quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Palavra dos Outros: Crónicas do Bendisverso I - Peter Parker merece um final feliz


Volta a rubrica "A Palavra dos Outros" com novo artigo de Paulo Costa.
Um excelente artigo, por sinal, com o qual eu concordo a 100%!

A Marvel nunca conseguiu lidar com o seu melhor personagem de há uns anos para cá e aquele tipo, o Bendis, destruiu o "meu aranha"...
Eu não podia estar mais de acordo com o Paulo.

 Crónicas do Bendisverso I: Peter Parker merece um final feliz


Vamos admitir, o Peter Parker não tem conserto. Já tentaram várias vezes. Primeiro disseram que ele era um clone, depois disseram que não era um clone. Apagaram-lhe a filha de existência, ressuscitaram-lhe a tia idosa, separaram-no da mulher, juntaram-no novamente à mulher, deram-lhe um emprego estável e mal pago, tentaram fazer dele um avatar animal, trouxeram o maior inimigo de volta, puseram-lhe a namorada morta a pôr-lhe os palitos com o maior inimigo, fingiram que a mulher tinha morrido, desfingiram que a mulher tinha morrido, puseram-no novamente num emprego instável e mal pago, fizeram dele estagiário do Tony Stark, revelaram a identidade secreta, puseram-no nos Vingadores e regurgitaram tudo novamente num acordo com o Diabo, só para tê-lo com uma identidade secreta, num emprego instável e mal pago, a viver com a tia idosa e sem nunca ter sido casado. E depois mataram-no e puseram o segundo maior inimigo dentro da cabeça dele. Mas continuou a ser membro dos Vingadores.

Portanto, esqueçam. Não é possível regressar aos bons velhos tempos do Parker aluno universitário que tira fotografias para um jornal e vive com a tia idosa e não sabe como chamar a atenção da mulher que se recusa a admitir que ama, ao mesmo tempo que ignora as outras duas que se atiram aos pés dele e mantém uma relação puramente física com uma criminosa de carreira. É que nem vale a pena. O Homem-Aranha é o único vigilante mascarado da Marvel que procura ter uma vida típica do super-herói clássico, mas todos os outros heróis já deixaram essa vida para trás. Tornaram-se um híbrido de uma agremiação cultural com uma força paramilitar, em que toda a gente se conhece e toda a gente trabalha na mesma área, sem espaço para vida civil, algo que já referi no meu antigo artigo sobre identidades secretas.

























Forçar o Peter Parker, um exemplo único de humanidade num mundo onde era possível destruir o World Trade Center todas as semanas e ninguém reclamar, a integrar-se nesta realidade de guerra constante entre gangues superpoderosas é errado. E depois de 20 anos de toda a gente reclamar que havia um problema com as histórias que não conseguiam identificar, a constante invenção de problemas identificáveis para resolver o problema por identificar cansou.


No fundo, Peter Parker cresceu. Essa sempre foi a sua jornada, tal como Steve Ditko a tinha delineado nos anos 60, antes de abandonar o personagem. Depois da morte do tio, teve que se tornar homem. Acabou o liceu, começou a trabalhar para pagar as contas da universidade, tentou equilibrar uma vida tripla entre as necessidades profissionais, académicas e morais, ao mesmo tempo que se perguntava quando teria tempo para si e para procurar a mulher dos seus sonhos. E isso não se coadunava com o modo como o resto do Universo Marvel era tratado, já nos anos 70 e 80. Por isso, enquanto os escritores consideravam esta procura pela maturidade um erro (que não era), tentaram infantilizá-lo o mais possível (o verdadeiro erro) e impedi-lo de atingir o seu verdadeiro potencial. Agora que todos os super-heróis são membros dos Vingadores e são proactivos na caça aos bandidos mascarados superpoderosos, Parker não tem espaço para crescer como personagem, porque a sua história já não é relevante. Tudo deu lugar aos Vingadores.

























Como personagem e ídolo de milhões durante décadas, Peter Parker merece mais, pois não o vão deixar ser um membro de pleno direito dos Vingadores. Dada a sua experiência, poderia sê-lo. Mas não vai acontecer. Então, o ideal é fazer com que ele desapareça de cena. Que, depois de tudo aquilo que sofreu durante décadas, tenha o final feliz que merece. Casar-se com a Mary Jane, ir viver para os subúrbios, ter filhos e uma hipoteca da casa para pagar e trabalhar das 9 às 5. Longe da confusão dos super-heróis e dos super-vilões, para que não os possa ver e não se sinta tentado a pegar nas teias e na máscara para pagar por um erro cometido na juventude.


O Universo Marvel pode sobreviver sem Peter Parker. Mas talvez não possa sobreviver sem Homem-Aranha. Não que a Marvel fosse deixar o Homem-Aranha desaparecer e a sua história acabar. Mas tem outros meios para continuar. À sua disposição tem quatro personagens para fazer isso, mas ao contrário de “A Morte do Super-homem”, aqui podem ser todos o verdadeiro. Um mais do que os outros, talvez. No Universo Ultimate, Peter Parker era aquilo com que os escritores sonhavam, um jovem adolescente com problemas pessoas, escolares e familiares. Por isso, não fez muito sentido matarem-no. Claro que, aqui, Parker estava integrado no tipo de universo pós-humano onde todos os super-heróis eram militares, mas como era jovem, seria mais fácil integrá-lo. Nick Fury achava que ele tinha potencial para ser um grande herói, mas foi assassinado por Frank Castle. Para o seu lugar, entrou em cena uma minoria étnica. Isto surge na sequência das afirmações do actor Donald Glover, que se mostrou interessado em interpretar o Homem-Aranha. A Marvel respondeu criando o porto-riquenho Miles Morales, que se tornou o Homem-Aranha do Universo Ultimate. Mas este universo não faz sentido quando a militarização que surgiu aqui começou a infectar o restante do Universo Marvel. Com Galactus a aparecer nesta Terra paralela, esta devia ser destruída e Morales devia ser transferido para o Universo Marvel normal, para ser o Aranha jovem que a editora precisa.

























Mas Morales não é o único Homem-Aranha disponível, mesmo que ele possa ser o principal. Miguel O’Hara, o Homem-Aranha do ano 2099, já apareceu no Universo Normal no título “Superior Spider-Man”, e também tinha interagido com o tempo presente no antigo título “Exiles”. Com algum conhecimento científico (Parker é bioquímico, O’Hara é geneticista) e tendo adquirido os seus poderes já na idade adulta, serve perfeitamente para ocupar o lugar de um Aranha com experiência. E não é tudo, pois o amigo de Peter Parker, Flash Thompson, é o actual hospedeiro do simbionte alienígena Venom, tendo recentemente integrado os Thunderbolts e os Vingadores, podendo perfeitamente fazer homenagem ao seu ídolo, aproveitando a sua experiência militar (que não é uma invenção nova, Thompson foi enviado para o Vietname nas histórias dos anos 70). Finalmente, um dos malfadados clones também está em actividade. O amoral Kaine está menos amoral e nos últimos anos tem assumido a face do Aranha Escarlate, antes usada pelo clone Ben Reilly. Opções não faltam para substituir o Homem-Aranha e deixar Peter Parker longe da confusão pós-humana que tomou conta do Universo Normal. Porque Parker merece.

Texto:
Paulo Costa

























Foi mais uma excelente crónica do Paulo Costa. E pelos vistos haverá mais "partes" sobre o tema Bendisverso... lol

Podem ver todos os artigos escritos pelo Paulo Costa simplesmente clicando em cima do nome dele.

Boas leituras

22 comentários:

  1. Ótimo texto.

    Que saudades da minha velha Marvel.

    Esta Marvel há muito que não me diz nada, e a forma como tem tratado personagens como o Homem-Aranha é uma das razões principais para o meu desencanto.

    ResponderEliminar
  2. Como sabes, não percebo nada de nada de banda desenhada, mas o Homem-Aranha é o «meu» super-herói. E felizmente (desculpa-me tu, Nuno, e os teus leitores que te lêem), como tudo isto me passa ao lado (sei que é um sacrilégio dizer isto neste espaço, mas na realidade a [quase] única coisa que me atrai na BD são os «bonecos» e se não fosse a cara-metade que lá tenho em casa, provavelmente a única BD que por lá haveria seriam as minhas antigas revistas Disney, Mônica e pouco mais), o «meu» Homem-Aranha está cristalizado no tempo e será sempre «The Amazing Spider-Man» e não estes sucedâneos que o Paulo Costa descreve.

    «Spiderman, Spiderman,
    Does whatever a spider can
    Spins a web, any size,
    Catches thieves just like flies
    Look Out!
    Here comes the Spiderman.

    Is he strong?
    Listen bud,
    He's got radioactive blood.
    Can he swing from a thread
    Take a look overhead
    Hey, there
    There goes the Spiderman.

    In the chill of night
    At the scene of a crime
    Like a streak of light
    He arrives just in time.

    Spiderman, Spiderman
    Friendly neighborhood Spiderman
    Wealth and fame
    He's ingnored
    Action is his reward.

    To him, life is a great big bang up
    Whenever there's a hang up
    You'll find the Spiderman»



    (Já agora... eu devo ser das poucas pessoas que gostou genuinamente do filme «The Amazing Spiderman», com o James Garfield como protagonista)

    ResponderEliminar
  3. "(...) personagem e ídolo de milhões durante décadas (...)"
    Pois eu sou um desses fãs. Mas confesso que deixei de acompanhar o universo dos super-heróis, sei lá, desde a minha juventude. Contudo o Homem-Aranha será sempre o meu "The One". Por sua causa nunca mato aranhas, embora lhes desfaça as teias, que não é bonita coisa de se ver nos cantos de um quarto. :P
    A vida desse tipo já passou por tanta, mas tanta coisa ABSURDA, que a próxima, seja ela qual for, já não me surpreenderá. Uma vida com mais ingredientes que um cozido à portuguesa.

    ResponderEliminar
  4. Um dos grandes problemas com a Marvel das duas últimas décadas é a aparente inconsequência que as suas decisões vão tendo. A urgência em fazer dinheiro transformou a editora numa simples máquina de fazer dinheiro que pouco ou nada deve ao grande peso histórico de storylines geniais cozinhados no final dos anos 60, 70 (a melhor década para mim) e a quase totalidade dos anos 80. O HA é apenas uma vítima das incongruências dos editores.

    Deixo apenas uma questão, que costumo fazer a todos os leitores oldschool de Marvel:

    Porque raios se iria interessar o Diabo do Universo Marvel (o Mephisto) com algo tão mundano e insignificante como casamento do Peter com a MJ?

    ResponderEliminar
  5. Excelente texto, tambem concordo com tudo que vc colocou e me sinto da mesma maneira em relacao a personagem. Como muito se fala, infelizmente as decisoes editoriais com objetivos de curto prazo e sua relacao com a producao de filmes e outros produtos fazem parte da dinamica das HQs nos EUA, isso por ironia levou a destruicao de um de seus ativos mais valiosos. A maioria dos leitores de SM de decadas anteriores se aposentaram em grande medida por nao mais se conectarem com historias que pouco lhes diziam respeito, fosse como fas de um personagem com caracteriasticas psicologicas muito bem definidas e que eram cada vez mais distorcidas, fosse como jovens adultos com novas perspectivas e aspiracoespessoais. Nao ler mais quadrinhos de supers eh um processo normal,o problema, como vc bem diz, eh q Parker deveria ter se aposentado ha muito tempo, mas a Marvel nunca deixou Pete completar sua jornada de amadurecimento que culminaria com a fim do conflito entre suas 2 identidades. Ao inves disso ironicamente conseguiu destruir um de seus ativos mais valiosos ao tornar o SM em um super como outro qualquer: um amontoado de superpoderes pairando entre historias que nao fazem sentido algum quando observadas em longo prazo. Para manter a chama acesa, Morales e O'Hara seriam otimas opcoes- nao curto o Flash assumindo esse papel.
    Cara, texto fodao. Abraco.

    ResponderEliminar
  6. Paulo
    Após abandonar quase completamente esta fase da Marvel (5 anos para cá), agora estou a experimentar 2 bons títulos:
    Thor
    Daredevil (Mark Waid)
    Quanto ao resto... passo.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Storyteller
    LOL
    :D
    E sim, também gostei do Garfield.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Carlos Rocha
    Deixer de ler Aranha há muitos anos. Desde que "fez" um pacto com Mephisto e fez o reboot... a partir daí nem casado já era!
    :|

    ResponderEliminar
  9. Asphodel
    O Aranha era uma personagem que exigia muito dos argumentistas. A beleza estava a aí! Ao contrário do resto do universo Marvel, Peter Parker crescia! Era um adolescente estudante, tornou-se homem e casou-se. No fundo era um homem normal, apesar das grandes e heróicas aventuras como Aranha.
    E isso estava a tornar-se complicado. Eu disse atrás que o Aranha exigia muito do argumentista, pois Bendis é um argumentista medíocre que desde há uns anos manda no universo Marvel. Ele destruiu o Aranha (ele e o "Queijadas"), primeiro na Civil War, onde o Aranha faz duas coisas contra-natura (revela a identidade secreta publicamente e usa aquele fato horrível de aranha de não sei quantas patas...). Depois foi o pacto com o Mephisto, depois, etc, etc....
    :(

    ResponderEliminar
  10. Lucas Logan
    As duas grandes editoras norte-americanas estão-se a autodestruir (na minha opinião), pois não estão a apostar em histórias de qualidade, mas sim em cenas bombásticas que apenas visam o lucro imediato. Neste aspecto acho a Marvel da última década bem pior que a DC.
    Esse tipo de cenas pode trazer no momento grandes vendas, mas dois números depois cai tudo a pique, porquê? Porque não há história...
    :(

    ResponderEliminar
  11. Mas afinal quem é que não gosta do Homem-Aranha/Peter Parker? Para quase todos, mesmo aqueles para quem a BD foi algo passageiro, tiveram algo neste personagem com que se identificaram! Eu não sou diferente... coloco-o no pódio dos meus personagens/super-heróis favoritos, ao lado do Flash/Wally West!

    Como é óbvio, concordo com quase tudo o que aqui foi escrito, desde o final do casamento, o acordo com Mephisto, o ingresso nos Avengers... o Aranha sempre foi um heróis cujas melhores histórias lidavam com assuntos mais "normais", a solo, por vezes com alguns parceiros do mesmo meio, como o Daredevil. Histórias onde ele se superava a si mesmo, e por vezes adversários bem mais poderosos que ele. Histórias como a do Juggernaut, do Stern (escreveu das melhores fases do Aranha), a épica batalha com o Firelord, a última caçada de Kraven, do DeMatteis, que também escreveu a morte da Tia May, e a minha favorita de todos os tempos: a Morte de Jean DeWolff. Esta história mostra um Aranha/Peter Parker adulto, em que quase ultrapassa os limites, e mata o vilão (não fosse a intervenção do Daredevil). Existem mais, talvez melhores para muitos, mas esta é a que mais me marcou ao longo de todos estes anos!

    Agora nem tudo é maus nos últimos anos... há que fazer uma separação. O Bendis tem culpa apenas na sua integração nos Avengers, e provavelmente até foi uma decisão editorial, tal como aconteceu com a questão da identidade secreta, com o casamento, etc, etc. O Ultimate Spider-Man tem das melhores histórias do Aranha do últimos anos, disso ninguém tenha dúvidas. Também teve histórias medianas, mas tem uma qualidade como há muito não se via no Aranha. A única questão é retratar histórias de um Peter Parker adolescente, que nem todos os fãs, principalmente da minha (vossa?) idade, aceitaram da melhor forma. Ainda para mais porque as histórias dele eram muitíssimo melhores que as do universo normal! Tal como as do Spider-Man 2099 do Peter David era melhor que o Aranha da altura, e como as histórias do Miles Morales também o são actualmente!

    JMS foi totalmente mau? Não me parece... partiu de uma premissa errada, que foi associar o Aranha ao misticismo. Errou na affair do Osborn com a Gwen Stacy (argh, mau de mais) e no final acho que aquilo (do Mephisto) nem foi escrito por ele! Houve boas histórias que merecem relevo.

    E depois, com o Brand New Day, apesar de ir contra tudo o que esperávamos, existiram histórias muito boas. O Dan Slott é um bocado irregular, mas no início, acompanhado com o Mark Waid, Joe Kelly, Zeb Wells, com arte do Romita Jr., do Marcos Martin e do Javier Pulido (fabulosos), surpreendeu muita gente, eu inclusive. The Gauntlet, New Ways to Die, e as histórias do Rhino são das melhores do Aranha (normal) nos últimos anos.

    Mais uma vez, não me parece que o Bendis tenha tido uma influência tão grande nesta fase menos boa do Aranha, ainda para mais ele apenas o escreveu nos Avengers, e pouco mais! E chamá-lo de medíocre, acho injusto. As histórias deles em Avengers foram boas? Não, a grande maioria foi efectivamente medíocre e o tratamento do personagem do Aranha foi também muito descaracterizado. Aproveitam-se meia-dúzia. Agora a fase dele no Daredevil!? Melhor só a do Frank Miller!!! Alguém por acaso leu Alias!? A transformação do personagem Luke Cage deve-se toda ela ao Bendis nesses números de Alias! E se andarmos mais para atrás... Torso, Jinx, e claro, Powers, são Bendis pré-Marvel/super-heróis!

    Enfim... se todos gostássemos do mesmo também não tinha piada! Mas pelo menos estamos todos de acordo numa coisa, que é gostarmos todos do personagem Homem-Aranha/Peter Parker!

    ResponderEliminar
  12. Belíssimo texto :)
    Tenho saudades das histórias clássicas, daquele quotidiano ambíguo de duplas personalidades, das namoradas, tias, redactores e amigos no psiquiatra. Actualmente não vejo uma única razão apra acompanhar os títulos do aranha, desde o Straczinski que perdi o interesse. O que penso que falta ao aranha é, sobretudo, uma natureza de quotidiano instalado, falta-lhe a telenovela lenta e aborrecida da vida, pintalgada aqui e ali por lutas nos telhados de nvoa iorque... afinal é tão simples.

    ResponderEliminar
  13. Concordo que o Aranha ainda meio perdido na teia da Marvel.E eles ate tinham um jovem peter no Ultimate faltou a coragem na epoca para oficializarem agora duvido que façam agora com o Morales.Tambem não acho que seja o Bendis o motor no universo normal ate porque tal como Hickman só o usou nos Avengers e nessa mini Cross.Que ate agora teve efeitos nulos.E Aranha nos Avengers nem foi mau apesar de Bendis se esquecer que ele já era 1 reserva da equipa a muito e finalmente realizou 1 sonho dele e dos leitores.Quanto a mudanças seja Venom..2099...Ultimate sera sempre rejeitado pelos Leitores e Editora.

    ResponderEliminar
  14. O tema "Crónicas do Bendisverso" não tem necessariamente a ver com o factor dele ter escrito o Aranha. Eu chamo Bendisverso ao actual Universo Marvel porque foi ele que deu o pontapé para o soft reboot que deu origem ao status quo actual, com o "Avengers Disassembled".

    Aliás, os protótipos destas histórias já tinham surgido em Alias, Secret War e Daredevil, com os enxertos de continuidade que ele fez, como Jessica Jones ser amiga de Carol Danvers, o Wolverine não se lembrar da identidade do Aranha, a história da morte do Frog-Man (nada a ver com nenhum dos dois Frog-Man anteriores) ou o mafioso que volta depois de ter sido preso há 20 anos pelo Demolidor (não sou a favor de manter toda a gente eternamente com 29 anos, mas o Matt não é Demolidor há 20).

    Ao contrário do Aranha e do Demolidor, os Vingadores são um polo central para a geração de crossovers, por isso é mais fácil o que se passa neste título influenciar o que se passa no resto do Universo Marvel. É nesta foram que o Bendisverso se espalhou, pois Disassembled e Secret War criaram a base que permitiu dar o pontapé de saída para House of M, Civil War e Secret Invasion.

    ResponderEliminar
  15. Paulo, no aspecto do "Bendisverso" concordo contigo. Sim, ele foi o grande suporte do Quesada, e renovou por completo uma área da Marvel, os Vingadores, que estava em queda à algum tempo. Para bem ou para o mal...

    E não vejo problemas nessas questões que mencionas em Daredevil e Alias. Desde que enriqueçam as histórias, não sejam completamente despropositados, como não me parece o caso, acho bem. No caso da Jessica Jones teve de se criar uma história de raiz.. . um background. Era uma personagem completamente nova, e algumas enxertos tiveram de ser feitos para que tudo o resto fizesse sentido... e o Matt já é Demolidor há mais de 20 anos! Desde 1964 para ser preciso... :-) Devia ser adolescente quando prendeu o mafioso! :-) Para mim isso são detalhes menores que não enfraquecem a qualidade destas duas seminais séries.

    ResponderEliminar
  16. Dinis
    O Bendispode não ter sido directamente responsável pelo pacto com o Mephisto, mas foi muito responsável pelo esmoronar de tudo o que era o Peter Parker. Sim, foi o Bendis que revelou publicamente a identidade secreta do Aranha! Isto foi feito sem ter em conta aquilo que isto representava para a personagem! Foi uma falta de respeito enorme.
    Os únicos trabalhos que gostei do Bendis foram fora da Marvel. Na Marvel ele foi responsável pelo meu afastamento, deixei de comprar quase tudo. Esse homem é uma seca a escrever para super-heróis!
    :P

    ResponderEliminar
  17. A
    Sim, nem o Straczinski teve estômago para aquilo que o obrigaram a fazer e afastou-se do título a seguir ao Mephisto...
    lol
    :D

    ResponderEliminar
  18. Optimus
    O Aranha anda meio perdido??
    LOOOL
    Eu acho que se perdeu completamente!
    Peter Parker morreu na Civil War.
    A partir daí foi só experiências que correram mal.
    :P

    ResponderEliminar
  19. Nuno, a civil war foi escrita pelo Mark Millar. O Bendis pode ter estado ligado a todo o planeamento da saga, mas directamente nunca esteve ligado à revelação da identidade. Nessa altura ele "apenas" escrevia new avengers, ultimate spider-man e daredevil. Quem tratou disso foi, provavelmente, o Quesada...

    ResponderEliminar
  20. Dinis
    Sim, mas o Bendis é que mandou nisso tudo, em conjunto com o "Queijadas", visto que os títulos Avengers eram dele e Civil War teve tudo a ver com os Avengers. Era isso que eu queria dizer. Tanto que depois de Civil War surgiram "montes" de títulos Avengers todos controlados pelo Bendis (New Avengers, Mighty Avengers e Dark Avengers). O Bendisverso estava na sua força máxima! LOL
    Foi aqui que eu comecei a tentar pôr um ponto final na Marvel. Surgiu com o Siege. Foi excelente porque deixei de comprar quase tudo o que comprava da Marvel!
    :D

    ResponderEliminar
  21. O Aranha nunca foi o meu heroi, mas era o do meu irmão, e enquanto eu comprava o que podia de thor ou hulk, o meu irmão só se importava com o aranha. Eu gostei de muita coisa do Aranha dos anos 80, mesmo muita coisa. A revista do Aranha parecia que nos trazia um cantinho especial e ainda hoje me lembro bem de muitas hisórias que lá li. Mas ao mesmo tempo não tinha pachorra nenhuma para a história do desgraçadinho (e eu lia hulk :D ). Sempre me fez confusão como é que um gajo com os poderes que ele tinha e que era capaz de ficar empatado com o wolverine, com o hulk e fazer frente a qualquer vilão que lhe aparecesse à frente, fosse ao mesmo tempo um tipo que estava sempre a queixar-se da vida e não tivesse confiança nenhuma em si próprio.

    E para ser sincero, isso ainda me aborrece nos dias de hoje. Desde que me lembro o Parker derrotou o wolverine, parou o hulk, fez frente ao Thor, e venceu o homem de ferro (anos 80), mas ao mesmo tempo ainda hoje ninguem o respeita. Nos vingadores então parece que ele é o puto que se pode rebaixar. Está bem que ele diz muita baboseira (E eu adoro) mas não percebo porque é que ninguem o respeita.

    Para mim o que Dan Slott fez de bom (e sim, ele o Slott é muito irregular) foi acabar um pouco com a historia do desgraçadinho. Demorou 30 ou 40 anos mas finalmente o Parker tinha uma vida estável, trabalhava na sua área (pesquisa cientifica) e usava o seu intelecto (que é bem acima do médio) para criar ferramentas para o combate ao crime.

    O Ultimate Spider Man foi bem escrito. Comecei a ler para falar mal e acabei por ficar espantado como estavam a conseguir fazer tudo de novo, mas moderno. Até uma coisa que estava à espera de detestar, acho que foi muito bem escrito, que foi a morte do Parker. O puto que o substitui também está muito bem escrito. Havendo o Parker no universo normal, não tenho quaisquer problemas com a morte do Ultimate (afinal, o ultimate universe serviu mesmo para esse tipo de coisas). Ah e já agora Paulo, tenho quase a certeza que foram os sinister six que matarem o Parker no ultimate e não o Castle (mas posso estar enganado).

    Por fim, quero só dizer que apesar de o Parker nunca me ter sido nada especial, já o miguel o'hara foi O MELHOR SPIDER MAN de todos os tempos. Adorei toda a história do spider man 2099 e não é por acaso que ainda ninguem o deixou cair no esquecimento. crossovers, jogos, ele continua a aparecer (com um fato daqueles de certeza que não o mandam fora). Foi tão bom ou tão mau que conseguiu criar à sua volta todo o universo 2099 (que não estava ao seu nivel nem de perto nem de longe). A unica razão porque ele não aparece na continuidade actual é porque não devem ter onde encaixá-lo.

    Mas pronto. Excelente artigo Paulo Costa.

    ResponderEliminar
  22. Gostei bastante do artigo embora veja nele o problema normal da indústria de comic books. A meu ver existem duas fases definitivas de Spiderman (ou 3 para ser mais correcto)

    - Stan Lee e Ditko
    - Stan Lee e qualquer outro sobretudo JR
    - Roger Stern e qualquer outro sobretudo JRJR

    Depois destas fases não há nada mais para acrescentar à personagem e possivelmente a Marvel ganhava com uma paragem de publicação da personagem para surgirem novas ideias (embora o Dan Slott seja bom).

    Mas a minha ideia é esta. Aquelas fases e chover no molhado.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]