quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Capas: Aquablue Vol.14 - Standard-Island


Mais um lançamento em França este mês... desta vez o 14º volume da série Aquablue!
Nem vou chorar mais...
Fiquem com as capas... todas...
:'(





(Sigh...)

Boas leituras

21 comentários:

  1. Se o Público ou, sei lá, as editoras de BD, publicassem séries como esta (mas do princípio ao fim) em vez da enésima reedição do Astérix, talvez cativassem novos leitores. Ao menos alargava-se o leque de oferta. Os anos passam e parece que na BD franco-belga só existe o Astérix, o Tintin, o Lucky Luke, o Spirou e o Blake e Mortimer.

    ResponderEliminar
  2. SIGH!!! Estou como tu. Só tenho os primeiros 4, em formato revista, editado no Brasil há uns anos (para além do primeiro em álbum, editado em Portugal, e que por aí ficou, há semelhança de inúmeros outros).

    Talvez os tipos da Cinebook editem isto, mas a qualidade é tão má, que é um desgosto (sem falar nos preços, com os portes caríssimos no site deles). Maior desgosto é não acompanhar esta óptima série de BD, que vingava no tema "sci-fi eco-warrier" muito antes de Avatar.

    Outra que acompanho, via Cinebook :( é a maravilhosa série do Leo (Luiz Eduardo de Oliveira - um Brasileiro de se lhe tirar o chapéu) "Os Mundos de Aldebaran", com 4 ciclos maravilhosos. No entanto o ciclo "Des Survivants" não está publicado pela Cinebook (não confundir com o capítulo "Les Survivants" do ciclo "Bételgeuse".

    É uma tristeza! "SIGH", deveras.

    ResponderEliminar
  3. Filipe Azeredo
    Isso é o que vais ter agora.
    Já tiveste bem mais que isso até ao final do ano passado.

    Esta série iniciou a publicação em português anos atrás, mas foi suspensa porque quase não vendeu... nós portugueses somos muito esquisitos, não pegamos nas boas séries e porque a BD é para crianças levas apenas com Astérix, Tintin, Lucky Luke e Spirou para a frente a partir de agora. É o que vende, segundo parece...
    :\

    ResponderEliminar
  4. @Filipe: Concordo. Mas, lamento, o Spirou já não pertence a esse grupo, infelizmente.

    refemdabd

    ResponderEliminar
  5. Refem
    Pois, só li o primeiro. Ainda pensei que tinha sido publicado o 2º, mas pelos vistos não...
    SIGH...
    :(

    ResponderEliminar
  6. Não vendeu! Com um "To be continued" ou "A Suivre" no final do livro, quem é que no seu perfeito juízo apostava nesses livros. Eu nunca estou no meu perfeito juízo, eu sei!

    refemdabd

    ResponderEliminar
  7. "Os mundos de Aldebaran" é Sci Fi na melhor tradição europeia. Essa saga sim, gostava de ver publicada por cá. É algo diferente do que se tem publicado lá por fora a que se chama Sci Fi por haverem uma naves e não se passar na Terra. É uma lufada de ar (raro) e fresco na Bd europeia. E não é por acaso o sucesso que tem tido.

    ResponderEliminar
  8. Refem
    Se as pessoas comprassem iria haver 2º volume de certeza, agora se não compram as editoras retraem-se. Isso vai ser sempre a pescadinha de rabo na boca. Os leitores não compram porque ficam à espera que saia o volume seguinte, as editoras não editam porque não vendeu. Como não vendeu e a editora não continuou, os leitores agora ficam à espera (como já ouvi/li aqui neste blogue) que a editora publique a série completa. E não me parece que haja nada que vá quebrar isto. Ficaremos com as 4 ou 5 séries sem risco editorial, e pronto.
    Eu quando sai um volume 1 seja de continuação ou não, eu compro se gostar. Não fico à espera que saia o próximo. Claro, já sei que sou capaz de ficar com alguns pendurados...
    :(

    ResponderEliminar
  9. Luis Sanches
    Pois, esse é mais outro que ficou pelo nº 1 cá em Portugal. Felizmente a Cinebook está a editar isso em inglês!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. não conhecia, mas fiquei babado com estas covers muito lindas.
    pena o meu francês ser zero

    ResponderEliminar
  11. Pois, Nuno, sabes a minha opinião sobre isso. É a maior desculpa esfarrapada e prova de má gestão que tenho ouvido, vindo de quem vier. "Se o primeiro não vender não há segundo" só vai criar desconfiança no comprador, e eu sei do que falo, porque fartei-me de comprar primeiros volumes que não deram em nada. Portanto, chegou um dia que deixei de comprar primeiros volumes. Tenho pena de ter comprado tantos. Quando se pretende publicar uma série, na minha opinião do que é boa gestão, dever-se-á ressalvar a série toda, para que exista a confiança no comprador de que as suas expectativas não saiam goradas. Comuniquem com o potencial comprador. Pelo pecador pagará o justo, sem dúvida. Por tal, séries de manga e outras recentemente editadas em Portugal, não têm, da minha parte, a confiança necessária para merecerem o meu dinheiro. Lamento, por eles.

    A "culpa" de não publicarem os restantes volumes das séries não é dos compradores, é das Editoras. São sempre umas vitimas do mercado, coitadinhos; andam nisto por "carolice", os benfeitores da BD. Ora fosga-se! Admitam é que não conhecem realmente o mercado, porque nunca quiseram divulgar números, nunca (penso eu) os estudaram (por falta deles), e muitas vezes insistiram em "vomitar" séries que não interessavam a quem quer que fosse, tendo retirado recursos dos que interessavam em prejuízo destes. Depois queixam-se do malvado público que não compra! TTSSS. Soa-me sempre a conversa fiada, essa desculpa dos Editores.

    Refemdabd

    ResponderEliminar
  12. Refem
    Sabes a minha opinião sobre isso. Se gosto, compro (se tiver dinheiro disponível).
    E também já disse que uma editora quando investe numa série tem de estar preparada para publicar pelo menos 3 livros. Se realmente depois disso não vender... bem... é cancelar.
    O problema aqui é que não existem muletas como lá fora. Embora o Asterix venda muito, não consegue cobrir alguns prejuízos de duas ou três séries que estejam a dar prejuízo. Lá fora as séries de grande público dão uma almofada monetária muito boa para as editoras poderem inventar à vontade. Por cá não é bem assim.
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Musicslave
    Olha... tás como eu! Francês nikles...
    :P

    ResponderEliminar
  14. Eu sou dos sortudos que domina bastante bem a língua francesa :)
    Tenho uma enorme colação de BD franco-belga e até de mangas, todos na língua francesa.
    Só assim é que consigo acompanhar grandes títulos da BD franco-belga sem receios.
    Sobre as editoras...acredito que elas são também responsáveis. Vejamos: a série XIII tinha excelentes vendas e chegou ao nº 10 (se não me engano), mas mais uma vez não foi publicado a continuidade, pelo menos até ao nº 14, numero final até que decidiram continuar.
    O escorpião parou no nº 6, onde estão as restantes edições já publicadas?
    Gypsi só precisa de mais uma edição para finalizar a série, mas nada de nada.
    Águias de Roma já está no seu 3º número e a ASA poderia ficar assim próximo das edições francesas, mas nem uma notícia.
    Morena é outro excelente exemplo de sucesso, que a ASA menospreza. tantos a querer comprar os primeiros números e nada, sem nenhuma reedição.
    Como confiar nas editoras que nos deixaram mais do que uma vez na mão?? não reedita números antigos, o que revela que os títulos esgotaram. Uma pena.

    ResponderEliminar
  15. jony da costa
    Obrigas-me a ser "advogado do diabo".
    Em relação ao XIII, há muito tempo que estaria para ser editada pela parceria ASA/Público. Agora não sei como anda, visto que se viraram apenas para séries de grande público.

    Gipsy ficou com um álbum pendurado, mas que não implica em nada com o resto da série. De qualquer modo estava na calha para ser um dos contemplados para ser publicado, assim como o Escorpião, assim como Águias de Roma, assim como Murena, assim como Thorgal.
    Mas com a saída da Maria José da ASA penso que a partir de agora só Asterix, Tintin, B&M e Spirou.
    É melhor aceitarem isso... se por acaso sair alguma coisa sem ser no âmbito de séries de grande público, será sempre uma agradável surpresa!
    :P

    Quanto às pessoas que perceberam que havia séries que lhes interessavam, mas que não compraram à espera de ver se iam continuar a série... lamento mas não tenho pena nenhuma delas. Eu comprei quando saiu. E se todos os que estão pendurados agora tivessem comprado, se calhar a reedição tinha sido feita logo. Agora é muito mais difícil fazer a reedição, por todas as razões. Fica mais caro, e não sei se a nova a nova gerência da ASA BD está interessada nisso. Eu sei que a Maria José estava a começar a reeditar alguns números de algumas séries, mas ficou tudo em águas de bacalhau com a sua saída... que eu saiba as séries que estavam assentes para ter reedições dos primeiros números eram Bórgia e Murena. O Bórgia ainda foi a tempo... Murena ficou no limbo.
    :(

    ResponderEliminar
  16. "Pois, Nuno, sabes a minha opinião sobre isso. É a maior desculpa esfarrapada e prova de má gestão que tenho ouvido, vindo de quem vier. "Se o primeiro não vender não há segundo" só vai criar desconfiança no comprador, e eu sei do que falo, porque fartei-me de comprar primeiros volumes que não deram em nada. Portanto, chegou um dia que deixei de comprar primeiros volumes. Tenho pena de ter comprado tantos. Quando se pretende publicar uma série, na minha opinião do que é boa gestão, dever-se-á ressalvar a série toda, para que exista a confiança no comprador de que as suas expectativas não saiam goradas. Comuniquem com o potencial comprador. Pelo pecador pagará o justo, sem dúvida. Por tal, séries de manga e outras recentemente editadas em Portugal, não têm, da minha parte, a confiança necessária para merecerem o meu dinheiro. Lamento, por eles.

    A "culpa" de não publicarem os restantes volumes das séries não é dos compradores, é das Editoras. São sempre umas vitimas do mercado, coitadinhos; andam nisto por "carolice", os benfeitores da BD. Ora fosga-se! Admitam é que não conhecem realmente o mercado, porque nunca quiseram divulgar números, nunca (penso eu) os estudaram (por falta deles), e muitas vezes insistiram em "vomitar" séries que não interessavam a quem quer que fosse, tendo retirado recursos dos que interessavam em prejuízo destes. Depois queixam-se do malvado público que não compra! TTSSS. Soa-me sempre a conversa fiada, essa desculpa dos Editores."

    Totalmente de acordo Refem :D

    ResponderEliminar
  17. "Quanto às pessoas que perceberam que havia séries que lhes interessavam, mas que não compraram à espera de ver se iam continuar a série... lamento mas não tenho pena nenhuma delas. Eu comprei quando saiu. E se todos os que estão pendurados agora tivessem comprado, "

    É Por isso que Novos X-men esta editado todo,ou aquele 4a teto do Waid que saiu com um jornal e a run ficou se um volume 2,ou todo o Hulk de Bruce Jones,etc n series sem fim,que comprei logo que saiu para nada.

    ResponderEliminar
  18. Optimus
    Não vale colocar culpas. Isto entrou num círculo vicioso e destrutivo de toda a BD. É apenas isso que eu queria focar. É um facto.
    :\

    ResponderEliminar
  19. Nuno,
    quanto aos que não compram e reclamam... concordo que esses nada fizeram pela evolução ao crescimento da BD em portugal.
    No entanto, há muitos que sempre compraram bd e ainda compram, onde me incluo, e e as editoras actuais não nos respeitam, criaram desconfiança no mercado e meteram pregos no caixão.
    Saudades do tempo da meriberica que tinha a confiança dos consumidores e publicaram variadíssimos títulos.
    A ASA perdeu todo o meu respeito por tentar dominar o mercado da BD portuguesa e deixar tudo nas lonas.
    Se por um lado concluiu RAPACES, continuou com Escorpião, Gypsie, lançou Murena, continuou a lançar XIII....abandonaram tudo. com a saída da Maria José tudo fica ainda mais negro.
    Mas também concordo que uma parte da culpa é dos pseudo consumidores que reclamam e nada compram, mas e os outros??
    Neste momento compro Walking dead e Death note da DEVIR. faço a coleção de Star wars da planeta e coleção DC.
    Ainda aguardo pelo lançamento de águias de Roma e já estou a pensar mandar mais uns quantos albums de bd de frança.

    ResponderEliminar
  20. jony da costa
    A ASA não continuou só com essas. Continuou Armazém Central, Bouncer, Adele Blanc-sec, etc...
    Se reparares as séries falhadas da ASA foram exactamente no período de transição entre a MªJosé entrar, e na mudança do Porto para Lisboa, e depois compra pela LeYa. Depois de estabilizar, as séries foram sendo continuadas (devagarinho) e algumas delas ficaram com o mesmo números de livros editados em França, como Murena, Águias de Roma e Bouncer.
    Outras houve que ficaram pelo caminho infelizmente, como o excelente Lama Branco e os Mestres Cervejeiros...
    Não esquecer o enorme esforço que foi a publicação quase integral de Thorgal.
    Quanto a Death Note, não compro porque já tenho essa série há alguns anos, antes da publicação em português. Walking Dead estou a comprar, mas está a andar muito devagarinho para o meu gosto...
    Star Wars estou a fazer também, mas essa garantidamente vai ficar completa para quem assinou a colecção, que foi o meu caso.
    Com a saída da MªJosé, acho que sim, se sabes francês, o melhor é começares a pensar em completar as colecções com importados. Este ano deveria ter havido Escorpião e Ciclo de Cyan por exemplo... e para ano estaria previsto o último de Gipsy, Águias de Roma e os que faltam de Thorgal. Acho que neste momento pode-se dizer que o futuro está negro...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]