sábado, 31 de agosto de 2013

Ilustração: Zakarella por Carlos Alberto dos Santos

Imagem com direitos © de Nuno Amado e Aida Teixeira

Ilustração de Carlos Alberto dos Santos para a série Zakarella dos anos 70.
Um grande mestre português do desenho e da pintura, que pouco destaque tem tido nos blogues de nostalgia que praticamente, e apenas, mostram artistas vintage...

De notar que 80% das criações de Carlos Alberto dos Santos estão na posse de particulares estrangeiros.

Mais uma ilustração para a série Zakarella original:

Imagem com direitos © de Nuno Amado e Aida Teixeira

Boas leituras

16 comentários:

  1. Continuo a dizer. Os nossos desenhadores desta época estavam à altura dos melhores lá de fora. Continuo a achar que o que nos fez mais falta foram argumentistas do mesmo gabarito.

    ResponderEliminar
  2. Estes dois quadros estão espectaculares.

    ResponderEliminar
  3. Carlos Alberto Santos é um excelente ilustrador, tendo a sua obra espalhada por muitas revistas, colecções de cromos e livros. Possuo a História de Portugal,em cromos, inteiramente ilustrada por ele e, do que me vem à memória entre muitas obras que tenho com o traço do Carlos Alberto, uma série de 6 volumes das Lendas Portuguesas onde ele, entre outros ilustradores da obra, foi o melhor.
    Acredito que ele é, dos "vintage, um dos que merece uma referência especial, e também acredito que na blogosfera se fará a devida vénia a este Autor. Se ainda não foi feita, é porque a maior parte dos bloguistas tem "esquecido" a História da BD portuguesa, mantendo-se - como é legítimo por parte de cada um - aos autores mais jovens e actuais. Que eu conheça, só haverá três ou quatro blogues a recuperarem estes registos portugueses (repito, portugueses) e estão a fazer um bom trabalho - como é o caso de O gato Alfarrabista, o Divulgando BD, o Kuentro (de vez em quando) e o Coleccionar de BD, bem como o Leituras BD (de vez em quando), como mostra nesta postagem. Se há mais, perdoem-me o desconhecimento, uma vez que não tenho, entre outros que me faltam, os dons da sapiência e da ubiquidade.

    ResponderEliminar
  4. Luis Sanches
    E agora também temos desenhadores à altura. Infelizmente o nosso mercado nunca esteve à altura de autores portugueses! Se estivesse, e os nossos talentosos desenhadores fossem recompensados pelo trabalho realizado, teríamos uma BD muito mais forte sim!
    Quanto a argumentistas, pois... nesta altura os desenhadores eram os próprios argumentistas, e aí a porca torceu o rabo... refugiaram-se em motivos históricos por isso mesmo!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Santos Costa
    Olha, apenas tenho visto Jobat com fartura, Garcês com fartura, José Ruy com fartura... podia enumerar mais uns quantos. O único blogue que aflorou este Mestre foi o Kuentro. Nos outros nunca vi nada que me chamasse à atenção.
    Aliás, a repetição sucessiva de alguns autores vintage portugueses já enjoa...
    Isto é como as saladas. Se comeres sempre tomate, ou sempre pepino, ou sempre alface acabas por enjoar, se misturares os ingredientes fica tudo muito mais saboroso!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu já falei dele :D foi ele que desenhou as histórias do Avozinho

    ResponderEliminar
  7. Bem Nuno, sem querer ser chato, e com todo o respeito aos autores de Bd nacionais actuais, na minha opinião não tens ninguém (ninguem mesmo) ao nivel de desenho deste senhor ou de, por exemplo, um Victor Mesquita. As coisas são como são. Somos capazes de ter um que talvez para lá caminhe. Também temos uns dois que têm um estilo muito próprio e bastante interessante mesmo a nivel internacional. Mas de resto não estamos perto dos artistas que já tivemos. Esta pela menos é a minha opinião quando me ponho a olhar para os trabalhos (profissionais ou não) por todos expostos. Dito isto, acredito que continuando com esta quantidade de desenhadores que apareceu recentemente um dia a qualidade irá melhorar bastante. Haja perseverança e humildade.

    ResponderEliminar
  8. Em relação a ser o desenhador a fazer o argumento, poderá nenhum mal daí vir. Eu tenho a certeza que SE o pessoal que passa horas, meses, décadas a instruir-se e a melhorar o seu traço, dedica-se o mesmo tempo (ou metade. ou sequer um terço) de aprendizagem a técnicas de narrativa e a escrever, tenho certeza que as coisas poderiam correr melhor a nivel de histórias. E há bastantes exemplos internacionais disso.

