitantes que queiram um autógrafo. Por norma é assim que funciona. O meu bloco de papel para estas ocasiões é de alta gramagem e bem absorvente para o caso de algum autor fazer uma aguarela, por exemplo!

    Havia dois locais onde se podiam comprar livros dentro do recinto. Normalmente neste tipo de eventos existem sempre preços mais baixos (na generalidade)!

    Ainda bem que gostaste das fotos!
    :D

    ResponderEliminar
  15. No momento em que um evento de bd precisa de guia turístico para tirar proveito do mesmo, está tudo dito. e não entendeste parte do que o José criticou Nuno, mas deixa estar.

    ResponderEliminar
  16. Daniel
    Eu lembro-me perfeitamente a 1ª vez que fui a um evento. Foi a um FIBDA (agora Amadora BD) para "sacar um autógrafo ao Milo Manara, salvo erro em 2007.
    Fiquei completamente perdido, sem conhecer absolutamente ninguém, não usufruí absolutamente nada e já não voltei lá nos outros fim de semanas.
    Repeti no ano seguinte, e já acompanhado, e foi completamente diferente. Levava um mapa com as salas e os horários, mas se não fosse o meu amigo tinha andado novamente às"aranhas".
    Ainda há 2 anos fui os 3 fim de semanas do Amadora BD e consegui que me escapasse uma exposição... como vez Daniel não é uma questão de guia turístico.
    O espaço no Anicomics fica cheio de gente o que promove ainda mais a confusão, a 1ª vez que fui a um Anicomics não saí do átrio da entrada... fiquei a ver ali o pessoal a passar, por não saber exactamente o que estava acontecer. Se um visitante não for avisado e não conhecer e for para o auditório em cima da hora não consegue lugar. Claro que os meus amigos que nunca tinham ido ali conseguiram lugar, porque eu os reboquei imediatamente para dentro do auditório... pronto, tem-se 15 minutos de seca lá dentro (pelo menos) mas fica-se com lugar!
    Posso dizer que em Anicomics passados pouco tempo passei dentro do auditório porque o que me interessava ainda faltava muito tempo, ou porque estava muito calor! Estive cá fora a conviver com amigos (gosto muito), aproveito as zonas comerciais, exposições, autógrafos e tiro muitas fotos, para além de conhcer mais alguns tipos fixes!

    Eu compreendi perfeitamente o estado de espírito do José de Sá.
    Quanto a outro espaço (maior) era desejável sim. Mas o dinheiro não abunda! Este festival não se serve de dinheiros públicos. Com esses é muito mais fácil!

    Em relação à diversidade. É como disse atrás! Japão e Comics, o nome diz tudo! O evento assenta em cima disto. Se eu gostaria de ver BD europeia lá... com certeza. Mas não é essa a filosofia do Anicomics.
    :)

    ResponderEliminar
  17. "À entrada a céu aberto a bilheteira expunha maços de notas de 10 e 20 euros em tupperwares. Há aspectos de organização e segurança que não se podem perdoar, por mais que o evento seja boa paz."

    "Outra desilusão foi o espaço comercial, dedicado à MANGA quase em exclusivo."

    ResponderEliminar
  18. Daniel
    Garantidamente a maneira como guardam e controlam o dinheiro não será da minha conta. Não sou fiscal.
    Nem fui lá para ver como tratavam o dinheiro, os aspectos organizativos que me interessam é a qualidade do programa, e se existem atrasos. Nestes dois pontos posso-te dizer que foi plenamente cumprido. Nem um único atraso.

    Quanto ao segundo ponto, posso dizer que não verdade, aliás, existe uma fotografia no post anterior de uma banca com Banca apenas com comics e BD portuguesa. Infelizmente foi a que vendeu menos, talvez por isso e por experiência passada exista mais Manga para vender que comics e BD portuguesa.

