segunda-feira, 31 de março de 2014

Lojas de Banda Desenhada: Casa Da BD


A segunda loja especializada em Banda Desenhada a ser focada nesta rubrica é a Casa da BD.
Wagner irá falar sobre ela já a seguir!

Conheçam a Casa da BD!
:)

A Casa Da BD nasceu há uns anos atrás (nos molde que conhecemos hoje em dia), mas tudo começou quando os meus pais nos (a mim e aos meus irmãos) decidiram comprar um lote de BD em 2º mão (na altura na sua maioria super-heróis da Abril... capitão América, X-Men, Homem-Aranha, etc...)
de forma a estarmos dispostos a ir para a loja com eles, pois digamos que uns putos de 13/14 anitos (nos idos anos de 1994) não querem perder Sábados, e que na altura tinham as manhãs cheias de desenhos animados para ir para uma loja de antiguidades que, na falta de melhor adjetivo era... enfandonha (a loja situa-se na zona onde se realiza a feira da ladra).

Aí começámos então a estender a toalha no chão e a vender, e ler, as nossas aquisições. Começou assim, mas em breve do chão passou-se para uma prancha de madeira em cima de uns cavaletes... até que os nossos pais nos “deram” meia loja para colocar BD, e a outra metade era com livros mais antigos e técnicos (passámos a ser... alfarrabistas).

Durou cerca de 1 ano, depois disso a loja ficou só com BD e perto da altura da Expo 1998 podia-se dizer que negociava com comics em inglês. Em português tinha Disney e álbuns franco-belga e manteve-se assim durante alguns anos pois todos nós estudávamos e a loja (ao contrário do que muitos julgam) é só um hobby.

Desde o início de 2000 que a loja vem participando em feiras do livro, eventos de BD, e cerca de 2008 (com o começo do "Boom" da manga e anime em Portugal) adicionámos Manga e merchandise (um pouco mais tarde ) ao nosso “portfólio”. Temos participado em eventos por todo o país, e no estrangeiro, e a loja desde finais de 1999 também tem um site (embora não muito profissional , já que se trata de um hobby). Estamos no Facebook há uns anos para cá, pois temos que nos adaptar aos novos tempos. Hoje em dia somos uma referência para quem procura comics em português visto que temos as edições da Abril e da Panini, inclusivamente até as que não saem cá em Portugal, pois importamos diretamente). Temos também Mangas e merchandise (a ótimos preços), mas como o nosso mercado português registou um declínio em BD franco-belga e Disney a nossa loja perdeu um pouco de espaço nessas edições.

Assim é a loja “Casa Da BD”, muito resumidamente mesmo ;)


Super-Mini-Entrevista a Wagner Dias (Casa da BD)

Todos sabemos que a vida não está fácil para as lojas especializadas de Banda Desenhada, mas gostaria de saber o que pensas sobre o panorama actual do mercado de BD em Portugal.

O mercado de BD em Portugal não é famoso, nunca o foi, mas embora se deva dizer que nos últimos 20 anos vem (umas vezes mais lentamente outras mais rapidamente) perdendo clientes, razões ? Várias... a BD tem sido vista sempre como um parente pobre da família (cultura) e os pais que outrora até por vezes leram BD não incentivam os filhos a ler.

Os preços das edições são por vezes excessivos para o nosso mercado, as diversas crises pelas quais Portugal tem passado restringe ainda mais a carteira dos clientes, que, não sendo a BD um bem de 1º necessidade é das primeiras a ser eliminada no consumo dos clientes. Algumas editoras que não têm respeito pelos clientes que editam e depois simplesmente param, fazendo com que clientes fiquem com as edições incompletas e percam a confiança no mercado nacional, e por aí adiante. São várias as razões para o mercado de BD não ser famoso, mas nem tudo são amarguras! Nos últimos anos, e devido à lufada de ar fresco de influência japonesa, o mercado tem crescido gradualmente pois esta nova geração tem uma ligação à cultura japonesa, da mesma forma que a geração de 80/90 com os comics da Marvel/DC, a de 50/60/70 com os Cavaleiro Andante, Condor, FBI, Mundo de Aventuras, Guerra, etc.. , ou seja , o mercado de BD não é uma causa perdida, e se virmos a longo prazo sim a hemorragia foi severa (perderam-se muitos clientes), mas a curto prazo o mercado tem vindo a crescer paulatinamente devido às novas adições vindo das novas gerações.

E tens alguma ideia de como inverter esta situação de fragilidade actual do negócio da BD em Portugal?

Como disse anteriormente, são várias as razões para o mercado ser frágil, mas a resposta é simples! Mais dinheiro na carteira dos clientes (aumentarem os salários e menos tributação fiscal) e maior e melhor distribuição de BD. O mercado poderia crescer tanto ao aproveitar as dezenas de filmes de super-heróis que nos últimos anos têm vindo para as salas de cinema, e com o "Boom" da influência japonesa nos eventos! O pior é que não há $$! E quando assim é (e irá ser por algum tempo) é difícil mudar esta tendência.

Queres passar alguma mensagem aos leitores deste artigo?

Apesar da nossa loja ser fruto de um hobby nosso (no início, agora começa a criar contornos de ... trabalho), já faz 20 anos que existimos (não sempre como Casa da BD) mostramos que se cá estamos é porque quem nos conhece sabe que tentamos fazer o melhor mesmo neste mercado tão difícil, e contamos com a vossa ajuda também ;)
Claro que o pedir para comprar na nossa loja está implícito, mas não é só isso , mesmo que não comprem visitem-nos na loja, nos eventos , Facebook, site, onde quer que seja, acreditem que estarão no vosso mundo ;) e com pessoas que partilham dos vossos gostos (mas que podem ter outra opinião acerca deles ).









Resta-me dizer que o site da Casa da BD é  www.casadabd.com , e informar a morada e horário:

Casa da BD
Mercado de Santa Clara
Loja 10
1100 Lisboa

Horário de Funcionamento:
3ª Feira: 9h às 16h30.
Sábados: 9h às 17h.
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário