sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lançamento Kingpin Books: Super Pig - O Impaciente Inglês


Terceiro volume da série Super Pig. Este livro tem a particularidade de Mário Freitas considerar ser o seu magnum opus. Depois de Live Hate e Roleta Nipónica vai sair o Impaciente Inglês logo no primeiro fim de semana do 24º Amadora BD!

Este livro de certeza que será mais consistente a nível gráfico que o primeiro volume, onde vários desenhadores intervieram no seu desenho, Desta vez Mário Freitas foi "buscar" dois jovens artistas desconhecidos do grande público. E foi através dos Concursos de BD do Anicomics, e do seu desempenho nestes concursos, que André Pereira (desenho) e Bernardo Majer (cores) foram convidados para este projecto tão querido a Mário Freitas!

Afinal... sempre vale a pena concorrer!
Pelo que eu vi tanto o desenho como a cor estão muito bons! Esta dupla foi um excelente "achado" de Mário Freitas, ora vejam as primeiras oito páginas e fiquem com a nota de imprensa da Kingpin Books:

SUPER PIG: O IMPACIENTE INGLÊS

Em 1602, Isabel I e John Dee põem em marcha o plano que perpetuará a inequívoca superioridade cultural e económica do Império Britânico. Ou assim o julgam.

Quatro séculos depois, a chegada a Lisboa do polémico nobre inglês Lorde Horatius Kent Waite põe a nu as fricções no seio da Fundação Calouste Pig, embrenhada num processo de dinamização tecnológica impulsionado por SUPER PIG. O paradeiro incerto de um artefacto isabelino, intimamente ligado à morte de Shakespeare em 1616, fará Super Pig questionar o carácter do seu falecido pai e o passado deste às ordens do antigo Primeiro-Ministro e herói inglês da Segunda Guerra, Winston Churchill. E o que une o "Velho Bulldog" Churchill a personalidades tão díspares como o puritano John Milton, o diletante Oscar Wilde ou a impiedosa Rainha Vitória?


Uma viagem às memórias de um império; às verdades ocultas por detrás do sangue derramado e da exaltação das figuras que marcaram a sua história. E às memórias de pais e filhos; a momentos de intimidade e momentos de discórdia. Uma viagem a momentos de decisão, tensão e impaciência que ajudaram a ditar o curso da humanidade e que definirão o presente e futuro da Fundação Calouste Pig.

























Uma fusão arrojada entre o histórico e o ficcional, o oculto e o tecnológico, e o Português e a língua de Shakespeare, com o cunho irreverente e iconoclasta do criador e argumentista MÁRIO FREITAS, devidamente acompanhado pelos talentos artísticos de ANDRÉ PEREIRA (desenhos) e BERNARDO MAJER (cores), as grandes revelações do Concurso de BD do Festival AniComics 2012.

Capa mole, 27,3x19,1.
96 Páginas, cor.
16,99EUR.


Podem ver as minhas críticas aos primeiros dois livros  do Super Pig:
Super Pig: Live Hate
Super Pig: Roleta Nipónica


Boas leituras

12 comentários:

  1. Obrigado, Nuno, mas só uma ressalva: o meu magnum opus não é toda a série, mas sim este "O Impaciente Inglês" em particular. Pelo menos assim o sinto (e tenho-me em conta como pessoa bastante auto-crítica ;)

    ResponderEliminar
  2. Quem aqui me lê - aqui ou noutro lado, entenda-se - sabe que eu sou muito directo e contundente, por vezes.
    Posto este intróito, quero esclarecer duas coisas:
    primeira - não conheço pessoalmente o Mário Freitas;
    segunda - não pretendo ser editado pela Kingpin, até porque o meu estilo não enquadra na esfera desta pequena-grande editora.
    Assim, quero dizer o que penso, sem ser mal julgado ou proposto como o "puxa-saco" da paróquia.
    Quanto às edições da Kingpin - particularmente esta série - acho que são bem pensadas e realizadas, oportunas e, se não obtêm mais êxito, é porque esta gente da BD anda demasiado distraída com outros horizontes.
    Quanto ao editor, pelo que tenho lido do Mário, acho-o frontal e directo; diz o que tem a dizer, concorda ou discorda, mas dá a cara pelo que afirma.
    Estes dois pormenores, para mim, são fundamentais.
    Enfim, numa oportunidade que se apresente, hei-de conhecer o Mário e fazer compras directamente no seu espaço livreiro. Todavia, desde já prometo, para quem me leia e para o registo, que não proporei - repito-me - qualquer obra à edição da sua Casa editora. Se estivesse nessa intenção, calaria (embora o pensasse) esta espécie de elogios.

    Boa sorte, Mário.

    ResponderEliminar
  3. excelente noticia. depois dos outros 2 livros terem sido muito bons, deste não espero menos do que excelente.

    o desenho aqui apresentado tem excelente aspecto. fico ansioso

    ResponderEliminar
  4. Agradeço os vossos comentários, meus caros. De resto, quem gostou dos anteriores só tenderá a adorar este :)

    Estou absolutamente convicto que é um grande livro em todas as vertentes. Depurei tudo o que tinha a depurar, aperfeiçoei tudo o que me foi possível dentro das minha capacidades criativas, técnicas e editoriais, que são hoje bastantes superiores ao que eram em 2006, quando iniciei estas lides.

    Só espero um dia cair em graça, porque não tenho dúvidas que sou engraçado; eu e os meus colaboradores mais ainda. Se calhar não sou simpático o suficiente nem tenho uma palavra de apreço vácuo para toda a gente que me aborda; ou então acham que por ser empresário não poderei ter a criatividade suficiente para ser merecedor de ler (vou dar-vos uma notícia: eu não sou um empresário que por acaso também é artista, mas sim um artista que por acaso também é empresário).

    Uma coisa é certa: ficarei sempre agradecido aos que apreciarem o meu/nosso trabalho e àqueles que dêem pelo menos uma oportunidade para que isso aconteça, porque, no fundo, só o desprezo e a indiferença são realmente incómodos e aviltantes. Quanto aos outros, e como tenho dito várias vezes, podem continuar a comer só as batatas.

    Um grande abraço ;)

    ResponderEliminar
  5. Mário Freitas
    Não precisas de "obrigadar", estou aqui para fazer a minha pequena parte que é a divulgação. E sobre esta pequena parte que é a divulgação na internet falarei no post de hoje (que farei daqui a pouco).
    Já editei o texto em relação ao magnum opus.
    Um dia cairás em graça...!
    :P

    ResponderEliminar
  6. Santos Costa
    Ainda estou à espera que venhas à capital com tempo para "beber um café"!
    Até pode ser na loja do Mário e assim matas dois coelho de uma cajadada... Portugal não é assim tão grande, Lisboa é aqui já ao lado!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Musicslave
    Posso dizer de tudo o que vi até agora, este livro está graficamente muito interessante. Também conheço o conceito da história, e gostei muito. Falta-me apenas ler!
    :D

    ResponderEliminar
  8. Mário Freitas
    Não estou a ser simpático, quando digo que publicas, com bons autores nacionais. Aliás, se conseguiste manter uma série de autores à tua volta, alguns dos melhores que este país tem neste momento, foi porque "se calhar" trabalhas bem! Facto!
    Já lido contigo há alguns anos e de facto gosto muito de te ver trabalhar profissionalmente, isto para além de te considerar amigo, que é uma coisa que eu não chamo a muita gente.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Estas primeiras páginas estão porreiras, mas só mais tarde é que o André e o Bernardo "explodiram" verdadeiramente e tenho pena de não poder mostrar páginas lá mais para a frente, sob pena de "spoilar" coisas importantes da história.

    Além do mais, este livro tem essa virtude: permitir o crescimento de artistas de muito talento ao longo de um álbum de 90 páginas, dimensão rara em Portugal.

    ResponderEliminar
  10. Eu não queria deixar de vir aqui desejar a maior das felicidades para este álbum. Porque dele faz parte uma pessoal cujo nome muito prezo, e que constará, para sempre, no meu currículo de banda desenhista. Para ti Mário Freitas, um forte forte abraço!!!

    ResponderEliminar
  11. Mário Freitas
    Se tu o dizes, eu acredito. Kent Waite para ler o livro!
    :D

    ResponderEliminar
  12. Carlos Rocha
    Para ti, também as maiores felicidades artísticas e pessoais do mundo!
    :)
    Tens uma arte rara em Portugal.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]