    Quanto à qualidade do programa acho melhor consultares o dito programa. O link está nos posts de divulgação.
    Só com muito má vontade se poderá dizer que o programa era mau ou mediocre.
    Na minha opinião não.
    Na realidade se colocares na mão do organizador do Anicomics os mais de meio milhão de Euros de orçamento do Amadora BD terás um festival super-hiper-mega fantástico. O Anicomics tem um orçamento inferior a 10 mil Euros e TEM DE DAR LUCRO, ao contrário do Amadora BD...
    :|

    ResponderEliminar
  19. Tenho cá para mim que o Daniel é um crítico que, ao contrário do José Sá, não foi ao Anicomics, porque se tivesse ido certamente não precisaria de fazer citações de frases alheias.
    Daniel, no próximo ano, se decidir ir, eu mesma lhe mostro os cantos da casa, e aí se quiser falar mal, pode, porque esteve lá. Mas também pode dizer bem... se ninguém lhe levar a mal.
    Se não tiver dinheiro para pagar a entrada, pode sempre fazer cosplay e inscrever-se. Eu fotografo (e faço na mesma de cicerone)
    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  20. Nuno, peço desde já esculpa, pelo comentário tão extenso, era para fazer isto no meu blog, mas como nem fotos tenho e face à qualidade do teu post, decidi apenas comentar. :)

    Fui no sábado ao Anicomics pela 1º vez, e devo dizer que gostei.
    Tal como já muitos disseram vários blogs e redes sociais, existem algumas coisas que podem ser melhoradas, aliás como em tudo.
    Mas no geral fiquei muito agradado.

    Devo dizer que andei meio perdido,existe a confusão, natural deste tipo de eventos, mas com calma e com o auxilio do programa, lá me fui safando. :)

    Pareceu-me que existe,infelizmente para mim, muito mais ani do que comics.
    E não falo do Cosplay, mas sim do nº muito curto de comics e artigos relacionados que estavam à venda, que eu tenha visto apenas havia uma banca pequena que vendia os livros dos artistas que lá foram.
    Que eu acabei por comprar e trazer assinados:)
    Gostei muito do debate com os artistas portugueses que estão no mercado Norte Americano, 5 estrelas.

    Deixo agora os meu 5 tostões relativamente ao que poderia melhorar (para não pensarem que digo mal só porque sim)
    O espaço pareceu-me curto realmente, o que infelizmente pode prejudicar o evento.
    Eu sei que sendo um evento que não tem apoios é complicado, arranjar outro espaço, mas penso que seria mas um passo em frente :)
    Relativamente ao auditório justamente por já saber de antemão que enchia, fiz questão de ir mais cedo e não perdi nada do que me interessa.
    No entanto compreendo que para algumas pessoas menos informadas possa ser complicado pois pagam e não usufruem. Talvez passar esse alerta quando se faz o lançamento do evento possa prevenir essa situação.

    Relativamente ao "staff", não fiquei agradado com algumas situações, eu sei que aquela malta toda, se voluntariou, para ajudar a organização, mas devem ter em conta que estão a representar, neste caso a Kingpin e a organização do evento.
    Não quero ser mal interpretado, mas estar 5 minutos à espera para ser atendido, enquanto estão todos a conversar com amigos, não me parece o caminho mais correto (sim estavam a conversar, fiz questão de perceber isso).
    E se com essa postura não me vão afastar destas coisas, não nos podemos esquecer que não será a melhora maneira de "acolher" recém chegados ou curiosos da BD.
    Seria positivo estabelecer algumas regras talvez para que situações destas se possam evitar.
    Atenção que se percebia que a maioria dos voluntários se esforçava por fazer com que as coisas funcionassem bem, mas por vezes não seguiam a meu ver o melhor caminho.

    Saliento no entanto, depois destas criticas, minimamente construtivas, espero eu, que gostei e me diverti muito.

