quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Super-Heróis DC Comics Vol.5: O Último a Rir



O Último a Rir
Este foi o livro que saiu a semana passada pela colecção “Super-Heróis Dc Comics” da Levoir.
Colecta duas das melhores histórias do universo Batman:
  • Piada Mortal (Killing Joke)
  • Joker
Tem a particularidade de para mim ser um 4 em 1! São quatro autores/desenhadores que eu aprecio muito, Alan Moore e Brian Bolland em Piada Mortal, e Brian Azzarello com Lee Bermejo em Joker.

Outra particularidade destas duas histórias, é o Joker ser o protagonista, sobretudo na segunda história, e não Batman.
Vamos por partes.

Piada Mortal
Um verdadeiro ensaio de loucura!
Esta obra dos finais dos anos 80 iniciou um estilo diferente a que alguém apelidou de grim and gritty. Histórias mais obscuras num ambiente mais realista, sempre presente um humor também ele negro.

Este estilo da época influenciou não só os Comics, mas também o cinema e criadores na sua generalidade.

“Um dia mau.” (One bad day)
Como é que apenas um mau dia na vida de alguém pode transformar a vida de tantos?
Esta é a premissa deste livro. Como levar alguém à loucura em apenas um dia?

É isto que o Joker quer provar a Batman… e para isso vai servir-se do Comissário Gordon e da sua filha Bárbara Gordon. De salientar que apesar de este título não pertencer à cronologia “normal” da DC Comics influenciou-a profundamente. Bárbara Gordon (Batgirl) fica paralítica numa cadeira de rodas e posteriormente vai transformar-se no Oráculo. Foi aqui que isto aconteceu!

O Joker quer provar a Batman que basta um mau dia para transformar uma pessoa incorruptível num louco. Para isso vai servir-se de Gordon e da sua filha.
A história inicia-se em Arkham onde Batman descobre que o Joker se tinha evadido deixando um “duplo” seu no asilo.

Mas o Joker não tinha perdido tempo para montar o cenário, e o cenário perfeito é mesmo uma feira de diversões abandonada.
Alan Moore escreve esta história irrepreensivelmente, mostrando “às pinguinhas” flashbacks da vida do Joker quando ainda era uma pessoa normal. No seu caso um cómico de quem ninguém se ria nos seus espectáculos, com uma mulher grávida, e sem dinheiro para assistir às necessidades dela. Acaba por aceitar fazer um trabalho numa fábrica para um gang. Depois de ter aceite recebe a notícia da morte da sua mulher devido a complicações de gravidez! Nesse momento já não quer fazer o trabalho para o gang, mas acaba por ser obrigado… corre mal, e acaba por cair num lago de resíduos químicos e transforma-se… foi aqui o seu primeiro contacto com Batman!
Este foi um dia mau para este homem, e que mudou a sua vida para sempre!

Agora quer provar ao morcego que basta mesmo isso! Para tal entra pela casa do Comissário Gordon dentro, dispara sobre Bárbara deixando-a paraplégica, rapta Gordon, despe a filha e tira-lhe fotografias.
Leva o comissário para o parque de diversões e submete-o a verdadeiras torturas psicológicas… ele quer quebrar fisicamente e psicologicamente Gordon! Mas Batman estraga tudo…

O final é sui generis… o Joker conta uma anedota a Batman. E riem-se os dois às gargalhadas!
Em que livro é vocês viram Batman rir-se às gargalhadas? Nunca! Alan Moore é especial, porque é. Consegue ser sempre original, mesmo que o conceito já esteja visto.

O trabalho de Bolland é maravilhoso. Quando li Camelot 3000 fiquei a adorar este desenhador, e aqui passou a ser um dos meus preferidos, mesmo!

Piada Mortal e Joker

Joker
Diferente e perturbante.
São duas palavras que me surgem logo quando penso nesta história de 2008.
Brian Azzarello tem aqui uma história a seu gosto! Se “Piada Mortal” o registo era negro, bem… aqui desce aos infernos!

Azzarello conta esta história através de um bandido de 2ª categoria. É Johnny Frost o narrador deste livro, ele gostaria de ser como o Joker… mas falta-lhe um bocadinho para isso. Frost vai receber à saída do Asilo Arkham o terrível Joker, estranhamente, alguém o considerou curado!

A partir daqui começa uma festa macabra. O Joker descobre que os seus “amigos” tinham dividido a “sua” cidade entre eles… mas ele quer a “sua” Gotham de volta. Para isso serve-se dos poucos que ainda lhe eram fieis e começa o massacre de inimigos e a chantagem aos que lhe ainda interessavam, como o Pinguim e o Duas-Caras. Tem um aliado poderoso, o Killer-Croc!

Este Joker não é engraçado, não há grandes piadas, mas compensa a falta disto com um sadismo que ultrapassa os limites, bem coadjuvado pela Harley Quinn nessa loucura completa. Batman, aparece apenas nas últimas páginas...
Azzarello fez o Joker mais sádico da BD! Esta é a minha opinião.

O que dizer de Bermejo… tornou o ambiente realisticamente sombrio. Sente-se nos seus desenhos realistas o stress da loucura do Joker. Consegue fazer emoções através dos seus desenhos, desenhando expressões finamente loucas!
A sua representação gráfica do Joker é a do filme The Dark Knight, protagonizado por Heath Ledger. Mas não é uma cópia! Este livro foi desenhado dois anos antes do filme, embora tenha saído quase na altura da estreia. Presume-se que Bermejo tenha enviado um concept do seu Joker, e que este foi aproveitado para a caracterização de Heath Ledger…

O Leituras de BD recomenda vivamente este livro. Não tem só uma história de excelência, tem duas!

Hardcover
Criado por: Alan Moore e Brian Bolland (Piada Mortal), Brian Azzarello e Lee Bermejo (Joker)
Editado em 2013 pela Levoir/Público
Nota: 11 em 10

20 comentários:

  1. bem, este livro vale mesmo a pena comprar, contei os dias até ao dia 8 de agosto para o poder comprar, são duas grandes histórias e que vale mesmo a pena ter, eu não tinha a piada mortal da devir, agora com este volume passei a ter, portanto para mim foi um 2 em 1, nomeio este volume nº 5 desta colecção de super heroís da DC como o melhor volume, no entanto sou capaz de comprar a batwoman, sim, a melhor cena que saiu do new 52, por acaso adorei o elegy dela!!! o green lantern do geoff johns que vai sair é bom, mas isso valeria a pena era ter tudo desde o reborn até ao blackest night... no entanto voltando a este volume do joker, as cores revividas do brian bolland estão melhores!!! e a história do brian azzarelo está brutal, a arte do lee bermejo só peca numa coisa, há lá partes em que a arte final está mais bem acabada, o desenho está pintado em vez de desenhado, eu apenas gostei das pranchetas desenhadas apenas de modo normal e não de maneira noir...

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda não li a Tradução mas ja li o Hc americano e adorei.
    Terrivel mesmo a achar capas para fazer analises.
    Não tem as gafes de terra 2 NUNO?

    ResponderEliminar
  3. Este é daqueles que é preciso mesmo comprar. 5 estrelas. Já tinha versão da Abril da Piada Mortal e o original do Joker do Azzarello e Bermejo mas é sempre delicioso ler estas coisas em português.

    Num outro assunto, acabei de ler o Pelo Amanhã. Muito bom! Já tinha lido mas não de uma assentada.

    ResponderEliminar
  4. " o green lantern do geoff johns que vai sair é bom, mas isso valeria a pena era ter tudo desde o reborn até ao blackest night... "

    Para isso era preciso uma serie só dele antes de saber desta coleção eu encomendei esse volume e e esse que estou a ler,mas tem 1 erro da Dc que na Decada de 80 não aconteceu são comic issues mensais,mas podiam funcionar bem em mini-serie como fizeram na decada de 80 com Amanhecer Esmeralda 1 e 2,e mais tarde com a Origem Secreta do Superman que se não fosse o reboot ate podia ter sequela.

    ResponderEliminar
  5. António Carneiro
    A arte do Bremejo não peca em nada, em entrevista o artista explicou que essa diferença abismal entre a arte de quadros diferentes serviam para espelhar e tentar passar para o leitor a constante alteração da percepção da realidade por parte do Joker. A ideia era levar-nos ainda um pouco mais para dentro da cabeça do personagem. Foi portanto completamente intencional :D Eu quando li a primeira (e logo de seguida a segunda) vez, também achei estranho tal discrepância num artista tão bom. Fui investigar um pouco e dei com a tal entrevista.

    De resto, por muito que 'Piada Mortal' tenha sido tão influente e a cena do fim em que Moore mostra através da piada do Joker, que Batman e o vilão em algumas coisas são bastante semelhantes, para mim a história 'Joker' é a que mais me diz sobre o personagem e o retrato mais fiel á imagem que tenho do vilão.

    Há pessoal que acha que o maior vilão é o Thanos, outros o Darkseid ou o Doom, Apocalypse, etc,... Deixem-se disso :) se estes gajos todos existissem o unico que nos deixava com receio de adormecer à noite e com medo do escuro era o Joker :D E tudo sem poderes por aí além. Só uma forma de diferente de ver a vida :D Medo mais primário é impossivel.

    ResponderEliminar
  6. Adorei o livro. Também tenho uma crítica no meu blog mas não tão detalhada. Adorei o 11 em 10.

    ResponderEliminar
  7. António Carneiro
    Vejo com prazer que te estás a tornar um comentador habitual aqui!
    :D
    Na realidade a compilação destas duas excelentes histórias em apenas um volume, torna-o um "must have" para toda a gente que gosta deste vilão! Não sei se é o melhor da colecção, mas que em matéria de comics é dos melhores lançamentos de sempre em Portugal, É! As duas histórias juntas dão muita força a este livro. A arte do Bermejo é propositadamente assim neste livro, por vezes muito gritty, outras vezes tipo pintura. Serve para demonstrar as mudanças de "humor" do Joker!
    Existem outros excelentes, como falaste e bem de Elegy da Batwoman, Crisis on Infinite Earth, e mais alguns... Relativamente ao Lanterna Verde... ainda não sei se este seria a melhor opção para esta colecçã... talvez seja, por não ser um reboot na verdadeira acepção da palavra, visto que a história é a mesma do passado, mas com mais ingredientes que preparam Blackest Night.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Carolina Abad
    Não, esta colecção da editora Levoir está a ser vendida em Portugal com um jornal, o jornal Público.
    :(
    Se o Brasil não fosse tão proteccionista provavelmente teriam aí muito do que se publica por cá...
    :\

    ResponderEliminar
  9. Optimus
    Eu não leio "traduções"... lol
    Por norma nem ligo muito aos pequenos erros que possam haver e até me passam despercebidos. Apenas quando vejo um erro mais grosseiro aí começo a reparar! Neste não reparei, não quer dizer que não haja, mas não topei com nenhum grosseiro, tipo como no Super-Homem: Pelo Amanhã ou no Terra 2.
    O que queres dizer com "Terrivel mesmo a achar capas para fazer analises."?
    :)

    ResponderEliminar
  10. SAM
    Sim, concordo!
    Duas obras deste calibre reunidas no mesmo livro... nem dá para pensar!
    Agora tenho um livro para oferta... o Piada Mortal da Devir!
    ahahahha
    :D
    Pelo Amanhã tem dois tempos... gostei do primeiro volume, não gostei assim tanto do segundo volume... achei-o muito confuso e por vezes pretensioso.
    :\

    ResponderEliminar
  11. Optimus
    Eu não me importava com uma só colecção para o Lanterna Verde!
    ahahahhahah
    :D

