sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ilustração: Donald Duck - Golden Helmet por Carl Barks


Carl Barks era um artista completo. Para além de desenhador, todos conhecem os seu trabalho nos "Patos" da Disney, era também um excelente pintor.

Toda a envolvência desta pintura está o máximo! Fiquei fixado nela mal a vi pela 1ª vez, agora partilho com vocês!

A pintura em cima é uma recriação da revista Donald Duck #408 de 1952, feita passados 20 vinte anos.

Podem observar a capa da revista aqui em baixo!


Boas leituras

31 comentários:

  1. Espetacular com certeza, Nuno. Um dos meus storytellers favoritos.

    ResponderEliminar
  2. Ben
    Perfeitamente de acordo contigo!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Isto sim é material clássico da Disney e não aquilo que querem impingir com a Disney Big!

    ResponderEliminar
  4. gosto destas novas colecoes disney apesar das historias serem fracas...pra quem cresceu com as edições brasileiras continuam a ser estranho ver o donald a falar o nosso portugues....mas ha uma novidade que nunca tinha visto na disney....aparecem os nomes dos autores ..é bom saber quem está por detrás do trabalho...ao contrario do estilo inconfundível de Barks que dispensa qualquer assinatura..estas novas colecoes tem estilos muito parecidos talvez daí aparecerem os nomes...nao sei..de qualquer das formas gosto desta iniciativa..oxala venham mais...um dia quem sabem com autores portugueses

    ResponderEliminar
  5. Podia ter comprado este número em VF por $150 US aqui há uns anos...fui burro! Já as litografias são quase impossíveis de arranjá-las, quanto mais comprá-las, para mim, pelo menos.

    ResponderEliminar
  6. André Azevedo
    A ilustração apresentada não nenhuma capa, e é de 1972. Foi uma pintura de Carl Barks baseada numa capa sua. Não confundir!
    E sim, foram momentos de grandes histórias Disney!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Fernando Carmo
    Penso que o estar os nomes dos autores e algo que veio com o tempo. Nas histórias contidas da Abril eles nunca colocavam os créditos na primeira página das histórias. Acho que é apenas respeito por quem faz. Só peca por tardia esta situação.
    E tens razão quanto às histórias que têm estado a sair nas Comix e também em 90% dos casos nos Hiper-Disney. São muito infantis... A minha filha gosta, mas daqui por um ano ou dois não sei!
    :\

    ResponderEliminar
  8. Refem
    LOL
    DEvias ter comprado se tinhas "narta" para isso!
    :D
    Agora deste uma razão porque é difícil e caro a publicação de histórias mais antigas. Anda tudo disperso, parte das litografias perde-se no tempo, e outras estão não mão de não se sabem quem. As revistas que estão a sair são muito baratas, par incluir histórias destas, não haviam de ser do mesmo preço com certeza...
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Fantástica, a ilustração! Tenho uma grande admiração por este senhor, desde que li algumas das suas histórias numa colecção de Obras-Primas da BD Disney... :)

    ResponderEliminar
  10. Rui Bastos
    Carl Barks foi um marco. E continua a ser alguém que serve de comparação a tudo quanto se faz em material Disney, como o prova a discussão no post anterior.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. No que concerne à Disney não é difícil publicar histórias antigas, pois eles têm um biblioteca completa de tudo (ou praticamente) que foi publicado.

    Esta litografia, que colocas como primeira imagem neste post, é de 1972, criada a partir de uma pintura a óleo do Carl Barks, com o código CB Oil 5 Cover FC 408 (1)

    No link a seguir podes babar-te um bocadinho e ter uma ideia de quanto custam algumas das litografias ainda disponíveis:

    http://www.brucehamilton.com/AR/AR%20Main.html

    O Bruce Hamilton "estate" era um dos maiores com material do Carl Barks; entretanto já venderam praticamente tudo o que tinham, mas têm um inventário das vendas e sabem por andam estas obras de arte; a Disney também sabe.

    ResponderEliminar
  12. Mais, se quiseres a biblioteca inteira do Carl Barks, apenas tens de ir à Amazon e comprar (em hardcover), idem para outros autores Disney de maior nome (Scarpa; Rosa, Floyd G., etc...viste? coloquei um nome Italiano!).

    ResponderEliminar
  13. E, ainda mais: se alguém quiser aprender alguma coisa sobre editar/publicar Disney na Europa, então perguntem ou vejam o que os Alemães e Dinamarqueses fazem.

    ResponderEliminar
  14. Refem
    Obrigado pela dica!
    (Já agora, tens uma história do Scarpa no BIG)
    :D

    ResponderEliminar
  15. Carl Barks foi, é e sempre será o homem dos patos. Adooooooro!!!

