sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Guerra dos Tronos Vol.2



Este segundo volume continua o bom trabalho de adaptação desta famosa obra literária de R. R. Martin.
A publicação em português foi iniciada em Novembro do ano passado com o primeiro volume, ao qual eu fiz uma crítica no início deste ano que podem ver no link em baixo:
A Guerra dos Tronos Vol.1


Há algumas alterações em relação ao primeiro volume. Embora a adaptação de Daniel Abraham continue fiel aos livros que lhe servem como base, as críticas fundamentalistas feitas por movimentos “moralistas” deram algum resultado… o corpo nu já quase não é usado no livro, só por ali e acolá se vê um pouco de carne.  Vade retro Satanás! Mulheres e homens nus? Náh… isso provoca desejos inconfessáveis nas crianças e leva-as ao pecado.

Bom, à parte este desabafo, Abraham continua a não sucumbir à série de televisão e a continuar fiel aos livros. Só por isso já vale a pena esta adaptação.
E posso dizer que não é um trabalho fácil porque as expectativas de uma adaptação de uma obra do calibre das Crónicas de Gelo e Fogo é sempre muito grande!

Mas essa é a melhor parte do livro para mim.
Porque graficamente continua a não me satisfazer. Acho que seria altura de mudarem para um artista de topo!
Tommy Patterson faz uns bons cenários, graficamente algumas páginas são de grande beleza, outras deliciosamente pormenorizadas, mas… embora tenha melhorado um pouco nas expressões faciais, continua a fazer as faces das personagens muito parecidas, e a não conseguir dar a ideia de “velhice” em bastantes personagens, sobretudo nos femininos!
As mães parecem irmãs um nadinha mais velhas que as filhas… e raparigas com 16 anos parecem ser bastante mais velhas do que deveriam…

À parte isso, o storytelling não é mau. Na realidade é uma pena que Patterson tenha esse handicap com expressões, porque se não fosse isso este seria um livro para uma excelente nota.

A história pega onde o primeiro volume nos deixou (claro… duh), e inicia-se na Muralha, onde Tyrion está de visita.
Como pólos gráficos que valem muito a pena destaco o torneio (muito bem tratado graficamente por Patterson), a fuga de Arya pelas masmorras, e a representação do “Ninho da Águia”.

Estes livros estão muito bem construídos. As capas são bonitas, trazem as capas originais no seu interior, e já agora, as guardas do livro também estão muito boas. A Planeta está de parabéns pelo seu cuidado editorial nesta colecção!
Ficarei à espera do 3º volume!
Garantidamente quem gosta da série ou dos livros, quererá ter esta colecção em Banda Desenhada.

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Daniel Abraham e Tommy Patterson
Editado em 2013 pela Planeta
Nota: 8 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário