sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

The Stuff of Legend: Omnibus One


Por vezes sou surpreendido. E essa é uma das facetas da Banda Desenhada que eu amo.
“The Stuff of Legend” é soberbo! A fantasia no seu melhor.

Todos nós sabemos que quando vamos dormir os brinquedos ganham vida… Toy Story já nos provou isso no cinema. (lol)
E “The Stuff of Legend” é isso mesmo! Uma história de brinquedos, ou saga se lhe quiserem chamar isso.

Os argumentistas da obra são Mike Raicht e Brian Smith. O desenhador é Charles Paul Wilson III. A série começou a ser publicada em 2009 pela Th3rd World Studios.
Os quatro livros já publicados são:
  • Book 1: The Dark
  • Book 2: The Jungle
  • Book 3: A Jester's Tale
  • Book 4: The Toy Collector
Os dois primeiros estão compilados num primeiro Omnibus, e os dois seguintes terão direito também a esse formato num segundo Omnibus a sair já no dia 4 de Fevereiro! Os Omnibus são de capa dura, ao contrário dos livros normais que tem capa mole. O formato físico também não é usual, visto ser quadrado. Não me importei muito com este formato quadrado, porque tem a mesma dimensão dos excelentes livros da série Mouse Guard! (Assim ficam todos juntinhos…)
E garantidamente o segundo Omnibus é para comprar mal possa! Fiquei viciado nesta história de fantasia, traição, intriga, sacrifício, abnegação e muito amor.

Mike Raicht e Brian Smith levam-nos para um mundo escuro. Um mito, lenda, que antigamente nos fazia muito medo à noite antes de dormir, é o ponto de partida da história: o bicho papão que saía do guarda-vestidos, ou armário, à noite para levar as criancinhas.
Aqui aconteceu!

O Bogeyman sai pelo armário e leva a criança dona dos brinquedos e de um pequeno cachorro, que ainda tentou lutar com o infame monstro! O urso ainda tentou também, mas não pode fazer muito porque a criança estava acordada…

Os brinquedos na figura do seu líder, o Coronel, organizam uma missão de salvamento entrando no mundo escuro do Bogeyman… mas conforme passam pelo armário transformam-se! O urso de peluche ganha tamanho, dentes e ferocidade; o Bobo torna-se quase humano, assim como a Princesa e a Bailarina. O Pato de Madeira ganha penas e asas e o Porquinho Mealheiro passa a ter carne em vez de ser do usual material quebrável.

Conforme entram têm de lutar com as hostes de brinquedos do Bogeyman, mas são corajosos e destemidos, o que custa uma importante vida no grupo. E nesta altura também se revela o cobarde traiçoeiro que tudo faz para atrasar os companheiros na sua missão.
Este grupo é muito sui generis, sobretudo porque os seus elementos estão todos muito bem tratados psicologicamente. Têm bastante densidade, e os autores conseguiram um feito com isto, porque é difícil em grupos grandes conseguir aprofundar as personagens, para além do que fizeram o mesmo com alguns brinquedos do lado do Bogeyman. E quem são estes brinquedos “do mal”?
Pois… são os brinquedos substituídos, perdidos e desprezados pelas crianças conforme vão crescendo!

Charles Paul Wilson III consegue uma arte maravilhosa. Sem palavras!
Desenho simples, expressivo e consegue uma narrativa gráfica excepcional, aliando e entrelaçando a sua arte ao argumento de Mike Raicht e Brian Smith.
Não é colorido (excepto a galeria de arte), não é preto e branco. O desenho é feito todo na base de muitos tons de castanho e cinza, dando o ar que uma história passada em Brooklyn no ano de 1944 necessitava.

Normalmente não costumo falar no design do livro nestes meus apontamentos aqui no blogue. Mas tenho de referenciar este. O design do livro é muito bom, e nota-se!
O cuidado com que as vinhetas são envolvidas por uma espécie de moldura “velha”, o formato que se adequa perfeitamente a esta obra (e eu não gosto deste formato por defeito), a galeria de arte colorida, os sketches… tudo feito com um extremo bom gosto! Estou a referir-me a esta edição que possuo, não sei se é igualmente assim nos livros normais de capa mole.


Por isto tudo o Leituras de BD aconselha vivamente este livro a todos os que gostam da 9ª Arte! Os comics não são só super-heróis…
;)

Boas leituras

Hardcover
Criado por Mike Raicht, Brian Smith e Charles Paul Wilson III
Editado em Julho de 2012 pela Th3rd World Studios
Nota: 10 em 10

26 comentários:

  1. Excelente aspecto! :D

    Faz-me também lembrar este:

    http://www.bromart.com/plucker.html

    ResponderEliminar
  2. Não eras tu que não querias ler porque não gostavas do formato? :P

    Já não tenho a certeza. Também gosto muito.

    ResponderEliminar
  3. Poia eu li uma parte num free comic book mas esqueco-me sempre de comprar.

    ResponderEliminar
  4. Boas. Gosto muito do stuff of legend e tenho os 3 tpb. Entretanto comprei o omnibus e pus os tpb à venda mas fiquei com "mixed emotions"! Falas na comparação entre o este formato e os TPBs e a maior diferença é o papel utilizado. Este papel é de alta gramagem mas o dos TPB's é "couché"... Isto agora será uma questão de gosto. Normalmente prefiro o papel couché mas há obras que pedem outro tipo de papel. Este talvez seja um deles, mas como tinha lido isto no outro papel confesso que quando abri o omnibus fiquei desiludido. Depois de folhear um pouco percebo a opção mas ainda assim...
    Luis

    ResponderEliminar
  5. Meco eu tb tenho os primeiros comics, mas depois não arranjei os seguintes. A loja onde comprava fechou, depois desleixei-me e tramei-me.

    A compilação normal tb é noutro papel?

    ResponderEliminar
  6. Holy shit! Que é esta cena e porque é que eu não estou a lê-la?

    ResponderEliminar
  7. Onde é que compraste e por quanto é que custou?

    ResponderEliminar
  8. André
    É diferente, embora o tema dos horrores nocturnos esteja presente.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Loot
    Este formato quadrado não é do meu agrado, na realidade... mas o que eu não gosto mesmo é do formato italiano, com o livro deitado.
    O problema de formatos diferentes é sobretudo arrumação nas prateleiras, mas já que tenho os 4 volumes de Mouse Guard, olha... foi só juntar mais, e brevemente mais outro!
    :D
    E sim, parece que a compilação normal em TPB tem papel diferente.
    Mas acho que o papel destes Omnibus casa perfeitamente com o tom dos desenhos: alta gramagem com papel não brilhante.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Optimus
    Eu comprei por aconselhamento de outra pessoa em que confio a nível de gostos, visto que são muito parecidos com os meus...
    ;)

    ResponderEliminar
  11. MECO
    Se o papel dos TPB é couché, fico contente por ter o Omnibus. Como disse ao Loot, acho que papel não brilhante casa perfeitamente com o desenho dando-lhe uma ambiência ainda mais negra!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Paulo Costa
    LOL
    Basta encomendar ou importar! Assim já podes ler e dirás "Holly Shit" porque o livro é bom e não porque não estás a lê-lo!
    :D

    ResponderEliminar
  13. Eduarda Alecrim
    Comprei no Amazon UK e custou 18 Libras (22€). Tem 260 páginas.
    O preço de capa são 22.50 Libras, ou seja, 27€. O Amazon está a fazer 17% de desconto neste livro.
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Ola a todos! Tenho seguido este blog mas é a primeira vez que coloco um comentário.
    Segui a sugestão e comprei uma cópia do livro. A arte pareceu-me muito interessante e a história cativante! Agora é aguardar (e esperar que a encomenda seja enviada pela MRW e não pelos Royal Mail / CTT - que normalmente demoram muito mais tempo no transporte... Obrigado pela sugestão!!

