sábado, 12 de outubro de 2013

24º Amadora BD: Votação


Apresento duas votações sobre a informação fornecida sobre o Amadora BD, e outra sobre conteúdos.
Votem e dêem as vossas opiniões!

Podem ser que alguém da direcção do Amadora BD leia isto (o que eu duvido...).

Já agora, recuso-me a andar a pescar informação em formatos trabalhosos para os divulgadores. Gostaria de vos apresentar o programa, mas tal não é possível. A única coisa possível de ver é um PDF do tamanho de um lençol no site oficial do evento. Eles borrifaram-se completamente para as dezenas de divulgadores que têm um feito um trabalho de amor (não remunerado) ao evento nos anos anteriores.

Se o Amadora decidir fornecer produtos de divulgação aos bloggers que fazem publicidade ao evento, por amor à camisola, o Leituras de BD com certeza divulgará. Se não o fizerem, paciência, não vou andar a recolher, e a perder tempo, em transformar de maneira a poder apresentar neste blogue informação incipiente, e mal apresentada, no site e página FB do Amadora BD.

Primeira votação:





E agora uma votação temática...






Boas leituras e comprem um livro no festival!

9 comentários:

  1. err... Nuno, não trocaste um pouco as coisas?

    ResponderEliminar
  2. Fabiano Caldeira
    LOL
    Claro... isto é mesmo mais para os Tugas, ou a quem costuma ir ao festival.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Luis Sanches
    Olha... não percebi onde está o erro!
    :(
    Quanto ao almoço... é uma pena não poderes vir...
    :(

    ResponderEliminar
  4. E agora, reparo, estou aqui a perder tempo, num blog dedicado a partilhar com os outros aquilo que achamos bom na banda desenhada, a analisar os conteúdos da informação oficial divulgada pelo FIBDA. É triste.

    Primeiro, Nuno, erraste em separar o suficiente e insuficiente das outras respostas, pois ambos são razões incluídas no bom ou no mau. Apesar de tudo, dá para perceber como as pessoas estão insatisfeitas, e que mais uma vez se revela óbvio que o FIBDA tem que divulgar informação mais cedo e com mais detalhes.

    Por outro lado, eles não têm qualquer incentivo para o fazer. Se 200 escolas apareceram lá durante as duas semanas com 120 alunas cada (e não é difícil) eles podem dizer que tiveram 24 mil visitantes. Não me parece que haja 24 mil entusiastas que necessitem de informação especializada para poderem organizar a sua vida e deslocarem-se à Amadora de propósito.

    Depois, temos os ingredientes da visita. Francamente, fico um pouco decepcionado por as pessoas preferirem os autógrafos em vez dos debates como meio para conhecer melhor os autores e as suas obras. Numa hora a falar, com perguntas de membros da plateia mas respotas direccionadas a toda a gente, dá para se aprender muito mais do que com os três minutos que o artista demora a fazer o rabisco no verso de capa.

    Mas não faz mal, pois a forma como as outras respostas estão distribuídas, face aos autógrafos, são indicativas da motivação primária dos entusiastas para se ir ao FIBDA: ter uma lembrança dos autores também implica querer comprar o livro dos autores, ver a exposição dos autores, ou ver os autores a falar, mas o autógrafo é sempre o principal. E para isso, as pessoas precisam de saber quem vai. É aqui que importa satisfazer os visitantes especializados, mesmo que sejam 240 contra as 24 mil crianças das visitas de estudo quem passam lá a correr nos fins de semana: são os entusiastas que vão gastar mais dinheiro dentro do FIBDA.

    Finalmente, ninguém quer saber da programação paralela. Isso traduz-se como ninguém se importar com o que está exposto na Casa Roque Gameiro ou na Galeria Artur Bual. As pessoas querem ir à zona central, ou seja, o Fórum Camões, e pronto. Se a programação paralela estiver no Fórum, seja um concurso do sempre maltratado cosplay (esses esquisitóides que confundem as cabecinhas da malta do pelouro da Cultura da C.M. Amadora) ou visionamento do Akira ou seja o que for, é mais fácil as pessoas interessarem-se ao apanharem esses eventos de surpresa.

    Uma pequena adenda: o mapa incluído no PDF do folheto de apresentação no site amadorabd.com é hilariante. Como não está feito à escala, dá a ideia que os locais paralelos do FIBDA são ao lado uns dos outros, mas sabendo eu as posições da linha de comboio e das estações, dá para notar que cada parte do Festival fica num canto da cidade, com obrigatoriedade de usar o carro para uma viagem de cerca de 10 minutos entre cada ponto (a pé demora uma hora).

    ResponderEliminar
  5. Nuno, pelos vistos o erro foi do meu computador. Aparecia-me sempre a mesma votação repetida duas vezes. Fiz refresh várias vezes e por isso é que pensei que tivesses cometido um erro no post.

    Em relação à 2ª votação, estou em sintonia com o Paulo Costa. Não compreendo a razão de tanta gente querer autógrafos em vez de entrevistas. Talvez hajam mais colecionadores do que interessados no que os autores têm para dizer :P (estou no gozo).

    Quanto a tudo o resto, criticar para quê? É o Amadora Bd novamente em força.

    ResponderEliminar
  6. Paulo Costa
    Exactamente. Era bem melhor eu estar a fazer um post mostrando o programa completo do Amadora BD.
    Mas tal foi não possível, então quis saber a opinião dos leitores sobre isto.
    Na 1ª votação achei normal o resultado, excepto 3 pessoas, até agora, acharem que que a divulgação do evento por parte da organização é excelente, e um voto para "Boa". Isso assusta-me! (A não ser que sejam pessoas ligadas à organização... lol)
    Quanto à 2ª não me trouxe surpresas, embora para mim os autógrafos não sejam a prioridade. Para mim os autógrafos devem ser o resultado das outras 3 opções seguintes e não o contrário.
    De qualquer modo também achei interessante alguém considerar a programação paralela como prioridade.
    :)
    Quanto ao PDF no site da organização penso que é para mostrar como não se deve fazer a divulgação num site oficial. Nesse ponto estiveram bem.
    :P

    ResponderEliminar
  7. Luis Sanches
    Pois. Eu vi e revi o que poderia estar errado e não encontrei nada! lol
    Coleccionadores de autógrafos existem e existirão sempre. O estranho é não pensarem que primeiro têm de comprar um livro, e talvez antes disso conhecer o autor com a sua apresentação onde podem fazer perguntas, e também a exposição dos seus trabalhos...
    :\

    ResponderEliminar
  8. Parece que va a ser un festival muy bueno.

    ResponderEliminar
  9. Arion
    Costuma ser bom. Teve altos e baixos, mas no fim é sempre uma festa da Banda Desenhada. O nosso problema é que poderia ser muito melhor, sem dúvida. E poderiam ouvir as mesmas sugestões que os fãs da BD fazem à décadas...
    :\

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]