quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

As Águias de Roma: Livro IV


Esta é a razão porque eu gosto da BD europeia.
Esta é a razão porque eu acho a BD europeia superior à norte-americana.

Uma história, uma cronologia. E um desenhador que para mim está no topo de tudo neste momento: Enrico Marini.

Não sei o que vai acontecer a este tipo de séries, de que a ASA é detentora de direitos, com a nova gestão do Dep. de BD da ASA. Apenas faço votos para que esta série e Murena sejam levadas para a frente por esta nova gerência. Já não falo de Escorpião que infelizmente já vi que não tem como continuar, ou séries de outros autores como Armazém Central, ou a nova série da Adéle Blanc-Sec que ficou encalhada como as anteriores.

Esta é uma grande série, de um artista que melhora sempre a cada livro que passa (o que é impressionante depois da qualidade apresentada nos últimos), e em que decidiu que também seria o argumentista. Ou seja, esta é "A" série de Marini.

Depois de um começo bom em que a arte tapava algumas lacunas do argumento, agora não se pode dizer que o argumento seja incipiente. Esta série está a ferro e fogo, e se a ASA não editar mais nenhum, então só me resta fazer um curso de francês.

A única coisa que na realidade me "aflige" na BD Franco-Belga é o tempo que demora a sair cada livro, mas se olharmos bem Marini está a fazer 4 séries ao mesmo tempo: Escorpião, Tatiana K., Empire USA e esta de que estamos a falar hoje. Portanto o homem está tudo menos parado!
De qualquer modo pode demorar mais tempo a sair um livro, mas na realidade o resultado final é quase sempre muito superior a títulos mensais dos EUA, como é lógico...

Águias de Roma está num momento alto ao nível do argumento, com a intriga política a sobrepor-se a uma verdadeira estratégia de guerra. A guerra e respectiva sublevação dos Germanos está a ser preparada por Armínio na sombra da traição, e Marco não consegue fazer nada contra! Armínio é o preferido do General romano Varo, e nada do que Marco possa dizer vai alterar alguma coisa, apenas conseguiu ser preso!

Armínio consegue unir as tribos Germanas, após derrotar em combate singular o único chefe que se lhe opôs, e não se coíbe de sacrificar alguns elementos do seu povo para que Varo continue a confiar nele cegamente. Marco sabe de tudo, mas não pode fazer nada!

Penso que o próximo volume trará a batalha em que os Romanos foram massacrados na Batalha da Floresta de Teutoburgo, chefiados pelo chefe dos Queruscos: Armínio. Isto é História! O General romano dessa batalha era mesmo Varo, Armínio era o chefe gremânico à frente da revolta. Penso que Marco será ficcional, mas é disto que eu gosto! Uma história baseada em factos comprovados, em que muitos dos protagonistas foram reais, e depois uma trama ficcional bem engendrada para dar corpo à obra.

Se alguém tiver dúvidas sobre o que se vai passar é só ir à Wikipedia:
Batalha da Floresta de Teutoburgo (Wiki)

Resta-me esperar que o próximo livro da série (não sei se será o último ou o penúltimo) seja traduzido para português, e dar os meus parabéns a Enrico Marini por este excelente trabalho.
Como artista está num patamar em que apenas poucos chegam, como argumentista está a melhorar cada vez mais. Já não se nota aquele desequilíbrio inicial dos primeiros livros da série, onde se via perfeitamente que andava "à procura" da história. Agora é um autor/artista completo!
Podem ver o que eu escrevi sobre os outros livros nos seguintes links:

As Águias de Roma - Livro I
As Águias de Roma - Livro II 
As Águias de Roma - Livro III

Boas leituras

Hardcover
Criado por Enrico Marini
Editado em 2013 pela ASA
Nota: 10 em 10

18 comentários:

  1. Concordo :) Marini está cada vez melhor e a série é excelente.
    Também concordo que a qualidade da Bd frnaco-belga é de longe superior aos comics americanos.
    Sorte a minha dominar francês e ter assim a oportunidade de acompanhar várias séries europeias.
    Quanto ao tempo de espera entre cada número...é o preço a pagar pela qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Uma grande série de qualidade inquestionável. Espero que as tuas previsões dem relação à ASA mão se concretizem. Eu queria ter isto tudo no nosso português.