    ResponderEliminar
  12. Luis Sanches
    Sim, o Joker mete medo. Ele representa a insanidade desprendida, negra, sem limites, e tudo isto com um sorriso rasgado no rosto!
    É demência pura, daquela que são feitos os nossos pesadelos!
    :D

    ResponderEliminar
  13. rodabicicleta
    lol
    Para saberes como eu avalio os livros clica neste link:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/p/avaliacao-apreciacao-e-notas-de-livros.html

    A explicação do "mais de 10" está aí!
    ;)

    Irei ao te blogue ver a tua crítica!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Fabiano
    Não sumiu, estava era no lugar errado!
    :P
    E sim, um dia mau a sério pode provocar danos na cabeça de qualquer um...
    :(
    Fiquei com um Piada Mortal a mais. No fim do mês mando-te!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. "Esta a venda aqui no Brasil?"

    Sim esteve com os nomes Piada Mortal e Coringa não sei é se a Panini ainda tem em stock,senão tenta no mercado livre.

    Nuno terrível no sentido de nao haver imagens decentes na net,ainda conseguem ser piores que os outros anteriores a eles,nem sei para que fazem capas exclusivas horrorosas se depois ninguém as acha.

    "Eu não leio "traduções"... lol" lolo não lés só a tradução claro,mas a única diferença é só essa,tudo o resto esta também no original.

    "Eu não me importava com uma só colecção para o Lanterna Verde!"

    E uma para o Batman,Superman,X.men,Hulk,etc,etc

    ResponderEliminar
  16. Optimus
    Respondi à Carolina Abad relativamente a este livro específico. Sei que o Piada Mortal foi publicado há muito tempo no Brasil, mas penso que agora só em sebos/alfarrabistas. Quanto ao Coringa, não sabia se tinha sido publicado lá ou não...

    Falei no Lanterna verde, mas na realidade gostava mesmo que editassem a fase pré-Rebirth, ou seja:
    Green Lantern: Emerald Dawn
    Green Lantern: Emerald Dawn II
    Green Lantern: Emerald Twilight
    Green Lantern: New Dawn
    Zero Hour
    Final Night
    Green Lantern: Legacy
    Tenho estes todos em TPB e não me importava nada de os ter em HC... isto dava para 4 livros com o formato da Levoir...
    Quanto aos outros, já tenho todos em HC, por isso não sei se compraria.
    :P

    ResponderEliminar
  17. Parece que veio mesmo a calhar o lançamento deste livro. Segundo o Grant Morrison, em Killing Joke Batman mata o Joker. http://robot6.comicbookresources.com/2013/08/batman-kills-the-joker-thats-why-its-called-the-killing-joke/ Quais as vossas opiniões?

    Esta é a minha:
    A verdade é que o Batman nem sequer tem as mãos no pescoço do Coringa. Batman coloca uma mão no peito de Coringa. E se repararem, mesmo após o fim do riso, na 7ª vinheta aí mostrada, os pés do Coringa estão dispostos, como se ele estivesse de pé, ou seja, ou seja, ele não caiu. Na 6ª vinheta o Coringa tem as mãos levantadas como quem está consciente. No chão, o que se vê é a acumulação da água da chuva e não sangue. E mais tarde em Batman Cacofonia, o Batman demonstra que mesmo estando o Coringa a morrer, o Batman não o deixaria morrer, sem que tivesse tentado salvá-lo. A minha conclusão é que aqui ninguém morre.

    ResponderEliminar
  18. Reignfire
    Sim, também li hoje esse artigo no Bleedind Cool, mas a minha opinião é a tua.
    Ele não mata o Joker. Apesar das conjecturas do autor, eu não tenho essa opinião, aliás, não é a cara do Batman matar friamente um adversário que não o está a atacar, se fosse no meio de um confronto... aí seria outra conversa!
    ;)

    ResponderEliminar
  19. O Grant Morrison anda a fumar umas coisas más...

    ResponderEliminar
  20. Luis Sanches
    O Morrison fuma... coisas boas ou más, depende de como lhe "bate"...!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]