sábado, 27 de julho de 2013

Jovens Autores: Afonso Silva



Jovem de 12 anos, já com algumas exposições, como por exemplo no MAB e na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca (Os Monstros são os Heróis).
Pode-se juntar a isto a presença em artigos de jornais e programas de televisão.


Espero que este rapaz, que ainda é bastante novo, não se perca e que não lhe metam na cabeça que ele "é o maior" com muitos elogios sem sentido crítico... a vulgar palmadinha nas costas tão do agrado dos portugueses. Isso poderá impedir o crescimento artístico, e pessoal, deste possível autor de Banda Desenhada e Ilustração.

O texto que se segue foi-me enviado pelo organizador do MAB, o Manuel Espírito Santo:

Afonso Moura é um autodidacta do desenho e ilustração e pretende fazer BD a sério para uma editora como a Marvel.
Fez uma exposição no Mab de 2012 - Festival de Multimédia, Artes e BD, através de um dos espaços paralelos existentes neste festival para exposições como foi o caso do projecto CasaViva.
Fez outra exposição denominada: "Os Monstros são os Heróis” que consistiu em exposição de desenhos/ ilustrações da autoria de Afonso Moura Silva na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Nascido em 2000, o Afonso é um grande admirador dos esboços e estudos anatómicos de Leona...rdo da Vinci. Muito influenciado pelos protagonistas da Marvel e da DC Comics, os seus desenhos têm uma especial tendência para explorar e realçar pormenores da forma humana. Por isso, estes monstros e mutantes que desenha são “os heróis” dos seus trabalhos.

Com o mote dado pelo título “OS MONSTROS SÃO OS HERÓIS”, a exposição apresenta um conjunto de desenhos realizados pelo jovem ilustrador de Matosinhos que, apesar da sua tenra idade, teve já oportunidade de apresentar publicamente os seus trabalhos em algumas exposições, como é o caso da Exposição MAB -
Festival de BD, Ilustração e Multimédia realizado na Faculdade de Belas Artes do Porto, com extensão aos novos talentos, realizada na Casaviva. As suas ilustrações têm também tido significativo destaque junto da imprensa escrita e televisiva.

Afonso Moura Silva, que desde muito cedo revelou um interesse especial pelo desenho, acredita que «para se ser artista tem de se ser criança a vida inteira».

Foi ainda convidado para o programa : "Dupla Improvável" do Porto Canal com apresentação de Júlio Magalhães e Paulo Futre.
Deu entrevistas para o JN acerca dos seus sonhos e a sua inspiração maior "Leonardo da Vinci".
Com 12 anos Afonso Moura começa a tornar-se numa promessa (quase certeza) de um excelente ilustrador e possível artista de banda desenhada.

Parabéns a este muito jovem desenhador, e que cresça sempre não caindo na armadilha do elogio "oco", que vai ouvir muitas vezes durante a sua potencial vida artística, e que saiba aceitar as críticas que com certeza irá ouvir (ou ler).



























Boas leituras
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário