quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Última Profecia II: As Mulheres de Emesa


Bem, demorou um pouco a sair a crítica a este livro da Netcom2… a razão prendeu-se com a necessidade de uma releitura mais atenta do primeiro volume.
Li este segundo volume logo mal cheguei a casa e perdi-me um pouco na história!


Gilles Chaillet continua a contar a história das várias profecias contidas nos livros Sibilinos, e em que acompanhamos Flaviano na sua viagem ao mundo dos mortos de modo a fazer um périplo pelo passado.
Assim chegamos à Segunda Profecia e às mulheres da rica Emesa.


A história complica-se um pouco (daí ter de reler o volume anterior) visto que se faz uma viagem ao passado, e que de alguma maneira estes acontecimentos influirão no presente, quase dois séculos depois, e por vezes volta ao presente mas para acontecimentos paralelos…


Como vêem não é um argumento fácil, sobretudo quando a maior parte dos protagonistas muda de repente.
Fala-se de Emesa na Síria, de Baal, de jogos de poder, religião e traição. No meio disto tudo é apanhado o Centurião Caio e sua mulher Ariana. Ainda não se sabe bem qual o papel deles no futuro livro, mas deverá ser importante para o rumo da história com certeza.


Nesta história, o ponto comum com o presente são o rapto de crianças, o símbolo do Sol (penso que de Baal) e os Partos. Depois de alguns assassinatos e raptos Caio chega a um beco sem saída e teme que a verdade seja bem pior do que aquilo que pensava! Presumo que este arco seja finalizado no próximo livro.


Quanto ao desenho de Chaillet, bem, é aqui que ele é verdadeiramente forte.
Continuamos a ter um esquema arrojado de vinhetas que ocupam as duas páginas, uma minúcia de pormenor quase doentia e esquemas de página que fogem muito ao tradicional do Franco-Belga como por exemplo uma vinheta central da qual partem todas as outras.


Sinceramente fiquei algum tempo a olhar para algumas páginas, que mesmo após três leituras me deixavam deslumbrado pela minúcia histórica e arquitectónica de algumas cenas. Chaillet neste aspecto é impressionante.


Para este desempenho conta com a ajuda nos cenários de Christophe Ansar, que penso terá sido determinante para o sucesso de muitas páginas.
Quanto à cor… bem, funciona muito bem excepto numa situação. O sangue.
Acho que Chantal Defachelle tem um problema com o sangue… parecem borrões vermelhos, e sinceramente não percebo como uma pessoa consegue colorir bem (dentro da técnica de linha-clara) edifícios, paisagens, roupas, armaduras e depois… o sangue fica muito estranho…
Da legendagem não vou falar. Acho que está igual aos outros livros e já dei a minha opinião.


Quero fazer uma nota a respeito do livro como objecto. Estas edições da NetCom2 são magníficas. Os livros têm uma excelente ligação entre páginas e a espinha, o que faz com a lombada seja muito firme. O papel é muito bom. Todo o trabalho que envolve o livro fisicamente está 5 estrelas!

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Gilles Chaillet
Editado em 2013 pela NetCom2 Editorial
Nota: 8 em 10

9 comentários:

  1. Ora aí está um livro que esperava com alguma expetativa, para fazer a minha opnião sobre a série. Li o primeiro e gostei da maior parte do livro exceto da parte final em que entrava o sobrenatural.
    Li o Keos e não gostei, o mesmo estilo ortodoxo, quadrado e sem sabor do Alix. Mas este da Última Profecia é bem mais interessante e natural, excepto o sobrenatural :-).
    Obrigado Nuno por mais este post.

    ResponderEliminar
  2. Anti-Herói
    Não tenho nada contra o sobrenatural neste tipo de história. Por norma abre portas para histórias bem diferentes do normal, embora com um cariz Histórico bem demarcado, como é este caso.
    Já devia ter feito crítica a este livro, mas o ter de ler tudo novamente atrasou isto...
    :\

    ResponderEliminar
  3. Boas, Nuno, ainda não comprei este mas gostei do primeiro: o desenho, a cor, os pormenores são algumas das coisas que me encantam no Gilles Chailet.
    Pelas páginas que expões e a tua critica, creio que vou gostar muito do livro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pedro Gomes
    Gilles Chaillet é um grande desenhador, e sem dúvida essa é a grande mais-valia desta série. A história não é má mas tende neste 2º volume a complicar... pode ser que no próximo se liberte mais um pouco!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Isto ja conheceu melhores dias. Ninguém me contactou para a compra, tal como nas outras edições incluindo o barelli. Hummm

    ResponderEliminar
  6. Diogosr1
    Não percebi o que quiseste dizer com Ninguém me contactou para a compra, tal como nas outras edições incluindo o barelli!
    Os livros têm estado há venda nos locais do costume, e agora também na FNAC!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Diogosr1,
    Só te respondo hoje, alertado pelo Nuno, porque não tinha dado pelo teu comentário. :(
    De facto, o mail com a informação das edições em português, para julho, vai ainda ser enviado. É a Caroline Baldwin que o vai trazer. ;)
    Sobre o Barelli, só disponível em castelhano, a informação foi dada, mas apenas juntamente com a informação dos álbuns lançados em castelhano.
    Se não me engano, o Barelli estava perto de esgotar. Posso tentar reservar-te uma colecção, se for o caso.
    Qualquer coisa, estás sempre à vontade! ;)

    Um abraço,
    Jorge Fernandes

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]