    ResponderEliminar
  21. Um abraço e obrigado Nuno pela tua disponibilidade, certamente para futuros eventos, quanto a este não me senti à vontade para assim de chofre te chatear, logo mais que tinhas uma apresentação para fazer. Um abraço ao Daniel também, é sempre bom ter companhia para animar a troca de ideias :-). Eu acabei por conseguir "fazer o reconhecimento" do evento, cheguei a ver a mesa de comics que estava montada junto à sala de exposições de autores portugueses a trabalhar para editoras americanas. Pareceu-me pouco, confesso que hoje em dia prefiro os TPBs ou HCs aos comics, e não estava propriamente inserido no espaço comercial do átrio. Entrei no auditório 15 minutos antes da tua apresentação, mas não havia lugar sentado e como o ar estava um pouco saturado (a malta jovem desconhece a palavra desodorizante eheheheh) saímos até que começasse a apresentação. Grande erro! Acabaram-se ali as minhas hipóteses. Quanto ao resto, tens toda a razão quanto à vertente do festival, quem decide é quem organiza. Devo referir que o que eu escrevi, apesar de parecer :-)))), não pretendia ser uma crítica, mas sim o relato da minha experiência face às expectativas que tinha. Não sei o que me deu para falar na questão do dinheiro, talvez a proximidade daquela tragédia na queima das fitas do Porto, mas é tema que não está realmente no âmbito do blog.

    ResponderEliminar
  22. Caro Jose Sá, tinha lido os comentários deste assunto até à sua primeira intervenção e tinha colocado uma nota mental para lhe responder com uma sugestão, pelo que escreveu de não ter o hábito de ir a festivais e em relação ao Anicomics. Entretanto o tempo passou e a minha sugestão já está descrita na última entrada deste Blog: vá a Beja no fim de semana de 1 de Junho. ;-)

    ResponderEliminar
  23. Geek dos Comics
    Ainda bem que te divertiste! É um dos grandes objectivos!
    :)
    Quanto às críticas que apontas, tenho a certeza que o Mário Freitas há-de ler, se não leu já, e irá considerá-las com certeza.
    Eu este ano não tive muitos contactos com os voluntários, por isso nem vou opinar, de qualquer modo não és a primeira pessoa a queixar-se disso este ano. Será algo para o Mário resolver...
    Em relação ao espaço, é complicado! Não se pode alugar uma sala maior se não se tiver a certeza que existirá lucro. Mais uma vez repito, tem de dar lucro, isto não é um evento camarário...
    Quanto ao mais Ani que comics, bem, deve ter sido pelas razões atrás escritas... se o pessoal que compra comics é em número bastante inferior aos que compram Manga, então devem ter carregado bastante mais Manga! O mercado é que manda...
    ;)

    ResponderEliminar
  24. José de Sá
    Áh! Mas podes chatear sempre!
    :D
    Eu posso é não estar disponível por alguma razão, mas chateia sempre!
    ;)
    Acho que já várias pessoas se queixaram do peso dos Manfas em relação aos comics à venda. Isso deve ter a ver com escoamento. Penso que o Mário deve ter adequado as quantidades às vendas que tem tido a ter ao longo dos Anicomics, presumo eu... A banca mais pequena de que falas era a banca em que estavam à venda obras dos autores que deram autógrafos no Anicomics.
    O segredo para o anfiteatro é "sofrer um pouco", ou seja, ir antes da hora e aguentar até à parte do programa quer queremos ver. Também não seria a primeira vez que eu iria para o auditório mais cedo e acabar por gostar daquilo que estava a acontecer nesse momento! Quanto ao calor, e ao desodorizante, hell, é um problema destes sítios quando enchem até ao limite! lol
    Aproveita o convite do Luís para Beja! É mais arejado, mas costuma fazer bastante calor!
    LOL
    :D

    ResponderEliminar
  25. Caro "Daniel",

    Existiam programas dos 2 dias do evento espalhados por todo o festival. Grandes, em A3 ou maiores. Como disse, e bem, a Diabba, se calhar não viu por não ter estado lá.

    Quanto às questões organizativas e de voluntariado, há sempre N coisas a melhorar e outras tantas que não correm como planeado, definido ou programado. De qq forma, as críticas de quem foi ao evento são sempre fundamentais.

    Finalmente, quanto à quantidade de comics ocidentais presentes no evento, vai se tornando proporcional ao interesse que esse tipo de leitor parece manifestar por eventos que levem mais de 50 pessoas.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  26. Mário Freitas
    Obrigado por teres vindo aqui colaborar.
    :)

    ResponderEliminar
  27. Ora essa, Nuno. Só peço desculpa se tive de ser amargo, mas há coisas que cada vez mais me desiludem. Quem me conhece ou se dá ao trabalho de me conhecer minimamente, sabe bem como prezo críticas construtivas e como elas são fundamentais para que continue SEMPRE a fazer ou a procurar fazer cada vez mais e melhor. Mas começa-me a faltar a pachorra para gentinha mesquinha e destrutiva, por ventura movida por algum interesse que me escapa, e que sabem apenas lançar atoardas sem qualquer conhecimento de causa. Apetece mandá-las à merda. Posso?

    ResponderEliminar
  28. Mário Freitas
    Críticas construtivas com conhecimento factual são sempre de aproveitar, as outras... segue-se em frente, embora custe por vezes "ouvir".
    :\

    ResponderEliminar
  29. Mário, be Zen.

    Não te enerves, isto é só os visitantes a darem o seu veredicto e acima de tudo a desabafar.

    Não me parece que haja aqui ninguém movido por interesses especiais (todos os que falaram - excepto eu que não fui e que tou agora a comentar - apontaram pormenores especificos que só seria possível ter visto estando lá), simplesmente há pessoas que estão mais habituadas do que outras a este tipo de eventos e por vezes o primeiro impacto deixa-os desagradados.

    Em Portugal um evento de BD é associado ao FIBDA, a Moura, eventos em que os visitantes estão nas suas 'bolhas' de conforto por isso acho normal alguns comentários que aqui se escreveram.

    Às vezes faz falta ouvir critícas não construtivas porque nos torna mais resistentes às mesmas, mas o melhor mesmo é ignorar e seguir em frente.

    Descansa mas é homem que o trabalho tá feito e para o ano há mais.

    O Oscar Wilde é que dizia bem:

    "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim" (neste caso do Anicomics).

    Até 6ª na cerimónia dos PPBD.

    ResponderEliminar
  30. Com todo o respeito, Diogo, por ti e por esse festival. mas... alguém associa eventos de BD a Moura?

    De resto, se eu me cingisse a bolhas de conforto, ainda estava no S.João de Deus. Eu gosto de movimentar as águas e causar espirais que façam os outros mexerem-se também.

    ResponderEliminar
  31. Esta fica para quem se sentiu desagradado:

    Sigam o excemplo do Nuno Amado.

    Lembro-me de ele ter desabafado aqui no seu blog há umas edições atrás que se sentiu maltratado por um(a) colaborador(a) (não me lembro se era ligado ao grupo Anipop) numa questão relacionada com fotos.

    Ele podia ter mandado tudo às urtigas e nunca mais lá meter os pés, mas decidiu tornar-se mais proactivo e tornar-se ele próprio um visitante-colaborador do evento que ajuda quem se sente 'perdido'.

    Fico por aqui e vamos mas é ler BD, que é o que faz falta para animar a malta.

    ResponderEliminar
  32. Mário,

    Olha que ainda há muita gente a pensar assim, mas os tempos mudam as mentalidades também.

    Isto não há-de ser assim para sempre e tu sabes isso melhor do que ninguém.

    Continua a fazer o que te dá gosto e ignora o resto.

    Não te enerves é com uns quantos 'choramingos' que não passam de isso.

    ResponderEliminar
  33. Diogo Semedo
    Eu não me senti maltratado! Eu FUI maltratado por uma tipa do Anipop!
    Mas os assunto foi prontamente sanado pelo Mário Freitas logo no próprio dia.
    :D

    ResponderEliminar
  34. Olá Nuno, queria saber se podes mandar-me todas as imagens que tiras-te do Dicken, o fato de fursona preto com azul claro e escuro. Se puderes manda-me para o meu mail: anjinhoindefeso@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  35. JF ferreirinha
    Vou mandar-te um mail mais logo, ok?
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]