    Boa semana!


    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  16. Olá Nuno,

    É sempre bom constatar que a minha série de artigos no Não Percas dedicada à obra de Barks (http://www.naopercas.com/online/6750/as-grandes-sequelas-disney-de-historias-de-carl-barks-por-don-rosa-parte-09-de-14/) está a suscitar bons temas de discussão.
    Mas existem muitos outros quadros de Barks, tanto ou ainda mais belos do que este. Tenho-os abordado de vez em quando no facebook da Patada (https://www.facebook.com/clubeamigosdisney?fref=ts).
    Aos leitores deste blog, assim como ao Nuno, gostaria de fazer um convite para que que se juntem às nossas conversas. Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Fabiano Caldeira
    Carl Barks ficará para todo o sempre ligado à Disney. Foi grande, e continua intemporal!
    :)

    ResponderEliminar
  18. Nuno Cunha
    1º ponto
    O teu artigo não está aqui a suscitar nenhuma discussão, o que suscitou aqui discussão foi o MEU artigo.
    2º ponto
    Adoro e amo os meus leitores. São eles que fazem com que eu não desista deste mísero blogue, ou apenas um blogue, ou outras coisas que lhe chamam por aí.
    Adoro e amo os meus leitores porque muitos são bastante interactivos e colaboram em discussões, mostram o seu ponto de vista, zangam-se, enfim... mostram que estão vivos. Se assim não fosse este blogue já teria acabado há muito.
    3º ponto
    Não ando a reboque de outros sites ou blogues. Tenho a minha lista de conteúdos perfeitamente definida quase sempre, e quando não tenho arranjo algo para entreter. Não colo aqui posts de outros, a não ser EM PARCERIA. E que eu saiba nunca tivemos parceria, nem sequer uma mísera troca de links. Que eu saiba apenas recomendas a Central Comics, nada mais existe para o teu site.
    4º ponto
    Ler ponto 2. Não mando nos meus leitores, apenas tento dar-lhes algo que os entretenha e que os mantenha por aqui. Se eles quiserem ir comentar a outro lado estão completamente à vontade, aliás, fazem-no!
    Agora dizer aqui no meu blogue para irem tomar parte numa discussão que não existe parece-me muito... err...os americanos/ingleses têm a palavra certa: "lame"...
    5º ponto
    Achei esta publicidade ao teu site aqui completamente despropositada, visto que que eu me lembre só comentaste aqui quando muito uma ou duas vezes (estou a dar esta de borla) em 1326 posts.
    6º ponto
    Se quiseres colaborar com o Leituras de BD estás completamente à vontade. Tenho a rubrica "A Palavra dos Outros" onde se podem expressar com artigos neste blogue, se quiseres fazer parcerias a nível de troca de posts, tudo bem.
    Mas assim, não, desculpa lá. Eu não vou a casa dos outros dizerem para virem para minha. Eu trabalho para que o máximo de pessoas visite o meu blogue, porque a função deste blogue é essa mesmo: chegar ao máximo de pessoas possível.
    Tenho a minha própria selecção de conteúdos que vou actualizando conforme vejo o que as pessoas estão a gostar mais, e não ando a reboque de ninguém, nem na programação nem na maneira como apresento os meus posts, nem na maneira como trato os meus leitores, aos quais continuo a dizer que os adoro! São os melhores leitores do mundo! Pelo menos para mim...
    7º ponto
    Podes interpretar isto conforme quiseres. Não quero arranjar mais inimigos, já os tenho de sobra.
    Agora comigo tens sempre uma certeza, sou frontal e digo o que penso sem medo de ninguém. Não estou hipotecado a amigos, nem amigos me dizem o que devo fazer. Comigo sabes SEMPRE com o que contas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Caro Nuno,
    Não precisavas de escrever tamanho testamento e julgo que as palavras são no mínimo um pouco fortes, quando compararmos os factos.
    Mas sendo assim, tentarei dar-te a minha opinião:
    1º Seria no mínimo de bom tom que tivesses referido a tua fonte de inspiração para o artigo. É triste ver blogs que se limitam a postar conteúdos, no mesmo dia, apenas com algumas horas de diferença (eu coloquei de manhã e tu foste colocá-lo à noite) e depois ainda têm a lata de fazer de conta que já andavam há dias a pensar neles...
    No teu caso, é certo que não plagiaste. Limitaste-te a referir dois aspectos que mostrei no meu artigo e a dar a tua opinião pessoal sobre o quadro e a capa do comic. Ainda assim, quem conhece o Não Perca e conhece o teu blog, rapidamente se apercebeu da tua fonte de inspiração para o dito post...
    2º Se amas os teus leitores, eu dir-te-ia para não os enganares. Isso significa respeitar quem cria conteúdos originais. Lá porque não copiaste o texto não significa que fique bem andares a procurar inspiração noutros artigos e depois fazer de conta que foi uma ideia completamente original tua...
    Coincidência? No mesmo dia? Alguém se acredita?
    3 - Posso-te dizer que acho no mínimo estranho que me digas que não andas a reboque de nenhum site ou blogue, quando espantosamente te lembraste de escrever sobre o mesmo assunto que o Não Percas abordou num artigo no mesmo dia de manhã (e tu foste falar dele à noite). Sim, é uma espantosa coincidência! Neste ponto fazes uma acusação algo grave.
    Sim, eu sou amigo do Hugo, é verdade, e respeito a CentralComics. Mas as vossas divergências nada têm a ver comigo e com o meu site. O Não Percas é isento. Se vês conteúdos do CentralComics é porque existe uma parceria entre os dois sites.
    E nós fazemos um esforço para publicitar todos os press releases que nos são enviados. Se bem te lembras (talvez a tua memória esteja fraca), ainda há pouco tempo nos pediste para te divulgarmos uma publicação da Kingpin e o Não Percas fê-lo. E que eu saiba, foi o único press release que recebi da tua parte. Mas estou certo que te deves ter esquecido...