    ResponderEliminar
  9. Hugo Silva
    Eu sei! LOL
    Mas o teu blogue não é especializado em BD vintage...
    :D

    ResponderEliminar
  10. Luis Sanches
    Os estilos são muito diferentes, nem acho que possamos comparar nesse aspecto.
    O problema de que falei sobre os argumentistas /desenhadores é que nenhum destes grandes desenhadores era grande argumentistas, antes pelo contrário... aliás, alguns deles muito fracos, por isso se escondiam atrás da BD histórica, com factos comprovados.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Sem duvida Nuno. O problema dos nossos desenhadores foi mesmo esse, infelizmente ou felizmente encontraram na Bd histórica um porto de abrigo em termos de guião.
    Em relação aos desenhadores actuais, o que disseste dos estilos é para mim o porto de abrigo de muitos dos de hoje. É que há coisas no desenho que tens de respeitar, sejas tu o Mauricio de Sousa ou o Frazzeta há regras que são transversais a todos os estilos. Claro que em certos estilos fica mais disfarçado o não uso dessas regras. E é isso que eu digo, hoje em dia, e mais uma vez falo a nivel de desenho mas com todo o respeito pelos nossos artistas, vês muito mais estilo e muito menos conhecimento de desenho básico, que era o que os senhores naquela altura tinham de sobra. Só isso.

    É claro que os tempos são outros e cada qual faz o que pode e tenho a certeza que os nossos desenhadores actuais fazem o melhor que conseguem e continuão a estudar para fazerem ainda mais. Mas seria uma injustiça dizer que estão ao nivel dos artistas que já tivemos. Não é real e na minha opinião são de fácil comparação. Pelo menos para já não estão ao mesmo nivel. Vamos ver daqui a algum tempo.

    Aliás Nuno, pega nessas duas imagens que colocaste no post e mostra-me 3 artistas actuais que em termos de qualidade têm trabalho do mesmo nivel. Aposto que seria dificil, por muito relativa que esta questão seja.

    ResponderEliminar
  12. Luis Sanches
    Claro que posso mencionar 3!
    Não têm de ser os melhores, mas são os que dos que eu mais gosto neste momento:
    Jorge Coelho
    André Lima Araújo
    Jo Bonito
    Atenção, isto é dentro do meu gosto pessoal. Já coisas muito boas de outros como o Osvaldo Medina.
    A Jo Bonito quase ninguém conhece, mas eu já vi muita coisa dela muito boa, ou não fosse a desenhadora da Zakarella...
    :P

    ResponderEliminar
  13. Isto é uma opinião pessoal e não quero que penses que estou armado aos cucos no que toca a desenhadores. Acho que os 3 nomes que avançaste são de 3 muito bons artistas e do melhor que temos para oferecer nos dias de hoje. Mas, voltando ao ponto em questão e por partes; O André Lima Araujo tem um estilo que fica e cai bastante bem nos trabalhos que tem feito. Acho que é melhor do que muita gente que se vê a trabalhar para a Marvel e para a DC. Mas não penso que esteja ao nivel das imagens que apresentaste. Ainda não. E sim, o tipo trabalha para a Marvel, mas isso para mim não quer dizer nada (a nivel de qualidade o que conta é o desenho feito). Aliás, gosto muito mais da qualidade das poucas páginas que vi dele no 'Man Plus' do que o que tem feito para a Marvel. (claro que imagino que os prazos tivessem sido outros).

    A Jo Bonito (e mais uma vez é a minha opinião pessoal) parece-me mais versátil e mais completa que o André Lima Araujo em várias frentes. Algumas das imagens que vi no blog dela são bem acima da média (no que toca a bons desenhadores profissionais). Concordo contigo no caso dela, É uma questão de tempo. Ou talvez já lá esteja (deixa ver o que por aí vem :)

    O Jorge Coelho tem um estilo muito próprio e sinceramente gostava que ele (e já agora mais alguns do Lisbon Studio) não tivessem tanto prazer em trabalhar para os comics americanos. Não os critico por isso, mas sinceramente gostava de ver um trabalho do Jorge Coelho em que ele pudesse passar 9 meses a trabalhar para 44 páginas de um bom escritor. Aí sim, poderiar tirar a duvida que tenho se ele já está ao nivel de um Mesquita ou se para lá vai. Aí sim, acho que iamos ser brindados com algo unico.

    Por fim, não falaste (e eu também me esqueci) de um artista português actual que fiquei pasmado com a qualidade do trabalho dele no estilo em que desenha. É meio cartoon e penso que lançou uma BD há pouquissimo tempo. É tudo a preto e branco e não é infantil. É com linha simples mas com bastante variação de grossura.
    No entanto não dou com ele :S Já procurei no teu blog e na net e não consigo encontrar. Caraças pá! Se o achar digo-te. Mas esse também gosto bastante...

    ResponderEliminar
  14. Luis Sanches
    Bom... é assim, estás a falar de um fora de série (Carlos Alberto dos Santos), que é daqueles que não aparecem sempre. Eu estava a falar de comparações com os outros artistas da época, ou seja, contemporâneos do Carlos Alberto!
    Mas mesmo assim este artista é mais famoso pelos seus trabalhos na Pintura do que propriamente na Banda Desenhada.
    Este para mim foi o nosso fora-de-série. Agora relativamente aos outros nossos bons artistas mais velhos, como o José Ruy, Vitor Peon, Vitor Mesquita, etc., desculpa mas temos termos de comparação com os nossos actuais.
    E não falei por trabalharem para a Marvel, isso não tem nada a ver. Tem a ver com os trabalhos que eu já vi deles, o que eles fazem para a Marvel nem me interessa muito, a sua qualidade não vem daí!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Guy Santos
    É mesmo muito bonita, sim!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]