quarta-feira, 5 de junho de 2013

Séries Sci-Fi... qual a melhor?



Existem bastantes séries de Sci-Fi na Banda Desenhada. Mais talvez na Europa e no Japão!
Mas qual é a que vocês gostam mais? É certo que falhei de certeza algumas na lista para votação, mas paciência... Vocês sabem que isso acontece sempre!
:D

Penso que consegui alguma representatividade na lista, deixei algumas de fora, e tentei abarcar os três grandes da Banda Desenhada: Europa, EUA e Japão.



Portanto meus senhores... é votar, e quanto mais massivamente possível!

Sci-Fi para todos!











Valerian ganhou à risca com Star wars em 2º lugar pela diferença de 1 voto.
Obrigado a todos os votantes! Quase 100 votos expressos!
:)





Boas leituras

40 comentários:

  1. Metabarões. Valerian e Nausicaa não fazem feio também.

    ResponderEliminar


  2. Hmmm... Planetary não tem, de todo, a ver com sci fi. É um revisitar dos heróis pulp na génese de (alguns) comics. Tens uns pozinhos de sci fi aqui e ali, mas fica bastante longe de se poder considerar sci fi.

    Idem para a Nausicaa. Se se passasse numa qualquer idade média fantasiosa não estaria deslocado. Tem a exposição de alguma tecnologia mas... nunca o consideraria sci fi.

    Just my 2 cents :)

    Peace,
    Francisco Quintana

    P.S. O meu voto vai para a mais decana dessas séries... e que em certa medida abriu caminho a elas: Flash Gordon. Poucos desenhadores nessa lista possuem a beleza do traço do Alex Raymond, nem a conjugação do serial com o operático que ele conseguiu no Flash. Um muito perto segundo lugar seria o Valerian :)

    ResponderEliminar
  3. Star Wars é o meu favorito,apesar de faltar ai a outra Star rival a Star Trek.E Transformers idem.

    ResponderEliminar
  4. Então e Neon Genesis Evangelion?

    Dei-me conta há uns dias que se não fosse o raios parta desta série eu seria um gajo um bocado menos depressivo. Ainda assim é a melhor de todas as séries de Sci-Fi Nipónicas que todos os adolescentes deveriam ver.

    ResponderEliminar
  5. Todas são espetaculares, mas eu escolho Planetary!

    ResponderEliminar
  6. lol!! Nuno, não vale. Colocares uma série de super-herois na lista (talvez para haver mais representação dos americanos?). Planetary em primeiro lugar?? Concordo com o Francisco Quintana. Não é Sci-Fi. Para o considerarmos Sci-Fi teriamos de colocar o resto dos super-herois na mesma categoria. O meu voto vai para o Valerian por razões óbvias. De resto, e à parte da questão de Planetary, excelente selecção.

    ResponderEliminar
  7. lol!! e também só reparei agora que na lista está também Authority. Por muito que adore este titulo, também não o considero Sci-Fi. Ainda se colocasses aqui o antigo Quarteto Fantástico e as suas viagens pelo espaço, pela zona negativa, e mesmo pelo micro-cosmo... Penso que foram os super-herois mais famosos que se aproximaram mais da ficção cientifica.

    ResponderEliminar
  8. Não conheço nenhuma BD dessas. Mas STAR WARS já foi publicada aqui e parece que ganhará de novo o mercado em breve, e tem um público fiel. Além do mais, conheço um pouco dos filmes e acredito que a BD não deve fugir tanto deles.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  9. Eu não conheço algumas das séries, mas optei por votar na mesma.
    A saga dos Metabarões foi a escolhida, mas o Valerian e Laureline não ficam muito atrás, até por ser uma série que me acompanhou praticamente ao longo de toda a minha vida bedéfila.

    ResponderEliminar
  10. Faltam:
    - Global Frequency
    - Star Slammers
    - Astronauts in Trouble
    - Crimson Plague
    - Otherworld
    - We3
    - Ministry of Space
    - Buck Rogers in the 25th Century
    e tudo o que saía na 2000 AD

    ResponderEliminar
  11. e já agora Jeff Hawke do Sydney Jordan, da qual a Editorial Presença publicou as suas primeiras 502 tiras em três albuns que vale a pena recordar e revisitar. Para além disso foi também profusamente publicada em inúmeras revistas da Agência Portugueasde Revistas tais como Ciclone, Condor Popular, MA Espaço, Mundo de Aventuras e nas Selecções do Mundo de Aventuras. Mais uma vez parabéns por este tipo deiniciativas. Tenho dificuldades em avaliar e escolher porque há inúmerasséries que apresenta que não conheço. mas das que conheço relevaria Flash Gordon, Jeff Hawke e Valerian.