    ResponderEliminar
  20. 4º Eu fazia-te um desenho porque aparentemente não compreendeste (ou não queres compreender) a analogia... foi uma forma simpática de te dizer que estás a limitar-te a continuar tópicos do Não Percas.
    Se continuas a não perceber...isso é como diriam os ingleses... dumb... ou duuuhhhhhhhhhhhh...
    5º Tens razão. E foi preciso receber duas mensagens na minha caixa de correio a referir esta espantosa coincidência para eu vir cá ver com os meus próprios olhos. Peço desculpa, mas confesso que não é tão comum visitar o teu blog.
    Não se tratou de publicidade. E acho que percebes bem o porquê dos meus links...
    6º Não preciso de parcerias. Todavia, no meu site, temos uma política. Sempre que nos referimos a conteúdo de outros sites, ou vamos buscar "inspiração" para os nossos artigos, pomos um simples link. Não é preciso parceria. Aconselho-te uma visita, por exemplo à secção "Cantinho da BD", por exemplo. É um bom exemplo do que fazemos, sem qualquer necessidade de parcerias. E é bem provável que o teu blog já lá tenha aparecido diversas vezes...Sim, és capaz de ter razão, seria mais fácil ocultar os links e fazer de conta que são conteúdos de inspiração nossa... Mas somos gente séria...
    7º Inimigos na net? Isso existe mesmo? Caro Nuno, tenho mais que fazer do que andar a criar inimizades. Sei bem que as minhas normas de conduta, ou pelo menos, os valores que tento incutir no meu site, poderão não ser os mesmos dos outros à nossa volta. E quando me atiras com sete pontos, me dizes que respeitas os teus leitores (apesar de claramente não o fazeres) e depois criticas o meu comentário... Bem, uma coisa também te posso dizer. Eu sou frontal e directo. E se há coisa que que não tiro prazer é de ver outros blogs a usurparem ideias para os seus conteúdos a partir de artigos originais escritos no mesmo dia de manhã sem sequer referirem uma fonte ou um link de agradecimento...
    Como te disse, eu confesso que nem me tinha apercebido do teu artigo. Mas quando surge mais do que um comentário a referir a espantosa semelhança entre dois artigos escritos no mesmo dia, confesso que tive de vir ver com os meus olhos...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Nuno Cunha
    Eu tentei não ser muito bruto na minha resposta anterior.
    Mas a tua nova resposta libertou-me disso.
    Começando pelo fim, e eu não queria falar disto. Mandei um press release para ti do livro Vamos Aprender para se quisesses ou entendesses fazer o lançamento. Ora na base de um lançamento é suposto a notícia ser dada antes do livro sair, sobretudo quando ia haver sessão de autógrafos com os autores. Ora deste a notícia com quase 2 semanas de atraso! Muito obrigado!. Como vês não me esqueci e até controlei! Quando todos os blogues e sites que receberam a notícia a deram antes de o livro sair (como é normal).

    Referi a Central Comics, mas não foi com o intuito sequer de falar bem ou mal desse site. Referi por ser um facto, e apenas isso. É um facto que é o único sítio que recomendas.