    ResponderEliminar
  15. Jubei
    Bem vindo aqui aos comentário do LBD!
    :)
    Pediste portes "Free"?
    A partir de 25 Libras não se paga portes e a entrega é em 3 dias a partir da data de expedição! Super-rápido!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. fiquei maravilhado com esta arte e com a tua descrição, se ja não tivesse o €€ definido comprava ja, assim vai ter que ficar para depois

    ResponderEliminar
  17. musicslave
    lol
    Espero brevemente ter o segundo Omnibus!
    :D

    ResponderEliminar
  18. Também achei muito bom; estou à espera do segundo volume.

    Quanto ao facto de ser Free ou não, as entregas Amazon.uk podem tanto vir pela Royal Mail/CTT ou MRW, isto depende de onde se encontram os itens encomendados e dos horários calendarizados para entregas. Isso não é controlado pela vontade de um funcionário. Normalmente quando a encomenda pesa mais de 1,5kg a entrega é dada à MRW; mas também pode acontecer que um pequeno TPB venha pela MRW, dependendo disso apenas o horário de saída. Por vezes uma encomenda contendo vários livros poderá ser preparada por mais do que um armazém Amazon, daí serem enviados dois ou mais pacotes que pertencem a uma "order" apenas, e também serem enviadas em dias diferentes. Também por isto, existem armazéns Amazon no UK que não estão cobertos pela rede MRW, daí serem enviados pelo RM. Os mais experientes já poderão ter reparado que por vezes é a Deutsche Post que envia os livros; isto cada vez acontece mais com encomendas feitas na Amazon.com (mas continuam sujeitos a eventuais taxas aduaneiras). Para quem por vezes não encontra alguma coisa na UK ou Com, sugiro que procurem noutras amazon. Já comprei coisas na Amazon Japão (graças ao Google translate) e chegaram cá em apenas 4 dias (!!!). A Amazon.de é muito expedita para quem gosta de gaming, estando muito à frente de outras quanto a novidades (Skylanders, por exemplo: não há razão para esperar meses por uma figura cá pelo burgo quando na Amazon.de já estão disponíveis!).

    ResponderEliminar
  19. Nuno Amado, sim, encomendei com free shipping! Agora é aguardar :) entretanto também comprei o ultimo volume da colecção DC que saiu ontem com o Sol (pena ter acabado lol)

    ResponderEliminar
  20. Refem
    Obrigado pela detalhada informação!
    Por acaso os únicos Amazon onde eu comprei até agora foram no .com e no .uk. Não sabia que o japonês era tão expedito!
    :D

    ResponderEliminar
  21. Jubei
    Acabou a série da DC de capa dura, mas vais ter revistas e TPBs a partir deste mês em português PT pela Panini em associação com a Levoir. Para quem gosta das telenovelas da Marvel o serviço será quase completo!
    :)

    ResponderEliminar
  22. Fabiano
    Este é um exemplo típico de uma boa história, em que a arte casa perfeitamente com o ambiente que os autores pretendiam. O efeito final é excelente!
    Como disse, faz-se boa HQ nos EUA, infelizmente só olham para as telenovelas de super-heróis com tanta coisa boa...
    :\

    ResponderEliminar
  23. Fosga-se, este segundo volume foi num instante (a ler, isto é!). Agora será mais um ano (ou mais) de espera pelo terceiro volume!

    ResponderEliminar
  24. Pedro e Andreia
    Infelizmente só para o mês... e sim, depois de ler o segundo tenho a certeza que a espera para o terceiro vai ser desesperante!
    :D

    ResponderEliminar
  25. Pois é irritante. Eu não reparei que a série ainda não estava acabada, porque se tivesse visto isso, os livros ficavam à espera do(s) remanescentes. Irrito-me por ficar a 'aguar' à espera de séries. Nunca aderirei à moda dos usa de comprar revistinha a revistinha semanalmente ou mensalmente e esperar sempre pela continuação.

    http://www.bbde.org/viewtopic.php?f=161&t=13494&p=132921#p132921

    ResponderEliminar
  26. PCO
    Provavelmente quando a série estivesse terminada já não conseguirias comprar os primeiros Omnibus por já estarem esgotados! Portanto fizeste uma boa opção a todos os níveis!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]