sábado, 27 de julho de 2013

Jovens Autores: Afonso Silva



Jovem de 12 anos, já com algumas exposições, como por exemplo no MAB e na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca (Os Monstros são os Heróis).
Pode-se juntar a isto a presença em artigos de jornais e programas de televisão.


Espero que este rapaz, que ainda é bastante novo, não se perca e que não lhe metam na cabeça que ele "é o maior" com muitos elogios sem sentido crítico... a vulgar palmadinha nas costas tão do agrado dos portugueses. Isso poderá impedir o crescimento artístico, e pessoal, deste possível autor de Banda Desenhada e Ilustração.

O texto que se segue foi-me enviado pelo organizador do MAB, o Manuel Espírito Santo:

Afonso Moura é um autodidacta do desenho e ilustração e pretende fazer BD a sério para uma editora como a Marvel.
Fez uma exposição no Mab de 2012 - Festival de Multimédia, Artes e BD, através de um dos espaços paralelos existentes neste festival para exposições como foi o caso do projecto CasaViva.
Fez outra exposição denominada: "Os Monstros são os Heróis” que consistiu em exposição de desenhos/ ilustrações da autoria de Afonso Moura Silva na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

Nascido em 2000, o Afonso é um grande admirador dos esboços e estudos anatómicos de Leona...rdo da Vinci. Muito influenciado pelos protagonistas da Marvel e da DC Comics, os seus desenhos têm uma especial tendência para explorar e realçar pormenores da forma humana. Por isso, estes monstros e mutantes que desenha são “os heróis” dos seus trabalhos.

Com o mote dado pelo título “OS MONSTROS SÃO OS HERÓIS”, a exposição apresenta um conjunto de desenhos realizados pelo jovem ilustrador de Matosinhos que, apesar da sua tenra idade, teve já oportunidade de apresentar publicamente os seus trabalhos em algumas exposições, como é o caso da Exposição MAB -
Festival de BD, Ilustração e Multimédia realizado na Faculdade de Belas Artes do Porto, com extensão aos novos talentos, realizada na Casaviva. As suas ilustrações têm também tido significativo destaque junto da imprensa escrita e televisiva.

Afonso Moura Silva, que desde muito cedo revelou um interesse especial pelo desenho, acredita que «para se ser artista tem de se ser criança a vida inteira».

Foi ainda convidado para o programa : "Dupla Improvável" do Porto Canal com apresentação de Júlio Magalhães e Paulo Futre.
Deu entrevistas para o JN acerca dos seus sonhos e a sua inspiração maior "Leonardo da Vinci".
Com 12 anos Afonso Moura começa a tornar-se numa promessa (quase certeza) de um excelente ilustrador e possível artista de banda desenhada.

Parabéns a este muito jovem desenhador, e que cresça sempre não caindo na armadilha do elogio "oco", que vai ouvir muitas vezes durante a sua potencial vida artística, e que saiba aceitar as críticas que com certeza irá ouvir (ou ler).



























Boas leituras

12 comentários:

  1. Afonso, se queres, se verdadeiramente queres, CONSEGUES. Segue essa coisa fantástica chamada SONHO; e mais importante ainda, torna-o REAL. E se para isso for preciso continuar criança, então que raio, continua!! :)
    A BD é um bonito mundo, e ele disse-me, em segredo, que és bem-vindo! ;)

    ResponderEliminar
  2. Carlos Rocha
    Se o jovem ler este teu comentário vai ficar agradado com certeza!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. lolol!! Eu normalmente costumo bater o pé com toda a força e dizer que só não desenha quem não quer, que isso do talento é 5% inspiração e 95% transpiração. Ou seja, sou da opinião que talento é uma coisa que se consegue através de esforço de muitos anos. Quando me dizem que tenho 'jeito' para desenhar até subo paredes. Dito isto, existem excepções. Se este puto (desculpa Afonso Silva, mas é puto no bom sentido) não tem talento, não sei o que isto é :S:S:S Todos os desenhos que mostras dele aqui, tanto em linha, como em representação de volume, e já agora também movimento, estão acima de muitos desenhadores profissionais portugueses. Estou sinceramente curioso em relação a tudo o resto. É a sorte de ter embicado logo no maior génio humano alguma vez existente, Da Vinci.

    Desejo a melhor sorte a este novo desenhador português. Espero que continue a estudar arte como fez até agora :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei do pormenor da folha com as mãos. Indica um verdadeiro desejo em aprender anatomia. É essa preocupação com os pormenores que faz diferença, e não o "jeito" para o desenho. Enquanto ele quiser trabalhar para melhorar o traço, vai sempre encontrar grandes oportunidades.

    ResponderEliminar
  5. excelente trabalho, ainda para mais sendo um rapaz de tão tenra idade.
    os meus parabéns e que continue assim :)

    ResponderEliminar
  6. Luis Sanches
    Com esforço e treino consegue-se desenhar. SE pegares num daqueles livros que ensinam a desenhar consegues fazer alguns desenhos!
    :)
    Outra coisa e ser inato e tudo se desenhar na cabeça e transportado para o papel como nós o estamos a imaginar. Isso é mais complicado...
    Mas mesmo que tem o dom inato, ou facilidade, para o desenho tem de treinar muito se quiser ter a hipótese de singrar no meio artístico!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Paulo Costa
    Sim, vê-se que o rapaz se está a aplicar! Eu lembro-me que o professor do meu irmão lhe disse que as "mãos" dele tinham de ser melhoradas e ele passou um ano a desenhar mãos nas em todas as posições possíveis e imaginárias!
    As mãos são importantíssimas no desenho, pormenor muitas vezes descurado por profissionais.
    :)

    ResponderEliminar
  8. musicslave
    É um facto que o Afonso é muito novo, mas também é um facto que demonstra muita facilidade no desenho. Se treinar e aceitar críticas poderá chegar a ser um excelente profissional!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Nuno, desculpa mas se tu quiseres, mas a sério, se quiseres a sério, em 5 anos estás a desenhar melhor do que alguma vez imaginaste. Os livros podem ajudar sim, mas não são decisivos. A vontade de quem está por trás do lápis é que é. Há muito pessoal que não gosta de ouvir isto mas é assim mesmo.
    Tudo o resto, a tal capacidade de desenhar o que vês na tua cabeça, isso vem, como tudo, com treino. Muito treino!

    Como disse acima, este miudo pode fugir à regra, mas 99% das pessoas que desenham minimamente bem, fazem-no porque dedicaram muitas muitas muitas horas ao desenho. Os tais 10 000 desenhos maus que todos temos de fazer para começarmos a fazer uns desenhos bons. Não é mito. É assim mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, antes de mais e como mãe do autor, aproveito para agradecer todos os comentários que aqui são escritos. Aproveito também, para esclarecer que todos os trabalhos do Afonso são ideias suas, sem copiar e sem uso de qualquer borracha ou outra forma de apagar o trabalho. Ele desenha desde sempre, é muito, mesmo muito crítico quanto aos seus trabalhos, nunca os considera perfeitos e passa grande do tempo a observar tudo que o rodeia, a posição das pessoas, e as suas expressões,absorvendo todos estes dados, para mais tarde passá-los para uma folha de papel. Quem falar com ele sobre desenho, ele sem grandes lições é realmente um Mestre, apesar de ele ser muito exigente com ele próprio, ele consegue transmitir com facilidade a sua enorme paixão pelo desenho.
    Obrigada pelo vosso apoio.

    ResponderEliminar
  11. Luis Sanches
    Lá está... eu teria que fazer 10 000 desenhos até alguns começarem a sair bem, mas os que já têm propensão natural se calhar só precisariam de 100 para atingir o mesmo nível!
    :D

    ResponderEliminar
  12. Susana Moura
    Não tenho nada contra a borracha!
    :D
    O Afonso que continue a trabalhar sempre e a progredir!
    :)
    Obrigado por ter vindo aqui aos comentários do LBD falar com os leitores que expressaram a sua opinião, aqui nos comentários.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]