    ResponderEliminar
  12. Alexandre Lancaster
    Boa escolha!
    Metabarões é do melhor.
    ;)

    Francisco Quintana
    Planetary tem muitos motivos Sci-Fi, mas é claro que não é FC pura.
    ;)
    Nausicaa é baseada num ambiente pós-apocalíptico com muitas cenas FC, aliás o mundo ficou assim depois das máquinas destruírem tudo, mas também concordo que não é FC puro.
    Flash Gordon também é uma boa escolha para um voto!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Optimus
    Star Trek e Transformers nunca chegaram a atingir a relevância de Star Wars na BD, por isso não as coloquei. Nesta vertente de filmes+animações adaptadas para Bd acho que Star Wars foi o melhor, por isso a escolhi para a lista!
    :)

    SketchbookPT
    Não me lembrei dessa, assim como de Gantz... sorry!
    :D

    ResponderEliminar
  14. Rodrigo Garrit
    Embora não seja uma série de FC pura é muito boa sim!
    :)

    Fabiano Caldeira
    Star Wars tornou-se numa excelente série de BD FC, boa escolha!

    ResponderEliminar
  15. Luis Sanches
    Pode não ser FC puro, mas não deixa de o ser, mais, Authority não é FC?
    Então? Dimensões diferentes, correntes espaço-temporais, planetas estranhíssimos, uma gigantesca nave espacial inteligente, armas tecnologicamente muito avançadas... não é suficiente para ser considerada FC?
    :P
    Valerian é um excelente voto!
    :)

    Filipe Almeida
    Metabarões é uma excelente escolha e já vai à frente na votação!
    :)

    ResponderEliminar
  16. Paulo Costa
    Ora... eu coloquei aquelas de que me lembrei, e que conheço!
    :D
    Buck Rogers esteve para entrar na lista, mas optei pelo Flash Gordon.
    Tentei lembrar-me do nome da série Ministry of Space, mas fiquei com uma branca... essa era de entrar!
    We3 não me lembrei mesmo, e tenho o livro...
    :P

    ResponderEliminar
  17. letré
    Pois, de umas não me lembrei, outras tive de optar para a lista ficar mais ou menos equilibrada.
    Então... votaste no Valerian ou no Flash Gordon?
    Isto é para votar!
    :D

    ResponderEliminar
  18. Saudacoes bedefilas

    Das que estao para votos vou para o Valerian. Para mim as duas obras maiores de FC sao o planeta dos macacos, o meu preferido e depois o Dune.

    Abraco Blaise

    ResponderEliminar
  19. Nuno,

    "Dimensões diferentes, correntes espaço-temporais, planetas estranhíssimos, uma gigantesca nave espacial inteligente, armas tecnologicamente muito avançadas... não é suficiente para ser considerada FC?"
    Não, não é. Porque o foco dessas histórias nunca tem a ver com o impacto que possiveis inovações tecnológicas possam ter nos individuos ou na sociedade, que na verdade é o que distingue verdadeira ficção cientifica. E não estou a falar de sci fi pura pois essa ainda tem outra definição.
    Quase tudo o que são histórias de super-herois são histórias de fantasia. Se considerarmos Authority sci fi também temos de considerar coisas como o Homem-Aranha ou até o Batman.

    Mas vá, desculpa ser picuinhas. É que gosto mesmo de Sci Fi e hoje em dia é um género que foi adulterado até mais não.

    Na verdade gostava que fizesses mais vezes este tipo de questionários e estou aqui a ser um pouco contra-producente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Blaise
    Sei que fizeram comics do Planeta dos Macacos e do Dune, mas ao nível da BD nunca foi muito relevante como obra, por isso não constaram da lista. Mas ainda bem que te pude agradar com o Valerian!
    :D

    Luis Sanches
    LOL
    Não é fácil fazeres estas listas. Eu quando fiz esta não coloquei os meus preferidos, porque então provavelmente seriam tudo séries Franco-Belgas e algumas Mangas!
    Tentei fazer uma lista equilibrada para todos!
    ;)

    ResponderEliminar
  21. Cara, um dos meus sonhos de consumo nerd é ter Akira completa na coleção hehe
    E Planetary tb :D
    Um dia eu consigo.

    ResponderEliminar
  22. Adoro votações e listas tanto quanto o próximo.

    E tal como o próximo vou reclamar, pois não incluiste um dos livros de sci-fi que mais gostei até hoje... Fear Agent

    ResponderEliminar
  23. Nausicaa, pq tb não posso votar no Pluto e Planetary.

    Mas considerando estes ultimo não faria sentido na lista estar Watchmen?

    Pena ser pouco conhecido em Portugal o Eternauta (ja referenciado neste blog).

    Cumps



    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  25. A nova versão do Prophet, do Brandon Graham (e outros), publicada pela Image Comics está ser fixe e acho que merece um lugar nesta votação (ou na próxima, se houver).

    ResponderEliminar
  26. Como sou fã de star wars o meu voto é obvio.
    No entanto, amo as séries Metabarões e Valerian.
    Outra que também idolatro é Storm, pouco conhecida.

    ResponderEliminar
  27. Eu estive indeciso entre o Pluto (parto do princípio que é a versão do Naoki Urasawa) e os Metabarões...mas lá acabei por votar no Pluto. :)

    O Dr. Septimus referiu o El Eternauta e tenho a dizer que é óptimo! Apesar de ligar mais ao que se faz no mercado norte-americano, comprei o El Eternauta há uns anos, no Amadora BD e adorei. Sem dúvida uma das melhores bds que já li. (A primeira encarnação do Eternauta, do Oesterheld e do Solano Lopez.)

