segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Star Wars: Cavaleiros da Antiga República


Como é do conhecimento dos leitores portugueses a Planeta DeAgostini anda a publicar a grande saga Star Wars em BD. São 70 volumes que correm quase tudo o que está publicado nos EUA. Talvez uma das colecções mais ambiciosas de sempre da BD em Portugal.

Os primeiros volumes foram os clássicos da Marvel, são históricos mas apenas afloraram as possibilidades da expansão deste universo, com histórias “entre filmes” baseadas nas personagens principais dos filmes Ep. IV, V e VI. Ou seja, Princesa Leia, Luke Skywalker e Han Solo.

Mas já aí se notava as possibilidades que este universo poderia valer para a Banda Desenhada. Esta expansão ocorreu quando a Dark Horse ficou com os direitos da série.
E o arco que dá o título a este post foi um dos primeiros de grande sucesso: Knights of the Old Republic.

O autor do argumento desta saga foi John Jackson Miller, e este argumentista deu combustível à série durante cinco anos. Desde 2006 até 2010! No original foram 9 TPB que a Planeta DeAgostini compilou em 7 volumes.

Ao nível do argumento (e do desenho também) a série teve altos e baixos como seria de esperar pela longevidade da série, mas na generalidade foi bastante boa. Sobretudo foi muito consistente, e claro, isso deveu-se a que o argumentista fosse sempre o mesmo. Iniciou, desenvolveu e finalizou.

Graficamente teve muitos desenhadores. A revista era mensal, portanto não se compadecia com as velocidades naturais dos desenhadores. Assim tivemos Brian Ching, Travel Foreman, Dustin Weaver, Harvey Tolibao, Bong Dazo, Scott Hepburn, Alan Robinson, Dean Zachary e Ron Chan.

Visualmente a série é bastante atractiva, a narrativa gráfica flui muito bem por quase toda a série. Nada a dizer, os artistas envolvidos foram competentes.
O que fez com que esta série fosse um sucesso (até teve direito a um jogo de computador)?
Foi exactamente a finalização cinematográfica da série, com o Ep. III, e a ânsia dos fãs em quererem mais, muito mais!
























Assim a Dark Horse deu aos fãs uma aventura iniciada quase 4000 anos antes da batalha de Yavin (Ep. IV). É claro que tinha tudo para ter sucesso… e teve!

Cavaleiros da Antiga República conta a história de Zayne Carrick. Este Padawan foi culpado pelo massacre de vários outros Padawans… tudo porque os Mestres Jedis deste templo pertenciam a um ramo fundamentalista que acreditava em visões. Mestres estes que foram na realidade os responsáveis pelo massacre. Cada Mestre assassinou o seu aluno…

Mas a Força estava com Carrick das maneiras mais estranhas possíveis… sempre foi o aluno mais desajeitado e acreditava-se que nem sequer chegaria a Cavaleiro Jedi!
Mas como disse um Mestre, a Força manifesta-se de muitas formas, e na realidade Zayne era um sortudo! Conseguia sair das situações mais perigosas das maneiras mais estranhas possíveis.

Zayne consegue fugir aos Mestres assassinos, e alia-se a um bandido trafulha, Marn "Gryph" Hierogryph. Após algumas episódios de fuga encontra mais uns foragidos, a bela Jarael e o velho Camper… todos têm segredos que eu não vou revelar.

Zayne entra então em missão de “limpeza de nome” para se ilibar dos crimes que lhe eram atribuídos, e que faziam dele um verdadeiro inimigo público para a Ordem de Jedi.
Mas orgulhoso… mesmo depois de limpar o nome recusa-se a ser membro da Ordem que o perseguiu, e assassinou os seus jovens amigos.

As aventuras são óptimas e não param por aqui. Continuam em ritmo bem acelerado mesmo depois de Carrick limpar o seu nome. São aventuras que chegam a ser épicas de vez em quando, histórias de amizade, amor e vingança... tudo regado a sabres de luz!
Foi na realidade uma bela saga, apenas a última parte era escusada… mas felizmente pararam mesmo aí, senão iriam estragar esta bela série com linguiça e chouriço desnecessariamente!

Eu aconselho MUITO a leitura desta saga. Quem não comprou e esteja interessado vá ao site da Planeta DeAgostini e peça estes livros. Esta série está contida desde o Vol.13 até ao 18.
A próxima saga a ser presença aqui no Leituras de BD será a Guerra dos Clones.

Boas leituras

Hardcover
Criado por: John Jackson Miller e vários artistas
Editado em 2013 pela Planeta DeAgostini
Nota da série: 9 em 10

19 comentários:

  1. Também já li esta saga toda (foi a primeira que li nesta coleção) e gostei também muito.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a fazer a coleção completa e esta saga foi, até agora a minha preferida. Também ajuda que o jogo para PC KOTOR seja o meu preferido de todos os tempos.
    O único azar que tenho tido é que em algumas entregas os livros vêm mal condicionados e chegam todos amassados. Já mandei 2 vezes para trás.
    De resto, recomendo vivamente esta coleção.

    ResponderEliminar
  3. SAM
    Eu andava à espera que ela saísse em Omnibus da DH, sempre quis ler isso.
    Mas esta colecção resolveu todos os meus problemas, embora me vá criar outro... ocupa prateleira e meia!
    :D

    ResponderEliminar
  4. Artur Martins
    Nunca joguei KOTOR, mas sabia que o jogo tinha sido um sucesso!
    De qualquer maneira esta foi a primeira grande saga da colecção, após os clássicos da Marvel, e claro, eu sabia que era boa, por isso estava na minha wishlist de importados.
    Vão haver mais sagas boas, e só estou à espera de ter a Guerra dos Clones completa para iniciar leitura.
    Obriguei a PDA a mudar-me a empresa de entregas, pois estava com muitos problemas com esta última... livros e caixas todas rebentadas, atraso na entrega, e só entregavam em horário de expediente. Ora como felizmente trabalho nunca podia receber os livros, assim mandei um mail para a PDA a dizer que ia cancelar a colecção porque o que eles me tinham prometido era que eu ia receber a colecção "no conforto do meu lar". Ora com esta distribuidora não era conforto nenhum, antes sim um pesadelo.
    Agora vão começar a vir pelos CTT.
    Este mês vou receber 8 livros, visto que eu recusei a receber a última entrega da distribuidora normal.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu em relação às entregas, dei a morada da minha tia, que mora na rua em frente para resolver o problema do horário de entrega. Ela está reformada e assim recebe-me os livros.
    Os livros que mando para trás normalmente é quando vêm na caixa "soltos", sem nenhum plástico adequado a envolve-los. Mandei as fotos dos últimos 4 a um amigo meu e ele perguntou-me se tinham estado a jogar futebol com eles.
    Em relação ao jogo, quando poderes, experimenta-o. Tens para PC e XBOX. Mas já ouvi dizer que vai sair uma edição Tablet.

    ResponderEliminar
  6. Artur Martins
    Só tive problemas de livros com danos com esta distribuidora. As caixas vinham destruídas.
    Pelos CTT nunca tive queixas, e serão eles agora a enviar e entregar os livros em minha casa!
    ;)
    Quanto ao jogo... bem, tenho problemas de jogo, maneira que não jogo.
    :P

    ResponderEliminar
  7. Só tive problemas com a nave de oferta. Vinha partida. Como deixei passar o prazo de devolução... colei-a e acabou por ficar aceitável. Os livros têm chegado impecáveis.

    Relativamente à história, confirmo que até agora 'os cavaleiros' foram o melhor. MAS PAREM DE TROCAR DESENHADORES QUE NÃO RESPEITAM A FISIONOMIA DAS PERSONAGENS!!!!!!

    Claro que sei que a culpa não é da PdA.... :-)

    ResponderEliminar
  8. Nuno, em relação ao jogo, podes sempre procurar no Youtube o vídeo que conta a história do jogo. Houve várias pessoas que juntaram os vídeos e bocados do jogo de modo a se poder ver como um filme.
    A minha nave também veio partida, mas como era na base, tinha partido direito (não havia vários bocados) e era uma oferta, não me quis chatear a pedir troca. Até ficou relativamente bem.

    ResponderEliminar
  9. Nuno, se nunca jogaste KOTOR então perdeste aqueles momentos em que a bd referenciou o jogo. Aquele momento em que a malta rangeu os dentes e disse: NÂOOOOOOOOOOO O Raven devia ser uma mulher!!!!!

    Enfim, geekisse à parte, esta série é muito fixe, mesmo muito porreira. Mas na minha opinião só até ao momento em que o Zayne prova a sua inocencia. Dai para a frente a qualidade desce e nunca mais reencontram o caminho certo.

    ResponderEliminar
  10. pco
    A minha veio com a base partida, mas borrifei-me no assunto... era muito pequena para o meu gosto.
    Os livros têm sempre chegado impecáveis excepto os desta última distribuidora. Mas a situação está resolvida a meu contento.
    :)
    Quanto a mudarem de desenhador... bem, não te esqueças que nos EUA aquilo sai primeiro em revistas mensais, logo não à desenhador que aguente a pedalada de um ritmo desses, nem com doping! Daí terem sempre vários desenhadores num título... já é bom o argumentista ter sido sempre o mesmo, o que deu bastante consistência à série.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Artusr Martins
    Nem sequer quero olhar para o jogo!
    :D

    ResponderEliminar
  12. Rui Esteves
    Eu gostei também da fase depois de provar a inocência, excepto a última parte. Ou seja depois do casamento. Iso sim, era perfeitamente dispensável... felizmente foi curto e acabou logo!
    :D

    ResponderEliminar
  13. Nuno, não sei se podes responder a esta pergunta, mas chegaste a saber se O Regresso de Jedi vai ser publicado nesta coleção, ou ficou mesmo para trás?
    Há pouco saiu a versão da Dark Horse do Ep. IV, que assim já surge duas vezes aqui... Seria interessante que conseguissem encaixar o Ep VI algures.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Paulo
    Já perdi a esperança de que a original da Marvel fosse publicada. Essa da DH, bem ... não sei. Penso que a colecção deve estar toda planeada neste momento.
    :\

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Nuno,

    Estava agora no site da Agostini e vi isto:

    39. Livro: Contra-ataque

    No planeta gelado de Hoth, Luke Skywalker tem uma visão de Obi-Wan Kenobi, que o incita a dirigir-se ao planeta Dagobah para concluir o seu treino Jedi com o Mestre Yoda. Entretanto, Leia e Han visitam a Cidade das Nuvens, governada por Lando Calrissian, velho amigo de Solo. Neste volume esperam-nos traições, lutas, revelações e grandes batalhas, com as adaptações dos derradeiros filmes da saga: Guerra das Estrelas, Episódio V: O Império Contra-ataca e Episódio VI: O Regresso de Jedi.

    BASEADO NOS FILMES DE GEORGE LUCAS
    • O IMPÉRIO CONTRA-ATACA
    • O REGRESSO DE JEDI

    Pelo menos, de uma forma ou de outra, sempre teremos o Episódio VI...

    ResponderEliminar
  17. Paulo
    Bem, então ainda bem!
    Preferia que tivessem publicado a história dentro dos Clássicos Marvel, visto que vejo esse arco mesmo como um clássico e adaptação de filme. Sendo publicado a "meia-colecção" fica um pouco estranho, e sinceramente já conheço os filmes... lol
    Mas pronto, assim ninguém se pode queixar que os filmes não estão todos dentro da colecção!
    :D

    ResponderEliminar
  18. Até hoje, só recebi um livro amassado mas concordo com o que disseram. Esta empresa é péssima a distribuir. As caixas que usam são ridículas e o pessoal das entregas não é nada simpático. Na primeira remessa que recebi, o tipo foi extremamente malcriado. Eu demorei uns minutos a chegar à porta para o atender e não fui a tempo. Deixou logo um papel a dizer que passava mais tarde. E quando voltou disse-me logo: Veja lá se está em casa porque eu venho todos os meses e não estou para andar aqui às voltas.

    A sorte é que eu trabalho na mesma rua onde moro e agora trazem-me sempre os livros para o trabalho, nem sequer passam pela minha casa lol.

    Tirando isto, só passei por aqui para dizer que adorei os Cavaleiros da Antiga República e agora estou fascinado com a "saga" Tempos Negros. Esta colecção é uma maravilha! :)

    ResponderEliminar
  19. Gisco
    Pois, eu não tenho tempo nem paciência de distribuidores que querem vergar o cliente às suas condições! Estive quase a cancelar a colecção, mas então a Planeta mudou-me a distribuidora, agora é CTT.
    Eu estou à espera de 12 volumes que tenho para receber visto que tenho duas entregas em falta devido à minha guerra com o distribuidor. Receberei agora esses 12 volumes, e o meu próximo post nesta série vai ser a a Guerra dos Clones.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]