terça-feira, 18 de junho de 2013

Murena Vol.8: A Vingança das Cinzas


Este é o oitavo livro da série, e fecha o “Ciclo da Esposa”.
Maravilhoso trabalho de Delaby este quarto e último livro do ciclo anteriormente referido!


Não vou falar muito da série propriamente dita, já fiz vários posts sobre ela, apenas vou referir que na minha opinião é do melhor que se tem publicado em português, mas de longe.
Óptimo desenho, as cores melhoram de livro para livro, a história é tudo menos monótona e o rigor Histórico é irrepreensível. Aliás, as explicações Históricas no final de cada livro são excelentes, pode-se aprender lendo BD!

Depois de um livro, o anterior, em que Dufaux dá cabo do leitor com a morte de uma das personagens que nós nunca estamos à espera que desapareça da trama, Acté, neste livro desaparecem um monte de personagens secundárias. Mas…

Mas tenho de focar o grande acontecimento deste livro: o incêndio de Roma!
Visualmente belo e irrepreensível, Delaby e o colorista Jérémy Petiqueux fizeram um trabalho maravilhoso ao trazerem para os nossos olhos aquele Verão quente que se tornou um inferno de sangue e fogo!

Sim, depois do sangue e neve, vem o sangue e fogo. Tudo bem trabalhado por esta equipa criativa!
A primeira parte do livro tem como pano de fundo o laranja e vermelho, e o horror estampada na face dos habitantes de Roma. Na segunda parte do livro temos o branco e cinza, e a tristeza dos romanos.
Tudo nos é mostrado neste cenário dantesco, desde a desgraça, o heroísmo, a redenção, o cinismo, e claro… a maldade pura e dura. No meio disto tudo, uns pozinhos de amor para não ser tudo uma desgraça.


Devo dizer que ao nível da história considero este o mais fraco dos oito livros publicados até este volume. Seria previsível que Dufaux para terminar o 2º ciclo da série tivesse um livro mais forte, mas não. Acho que se deslumbrou com o incêndio de Roma e se esqueceu de enriquecer e tornar mais fracturante a intriga em si. Sim, este incêndio visualmente chega para fazer deste livro uma pérola, mas gostava que Dufaux tivesse imprimido mais fulgor à trama propriamente dita.

Murena volta a Roma à procura de vingança, o seu coração está negro. O objectivo é Nero… será que Murena consegue trair a sua própria pessoa tornando-se um assassino frio?
Esta é a grande pergunta inerente a este livro.

Outra coisa interessante… Popeia neste momento está a ser retratada como um ser de boa alma?? Ok, continua muito bela, mas… a ajudar comunidades??
Humm… para fechar o Ciclo da Esposa não estava à espera disto!
:D

Podem ver as outras entradas desta série no Leituras de BD nos seguintes links:
Murena
Murena: Vol.3 - A Melhor das Mães 
Murena: Vol.4 - Os que Vão morrer...
Murena Vol.5: A Deusa Negra
Murena Vol.6 e Vol.7 - O Sangue das Feras / Vida dos Fogos 


























Boas leituras

Hardcover
Criado por: Jean Dufaux e Philippe Delaby
Editado em Junho de 2013 pela ASA
Nota: 9 em 10

4 comentários:

  1. Olha, tudo o que tenho são os seus relatos acerca dessa obra e as imagens que compartilhas, que são belíssimas, extraordinárias, impactantes, tudo de bom mesmo.

    Portanto, acredito quando você diz que esperava mais desse volume. Entretanto, ainda parece ser um exemplar que não se ignora, tanto pela arte, pelas cores e finalmente o fogo.

    Talvez o grande foco tenha isso esse mesmo - o fogo em Roma.

    Obrigado por compartilhar!

    Abraços, Nuno!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  2. Sim, realmente também me parece que este tipo desenha que se farta. É bom de vez em quando ver-se um desenhador realmente bom e não apenas na moda. Ao mesmo tempo Nuno, também é verdade que ele teve 3 anos para fazer o album.
    Seja como for, prefiro que demorem 3 anos e que quando terminem as suas obras sejam consideradas obras de arte :)

    ResponderEliminar
  3. Fabiano Caldeira
    Não deixa de ser um excelente livro, mas falta-lhe algo que outros da série têm: um pico de impacto na história. Por exemplo, o vol.7 tem a morte de Acté! Deu um impacto brutal, sobretudo na forma como morre!
    Neste foi mais estender o incêndio de Roma desde o início até ao fim.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Luis Sanches
    Para além de desenhar muito tem uma particularidade: consegue sempre superar-se de livro para livro!
    Bem pelo menos até agora, irá haver uma altura em que isso vai parar com certeza!
    O demorar 3 anos não tem a ver apenas com o livro em si. Tem a ver com Dufaux que está a trabalhar em vários livros, e ele próprio Delaby também. Por isso existem espaços maiores entre alguns livros desta série!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]