    ResponderEliminar
  28. UW1 de longe!
    Em segundo lugar Nikopol e Guardiões de Maser.

    ResponderEliminar
  29. Tiago da Rocha
    Se souberes inglês tens uma excelente edição do Akira neste momento!
    ;)

    Rui Esteves
    LOL
    Sempre se reclama nestas coisas das votação na composição da lista!
    :D

    Dr Septimus
    Bolas... não me lembrei dessa grande obra, o Eternauta... esse faria parte da lista sim!
    :(

    ResponderEliminar
  30. Ricardo Baptista
    Infelizmente não conheço essa série, o Prophet! A não inclusão de alguns títulos deveu-se ou a desconhecimento meu, ou simplesmente por esquecimento. Claro... outras não entraram porque eu não queria também uma lista muito comprida!
    Mas essa série que falas não conheço mesmo...
    :\

    jony da costa
    4 grandes séries e qualquer uma delas seria um justo vencedor desta lista!
    Optaste por Star Wars, não deixa de ser uma boa escolha!
    ;)

    ResponderEliminar
  31. Miguel Antunes
    Sim, o Pluto é o do Urasawa! E sim, foi um excelente voto!
    Quanto ao Eternauta já expliquei lá em cima que me esqueci, infelizmente, desse grande título da FC na BD!
    :\

    Anti-Herói
    UW1 é uma grande série de sci-fi puro! Talvez do melhor que já se editou em Portugal neste género. Infelizmente poucos leitores conhecem esta série que a Vitamina BD deixou pendurada no último volume...
    :(

    ResponderEliminar
  32. bem, eu não participei pelo simples falta de conhecimento quanto a bd de sci-fi.
    este até é um genero que adoro.
    mas no entanto esta lista serve para eu começar a ler algumas coisas.

    mas ler SW em bd deve ser bem dispendioso..
    vou tentar saber umas coisas de Valerian

    ResponderEliminar
  33. Muito limitada a lista, e mesmo assim, só li (ou estou a ler) 3 ou 4. E já agora, para lançar areia para o ar :-) falta aí o 'asteroid fighters' :-)

    ResponderEliminar
  34. Fala mano Nuno, o leituras de BD sempre me surpreende,muito boa essa sua lista masssssss na minha opinião acrescentaria mais algumas obras tipo:

    Alita Battle Angel


    Full Metal Panic

    A fase Jonh Byrne no Quarteto Fantástico

    E o já citado Buck Rogers

    mas ainda assim a lista foi boa.

    continue assim.Fui!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  35. Alex Asimani
    LOL
    Nunca conseguirei fazer uma lista que agrade na totalidade aos leitores...
    :D
    Mas irei fazer mais (de vez em quando)
    ;)

    ResponderEliminar
  36. Infelizmente já não cheguei a tempo da votação... mas se chegasse não sei se saberia fazê-lo. Na área da FC, há já algum tempo, os japoneses encheram as minhas medidas, e eu sou um grande entusiasta do género. As animes "ergo proxy" e "texhnolyze" acima de tudo. Sei que o que aqui se trata é de BD e eu não lhes conheço o equivalente manga mas penso que existem (nem mesmo se farão jus às respectivas séries). De qualquer maneira... aqui fica a dica.

    ResponderEliminar
  37. Musicslave
    Não sei se neste momente ler Valerian não te saírá mais dispendioso que Star Wars... lol
    Os preços nos alfarrabistas pelos livros da Meribérica são absurdos, sobretudo Os Pássaros do Senhor, Nas Terras Programadas e Os Círculos do Poder...
    :D
    Acho que sim, tens boas indicações neste lista se te quiseres iniciar em BD Sci-Fi!
    ;)

    pco
    Não querias uma lista de "Os 1001 livros de FC na Banda Desenhada que deverias ler antes de Morrer", certo?
    :P
    Asteroid Fighters? Falta-lhe qualquer coisa... o que sesteve quase para entra foi o Eternus 9!
    ;)

    ResponderEliminar
  38. Ricardo Rosado
    Efectivamente o Manga tem muitas e boas obras de FC. Mas neste área ninguém bate os Euripeus na minha opinião!
    ;)

    ResponderEliminar


  39. Boas. Para quem queira comprar Valerian, e não esteja disposto a dispender uma grande fortuna, recomendo isto:

    http://livre.fnac.com/a1982001/Valerian-et-Laureline-L-integrale-T1-Valerian-et-Laureline-Jean-Claude-Mezieres

    Serão perto de 3 àlbuns por volume, e muitas das vezes trazem extras. A linguagem pode ser uma barreira (eu consigo ler o Blueberry e o Bernard Prince razoavelmente bem, agora uma série como o Cubitus... upa upa, aí já pia mais fino :) ).

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  40. Francisco Quintana
    Obrigado pela info.
    Serve para todos aqueles que falam e leiem francês, o que não é o meucaso!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]