sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Guerra dos Tronos Vol.2



Este segundo volume continua o bom trabalho de adaptação desta famosa obra literária de R. R. Martin.
A publicação em português foi iniciada em Novembro do ano passado com o primeiro volume, ao qual eu fiz uma crítica no início deste ano que podem ver no link em baixo:
A Guerra dos Tronos Vol.1


Há algumas alterações em relação ao primeiro volume. Embora a adaptação de Daniel Abraham continue fiel aos livros que lhe servem como base, as críticas fundamentalistas feitas por movimentos “moralistas” deram algum resultado… o corpo nu já quase não é usado no livro, só por ali e acolá se vê um pouco de carne.  Vade retro Satanás! Mulheres e homens nus? Náh… isso provoca desejos inconfessáveis nas crianças e leva-as ao pecado.

Bom, à parte este desabafo, Abraham continua a não sucumbir à série de televisão e a continuar fiel aos livros. Só por isso já vale a pena esta adaptação.
E posso dizer que não é um trabalho fácil porque as expectativas de uma adaptação de uma obra do calibre das Crónicas de Gelo e Fogo é sempre muito grande!

Mas essa é a melhor parte do livro para mim.
Porque graficamente continua a não me satisfazer. Acho que seria altura de mudarem para um artista de topo!
Tommy Patterson faz uns bons cenários, graficamente algumas páginas são de grande beleza, outras deliciosamente pormenorizadas, mas… embora tenha melhorado um pouco nas expressões faciais, continua a fazer as faces das personagens muito parecidas, e a não conseguir dar a ideia de “velhice” em bastantes personagens, sobretudo nos femininos!
As mães parecem irmãs um nadinha mais velhas que as filhas… e raparigas com 16 anos parecem ser bastante mais velhas do que deveriam…

À parte isso, o storytelling não é mau. Na realidade é uma pena que Patterson tenha esse handicap com expressões, porque se não fosse isso este seria um livro para uma excelente nota.

A história pega onde o primeiro volume nos deixou (claro… duh), e inicia-se na Muralha, onde Tyrion está de visita.
Como pólos gráficos que valem muito a pena destaco o torneio (muito bem tratado graficamente por Patterson), a fuga de Arya pelas masmorras, e a representação do “Ninho da Águia”.

Estes livros estão muito bem construídos. As capas são bonitas, trazem as capas originais no seu interior, e já agora, as guardas do livro também estão muito boas. A Planeta está de parabéns pelo seu cuidado editorial nesta colecção!
Ficarei à espera do 3º volume!
Garantidamente quem gosta da série ou dos livros, quererá ter esta colecção em Banda Desenhada.

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Daniel Abraham e Tommy Patterson
Editado em 2013 pela Planeta
Nota: 8 em 10

3 comentários:

  1. Nuno, acho que é a primeira vez que discordo de uma nota que dás aqui. Mas desta vez acho que tem a ver com o que um ou o outro valoriza mais numa Bd.
    A minha pergunta é 'Como é que um livro tão mal desenhado tem uma nota tão alta???'
    Pá, o gajo nem sabe o que é perspectiva!! (repara por exemplo na imagem da montanha que puseste no post. No castelo que está ao nivel dos nossos olhos (o de baixo) conseguem-se ver a parte de baixo das torres (não se pode, pelo menos no angulo em que se vê), o outro castelo mais distante e que está mais acima por sua vez, vê-se menos por baixo das torres do que no primeiro, apesar de estar uns 500 metros mais acima(!!)(também não se pode, a não ser que estejamos a ver uma imagem daqueles espelhos distorcidos da antiga feira popular). Por fim, o castelo no cimo da montanha tem linhas que nos indicam que (tal como o da base da montanha :S ) está ao nivel dos nossos olhos. (ok, esta não consigo explicar mesmo nem estando numa dimensão alternativa).
    Já nem quero falar da estrada(?) que vai de um castelo ao outro e das árvores(?) etc,... Isto é suposto ser uma splash page, não um rascunho manhoso feito por um miudo de 7 anos (não digo 12 anos porque há aí putos que se andam a esticar e bem ;D.)

    O que o Liefield faz com os corpos este faz com as leis da natureza. Eu sei que isto é suposto passar-se num universo fantástico, mas não sabia que as leis da fisica também eram 'fantásticas' :S:S:S

    Isto não sou eu a ser picuinhas, estes livros estão cheios de aberrações. Peguei neles uma vez e decidi que não eram aquelas imagens que eu queria que ficassem na minha cabeça em relação a esta saga.

    Mas voltando à minha questão inicial, sendo a BD um conjunto de narrativa com grafismo, como é que algo que tem uma das metades tão má pode ter um 8??? Será que a experiência visual da obra não é igualmente importante, ou pelo menos, será que não deve andar de braço dado com a parte narrativa?

    (Já ninguem pode dizer que estou sempre de acordo contigo)

    ResponderEliminar
  2. Luis Sanches
    lol
    :D
    Mas eu concordo contigo!
    Este desenhador apenas faz cenários bonitos por vezes, nem sequer disse que eram bem desenhados...
    :P
    Dei 8 porque gostei muito da adaptação, porque o livro como objecto está muito bom, e porque sou fã desta saga!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Fabiano
    O desenhadar é de 3ª categoria. O RR Martin apenas quis um bom adaptador para os textos e não quis saber de desenhadores (o que eu acho errado...).
    Ele tem um defeito grave, e não é só este desenhador, que é fazer as faces todas parecidas umas com as outras (só muda o cabelo e a barba) e a falta de expressividade nas personagens é gritante. As personagens parecem ser todas da mesma idade pelas razões que eu dei atrás...
    Esta é uma crítica que toda a gente faz a este desenhador, não fui original na crítica.
    ;)
    Um bom fim de semana também para ti (não vou à praia ao fim de semana...)
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]