quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Prémios Profissionais de BD 2014


A organização dos Prémios Profissionais de BD emitiu o primeiro comunicado, respeitante à segunda edição destes prémios:

Caríssimos,

Há pouco mais de um ano, os Prémios Profissionais de BD (PPBD) foram apresentados como um projecto ambicioso que se pretendia abrangente. Longe de se pretender esgotar nos próprios prémios - por muita relevância que eles assumam – a ideia da atribuição de novos troféus às melhores edições de BD de autores portugueses antes pretendia integrar-se em algo que então denominámos Iniciativa BD 2013. Pretendíamos uma frente abrangente de promoção e divulgação dos livros e dos autores que congregasse os principais festivais de BD e os principais locais de comercialização e pontos de venda. Tivemos o apoio prometido do Festival AniComics; tivemos o apoio prometido do Festival de Beja; por razões e condicionalismos financeiros e logísticos, sobejamente conhecidos das pessoas do meio, não pudemos ter o apoio do Festival da Amadora, embora acreditemos que fosse o desejo dos seus responsáveis cumprir o espaço prometido para exposição e divulgação das obras vencedoras.

Um dos pólos fundamentais da nossa acção foi a tentativa de divulgação internacional das obras premiadas, que passava, em primeira instância, pela tradução e edição em inglês dessas obras e pela presença do(s) autor(es) no Festival de Angoulême, em França, em Janeiro do ano seguinte. O nosso projecto despertou o interesse e apoio por parte da Direcção Geral do Livro, do Arquivo e das Bibliotecas (DGLAB), que envidou todos os esforços para que a verba necessária fosse aprovada e desbloqueada em tempo útil, algo que infelizmente não veio a acontecer. Recordemos ainda que a cerimónia oficial de entrega dos PPBD foi feita no Auditório da Torre do Tombo, com o apoio expresso e alto patrocínio da referida DGLAB.

Infelizmente, para além do profundo desapontamento pela ausência de qualquer apoio estatal destinada a essa simples coisa que gostamos de designar como cultura, depararam-se-nos igualmente outras portas estranhamente fechadas, como a da cadeia de lojas Fnac, que nunca se mostrou disposta a colaborar nas iniciativas propostas, e de outros locais ou pessoas que pareceram melindrados com os resultados dos prémios atribuídos, apenas porque tais resultados não lhes agradavam do ponto de vista pessoal, e como se estes não tivessem sido fruto da votação de 25 jurados independentes, sem qualquer intervenção dos organizadores.

Não fugimos com isto a alguns pecadilhos e culpas próprios. O principal terá sido, talvez, o de colocar a fasquia demasiado alta e prometer demasiado em ano de estreia. Contámos demasiado com promessas verbais e esperanças de boas vontades que se esfumaram depois no vento; contámos demasiado com a disponibilidade total e empenho organizativo que nem sempre as profissões ou as vidas pessoais acompanharam. Nem sempre comunicámos cabal ou atempadamente com editores, autores e outros parceiros, e sentimos que há críticas apontadas que fazem todo o sentido e que urge corrigir. Para alguns, talvez fizesse sentido atirar a toalha, dar a batalha por perdida. Não os censuramos, e até os podemos compreender, mas não chegou, de forma alguma, o momento de o fazermos. O passo a dar é evidente, e mais seguro: manter o que tão bem funcionou em 2013 (o modelo dos prémios e as suas premissas) e evitar o excesso de optimismo e as promessas a ele associadas.

Vamos assim focar-nos nos Prémios Profissionais de BD 2014, composto por um Grande Júri de 25 personalidades independentes, do qual, recorde-se, NÃO fazem parte os organizadores. Este modelo continua a ser aquele que se nos afigura como mais justo e eclético no panorama nacional, de entre as iniciativas que pretendem valorizar a produção de autores portugueses no campo da BD. Significa isto que nos vamos cingir à atribuição dos prémios (“mais uns prémios”, dirão alguns)? Não: significa apenas que nos vamos centrar neles, sem outros anúncios prematuros e que careçam de alicerces ou confirmações sólidas. Se outras coisas surgirem, serão então anunciadas; serão então confirmadas. Para já, fiquemos pelos prémios; que não são apenas “mais uns prémios”, ou não estivéssemos nós a falar dos Prémios Profissionais de BD. Contamos convosco.

Em 2014, os PPBD contarão com quatro membros organizadores: Maria José Pereira (editora da Verbo), Mário Miguel de Freitas (editor da Kingpin Books), Nuno Amado (divulgador e coleccionador de BD) e Maria João Pratt (jornalista), que substitui a também jornalista Inês Fonseca Santos. Agradecemos ainda, e em particular, ao André Oliveira, que se afastou por razões da sua agenda profissional e pessoal, mas que continua sempre com a porta aberta, ou não tenha sido ele um dos principais impulsionadores deste projecto.

Boas leituras

7 comentários:

  1. A maior força aos organizadores e penitentes desta BD portuguesa :-)

    ResponderEliminar
  2. Sobre os autores dos desenhos,devo ter me enganado,Não conheço todas as versões sexy,mas vou dar uma procurada,agradeço pela sua dica,fico feliz que esteja gostando do blog.

    ResponderEliminar
  3. Força! Este tipo de iniciativas é o que mantém a BD viva em portugal.

    ResponderEliminar
  4. Siempre es bueno hacer un balance de los cómics más significativos del año. Yo hice lo mismo en mi blog.

    Saludos y espero que te hayas divertido la noche del 31 de diciembre.

    ResponderEliminar
  5. Van
    Quando metes ilustrações é mais fixe se conseguires colocar os autores, sim!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Arion
    Um excelente 2014 para ti também!
    Sim, vamos fazer um apanhado de tudo o que se fez de autores portugueses, e premiar o que o júri entender que seja o melhor nas várias categorias.!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]