domingo, 21 de julho de 2013

Bolland Strips!



De vez em quando deparo-me com pérolas destas.

Brian Bolland é dos meus desenhadores favoritos da actualidade. Conhecido pela maioria do público pelo seu trabalho em Judge Dredd na 2000AD, que o catapultou para o estrelato dos comics, e posteriormente por Camelot 3000 e Batman: Piada Mortal (a publicar na série Heróis DC Comics da Levoir); para além disso fez também capas fantásticas para a série Zatanna e Jack of Fables.


Este livro mostra um Bolland muito mais intimista e visceral. Ele é o autor do desenho, mas também dos textos. Aqui mostra uma faceta que eu lhe desconhecia, e que para o leitor apreciar na sua plenitude tem de ter uma cultura geral bastante decente. Não são “tiras” de humor cego, aliás, grande parte nem é de humor como se poderia pensar numa apreciação mais “light” deste livro.

Este livro tem a particularidade de apresentar "The Actress and the Bishop" na sua totalidade. Esta foi a primeira tentativa de Bolland escrever e desenhar Banda Desenhada, e surgiu em meados dos anos 80 a hipótese de publicar estes trabalhos na “A1” da Atomeka Press.
Esta série de páginas apresenta-nos um Bispo e uma Actriz. Ele é velho e ela nova. Dormem juntos. E adoro os pormenores da decoração… como uma Gioconda.

Mas não estejam já a pensar coisas! Bolland consegue uma enorme dicotomia com este par. Em tudo opostos, a mulher fatal e um velho baboso abstinente (pelo menos fisicamente) conseguem situações cómicas muito inteligentes. O Bispo no seu cérebro tem pensamentos libertinos que nunca passam para o plano físico (também é muito velhote, coitado), e a Actriz anda sempre com roupa a menos! Vivem na zona suburbana de Londres e está sempre presente a luta de “opostos”… castidade, controlo, tentação, sedução; tudo é posto em jogo aqui mostrando a fragilidade do ser humano.
Muito bom, e excelente arte! De notar o esforço na escrita… é que as falas estão todas feitas em quadras em que o 2º verso rima com o 4º. Fantástico!


Mr. Mamoulian… aqui tudo é diferente graficamente.
Muito mais cartoon que as páginas do Bispo e da Actriz, mas também muito mais profundo ao nível das ideias. A atmosfera é um pouco neurótica, o humor por vezes é negro.
A religião, política, sexo, repressão, problemas sociais, tudo é posto em jogo nestas páginas. E sim, é preciso trabalho do leitor para apreender muitas das situações expostas por Bolland. Olhei com desconfiança para as primeiras páginas, em que apenas as li raspando a superfície, e depois voltei atrás para ler tudo outra vez com atenção. Grande Bolland!
Mr. Mamoulian está quase todo compilado neste livro. Só uns trabalhos mais recentes não estão.

Depois Bolland faz-nos viajar por temas tão díspares como a "The Princess and The Frog", uma metáfora terrível e de um humor muito negro de que só nos apercebemos na história seguinte, uma prequela, "Prince and the Witch”.
Entramos também pela perversão mental de que só o ser humano é capaz em “Kapas” ou numa história de terror Bílblica, “A Miracle of Elisha”.

E está tudo dito.
Esperem!!!
Não está não. No final do livro temos uma galeria de arte de Bolland, magnífica!
Depois deste livro fiquei a conhecer muito melhor este autor, e a gostar ainda mais dele.
De notar que a arte presente neste livro foi feita por métodos convencionais, Bolland ainda não tinha passado para o registo digital aqui!


Boas leituras

Hardcover
Criado por: Brian Bolland
Editado em 2008 pela Knockabout Comics
Nota: 9,5 em 10

8 comentários:

  1. Isso é muito bom mesmo, Nuno! A Nemo do Brasil lançou por aqui, com toda a pompa e circunstância...capa dura,papel muito bom...the works. É espetacular.

    ResponderEliminar
  2. Ben
    Infelizmente não se edita disto por aqui, em Portugal, aliás se o fizessem seria um flop...
    Esta edição americana é o que se pode arranjar e sinceramente é muito boa. Presumo que a edição Nemo tenha sido feita de acordo com a americana, ou seja, capa dura, bom papel e excelente impressão de preto e branco!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. " Batman: Piada Mortal (a publicar na série Heróis DC Comics da Levoir)"

    E na já cancelada Classicos Batman Devir.
    Tambem gosto muito da arte do Bolland.

    ResponderEliminar
  4. Optimus
    Sim a Devir publicou Piada Mortal em TPBzinho... eu tenho!
    E garantidamente será para oferecer!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Nuno, afastado que estou do mundo da cultura, no qual só dou uma olhada de vez em quando, quando tenho tempo, nem soube do lançamento ou existência deste álbum. Estou estupefato. Muito obrigado por divulgá-lo. 8)

    ResponderEliminar
  6. Pensador Louco
    Pelos vistos saiu aí no Brasil pela Nemo!
    Se puderes põe-lhe as mãos em cima, o livro está todo muito bom.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. "Optimus
    Sim a Devir publicou Piada Mortal em TPBzinho... eu tenho!"

    Sim mas nao é tpb o nome certo é FORMATO PRESTIGE como eu tenho toda a Mini Lja/Avengers,ve o lado positivo não tem agrafes lol.
    E tem uma capa bem melhor que qualquer edição da coleção levoir. ;)

    Já agora recomendas O TPB de Camelot 3000 ?!

    ResponderEliminar
  8. Optimus
    As capas das colecções da Levoir com os jornais já se sabe que não são grande coisa, apesar de estas da DC estarem melhor que nas colecções anteriores.
    Claro que a capa da edição da Devir é espectacular, é do próprio Bolland...
    :D
    Gostei do Camelot 3000. É uma cena diferente, e sempre me esqueci de fazer uma crítica a esse livro.
    A ver se agora que estou de férias me lembro disso!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]