    Eu raramente passo pelo teu site. Não existe lá muito que me interesse (e não estou a dizer que não seja interessante) e garantidamente não preciso dos teus tópicos para nada! Nunca precisei e não era agora que ia precisar.

    Agora não admito que digas que anda a copiar, plagiar ou outra porra nenhuma do teu site. É que não admito mesmo!
    Era só o que me faltava agora! Eu nem vi o post que fizeste, aliás passam-se dias que não vou lá!

    É preciso ter muita lata para te vires arrogar de dono do Carl Barks! Eu tenho uma rubrica chamada ilustração e foi no seguimento do post anterior (lançamento do Disney BIG) que coloquei aquela ilustração do Barks porque muita gente estava a falar no senhor no post do BIG.

    Era só o que faltava! E já agora, podes verificar que a minha imagem não é a tua, o texto não tem nada a ver com a história do Barks e sinceramente CONTINUAR TÓPICOS DO TEU SITE??
    Mas que raio de tontaria?? Mas tua achas que eu te ando a espiar para fazer posts?
    Estou a ver... nasceu mais um guru da BD! Agora ninguém pode falar ou postar cenas da Disney por que o especialista já falou delas!

    Impressionante. Olha rapaz... um conselho de borla: o mundo não anda à volta do teu umbigo. Podes não acreditar, mas é mesmo verdade!
    Querias confusão? Acabaste de a arranjar. É uma coisa que começo a estar habituado. Mas que porra... deslarguem-me! Xiça! Faz o teu trabalho que eu faço o meu!

    Mas conseguiste ser diferente dos outros, já me tinham chamado muita coisa, agora plagiador ainda não. Mas olha que essa eu não admito mesmo, e garantidamente espero que não me venhas com essa conversa outra vez. Mais uma vez... segue com o teu site que eu sigo com o meu blogue e se eu tiver que falar ou fazer posts sobre Disney vou fazê-lo novamente!

    Ainda estou estupefacto...
    (Mais outro com dor de cotovelo... O LBD deveria levar um prémio pelo trabalho que dá aos ortopedistas)

    E para concluir:
    O teu site não me diz nada e passo dias que não vou lá, capisce?

    As coincidências acontecem, nunca te lembraste disso, antes de chamar plagiador a outro, e acabares por te incompatibilizar de borla e sem sentido com esse mesmo outro?

    Cresçam páh!

    ResponderEliminar
  22. ahahahahahahah não posso. Tão giro.

    Postas as coisas nestes termos, todos somos plagiadores de algo, porque não há quase nada no mundo que não tenha já sido falado/referido por alguém.

    ]:-D

    ResponderEliminar
  23. Interessante, Nuno, muito interessante!

    Os argumentos de parte a parte cativaram-me, muito mais que o próprio post!

    Parabéns aos dois!

    Abraços apertados á NSB!

    ResponderEliminar
  24. Curioso
    Deve ter sido o Sol Alentejano... ou o calor!
    :P

    ResponderEliminar
  25. Eu acho que foram muito idiotas os dois. O Nuno por 'indicar' o link do seu blog e o Nuno Amado pela primeira reação, demasiado agastada pelo primeiro post do Nuno Cunha. Que não era agressivo nem exagerado. A partir daí, foi só descer...

    Para quem advoga que pretende é que a BD em Portugal seja levada a sério, tivera ambos reações estúpidas e exagerada.

    ResponderEliminar
  26. Nuno Cunha

    "Olá Nuno,

    É sempre bom constatar que a minha série de artigos no Não Percas dedicada à blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá blábláblá....deste blog, assim como ao Nuno, gostaria de fazer um convite para que que se juntem às nossas conversas. Abraço."

    "Bem, uma coisa também te posso dizer. Eu sou frontal e directo."

    Sim sim, viu-se no primeiro comentário aqui deixado (aquele do blábláblá). Frontal e directo. Todo aquele comentário deixa transparecer a alma de alguém verdadeiro e que assim que tem um problema, fala dele. Através de insinuações subtis como as pegadas de um elefante, usando um pouco de sarcasmo à mistura, e também algum liricismo. Tudo atributos de um verdadeiro gentleman. Frontal e Directo. Um verdadeiro politico no que toca à formulação do seu discurso. Frontal e directo. Ou blábláblá. Também serve.


    pco

    Eu também posso bem quando insultam o vizinho. E mais, se depois o vizinho faz peixarada também abano a cabeça e pergunto 'xe habia nexexidade?!'. Mas, por muito que ache que o Nuno não se deva deixar afectar tanto por este tipo de coisa, convém lembrar que ele durante anos já deixou aqui muitas horas da sua vida para entreter muita gente. E mais, está cá todas as semanas com posts regulares (uma das razões pela qual dos 10 blogs portugueses que sigo de Bd, este é onde venho mais). E ainda outra, aqui ninguém é censurado, por muita verborreia que consiga escrever. E ele ainda se dá ao trabalho de responder a toda a gente. Não sei se é quem tem mais seguidores dos blogs portugueses de Bd mas não me admirava que fosse. Porque aqui há trabalho.
    Se fosse eu a ter este trabalho todo e depois viessem acusar-me de falta de seriedade, plágio, elitismo, etc, também faria um post de seguida, mas era a mandar todos à merda (desculpa lá o vocabulário ó Nuno, mas ser Politicamente Correcto (felizmente) nunca fez parte da educação que o meu pai me deu). Eu não acho triste ele ter respondido como respondeu. Eu acho triste é as pessoas continuarem sem separar o trigo do joio. Somos tão pequenos que queremos ser todos tão amigos... Blearghhh. E não, não conheço o Nuno pessoalmente. Só o conheço pelo trabalho que faz aqui.


    Nuno Amado
    Às vezes penso que és masoquista. A sério :S:S:S Nunca imaginei que esta gente te transtornasse tanto :S:S:S Olha o coração pá! Deixa-te disso! C a g a n e l e s ! ! !

    ResponderEliminar
  27. Luis Sanches
    É natural que transtorne. Alguém me paga para fazer posts no blogue?
    Vês publicidade no blogue?
    Ou seja eu não recebo nada por isto. Pronto há editoras que me mandam livros... mais que uma compensação considero isso um prémio por tanta divulgação que faço sem pedir nada em troca.
    Depois vem um tipo achincalhar-me da pior maneira possível, a dizer que lhe roubo as ideias.
    Desculpa mas não admito. Mas só fiz o post porque ele resolveu responder à minha resposta. Podia ter ficado por ali, mas não.
    :|

    ResponderEliminar
  28. PCO
    Respeito a tua opinião, como de resto sabes que faço. Não é obrigatória estarmos de acordo!
    Mas também sabes que já te dei razão várias vezes sobre coisas deste género, mas desta vez não te dou razão nenhuma.
    Quem não se sente não é filho de boa gente.
    Eu perco (lol) horas sobre horas com este blogue, não admito que venha um tipo que eu não conheço de lado nenhum insultar-me em minha casa.
    Se ele fosse sério, tinha mandado um mail a pedir explicações, não em público. Não se acusa alguém de plágio de ideias, ou de roubo de ideias levianamente. Porque até é crime!
    :\

    ResponderEliminar
  29. Não procurei afincadamente, mas não encontrei qualquer endereço de mail para o qual o tal Nuno Cunha pudesse enviar.

    Respeitando obviamente a tua opinião e sabendo perfeitamente que na tua casa mandas tu e assim é que deve ser, continuo a pensar que a tua primeira resposta ao primeiro post do Nuno Cunha, foi exagerado.

    Também continuo a pensar que o NC foi infeliz no post dele. Infeliz e não agressivo com acusações de plágio.

    Repara que o NC estava a fazer uma série de post sobre o Carl Barks, do qual, o post do granel era o 9 de 14. è perfeitamente natural pensar que os amantes de BD estivessem a seguir esses posts. Eu estava. E eu reparei na coincidencia de posts entre o post 9 dele e o teu. E eu não achei nada de extraordinário, visto que os lançamentos Goody estão a fazer com que os amantes de BD portuguesa estejam a reviver (pelo menos com vontade) os velhos dois mestres CB e Don Rosa.

    Ou seja, o NC foi infeliz em pensar que tu fizeste um post sobre o CB após veres os vários posts dele, e tu foste infeliz na agressividade da resposta (a primeira ao primeiro do NC).

    A partir desses dois primeiros post, foi sempre a descer. E na minha opinião, por parte dos dois. NC e NA.

    Esta minha opinião, em nada me afecta sobre continuar a frequentar o teu blog e o do NC.

    Eu gosto de BD e não conheço pessoalmente nenhum de vocês, pelo que se continuarem (os dois) a fazerem bons tópicos sobre BD, eu fico feliz.

    ResponderEliminar
  30. pco
    Continuo a não te dar razão. O ofendido fui eu, e de borla.

    O Nuno Cunha tem o meu mail pessoal.
    Aliás, o meu mail encontra-se em todo o lado... até no Facebook ele está acessível.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]