    ResponderEliminar
  3. Também acho que a BD europeia supera a BD Americana. :)

    ResponderEliminar
  4. Falando da ASA, alguém sabe alguma coisa acerca da eventual publicação dos volumes 8 e 9 do Bouncer e o ultimo do Blacksad? Tenho esperado pelo português para ver se a coleção fica toda numa única língua.

    ResponderEliminar
  5. Jony da Costa
    É a diferença de mercados. O mercado francês é muito mais diversificado em matéria de títulos e géneros, em que cada número de uma série demora bastante mais tempo a sair dando primazia à qualidade. O mercado dos EUA está mais virado para a quantidade e também mais estreito nos géneros apresentados, visando o lucro rápido de cada número. Isto sem desprimor para grandes trabalhos que também saem nos EUA.
    E sim, Marini está no topo e ainda é bastante novo. Muito se espera deste grande artista!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. SAM
    Tudo é ainda uma incógnita no que respeita à BD da ASA neste momento. Tento não fazer juízos sobre estas últimas mudanças na editora, mas pelo que oiço, e olhando para o nº de pessoas que trabalham para a BD nesta editora, temo que muitas séries sejam abandonadas. Espero estar muito errado! Estes 3 últimos títulos da ASA que saíram agora (B&M, Águias de Roma e Ardalén) ainda são legado da Maria José.
    No final do próximo ano já poderemos ter uma melhor ideia sobre o que esperar para o futuro...
    :)

    ResponderEliminar
  7. H.
    Eu gosto mais sim, mas existem excelentes títulos a sair nos EUA, sem ser super-heróis. É uma questão de procurar porque existem e são mesmo bons!
    Mas na realidade o género que gosto mais abunda na Europa, e não nos EUA... estou a falar deste género, e de Fantasia Heróica (e também Sci-fi).
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Sim, Nuno. Também há muitas coisas americanas de bom nível. Por acaso desafio-te a escreveres um artigo sobre "BD Americana mas não de super-heróis". É redutor olharmos para a BD Americana e só vislumbrarmos histórias de super-heróis... mas também é aquilo que recebe mais destaque... pelos canais de promoção.

    ResponderEliminar
  9. H.
    Mas eu já apresentei muitos livros do mercado norte-americano sem ser super-heróis!
    Um artigo sobre isso, bem, nunca tinha pensado nisso... lol
    Vou amadurecer a ideia!
    Obrigado
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Aproveitei a promoção da fnac, leva 4 e paga 2 e comprei este livro...há pouco tempo tinha comprado os outros 3 na olx....excelente....foi dos piores desastres das legiões, pior do que este, só mesmo o de Canas

    ResponderEliminar
  11. Nirvana74
    Pois... estou ansioso pela grande batalha, e como Marini vai ligar Marco a esse evento, visto que é uma personagem ficcional!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Tambem fiz como o Nirvana só que ainda nao li.Muitos comics na pilha de bds
    É oficial que acaba no 5 volume?

    ResponderEliminar
  13. Optimus
    Não sei se acaba no 5, mas pelo menos este ciclo acabará no 5º ou 6º volume! Agora se o Marini irá abrir um novo ciclo na série... não sei.
    Como já deves ter reparado, o equivalente aos "ciclos" da BD europeia, são os "arcos" dos comics dos EUA (mais ou menos...).
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Pois so que os arcos nos comics demoram 6 meses a 1 ano.Ja na bd euopeia que nao é a base de one shots leva decadas.

    ResponderEliminar
  15. Optimus
    Sim, seis meses a um ano. E quantos desenhadores trabalham nesse arco?
    Nas séries europeias é só um desenhador a fazer o livro, pode mudar para o livro seguinte, mas por norma é sempre só um. Nos EUA tens vários desenhadores a trabalhar em páginas diferentes, normalmente um conhecido e depois uns quantos de qualidade muito duvidosa... daí que nos comics existam obras completamente desequilibradas artisticamente.
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Finamente li esta bom mas muito envolvido em tramas e conspiraçoes politicas.

    ResponderEliminar
  17. Optimus
    LOL
    Isso seria lógico acontecer! Depois da juventude bem movimentada eles agora movem-se nos terrenos pantanosos da estratégia político-militar!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]