quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Capas: Asterix chez les Pictes


No dia 24 deste mês de Outubro irá sair mais um livro da série Asterix. A grande novidade deste livro é que será o primeiro em que os autores originais desta série de enorme sucesso, não serão nem desenhadores nem argumentistas.

O livro irá chamar-se Asterix entre os Pictos, e com certeza sairá em Portugal, Asterix é um campeão de vendas!

O argumentista deste novo livro será Jean-Yves Ferri e o desenhador é Didier Conrad.
Ficam mais uns trabalhos de Conrad!



Albert Uderzo - Anne Goscinny - Jean-Yves Ferri - Didier Conrad

Boas leituras

20 comentários:

  1. Continuo a não gostar da colorização. Tá ali qualquer coisa que me faz "espece", não combina com a minha memória do que Asterix devia ser.

    ResponderEliminar
  2. O desenho parece-me muito fiel. Desde a morte do Goscinny que não há um Astérix a sério, vamos ver se é desta.

    ResponderEliminar
  3. mmm, não estou a ver onde é que a côr destoa dos que tenho aqui em casa. A nivel visual penso que mais fiel é impossivel. É claro que a prova dos 9 só mesmo quando sair a Bd. Uderzo não era só Mestre a fazer cartoons. Todo o design dos quadros e da acção devem ser objecto de estudo.
    Mas tirando o aspecto visual do caminho, o que acho que toda a gente quer ver de novo são aqueles argumentos de génio do Goscinny. Se parte da magia estiver lá, já fico satisfeito.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Costo
    Desta vez acho que é embirração tua... não te esqueças que são imagens de fraca resolução, mas se ficares acordado até à meia noite eu mostro-te um imagem de boa definição da capa. Antes disso não tenho autorização!
    :P

    ResponderEliminar
  5. LBJ
    Na realidade o desenho é mesmo muito fiel. Agora falta ver como funciona a narrativa gráfica de Conrad...
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Luis Sanches
    Os argumentos de Goscinny... bem, são mesmo dele! Tinha um humor bastante particular.
    Apenas espero que este argumentista tenha também um bom sentido de humor dentro do universo criado por Goscinny e Uderzo, embora melhor que Uderzo não seja difícil!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Dos dois exemplos que colocaste também me parece que a narrativa gráfica é muito similar e respeitadora do que o Uderzo fazia.

    O problema dos últimos álbuns e quando digo últimos quero dizer todos os que foram publicados nos últimos 35 anos é que as histórias são uma bosta e só vendiam porque era o Asterix e falo por mim que só há pouco tempo é que me convenci a não gastar dinheiro com aquilo.

    ResponderEliminar
  8. LBJ
    Os "bonecos" são iguais, mas quando falo em narrativa gráfico estou a falar da construção das páginas de mosdo a contar a história. O encadeamento das vinhetas, etc.
    Isso ninguém ainda sabe excepto os autores e as pessoas ligadas à editora. O segredo tem sido mantido religiosamente...
    :D
    De qualquer modo, os livros seguintes à morte de Goscinny ainda são bastante bons, presumo que ele já tenha deixado esses livros alinhavados e Uderzo apenas precisou de os "montar". A partir daí foi a desgraça... o horror...
    lol
    :P

    ResponderEliminar
  9. Porreiro. Asterix é um dos livros que leio à mais tempo. É sempre bom ter uma nova historia para ler.

    ResponderEliminar
  10. Pensei que te referias à dinâmica dos desenhos.

    OK, tens razão deixa-me corrigir: últimos 33 anos :)

    Que eu saiba o Asterix e os Belgas ainda é 100% argumento do Goscinny e o Grande fosso tens absoluta razão nota-se o seu dedo, a partir daí... sempre a descer.

    ResponderEliminar
  11. Rui Esteves
    O livro em Portugal sairá ao mesmo tempo que em França, penso que é um lançamento à escala global onde se publica esta série.
    Se não forem para a cama cedo tenho uma surpresa para vocês à meia noite!
    ^_^

    ResponderEliminar
  12. LBJ
    Sim, O Grande Fosso foi o último livro decente da série, e nos Belgas é tudo Goscinny! Já estava feito!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Ainda a talhe de foice, uma das recordações que tenho do Asterix quando miúdo e depois de já ter dinheiro para comprar os álbuns foi de andar à procura do álbum dos "12 trabalhos" e não o conseguir encontrar e só depois descobrir que o raio da história só tinha sido publicada em Portugal na Flecha 2000. Deixo a ideia para os senhores da ASA poderem editar um álbum inédito em Portugal.

    Ah e temos aquela coisa em comum com o álbum do Astérix e os Belgas, mas isso fica só entre nós :D

    ResponderEliminar
  14. He leído solamente los Asterix de Uderzo y Goscinny. Me parecería raro leer Asterix si ha sido hecho por otros autores.

    ResponderEliminar
  15. LBJ
    Se ficares acordadinho até à meia noite eu mostro-te mais qualquer coisinha!
    Os 12 Trabalhos de Asterix é filme de animação de 1976! Foi dos poucos que teve direito a argumento original, e não apenas a uma adaptação de um livro já existente.
    :P

    ResponderEliminar
  16. Arion
    Lestes os melhores. Depois da morte de Goscinny a série decaiu muito, sendo o último livro original um completo desastre...
    Estou expectante para ver o que esta dupla consegue fazer com personagens tão ricos!
    :)

    ResponderEliminar
  17. Eu acordado fico, não fico é na Net :)

    Mas sempre posso ver amanhã.

    É verdade que os 12 trabalhos foram um filme do qual se fez uma adaptação em BD que como te disse em Portugal só saiu na Flecha 2000, na altura li porque um colega de escola comprava a revista, se não conheces investiga que vale a pena.

    ResponderEliminar
  18. LBJ
    Eu li a adaptação para BD, agora não me lembro sequer em que formato ou revista foi. Sei que o filme nunca vi, mas a história li!
    ahahahah
    :D

    ResponderEliminar
  19. LBJ,

    Os 12 trabalhos de Astérix foram publicados em Portugal em álbum, ou pela Bertrand ou pela Verbo. Não me lembro ao certo da editora, mas lembro-me da edição. É no entanto mais provável que tenha sido a Bertrand, pois a Flecha 2000 foi trabalhada pela Liber (mais tarde Meribérica Liber) que recuperou, como se sabe, a maior parte dos livros de BD anteriormente publicados pela Bertrand (quer em álbum, quer na Tintin Portuguesa).

    Maria José Pereira

    ResponderEliminar
  20. Maria José
    Obrigado por teres desfeito a dúvida!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]